quinta-feira, dezembro 09, 2004

Heavy metal de luto: Dimebag Darrell assassinado



Da Agência Estado/AP


Um homem subiu ao palco de uma boate durante um show de rock lotado da banda Damageplan e abriu fogo, matando pelo menos quatro pessoas, inclusive o guitarrista da banda, "Dimebag" Darrell Abbott (ex-Pantera>, antes de ser morto por um policial, disseram autoridades e testemunhas.


O agressor foi identificado como Nathan Gale, de 25 anos, oriundo de Marysville, uma cidade a noroeste de Columbus. A porta voz do departamento de polícia de Columbus, Sherry Mercurio, disse que não se sabe o motivo do ataque, nem se Gale estava ligado à banda de alguma maneira.


Sherry disse que foram identificadas duas vítimas do tiroteio, além de Abbott: Nathan Bray e Erin Halk. A banda Damageplan tinha começado a tocar a primeira música no clube Alrosa Villa quando o homem abriu fogo, primeiro atingindo Abbott, atirando várias vezes no guitarrista, disse uma testemunha, Chris Couch, de 22 anos. Couch disse que estava há 10 metros do palco quando viu o homem, que vestia um agasalho com gorro, subir ao palco, começar a gritar e a atirar no guitarrista. O homem também atirou em um segurança que tentou puxá-lo do palco e depois começou a disparar contra a platéia. Um policial, que chegou logo depois, atirou e matou o agressor.


"Se o policial não estivesse tão perto, poderia ter sido pior", disse o sargento Brent Mull. "A situação era caótica". Segundo Sherry, o policial que matou o agressor estava fazendo patrulha em uma rua próxima ao bar e recebeu uma chamada de socorro.


Abbott, um dos maiores guitarristas de heavy metal, e seu irmão, o baterista da banda Vinnie Paul Abbott, fizeram parte da formação original da banda Pantera, uma das mais populares do início dos anos 1990, pioneira do rock trash. O Damageplan é formado também pelo vocalista Patrick Lachman e o baixista Bob Zilla.

Segundo presentes no local, o assassino subiu ao palco durante a apresentação do Damage Plan e gritou para Dimebag algo como: "Você acabou com o Pantera. Você arruinou a minha vida. E quanto a Phil [Anselmo]? Ele precisa de dinheiro para comprar heroína." Em seguida atirou cinco vezes a queima-roupa em Dimebag, se voltando depois para Vinnie (que aparentemente não foi atingido).


Scott Ian, guitarrista do ANTHRAX, deu a seguinte declaração acerca do caso: "Estou devastado assim como todos vocês estão. Tudo que posso dizer neste momento são minhas condolência para com Rita e Vinnie e toda a família. Meu coração está com vocês".


Nikki Sixx, do Mötley Crüe, comentou: "Nunca esquecerei as vezes que ele nos fez rir. Deveríamos todos viver nossas vidas com a intensidade que ele viveu. Este é um dia muito triste."



terça-feira, dezembro 07, 2004

O baterista desconhecido do Who



A revista Poeira Zine (www.poeirazine.com) traz em sua edição nº 6 uma reportagem fantástica sobre o baterista desconhecido do Who, um fã que saiu da platéia para substituir Keith Moon, que desmaiara, em uma apresentação nos Estados Unidos em 1973. Foi a melhor (única???) reportagem sobre o tema publicada no Brasil. A autoria é de Bento Araújo, editor da revista. Aqui, um trecho da reportagem, que está íntegra somente na edição impressa.







O "banquinho" da bateria do The Who é um dos lugares mais cobiçados do Rock. Depois da morte de Keith Moon, em 1978, o Who teve vários bateristas que tentaram, em vão, ao menos fazer algo parecido com o que Moon fazia. Kenny Jones tinha tocado no Small Faces (depois Faces) e era da turma de Pete Townshend. Tudo parecia "em casa", mas Jones era um bocado "duro" para realizar as maluquices percussivas de Moon. Depois inventaram de chamar o experiente Simon Phillips, ótimo baterista, técnico e preciso, mas nada a ver com o Who.

Phillips é ótimo tocando temas mais complexos, no Rock mais básico, porém, o cara se atrapalha (basta conferir sua performance tocando "Stairway To Heaven" ao lado de Jimmy Page, no Arms Concert, aquele show para arrecadar fundos para o tratamento de Ronnie Lane). Depois veio Zak Starkey, filho de Ringo Starr, que se não é perfeito, ao menos é o que mais se assemelha ao estilo original de Moon.


O que pouca gente sabe é que o Who teve um outro baterista além de todos esses, um sujeito chamado Thomas Scot Halpin.


O The Who estava na América para dar início a tour do disco Quadrophenia, seu mais audacioso projeto, que até hoje divide a opinião dos fãs no quesito ópera-rock definitiva (uns dizem que Tommy é a melhor ópera do Who, mas eu fico com Quadrophenia e não abro). Os quatro lados do vinil contavam uma excitante história de um rapaz louco para achar sua identidade, tudo bem no centro do movimento Mod inglês da metade dos anos 60.

A data marcada para a estréia da tour era dia 20 de novembro de 1973, e o local o Cow Palace, em São Francisco. Meses antes da apresentação, a expectativa tanto do público como da crítica era enorme. Todos queriam conferir como o Who se sairia tocando aquelas audaciosas passagens do Quadrophenia. Os 13.500 lugares do Cow Palace haviam sido vendidos em apenas quatro horas, três semanas antes da estréia.

Quanto ao show em si, na introdução de "Won't Get Fooled Again", algo estava completamente errado: Keith Moon não havia executado suas partes de bateria, ele simplesmente não entrou na música. Pete Townshend, Roger Daltrey e John Entwistle viraram imediatamente para trás e viram Moon completamente inconsciente, desmaiado em cima das peças da bateria!


Os roadies vieram e rapidamente levaram Moon para o backstage, colocando-o debaixo de uma ducha gelada, tentando a todo custo reanimar o baterista. A banda terminou a música sem baterista, logo se retirando do palco. Ninguém na platéia tinha a mínima idéia do que estava acontecendo.

Moon parecia que tinha apagado mesmo e o primeiro integrante da banda pego de surpresa pelo desespero foi Pete Townshend, que voltou ao palco e abriu o jogo com a galera, dizendo que Moon estava mal, mas que eles estavam fazendo de tudo para trazê-lo de volta ao tablado. O guitarrista ainda ironizou: "O pior de tudo é que sem ele nós não somos um grupo!". Depois de meia hora de interrupção, Moon estava pelo menos com os olhos abertos (graças a uma poderosa injeção de cortisona) e o Who resolve voltar ao palco do Cow Palace, como sempre, ovacionados pelos presentes...

Música de qualidade em papel



Para quem gosta de rock dos bons e textos de qualidade, o Poeira Zine, que deixou de ser um zine e é uma revista agora, é imperdível. Especializado em rock dos anos 70, o músico/jornalista/faz-tudo Bento Araújo dá uma aula de pesquisa e bom gosto musical nas páginas impressas e nos seus sites - são eles Poeira Zine e Poeira zine Blog.

segunda-feira, dezembro 06, 2004

Pílulas roqueiras



  • Sepultura comemora 20 anos com Motörhead -
  • - O Sepultura comemorou no último sábado, dia 04 de Dezembro, o aniversário de duas décadas de seu primeiro show, realizado em Belo Horizonte, terra-natal da banda. Atualmente em turnê conjunta com o Motörhead, Igor Cavalera e companhia lembraram a data em Magdeburg, na Alemanha, tocando o clássico “Orgasmatron” junto de Lemmy Kilmister e sua banda. Vale lembrar que o Sepultura fez uma versão muito famosa de “Orgasmatron” no início dos anos 90, quando começou a despontar na cena metálica com maior força. Os mineiros avisaram ainda que têm planos de filmar um show no Brasil para transformá-lo em DVD, mas ainda não deram maiores detalhes sobre o fato. O Sepultura ainda divulga “Roorback”, de 2003.

  • Tony Martin, ex-Black Sabbath, gravando solo
  • - O vocalista Tony Martin, que ganhou fama internacional ao virar ‘frontman’ do Black Sabbath, anunciou que já está trabalhando em seu mais novo álbum solo. Intitulado “Scream”, o material tem previsão de lançamento para os primeiros meses de 2005. Algumas faixas que estarão presentes no repertório são “Bitter Sweet”, “Field of Lies”, “Wherever You Go”, “Unbearable”, “Raising Hell” e “Wings of Thunder”. Estas duas últimas, aliás, contam com o falecido Cozy Powell (ex-Rainbow, Yngwie Malmsteen, Whitesnake, Black Sabbath) na bateria. Tony Martin conta que Powell gravou diversas linhas de bateria e lhe entregou para que escrevesse algumas músicas com elas. As fitas, porém, ficaram esquecidas e só foram redescobertas recentemente. O vocalista começou sua carreira solo em 1992, com o álbum “Back Where I Belong”.

  • U.D.O. começa a gravar CD que só vai sair em outubro de 2005 -
  • -
    A banda alemã U.D.O. começou a gravação de seu próximo disco, ainda sem título. Mas o vocalista Udo Dirkschneider quer fazer tudo sem pressa, está primeiro gravando os vocais e mais pra frente vai finalizar a parte instrumental. Udo está fazendo tudo com tanto cuidado que agendou o lançamento do CD apenas para outubro de 2005, sendo que a turnê mundial para divulgar o álbum só vai começar em fevereiro de 2006.

  • Álbum de Joe Lynn Turner vai ter "os suspeitos de sempre"
  • - A gravadora Frontiers Records anunciou que está soltando em muito breve The Usual Suspects, novo álbum de Joe Lynn Turner, ex-cantor do Rainbow e do Deep Purple. O título do álbum ("os suspeitos de sempre", em português) é uma referência às participações especiais do disco: Al Pitrelli (Megadeth, Savatage), Karl Cochran (banda de Ace Frehley), David Z, John O'Reilly, Paul Morris, Andy Burton e Nancy Bender.


  • Paul Stanley retoma gravação de álbum solo com Bruce Kulick
  • - O guitarrista/vocalista Paul Stanley (foto), do Kiss, está voltando ao seu estúdio no final deste mês para retomar as gravações de seu segundo álbum solo, que ainda não tem data de lançamento prevista e nem título escolhido. Stanley estará em estúdio com o também guitarrista Bruce Kulick, ex-Kiss, que já está há algum tempo trabalhando nesse material com ele.

  • Malmsteen anuncia título de novo álbum -
  • "Unleash The Fury" é o título do novo trabalho do mago suéco da guitarra, YNGWIE MALMSTEEN. Alguns títulos das faixas que farão parte do álbum já foram revelados, e são: ‘Drinking With The Devil’, ‘Cherokee Warrior’ (com Yngwie nos vocais), ‘Boogie Man’, ‘Guardian Angel’ e ‘Wings Of War’. A formação que gravou o álbum com Malmsteen é a seguinte: Doogie White (vocais), Patrik Johansson (bateria) e Joakim Svalberg (teclados). Aparentemente, o baixo foi gravado pelo próprio Malmsteen.

  • Jethro Tull lança Isle Of Wight em CD -
  • - Está saindo lá fora o "Nothing Is Easy: Live At The Isle Of Wight 1970", trazendo a íntegra da performance do JETHRO TULL no lendário festival, em 1970, até agora disponível apenas em versões extra-oficiais e incompletas.




    Prisão



    Maluf precisa ir urgentemente para a cadeia.

    Irresponsabilidade



    O Palmeiras conseguiu a proeza de perder dois jogos em casa contra adversários pífios - Flamengo e Guarani - e mesmo assim mantém ótimas chances de conseguir uma vaga na Libertadores 2005. E o que faz o fantástico presidente do clube? Resolve colocar nove jogadores em férias dois jogos antes do final do campeonato brasileiro, três deles titulares. A alegação é de que o clube quer ser exemplo e dar os 30 dias de férias regulamentares a todos os jogadores. Na verdade, o gordo e imundo presidente quer punir jogadores que lutaram pelos seus direitos. Para esse energúmeno, o futebol não tem interesse, pois foi o mesmo nojento que causou a queda do time para a segunda divisão. O Palmeiras tinha chances de ser campeão, mas a diretoria sabotou o próprio time. Cadeia para esses criminosos.