segunda-feira, agosto 27, 2007

O embusteiro


João Gilberto é um dos maiores embusteiros da música mundial. Nâo sabe cantar, toca mal violão e sempre grava as mesmas cinco músicas há cinquanta anos - sempre toca as mesmas cinco músicas há cinquenya anos - e ainda o chamam de gênio. Risível.

P.S.: Por outro lado, o cara pode ser mesmo gênio. Afinal, mesmo sendo um artista ruim e embusteiro ainda é considerado gênio. Para refletir.

DJ não é músico, não é nada


Finalmente alguém teve coragem de dizer em uma publicação de grande circulação e de razoável credibilidade que DJ não é músico. O colunista Marcos Sokol, da Rolling Stone brasileira, desce a lenha nesses farsantes na edição de agosto, com o intragável Caetano Veloso na capa. Sokol critica os músicos decadentes e desempregados(cita Glen Matlock, ex- Sex Pistols, e Andy rourke, ex-Smiths) na Inglaterra que viajam pelo mundo "tocando" como DJs e mordendo cachês de produtores otários. Mesmo os mais famosos, como Fatboy Slim e Marky Mark, são impostores. Qualquer um pode discotecar. Chamar esses caras de músicos é piada.

Dicas culturais rápidas


Cinema: "O Ultimato Bourne", terceiro filme da trilogia, com Matt Damon; "Escorregando para a Glória", com Will Ferrel e Josh Gordon, uma comédia sobre o mundo da patinação artística no gelo.

DVDs - filmes: "Segredos de Berlim" (The Good German, com George Clooney e Cate Blanchett, um thriller de suspense ambientado no final de Segunda Guerra Mundial; "Dresden", filme alemão que mostra a destruição da cidade durante o maciço bombardeio aliado na cidade em 1945; "Brigada Tigre", filme francês com Diane Kruger, que mostra uma divisão de elite da polícia francesa tentando evitar atentados em Paris em 1907 que impediriam a aliança entre Inglaterra, Rússia e França, que entrariam em guerra juntas sete anos depois contra a Alemanha.

DVDs - shows - "Score", DVD triplo do Dream Theater comemorando seus 20 anos de csrreira em Nova York; "Live in Montreux 2003", ótima apresentação do Yes no festival suíço; "Boneshaker", show que comemora 30 anos de existência do Motorhead.

Shows - Juliette and the Licks, grupo de rock da atriz Juliette Lewis, toca no TIM Festival em outubro.

Elite desmoralizada


Uma das maiores vergonhas deste país é a elite econômica, parasita e criminosa. O governo Lula merece repúdio total e irrestrito por causa da péssima administração, do caos na infra-estrutura, no caos institucional, dos absurdos e constantes casos de corrupção e abuso de poder, sem falar no aparelhamento do funcionalismo e da fisiologia.

Dito isso, e sempre respeitando o direito de liberdade de expressão, afirmo que o "movimento" chamado "Cansei", liderado pela elite paulista, é nojento e obsceno. É vergonhoso.

Um bando de parasitas que só se beneficiaram da economia lulista até agora resolve fazer "passeatas" com seus cãezinhos porque estão "cansadinhos" de ficar esperando por duas horas em aeroportos.

Onde estavam esses vagabundos quando estouraram os diversos casos de corrupção no governo Lula e nos governos estaduais? Onde estavam quando houve a greve do metrô paulistano, ou quando começaram as greves do funcionalismo em Alagoas, Ceará, Paraíba, Rio? Onde estavam quando começou o caso Renan Calheiros? Cadê esse bando de desqualificados quando o MST empreende invasões de prédios públicos e fazendas?

Todo mundo tem direito de se manifestar e protestar, até os ricos. Mas é muita falta de senso do ridículo esses lixos humanos parasitas reclamarem publicamente por causa de "problemas" em alguns de seus "confortos", justamente quando seus bolsos estão cada vez mais cheios. Gentinha desclassificada.

Politicagem


O STF (Supremo Tribunal Federal) sempre foi político e sempre agiu polticamente contra os interesses do país e a favor de seus próprios interesses. Agora os juízes querem posar de vítimas com as denúncias de grampos. Nada foi comprovado até agora e acusações sem provas foram feitas à Polícia Federal. Os ministros do STF precisam ser investigados imediatamente, assim como suas atuações precisam ser avaliadas com cuidado.

Pelo direito de não gostar



Tem gente confundindo por aí preconceito com o fato de gostar ou não. Na essência, dizem filósofos e professores diversos da área de humanas, o ato de gostar ou não já embute um preconceito. Intelectualices e conceituações à parte, na vida real as duas coisas são muito diferentes.

A revista Brasileiros, recém-lançada e em seu primeiro número, há dois meses, traz uma pesquisa inédita e interessante do Ibope sobre preconceito. Só que o autor do texto esbarra perigosamente na fonteira entre o preconceito e o ato de gostar ou não.

Todo preconceito é odioso e merece ser combatido, mas eu tenho o direito de não gostar. Eu exijo esse direito e vou exercê-lo. Tenho o direito de não gostar de árabes, de judeus, de europeus, de nórdicos, de são-paulinos, de corintianos, de flamenguistas, de argentinos, de moradores da Barra Funda. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas é fundamental o respeito aos direitos dos outros.