quinta-feira, maio 06, 2004

The Who: como envelhecer?





Os roqueiros do The Who ficaram famosos nos anos 1960 destruindo seus equipamentos no palco e cantando sobre como gostariam de morrer antes de ficar velhos. Quarenta anos depois, dois integrantes sobreviventes da banda britânica que personificava a revolução juvenil mudaram seu discurso.

"Por que o rock não pode ser sobre envelhecer?", perguntou o cantor Roger Daltrey, de 60 anos, ao jornal Times. A banda The Who - considerada uma das mais importantes e influentes do rock - lançou na terça-feira uma compilação de suas músicas mais famosas, incluindo duas novas canções, as primeiras em mais de 20 anos.

Apenas dois integrantes do grupo original sobraram - Daltrey e o guitarrista Pete Townshend. Para Daltrey, não há nada de errado em a banda se modificar com o tempo.
"Acredito que Pete Townshend é a única pessoa no mundo do rock que pode escrever sobre o caminho da meia-idade para a velhice", disse.
Um tributo ao ex-baixista John Entwistle... uma das duas novas músicas, Old Red Wine, foi escrita por Townshend Ele morreu aos 57 anos em Las Vegas, em junho de 2002, devido a um ataque do coração causado por cocaína, quase 25 anos depois do baterista Keith Moon morrer, em 1978, de overdose.

Pílulas roqueiras


Com informações dos sites Whiplash, Rock Brigade e Disconnected.

  • Uriah Heep vem ao Brasil para o Masters Open Air
  • - Depois de quase dez anos sem tocar no Brasil, o Uriah Heep retorna ao país em 2004 para participar do Masters Open Air, marcado para 17 de julho, em São Paulo, e que já confirmou a presença de Doro Pesch, ex-vocalista do Warlock. Serão seis bandas nacionais e seis internacionais no festival - mais informações no site oficial da Showmaster, produtora do evento. O Uriah Heep foi fundado em 1970 e a formação que virá ao Brasil está junta há 18 anos, ou seja, desde 1986 - o guitarrista e fundador Mick Box, o baterista Lee Kerslake (ex-Ozzy Osbourne), o baixista Trevor Bolder (ex-Spiders From Mars, de David Bowie, e Wishbone Ash), o vocalista Bernie Shaw (ex-Praying Mantis e Stratus) e o tecladista Phil Lanzon (ex-The Sweet). O line up lançou discos que atingiram grande sucesso entre os fãs da banda, como Sea of Light, Sonic Origami e os ao vivo Live in Moscow, Acoustically Driven e The Magician's Birthday Party. A apresentação do grupo certamente incluirá seus maiores clássicos, incluindo Easy Livin', Stealin', July Morning, Look at Yourself, The Wizard e muito mais.

  • Dream Theater e Yes juntos em turnê pelos EUA
  • - Dream Theater e Yes anunciaram uma turnê conjunta pelos Estados Unidos, de agosto a setembro deste ano. A única data anunciada até o momento é 28 de agosto, no Jones Beach Theater, em Wantagh, Nova York. Ano passado, o Dream Theater percorreu os EUA de junho a agosto junto a Queensrÿche e Fates Warning.

  • Van Halen revela nome das três músicas inéditas
  • - Up for Breakfast é o nome da música que será o single da coletânea Best Of Volume 2, que marca a volta do Van Halen com o vocalista Sammy Hagar. O CD, que tem lançamento previsto para 8 de junho, deve contar ainda com mais duas inéditas, Learning to See e It's About Time [N. do E.: esta já havia sido confirmada por Hagar e deveria ser o primeiro single]. As informações são do diário Hits Daily Double. Van Halen ensaia clássicos de Hagar para a nova turnê. De acordo com o Undercover News, da Austrália, o Van Halen vem ensaiando muito mais músicas da fase com Sammy Hagar para a nova turnê, que marca o retorno do vocalista à banda. Segundo a publicação, Top of the World, When it's Love, Why Can't This Be Love, Right Now, Dreams, Best of Both Worlds e Love Walks in farão parte do set list, enquanto Jump e Panama foram as únicas da era com David Lee Roth reveladas. Vale lembrar que a banda só voltou a tocar músicas gravadas originalmente gravadas com o primeiro vocalista na turnê de Van Halen 3, quando Gary Cherone havia assumido o microfone. Com Hagar, a grande maioria do repertório sempre foi formada por canções de sua época. O retorno do Van Halen aos palcos está marcado para 11 de junho, no Greensboro, na Carolina do Norte.

  • Ozzy vence ação movida por Bob Daisley e Lee Kerslake
  • - Ozzy Osbourne obteve vitória definitiva na ação movida em 1998 pelo baixista Bob Daisley e o baterista Lee Kerslake, que gravaram os dois primeiros discos do Madman - Blizzard of Ozz (1980) e Diary of a Madman (1981). Os dois reclamavam que não recebiam os royalties devidos por suas contribuições, uma vez que compuseram todas as músicas junto ao vocalista e a perda vinha sendo muito grande nos últimos anos. Segundo o advogado da dupla, Nate Kraut, muitas das canções vinham sendo aproveitadas em comercias de televisão durante os jogos da NFL [N. do E.: a Liga de Futebol Americano] e tocadas por Ozzy em seus shows, mas com os créditos negados a Daisley e Kerslake. A Justiça americana, por intermédio da Corte Suprema de um tribunal da Califórnia, negou a ação e a encerrou por completo nesta segunda-feira. O processo não era apenas contra o vocalista, mas também contra sua mulher e empresária, Sharon Osbourne, e a gravadora Epic, subsidiária da Sony Music.

  • Destruction estuda proposta de gravadoras
  • - Com o fim do contrato de cinco anos com a Nuclear Blast, o Destruction vem conversando com diversas gravadoras para assinar o melhor contrato. O trio alemão pode também renovar com a Nuclear Blast, com a qual gravou três discos de estúdio - All Hell Breaks Loose (2000), The Antichrist (2001) e Metal Discharge (2003) - um ao vivo - Alive Devastation (2002) - e o DVD Live Discharge - 20 Years of Total Destruction, que chegou às lojas há pouco mais de um mês.

  • Gary Moore revela detalhes do novo álbum
  • - Power of the Blues é o nome do novo trabalho de Gary Moore, a ser lançado pela Sanctuary Records no dia 7 de junho. Segundo o guitarrista irlandês, é o "álbum mais cru que fiz nos últimos anos, senão o mais cru de toda a minha carreira". Ao lado de Moore estão o baterista Darrin Mooney, que o acompanha desde 1999, e o veterano baixista Bob Daisley (Living Loud, ex-Ozzy Osbourne). Confira o track list:

    1. Power of the Blues
    2. There's a Hole
    3. Tell Me Woman
    4. I Can't Quit You Baby
    5. That's Why I Play The Blues
    6. Evil
    7. Getaway Blues
    8. Memory Pain
    9. Can't Find My Baby
    10. Torn Inside

  • Annihilator abre para o Judas Priest na Europa
  • - O Annihilator será a banda de abertura da turnê que o Judas Priest fará pela Europa a partir de junho. Cinco apresentações já estão marcadas, sendo três na Alemanha e as outras duas na Suíça e na República Tcheca. O novo álbum do quinteto canadense, All for You, chega às lojas no dia 24 de maio, via AFM Records, e marca a estréia do vocalista Dave Padden e do baixista Sandor de Bretan. A bateria do disco foi gravada por Mike Mangini, que fez parte da banda na época de Set the World on Fire (1993), mas Rob Falzano foi confirmado pelo guitarrista e líder Jeff Waters como o novo batera.

  • Saxon começa a gravar novo álbum
  • - O Saxon encontra-se atualmente em estúdio preparando seu próximo álbum, ainda sem nome e data de lançamento definidos, e anuncia que está planejando um novo DVD. O grupo inglês cai na estrada a partir de 27 de junho, quando toca no Graspop Festival, em Dessel, na Bélgica, e o último show agendado será no Elysee Montmartre, em Paris, na França.
    Novas datas serão marcadas, mas o quinteto inglês se apresenta em mais quatro festivais, incluindo o Wacken Open Air, na Alemanha, e na Dinamarca, Suécia, Noruega, Holanda, Inglaterra, Escócia, República Tcheca, Polônia, Áustria, Croácia, Romênia, Grécia, Itália, Espanha, Portugal e Suíça.

  • Motörhead divulga track list de 'Inferno'
  • - O Motörhead divulgou o track list de seu próximo disco, Inferno, que chega às lojas em 21 de junho na Europa, via SPV/Steamhammer Records, e no dia seguinte nos Estados Unidos, via Metal-Is Records, subsidiária da Sanctuary. O site oficial da banda publicou uma foto do baixista e vocalista Lemmy Kilmister com Steve Vai, que faz uma participação especial emTerminal Show. Confira as 12 faixas do CD:

    1. Terminal Show
    2. Smiling Like a Killer
    3. In the Year of the Wolf
    4. Life's a Bitch
    5. Keys to the Kingdom
    6. Down on Me
    7. Fight
    8. In the Name of Tragedy
    9. Suicide
    10. The Killers
    11. I'm in the Black
    12. Whorehouse Blues

  • Raven vai lançar DVD com apresentação de 1982
  • - Vai sair em breve na Europa um DVD chamado "For The Future", trazendo quatro faixas ("For The Future", "Crash Bang Wallop", "Rock Until You Drop" e "Chainsaw") registradas pelo RAVEN na Newcastle University em 1982. De acordo com o vocalista/baixista John Gallagher, a qualidade do material é excelente, não têm nada a ver com os bootlegs que existem no mercado.

  • Asia anuncia novo trabalho de estúdio para julho
  • - Vai se chamar "Silent Nation" o novo álbum de estúdio do ASIA, previsto para sair em 20 de julho. Este trata-se do primeiro trabalho inédito desde o "Aura", de 2000, e será precedido por uma turnê norte-americana, a se iniciar em 16 de junho.