terça-feira, dezembro 08, 2009

Paraíso oficial dos criminosos internacionais


O país do mensalão, das obras superfaturadas e dos escândalos dos presidentes das Casas do poder legislativo - aliados do governo federal, é bom frisar - sempre recebeu de braços abertos criminosos de todas as praças e de todos os calibres.

Passaram e viveram por aqui desde os folclóricos, como o inglês Ronald Biggs, famoso por assaltar um trem pagador na Inglaterra em 1963; os perigosos e assassinos, como o traficante colombiano Abadía; mafiososo importantes, como o italiano Tommaso Buschetta; e também traficantes árabes de armas, chefões do crime organizado da Rússia e da China.

Então por que a gritariam em torno de Cesare Battisti, assassino e terrorista italiano, “suposto” ativista político? Seria só mais um na galeria de criminosos famosos e notórios a viver no Brasil.

Ok, o caso do terorrista tem peculiaridades: ele é terrorista - parece ser até agora o único desta laia a ter a cara de pau de pedir asilo ou refúgio político no Brasil; conta a simpatia e a “proteção oficial” do Estado, a julgar pela estapafúrdia decisão do ministro (???) da Justiça, o nenhum pouco comptente Tarso Genro; apesar das seguinsdas condenações por assassinato em dois países - Itália e França - insiste e se dizer inocente e “perseguido político” (o pior é que tem gente que cai nessa esparela, muitos de forma ingênua, mas mas a maioria de forma ideológica e deliberada).

O STF (Supremo Tribunal Federal) vinha progressivamente perdendo credibilidade por conta de inúmeras decisões equivocadas e assustadoras, é só verificar que ainda não tomou providências em relação ao caso da censura ao jornal O Estado de S. Paulo, proibido de noticiar negociatas do filho de José Sarney. Agora deliberadamente se omite no caso Battisti, mesmo votando pela extradição, mas deixando a decisão para o presidente Lula.

Se Lula permitir que o terrorista fique no Brasil , estará institucionalizando o país como o refúgio oficial de criminosos. Oficializará aquilo que já existe de fato, só que agora com a chancela e o apoio do governo federal. Será que teremos para isso uma versão do Bolsa Família para atrair seres desse tipo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário