segunda-feira, agosto 14, 2006

Revista de música "Rolling Stone" ganha versão nacional


do UOL Música


A revista americana "Rolling Stone", uma das mais conhecidas sobre música pop e comportamento, ganhará edição nacional, a partir de outubro, com periodicidade mensal.

A revista, que nos Estados Unidos é quinzenal e vende cerca de um milhão e meio de exemplares por mês, sairá no Brasil com tiragem inicial de 100 mil exemplares. O número é considerado alto para uma publicação desse tipo, a revista "Bizz", por exemplo, que também é dedicada a música, tem tiragem de 30 mil exemplares mensais.

A "Rolling Stone" brasileira terá como editor o jornalista Ricardo Cruz, ex-editor da "Revista da MTV".

A exemplo das edições locais publicadas na Inglaterra, França, Austrália, China, Itália e outros países, a "Rolling Stone" brasileira terá metade do conteúdo traduzido de sua matriz americana e metade produzido pela redação local. A revista sairá pela editora Spring, responsável pela revista de bordo da TAM, entre outras publicações.

Esta não é a primeira vez que a "Rolling Stone" circula em edição nacional. Durante um ano, em 1972, a revista foi editada no Rio de Janeiro e teve em sua redação os jornalistas Ana Maria Bahiana e Okky de Souza, entre outros.

Desde 1998, circulam na Argentina, no Chile e no México versões locais da revista, além de uma edição única distribuída na Colômbia, Venezuela e Equador.

A revista "Rolling Stone" foi fundada em 1967 por Jann Wenner e Ralph J. Gleason, e foi uma das primeiras publicações dedicadas exclusivamente a música pop e rock e a comportamento jovem. A revista tinha como proposta conter reportagens mais longas e entrevistas em tom confessional e íntimo.


Trabalharam na revista nomes como Lester Bangs, suposto criador do termo "punk" para música, e Hunter Thompson, criador do "gonzo journalism" (matérias subjetivas, narradas em primeira pessoa, que misturam ficção e realidade), retratado por Johnny Depp no filme "Medo e Delírio" ("Fear and Loathing in Las Vegas", 1998).

Disco com raridades de Tommy Bolin em setembro


do Whiplash

O disco "Whips and Roses II" que conta com faixas raras do guitarrista Tommy Bolin (DEEP PURPLE, JAMES GANG) será lançado em setembro. A coletânea chega ao segundo volume, já que a parte I conta com faixas inéditas do álbum "Teaser" e outras sobras de estúdio. Também será lançado um DVD com imagens raras de apresentações de Bolin com o DEEP PURPLE, com JAMES GANG e da curta carreira-solo.

Abaixo a lista de músicas do cd:

01. The Grind
02. Crazed Fandango
03. People People
04. Homeward Strut
05. Sooner Or Later
06. Bag It Blues Deluxe
07. Spacey Noodles
08. Lotus
09. Journey 2
10. Bolins Boogie (bônus)
11. Tommy's Got Da Blues (bônus)
12. Some People Call Me (bônus)