sexta-feira, janeiro 24, 2003

Morte de Sabotage não foi surpresa


O assassinato do rapper Sabotage, na zona sul de São Paulo, não surpreendeu. O próprio estilo do "camarada" demonstrava que ele entendia das "coisas", mas não só isso. Ele continuava atuando nas "coisas". Merece todo o respeito pelo trabalho que desenvolveu após supostamente abandonar o crime, mas nunca deixou de ser aquele sujeito desqualificado, que faz questão de se
servir de sua vida pregressa e das "facilidades" que tinha como criminoso para nortear sua carreira. Leia mais aqui.

A maior reunião de chatos do mundo



Porto alegre consegue se superar a cada ano. A cada edição do tal Fórum Social Mundial, um número maior de imbecis, chatos e gentre sem nada para fazer aparece por lá para infernizar a vida dos outros. É a maior reunião de chatos do mundo.

Patifaria no Judas Priest: Halford pode estar voltando



Mais uma grande patifaria está em andamento no rock. Scott Travis, baterista do JUDAS PRIEST, em entrevista à revista Brave Words & Bloody Knuckles, anunciou o fim da era Tim "Ripper" Owens, o atual vocalista, da banda e confirmou a intenção de ter Rob Halford de volta. "Esperamos que Rob volte ao Judas Priest, para começarmos tudo de novo neste verão, mas isto depende de uma decisão dele. E ele terá de tomar esta decisão". Já está sendo cogitada uma tour ao lado do Twisted Sister ou Iron Maiden. Enquanto isso o disco ao vivo "Live In London" cujo lançamento era previsto para abril, foi adiado.

Sem motivos aparentes, Halford surpreendeu todos os integrantes do Judas ao anunciar sua saída da banda em 1991, logo após o Rock in Rio 2. Essa atitude lhe valeu a inimizade de toda banda, exceto Travis. Anos depois, o baixista Ian Hill voltou a conversar normalmente com o vocalista, mas os guitarristas K.K. Downing e Glenn Tipton nunca quiseram conversa com o "traidor". Tim Owens é um excelente cantor, um dos melhores do metal surgidos nos anos 90 e não merece esse tipo de sacanagem.

quinta-feira, janeiro 23, 2003

Pensamento do dia


"É errado gravar ou trocar músicas de outras pessoas sem pagar por elas. Esta é a única área da vida humana em que roubar entra discussão. Como músicos, porque deveríamos discutir se nosso trabalho deve ser gratuito? Eu acho isso um absurdo, passo um ano gravado e criano minhas músicas, gastando tempo e muito dinheiro. Não fiz isso simplesmente para que as pessoas usem e abusem e levem embora, sem pagar nada por isso"

Geddy Lee, baixista do Rush, na revista carioca Rock Press, ao falar sobre pirataria e troca de músicas pela internet.

quarta-feira, janeiro 22, 2003

Seleção vergonhosa


A seleção brasileira sub-23 fez uma das exibições mais constrangedoras da história de nosso futebol na "difícil" vitória de 3 a 2 sobre os péssimos chineses no torneio do Catar. Por mais desentrosada que esteja, é impossível apresentar um futebol tão pobre como o jogado hoje. Júlio Santos, Luisão, Fabrício, Michel, maicon, Nenê, Andrezinho, Fenando, Júlio Baptista e outros não podem jamais vestir a camisa da seleção. São péssimos e não sabem sequer passar a bola. O técnico Ricardo Gomes precisa ser extirpado do cargo com urgência. E o tal de Kaká não passa de um engodo.

As faixas extras do Queensryche



Eis as faixas extras que virão inclusas nos relançamentos do QUEENSRŸCHE, cujos quatro primeiro títulos estarão nas lojas em 8 de abril, e os demais em 6 de maio:

"Queensrÿche": (EP, 1984)

"Prophecy" (ao vivo em Tokyo, extraído do CD single "Best I Can")/ "Deliverance"/ "Child Of Fire"/ "En Force "/ "Blinded"/ "The Lady Wore Black"/ "Warning" (ao vivo no Japão, extraído do single "Warning")/ "Take Hold Of Flame" e "Queen Of The Reich" (gravada ao vivo em 8/5/84 em Tokyo).

"The Warning (1985)":

"Prophecy"/ "The Lady Wore Black" (ao vivo em Londres, extraído do CD single "Bridge") e "Take Hold Of The Flame" (ao vivo).

"Rage For Order" (1986):
"Gonna Get Close To You" (versão extendida)/ "The Killing Words" (ao vivo em Londres, extraído do CD single "Bridge")/ "I Dream In Infra Red" (versão acústica, extraída do CD single "Best I Can") e "Walk In The Shadows" (ao vivo, extraída do CD single "Jet City Woman").

"Operation: Mindcrime" (1988):
"The Mission" (ao vivo em Londres, extraído do CD single "Silent Lucidity II") e "My Empty Room" (ao vivo em Londres, extraído do CD single "Bridge")

"Empire" (1990):
"Last Time In Paris" (trilha sonora do "Ford Fairlane")/ "Scarborough Fair" (extraída de um CD single) e "Dirty Lil Secret" (extraída de um CD single).

"Promised Land": (1994)

"Real World" (trilha sonora do "Last Action Hero")/ "Someone Else?" (editada no "Greatest Hits")/ "Damaged" (ao vivo em Londres, extraído do CD single "Bridge")/ "Real World" (ao vivo em Londres, extraído do CD single "Bridge").

"Hear In The Now Frontier" (1997):

"Chasing Blue Sky" (editada no "Greatest Hits")/ "Silent Lucidity" (do MTV Unplugged)/ "The Killing Words" (do MTV Unplugged) e " "I Will Remember" (do MTV Unplugged).

terça-feira, janeiro 21, 2003

Fãs dos Doces Bárbaros protestam



Foi com grande surpresa que recebi nos últimos cinco dias diversos e-mails de fãs dos Doces Bárbaros, ou de cada um dos seus integrantes - Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Betânia e Gal Costa - protestando de forma indignada e até de forma mal-educada a respeito de uma pequena nota de cinco linhas que escrevi a respeito do show que os quatro realizaram no ano passado em São Paulo.

Já ficou claro que eu detesto todos os quatro, tanto como artistas como pessoas. E é verdade que o curto comentário a respeito de tais cidadãos não foi nenhum pouco elogioso e, de certa forma, forte e incisivo, o que muitos confundem com agressividade. E reafirmo em dose tripla que os acho péssimos em todos os sentidos, que são seres que merecem muito pouco respeito de minha parte.

Só que fã é fã, não enxerga um palmo além do nariz, principalmente quando se integra os tais fãs-clubes, coisas famigeradas e fora de moda. E geralmente o fã não é democrático, não admite opiniões contrárias. Paciência, o mundo é a ssim mesmo.

O curioso é que o tal comentário não está mais na página, ou melhor, está ouclto em posts anteriores, o que me faz pensar que esses fãs só tiveram acesso a ele por acaso por meio de algum mecanismo de busca. Seja como for, é um fato inusitado para mim. Houve até quem contestasse e questionasse minha competência profissional, como se tivesse algum elemento para decifrar qual é a minha profissão.

Sempre tive pretensões de dar ao Superball Express um ar jornalístico, sendo ao mesmo tempo informativo e opinativo. Entretanto, para mim um blog é um blog apenas. pelo menos o meu. Há blogs eminentemente jornalísticos na web, e de altíssima qualidade, principalmente no Brasil. O Superball Express, apesar da pretensão, não é jornalismo, é apenas um blog com viés jornalístico. São coisas muito diferentes. Sendo assim, continuarei a escrever o quer quero, emitindo as opiniões que acho que devem ser emitidas, sejam qual for a intensidade, a virulência e a força.

O novo Whitesnake




Esta é a atual formação do Whitesnake, que acabou oficialmente em 1997 mas acabou ressuscitado pelo seu líder e dono, o cantor David Coverdale. A banda inicia turnê no final do mês pelos Estados Unidos e deve ser uma das grandes atrações do rock neste começo de ano. Também está prevista uma turnê pela Europa

Metallica faz aparição surpresa na Califórnia


O METALLICA fez uma aparição surpresa em Oakland, Califórnia, contando com Bob Rock como convidado especial, onde supostamente tocaram o seguinte set: "Fuel"/ "Master Of Puppets"/ "Sad But True"/ "For Whom The Bell Tolls"/ "Seek & Destroy" e "Battery". Vale mencionar que o grupo têm vários shows agendados para meados deste ano, o que leva a crer que o novo CD tenha sido lançado até lá.

Os times e a mídia


Mais Corinthians. O clube foi o que teve maior exposição na mídia no ano passado, especialmente na TV, por conta da boa temporada - dois títulos importantes no primeiro semestre e o vioce-campeonato brasileiro. Em seguida, na ordem, São Paulo, Flamengo e, surpreendentemente, Palmeiras, quase superando os dois rivais à frente, mostrando que, mesmo com a péssima campanha e com a queda para a segunda divisão, o time verde ainda tem enorme apelo midiático. leia mais aqui.

segunda-feira, janeiro 20, 2003

Torcida corintiana cresce


Pesquisa Datafolha publicada hoje mostra crescimento assustador da torcida corintiana em temos nacionais, ameaçando o eterno reinado do Flamengo neste quesito. Agora o Flamengo tem 16% dos torcedores do país, contra 13% do Corinthians e São paulo e Palmeiras dividindo a terceira posição com 7% cada um. Registro ainda para a queda do Vasco para quinto lugar, com 5%, e um surpreendente sétimo lugar do Santos, com 3%, o mesmo percentual do Cruzeiro. Foram ouvidas 14,6 mil pessoas em 365 cidades entre 9 e 11 de dezembro de 2002. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A fraca seleção sub-23


A seleção brasileira sub-23 que foi disputar um torneio no Catar não era lá essas coisas, é sabido. Além de estar extremamente desfalcada, foi reunida às pressas e fez apenas dois treinos no Brasil antes de viajar. Desentrosamrnto total. mesmo assim, esperava-se um pouqinho mais do time, que tinha como estrela solitária Kaká, do São Paulo, que acabou sendo o melhor da seleção, mas muito aquém do costuma jogar.

O empate de hoje contra o fraco Egito em 1 a 1 mostrou que o time é ruim, apesar de ter jogado bem melhor do que o adversário. A seleção não tinha meio de campo, maraca mal em todos os setores e muitos jogadores mostraram deficiências técnicas assustadoras, como passe ruim, má colocação na defesa e, pior, menosprezo ao adversário.

Faltando um jogo, contra a China, a campanha foi ruim: empates com a Noruega (1 a 1) e Egito (1 a ) e vitória contra a República Checa (2 a 0). De qualquer forma, esse não é o time olímpico. Faltam Paulo Almeida, Diego e Robinho (Santos), Gil e Kléber (Corinthians), Ewerthon (Borussia Dortmund), Geovanni (Benfica), Rochemback e Thiago Motta (Barcelona), Adriano (Parma), mais alguns bons jogadores do sub-20, como Daniel Carvalho e Dagoberto. dos que estão no Catar, 80% não devem mais vestir a camisa amarela. E ricardo Gomes mostrou que é um técnico fraco, que não pode, ao menos neste momento, dirigir qualquer seleção brasileira.

Gravação de John Lennon e Mick Jagger


Para quem achou que o encontro de gravações roubadas das sessões do LP "Let It Be", dos Beatles, na semana passada, como a grande nótícia do ano, aí vai outra: um LP nunca antes lançado, e com sua matriz dada como perdida, foi encontrado nesta semana contendo uma jam session de John Lennon e Mick Jagger, realizada em um estúdiod e Nova York em 1974. Ao que parece, essa é a única peça existente de tal gravação, que tinha ainda Harry Nilsson (cantor norte-americano que morreu em 1995) e o baixista Jack Bruce (ex-Cream). Mais detalhes aqui.

Resta agora achar e divulgar o praticamente inédito e desaparecido tape que registra uma gravação reunindo Beatles e Rolling Stones juntos, tocando e cantando as mesmas músicas. Reza a lenda quew tal encontro ocorreu nos Estados Unidos, em meados de 1965, quando os dois grupos se cruzaram em uma cidade do interior (talvez no Texas ou no Colorado). Após as costumeiras bebederias, os nove músicos se juntaram em um estúdio improvisado e fizeram diversas versões para clássicos do rock e do blues dos anos 50, com duetos impagáveis entre Lennon e Jagger e um duelo de guitarras entre a dupla Paul McCartney/George Harrison e Keith Richards/Brian Jones. Será que isso realmente existe?