quinta-feira, maio 18, 2006

Estamos a um passo do Carandiru - 2


Era previsível, infelizmente, que o número de "suspeitos" mortos em "confronto" com a polícia fosse alto após os ataques do PCC nesta semana. Não há nomes, nem detalhes das circunstâncias em que os "suspeitos" foram mortos. Ou seja, se alguns queriam motivos para ressuscitar os esquadrões da morte, agora têm. É impressionante a incompetência e o mau-caratismo que dominam as nossas polícias. Acuadas, saem epla periferia atirando contra tudo e contra todos. Será que teremos que dar razão a quem diz que é um confronto de bandidos contra bandidos? Não existe mais Estado, mais governo, mais nada. Anarquia total.

Estamos a um passo de um novo Carandiru


A mensagem abaixo foi tirada do blog do escritor Ferréz, conhecido por seu trabalho retratando a periferia de São Paulo e pelos textos na revista Caros Amigos:

"Atenção a todos os amigos. apelo a todos que acompanham esse blog, que nos ajude a dizimar o que está acontecendo. a Policia Militar e a Policia Civil afetados com a onde de matança, estão fazendo da nossa periferia um estado prá lá de nazista, já são mais de 100 "suspeitos"assassinados, e nenhum deles é PCC . Só de colegas, foram mortos 4, isso pra não contar os que estão no hospital. nenhum deles tinha passagem, por isso apelo para que divulguem a real de que o acordo não foi feito com o povo, o povo tá morrendo, sendo baleado pelas costas, ao entregar pizza, ao voltar para casa. a policia covarde, treme perante o olhar do ladrão, mas mata sem dó quem está simplismente voltando para casa. isso é uma vergonha, e se é o trabalho deles, tá na hora dagente fazer o nosso, reagir com cidadania, mostrando que não queremos essa matança. LEI MARCIAL PARA POBRES INOCENTES FOI DECRETADA. Ferréz"

quarta-feira, maio 17, 2006

E os advogados do PCC?



Da coluna de Ricardo A. Setti, do site No Mínimo:

"O que vai acontecer com os advogados do PCC que subornaram um funcionário da Câmara dos Deputados e, por 200 reais, compraram dois CDs contendo a íntegra dos depoimentos sigilosos de dois importantes delegados da Polícia Civil de São Paulo à CPI do Narcotráfico? Nada se falou a respeito. O silêncio inclui a OAB."

Mais perto de Bagdá



Descontando a série de exageros na questão dos ataques do PCC - como bancos, shoppings e lojas fechando no meio tarde, gente dispensada do trabalho ao meio-dia e coisas parecidas -, o episódio mostra a falência total do Estado brasleiro como instituição, e a falência do Estado de São Paulo após 12 anos de PSDB no governo. Já ultrapassamos o estágio de Colômbia, aqui é Iraque e a coisa vai ficar muito pior. a guerra civil virou guerra urbana declarada e vai forçar nós, cidadãos comuns, a tomar um partido. Eu ainda fico do lado institucional e apóio medidas de força, mesmo que extrema, contra a máfia do PCC e outras existentes por aí. Vencidos os marginais, deverão ter o mesmo tratamento policiais, juízes e politicos corruptos.

A internet como meio de destruição pessoal



A situação não é nova. Todo dia alguém é flagrado em fotos comprometedoras na internet. Entretanto, é chocante a dimensão que alcançou o caso da universitária de Pompéia, cidadezinha da região de Marília (SP), que supostamente aparece em fotos fazendo sexo com dois homens an internet.

O caso estourou em abril e a garota quase foi linchada na universidade onde estuda direito por um bando de nojentos asquerosos que aspiram ser advogados (não são humanos, são vermes).

A vida garota e da família foi destruída. Assim como a vida dos dosi idiotas que aparecem nas fotos. A melhor reportagem sobre o assunto foi feita pela jornalista Eliane Brum, da revista Época. Leia o texto aqui.

É evidente que a situação constrangedora que foram submetidos os personagens tem, em princpipio, um caráter privado, ou seja, a privacidade da menina e dos dois homens foi violada. Só que houve imprudência e burrice no episódio. Como os três concordaram que um deles fizesse foto da festinha? Por mais confiança que tivessem entre eles, o risco de essas fotos caírem na internet era gigantesco. E foi o que aconteceu.

A menina argumenta que as fotos são montagem. Tem argumentos para isso. Os dois idiotas se contradizem constantemente em depoimentos na polícia, ora dizendo que são verdadeiras, ora reafirmando que são falsas e montadas.

O fato é que as fotos forqam para a rede, num crime flagrante - ético, moral e penal. Quem divulgou as fotos merece cadeia pesada. Mas, para a história, o caso passou como "a universitária de Pompéia que transou com dois caras".

Esse mundo é novo demais para lidarmos com segurança em todos os aspectos. As possibilidades quea internet permite são infinitas. Todo cuidado é muito pouco para evitar barbaridades como essa e outrras, como a divulgação de conteúdo racista e discriminatório. A internet tem limites?

Sobre o caso em si, creio que as fotos são verdadeiras. O site NoMinimo traz um artigo sobre o caso nesta semana e nos comentários de internautas há especialistas dando detalhes sobre a veracidade das fotos (não vou divulgar o link das imagens).

O fato é que os três foram irresponsáveis - partindo do perssuposto de que as fotos são verdadeiras, o que eu acredito. Fizeram sua festinha e resolveram registrar, só que não contavam com a sacanagem e a falta de escrúpulos de um deles.

Está claro que foi um dos dois homens que divulgou as fotos, na minha opinião. Ou, no mínimo, um dos dois repassou as fotos a algum safado que resolveu sacanear. De qualquer forma, todos, mas principalmente a garota, estão pagando por serem imprudentes e, sobretudo, burros.