sexta-feira, abril 11, 2003

TV sem ética, jornalismo na lata do lixo - 2



Tristes eras do tempo do famigerado e nojento "Aqui e Agora", do SBT, que fez escola com as baixarias do mundo cão, inspirado por programas semelhantes norte-americanos. O show de horrores protagonizado pelo execrável Milton Neves foi de doer, mas ao mesmo tempo é perfeitamente compreensível os altos ídncies de audiência.

O telespectador/população brasileiro(a) é de baixíssimo nível, quase analfabeto funcional. Não se trata apenas de falta de educação, é uma questão de bom senso, que ultrapassa a questão da educação formal. Não é preciso ser letrado para saber o distinguir o bom do ruim, o bem do mal.

A população gosta de porcaria, gosta de lixo, e gosta por convicção. E não adianta oferecer coisa melhor para esse tipo de população, não adianta elevar o nível da programação, porque o grosso da população gosta mesmo é de baixaria. é uma questão de opção. É gentalha que gosta de Big Brother, Zorra Total, Cidade Alerta, de novelas mexicanas, da programação inteira lixo do SBT.

Faz parte da índole da população brasileira, um povo sem ética, que gosta de levar vantagem, que mesmo tendo informação e acesso, mesmo que precário, á educação, prefere jogar lixo na rua. O brasileiro é o tipo de gente que depreda os trens e os ônibus e acha isso normal, é o tipo de gente que acha engraçado um moleque pichar um muro ou canivetar o vidro de um trem, acha engraçado um suicídio mostrado ao vivo na TV, acha normal subornar funcionários públicos e policiais. Acha normal defender as viradas de mesa nos campeonatos esportivos.

Se o povo quer lixo, tem opções de sobra atualmente na televisão.

TV sem ética, jornalismo na lata do lixo



Reproduzo mensagem que recebi, com texto da jornalista Neusa Pereira, conhecida no meio televisivo, a respeito da repugnante exibição do suicídio do PM ocorrido ontem, 10 de abril, em frente ao Palácio dos Bandeirantes, que foi fartamente explorado pelo programa Cidade Alerta, da TV Record, um monumento à baixaria, ao sensacionalismo e ao mau jornalismo:

"Nós, jornalistas,fotógrafos, artistas, pessoas enfim que, de alguma forma, lidam com a comunicação de massa neste país, não podemos deixar passar impune "o verdadeiro show de baixo jornalismo" exibido pela TV RECORD, nesta quarta-feira, 10 de abril.

Apoiada na imagem de um ser humano verdadeiramente desequilibrado - um policial fardado com uma arma amarrada na mão - a emissora mostrou até a exaustão toda a trajetória dramática que o levaria a morte. No estúdio, em off, o apresentador quase que aos berros instigava o telespectador a permanecer ligado para as cenas que veria logo adiante - aquele ser humano se matando diante das câmeras. Em "slow motion" explorou todos os ângulos de expressão do suicida.

Fez do jornalismo um palco de horrores. Quando comecei na tv globo (tempos de Mercadante, Woile, Eurico) havia um rígido código de ética que impedia que se explorasse 'coisas desse tipo'.

Sem censura mas, com diretrizes bastante claras, aprendi desde cedo que suicídio não é 'notícia'. Não é notícia para quem leva o jornalismo a sério. Não é assunto para bons profissionais. Suicídio é pauta pobre. É pauta prá quem não quer ter trabalho com a notícia. Não exige nada, exige apenas que a câmera, usada como arma dessa imprensa marrom, se direcione para a infeliz vítima. Éé jornalismo covarde!

É jornalismo que nós não podemos aceitar! É preciso desmascarar essas pessoas que nem chamo de colegas porque não o são. E aqui é preciso dar nome aos bois. Llamento muito que Luís Gonzaga Mineiro, companheiro das lutas estudantis, parceiro de discussões que ajudaram a mudar este país, contemporâneo de boa safra de jornalistas - julio, valfrido, helena, carmem e outros - tenha descambado pela rota dos miseráveis do jornalismo sem pauta. Que tenha estabelecido como princípio, a ótica da exploração da ignorância humana, que tenha optado por esse jornalismo maneta que insufla o desatino.

Que tenha optado por um jornalismo 'de beiradas'. Jornalismo 'café com leite', de 'fritar bolinhos' , um tipo de jornalismo que desrespeita, dá tapa na cara, cospe sobre todos os princípios éticos e morais construídos ao longo do tempo por gente séria, honesta, batalhadora, que é desrespeitoso...

É coisa de direita que ainda alimenta a ignorância e alienação no país. O que a TV RECORD mostrou ofende princípios.
Ofende pessoas. Amassa e joga no lixo a 'ética editorial'. Mas como falar de ética prá ouvidos mercantilistas? Como discutir seriedade, quando a direção de jornalismo dessa emissora há muito vendeu os princípios que um dia amealhou aí pelos caminhos da vida?

Quem pode pensar em consistência de trabalho quando é a reverência que manda? Quando quem manda mesmo é um 'sim senhor' na ponta da língua?

Continuo com meus princípios e não abro mão deles e é por isso que não posso deixar de desabafar. A cena do infeliz policial que a TV RECORD exibiu hoje foi vista por muita gente. Pelo menos era disso que o apresentador se vangloriava e agradecia.
em muitas casas, ali na tv, o insólito...

.Ali, em frente a tv, a família, os amigos...os filhos desse homem viam na tela transformado em "circo" o drama de um ente querido.Viram de um jeito que o sr luiz gonzaga mineiro , chefe do departamento de jornalismo da tv record, jamais verá...
se acostumou a cegueira profissional.

Hoje é apenas um homem atrás de uma mesa correndo atrás de números - de salário e ibope, os do ibope, com a saída do datena, felizmente já começam faltar. Está instalado o 'salve-se quem puder'.

Pensam que é fácil fazer bom jornalismo? Jornalismo de categoria exige pauta, pesquisa, produção. Requer investimento em pessoas, equipamentos...

Exige responsabilidade, tempo e maturidade para saber se posicionar. Exige critério e cultura. Exige coração e alma.
Exige sentimento fundamentalmente. E isso o jornalismo da tv record não tem. Ela faz jornalismo inconsequente, fraco, sem conteúdo, sem referências, sem credibilidade. É jornalismo pautado apenas na desgraça humana. Jornalismo 'casca de ovo',
irresponsável....

Que o nosso o sindicato atue contra isso, afinal, prá fazer jornalismo assim ninguém precisa ir a faculdade, nem ter diploma.
Como arma, basta uma pequena câmera; como cena, um infeliz suicida. E está feito o jornalismo dessa gente."

quinta-feira, abril 10, 2003

A inutilidade dos protestos e manifestações



Agora que a guerra acabou, fica patente uma das maiores evidências que o bando de imbecis que se intitulam pacifistas, ambientalistas, ecologistas e otários parecidos se recusam a aceitar. Não adianta protestar nas ruas, boicotar empresas americanas, pichar muros e ficar irritantemente falando de paz nas TV e emissoras de rádio. Nunca uma manifestação pacifista conseguiu alguma coisa de útil.

Passeatas das mães da Plaza de Mayo, de espanhóis contra o terrorismo do ETA, de paulistanos cariocas e colombianos contra a violência, de negors americanos contra o racismo, de pacifistas contra a as guerras do Vietnã e do Golfo, de pacifistas contra as armas nucleares, de sem-terra contra os latifundiários, todas essas ações não passam de tentativas patéticas, ridículas e inúteis.

Elas nunca produziram resultado algum. As guerras continuam ocorrendo, e cada vez mais ferozes; a violência urbana aumenta a cada dia; o ambiente continua sendo degradado; os atentados terroristas conitnuam sendo praticados; o racismo persiste. Assim sendo, concluo que passeatas e manifestações são realizadas por gente que não tem o que fazer, gente mais interessada em tumultuar do que contribuir realmente para a causa em si. É gente burra, que não sabe o que faz.

A única forma de influir nos desígnios do mundo é votando e elegendo gente séria, é pressionando no congresso e nso parlamentos. Se os ecologistas querem acabar com a degradaão ambiental, precisam eleger parlamentares ou convencer políticos de outros matizes de aus convicções. Só assim é possível alterar, mudar o mundo.

É muito mais eficaz do que parar um barco na frente de barcos baleeiros noruegueses e japoneses, arriscando-se a ser morto a tiros. Quinze dias de lobby no parlamento é muito mais útil do que uma megamanifestação em qualquer lugar ou pífias e idiotas campanhas pacifistas na TV.

Torcedor não entende de futebol


A cada dia fica patente a máxima de que torcedor não entende nada ou muito pouco de futebol. As vaias contra o bom técnico Oswaldo de OLiveira, do São Paulo, mesmo com o time ganhando de 5 a 1 contra o Gama pela Copa do Brasil, é a maior prova disso. Ou o torcedor nada sabe de futebol, ou está a serviço de interesses escusos, como frequentemente acontece.

O Rio continua refém dos bandidos



O Rio de Janeiro é uma cidade sitiada, governada por gente indecente e incompetente, para não dizer corrupta. Rosinha Matheus precisa ser deposta do governo estadual, e a União precisa intervir e decretar lei marcial para combater a criminalidade. Os cidadãos são reféns da criminalidade. Não há mais o que conversar, nem medidas inovadoras a serem implantadas. Infelizmente, só o uso da força bruta e total poderá diminuir a insegurança na cidade. Os bandidos perderam o respeito pela ordem pública, pelo governo e por todas as instituições. Não merecem outro destino que não seja a morte ou a prisão incodicional, mesmo com as graves implicações que isso poderá causar no estado democrático.

Assassinato de jornalistas em Bagdá


Não há explicação que possa convencer o mundo a respeito dos motivos das mortes dos três jornalistas no hotel Palestina, no centro de Bagdá, onde a imprensa internacional se instalou para cobrir a guerra. É bem verdade que os jornalistas sabiam o perigo que corriam, já que estavam ao lado do Ministério da Informação do Iraque. O hotel Palestina era um alvo potencial. Considero uma insanidade a permanência dos jornalistas lá e, em tese, não há muito o que lamentar o ocorrido.

Entretanto, as informações de como ocorreu o ataque mostram que houve assassinato. O líder do tanque que atirou contra o hotel afirma que tiros foram disparados de lá, embora nenhuma outra testemunha tenha ouvido os tais tiros de "franco-atiradores". Não conseguindo identificar o local onde estavam os inimigos, o tanque decidiu, memso assim, revidar os "tiros", atirando contra o 15º andar, "coincidentemente" aquele onde estavam os jornalistas da Al-Jazeera e da Reuters, dois dos veículos mais críticos em relação à guerra.

O Pentágono nao conseguiu explicar e convencer o incidente e terminou dizendo apenas que "Bagdá é um lugar perigoso". Os jornalistas foram assassinados, assim como a liberdade de imprensa está sendo assassinada pelo governo Bush e pela maioria dos jornais e TVs norte-americanos. A demissão de jornalistas que se opõem ou criticam as atitudes militares e governamentais é a maior prova disso.

A vergonha norte-americana


Final da guerra, resultado esperado, mundo pelo avesso e o "bastião da liberdade" tornando-se o vilão da humanidade. O mundo passará por tempos difíceis neste início de século 21. O fundamentalismo cristão e ultradireitista quer domina o govenro norte-americano - que provavelmente será reeleito - está sendo responsável por algumas das tragédias recentes, como o rompimento do tratado de mísseis balísticos e a recusa em aceitar o Protocolo Ambiental de Kyoto.

Bush e seu governo ultradireitista, ultraliberal na economia e extremamente restrititvo aos direitos humanos e civis, espera que o mundo diga amém a todas as iniciativas norte-americanas. Bush quer o mundo obedecendo e implantando as políticas norte-americanas, assim como os fundamentalistas islâmicos sonham com um mundo inteiro muçulmano mergulhado na Idade Média.

As atitudes agressivas do governo Bush escondem fragilidades e a falta de um programa claro de governo que satisfaça o cidadão. É um governo que esconde a corrupção e o conflito de interesses que domina a sua cúpula. Os Estados Unidos envergonham a humanidade.

quarta-feira, abril 09, 2003

Pílulas roqueiras




  • Tony Martin nos vocais e estrelas do novo álbum do Empire
  • - O ex-vocalista do BLACK SABBATH, Tony Martin, canta em todas as músicas do novo álbum do EMPIRE, "Trading Souls", que será lançado pela Lion Music no dia 22 de Abril. Além dele, a banda conta com Neil Murray (ex-WHITESNAKE) no baixo, Rolf Munkes nas guitarras, Gerald Kloos na bateria, Don Airey (DEEP PURPLE) nos teclados e a participação de Anders Johansson (ex-MALMSTEEN, atualmente no HAMMERFALL) como convidado em duas faixas.


  • Lana Lane demonstra suas influências em novo CD
  • - Este é o "Covers Collection", novo álbum de estúdio do LANA LANE, a sair em 28 de abril na Europa, trazendo uma série de covers feitas pelo grupo, a saber: "The Wall" (KANSAS)/ "Kashmir" (LED ZEPPELIN)/ "Soaring (AVIARY)/ "Hold Your Head Up" (ARGENT)/ "Innocence" (ENUFF Z’NUFF)/ "I’ll See You In My Dreams" (GIANT)/ "Don’t Try So Hard" (QUEEN)/ "Northern Lights" (TNT)/ "Still Loving You" (SCORPIONS)/ "Weep In Silence" (URIAH HEEP) e "Stargazer" (RAINBOW).

  • Muito Punk clássico em homenagem a fanzine
  • - Vai sair em julho uma compilação em CD duplo prestando homenagem ao lendário fanzine Punk "Sniffin' Glue", trazendo as seguintes faixas: "Now I Wanna Sniff Some Glue" (RAMONES)/ "Woolly Bully" (EDDIE AND THE HOT RODS)/ "New Rose" (THE DAMNED)/ "She’s My Gal" (GORILLAS)/ "White Riot" (THE CLASH)/ "I’m Stranded" (THE SAINTS)/ "Anarchy In The UK" (SEX PISTOLS)/ "Nobody’s Scared" (SUBWAY SECT)/ "Blank Generation" (RICHARD HELL & THE VOIDOIDS)/ "Your Generation" (GENERATION X)/ "Right To Work" (CHELSEA)/ "One Chord Wonders" (THE ADVERTS)/ "In The City" (THE JAM)/ "Born To Loose" (THE HEARTBREAKERS)/ "Fascist Dictator" (THE CORTINAS)/ "Incendiary Dance" (JOHNNY MOPED)/ "I Don’t Wanna" (SHAM 69)/ "Love Lies Limp" (ATV))/ "Don’t Dictate" (PENETRATION)/ "Oh Bondage! Up Yours! (X-RAY SPEX)/ "Shadow" (THE LURKERS)/ "Roadrunner" (JONATHAN RICHMAN & THE MODERN LOVERS) e "12XU" (WIRE). Virão inclusas também no pacote as catorze edições do fanzine, junto a duas outras edições especiais, nunca lançadas anteriormente.

  • Grateful Dead: novidades em LP, CD e DVD
  • - Além de ser o primeiro artista a ter seus trabalhos relançados no formato LP pela Rhino Records, que está soltando no mercado os álbuns "Live/Dead", "Workingman's Dead" e "American Beauty" em vinil de 180 gramas (os próximos a sair serão títulos do YES e T.REX), o GRATEFUL DEAD também está soltando no mercado mais uma edição da série "From The Vault", desta vez um CD quádruplo e um DVD trazendo material da turnê registrado durante uma turnê em conjunto com BOB DYLAN em 1987.


  • Raridades do Danger Danger em compilação
  • - Ao mesmo tempo em que confirmam cinco apresentações na Inglaterra, trazendo Paul Laine, Bruno Ravel, Steve West e um guitarrista ainda não definido, o DANGER DANGER oficializa o lançamento para breve da compilação "Rare Cuts", embora ainda não tenha anunciado a data exata. Vale lembrar que estes shows britânicos, junto a alguns ainda não anunciados nos EUA, serão gravados e deverão render também um CD ao vivo.

  • Nuclear Assault define tracklist de CD ao vivo
  • - Eis o tracklist do "Alive Again", CD ao vivo do NUCLEAR ASSAULT, a sair em meados do ano, trazendo de bônus uma faixa multimídia com entrevistas e trechos de uma apresentação ao vivo no New Jersey Metal Meltdown, em 2002: "Rise From The Ashes" / "Brainwashed" / "F#" / "New Song" / "Critical Mass" / "SIN" / "Betrayal" / "Radiation Sickness" / "Game Over" / "Butt Fuck" / "Trail Of Tears" e "Hang the Pope".

  • Compilação junta Deicide, Machine Head, Sepultura e outros
  • - Uma compilação um tanto quanto eclética está sendo lançada pela Roadrunner Records na Inglaterra, trazendo material de bandas com propostas bastante diferentes entre si, intitulada "Heart Of The Matter", com as seguintes faixas: "Roots Bloody Roots" (SEPULTURA) / "Spit It Out (Stamp You Out Mix)" (SLIPKNOT) / "In The Unblind" (Killswitch Engage) / "Replica" (FEAR FACTORY) / "The Height Of Callousness" (SPINESHANK) / "Through And Through" (LIFE OF AGONY) / "Rules Of Evidence" (STONE SOUR) / "Loco" (COAL CHAMBER) / "Possibility Of Life's Destruction" (SOULFLY) / "Brujerizmo" (BRUJERIA) / "Christian Woman" (TYPE O NEGATIVE) / "Unreal (Reborn Mix)" (ILL NINO) / "Modern Love Story" (GLASSJAW) / "The End Complete" (OBITUARY) / "Abigail" (KING DIAMOND) / "Wasting Away" (NAILBOMB) / "Crash Crash" (MURDERDOLLS) / "Dead By Dawn" (DEICIDE) / "Negative Creep" (MACHINE HEAD) e "Fascination Street" (CHIMAIRA).

    Inéditas do R.E.M. em coletânea




    A nova compilação de sucessos da banda americana R.E.M. trará duas canções inéditas. Uma das novas faixas será "Bad Day". Ainda não foi divulgado o título da segunda música."The Best of R.E.M." cobrirá a carreira do grupo desde o disco "Green", de 1988, até hoje. O disco chega às lojas americanas no dia 28 de setembro.


    Em entrevista ao site Launch, Michael Stipe falou sobre o novo disco da banda, que deverá ser lançado apenas em 2004. O cantor declarou que o grupo já gravou 15 novas músicas e está trabalhando em outras 10.


    "Nós já completamos um bom disco, mas queremos mais", disse Stipe. "Nós ainda pensamos em termos de álbuns completos, e não em uma coleção com um ou dois hits e outras canções menos interessantes para completar o CD".

    Gravadoras temem o lançamento dos discos de 100 horas


    Barry Fox

    New Scientist



    A indústria fonográfica condenou o lançamento de dois sistemas de gravação que permitirão que as pessoas gravem entre 320 e 100 horas de música em um único disco. Os lançamentos, oferecidos pelas gigantes da eletrônica Sony e Philips, vêm sendo encarados como um potencial paraíso para os piratas.


    "É uma idéia óbvia. Qualquer coisa que permita que as pessoas pirateiem ainda mais música, como esses lançamentos, certamente é uma péssima notícia para a indústria fonográfica", disse um porta-voz da BPI, a organização setorial das gravadoras britânicas. Os lançamentos surgem em um momento da mais grave crise para a indústria fonográfica desde o lançamento dos CDs. O download online gratuito e os sistemas de cópia de discos têm sido apontados generalizadamente como responsáveis pela queda de vendas do setor.


    O sistema da Sony empregará o método de compressão de dados ultra-eficiente já usado nos MiniDiscs para acumular 30 horas de música em formato MP3 em um único CD virgem. Os discos poderão ser executados em uma nova geração de aparelhos de som pessoais, com custo inferior a 100 libras. O sistema proposto pela Philips emprega um gravador de DVDs acoplado a um computador, e permite a gravação de até 100 horas de música em formato MP3 em um DVD virgem, que poderá ser tocado em um player de DVDs portátil.


    Que a Sony se interesse por lançar um gravador que pode tornar a pirataria mais fácil talvez pareça surpreendente, já que sua divisão Sony Music produz e vende CDs. Embora a Sony Music tenha optado por não comentar a respeito do lançamento de sua empresa irmã, Mike Tsurumi, presidente da Sony Consumer Electronics em Berlim, insiste em que a idéia faz sentido. "As empresas do setor de música precisam alterar seu modelo de negócios", alega ele.


    Um colega de Tsurumi, Simon Mori, espera que as pessoas passem a realizar o download de música em sites oficiais, pagos, das gravadoras. Um desses sites foi lançado na semana passada pelo grupo de telefonia britânico BT e 30 gravadoras (www.dotmusic.com), ainda que o preço de 1,49 libra por faixa dificilmente torne barata a compra de música sob esse sistema.


    A International Federation for the Phonographic Industry, organização setorial incansável em sua perseguição aos piratas de música em todo o mundo , ainda não anunciou de que maneira pretende reagir aos novos sistemas de gravação.


    segunda-feira, abril 07, 2003

    Mais pílulas roqueiras


  • Ao vivo de Sammy Hagar traz Anthony e Cherone
  • - Sai em 20 de maio um álbum ao vivo de SAMMY HAGAR, intitulado "Live Hallelujah", contando com a participação especial de Michael Anthony e Gary Cherone. Eis o tracklist: "Shaka Doobie"/ "3 Lock Box"/ "One Way To Rock"/ "Give 2 Live"/ "Top Of The World"/ "Deeper"/ "Why Can't This Be Love"/ "Eagles Fly"/ "Little White Lie"/ "Rock Candy"/ "I Can't Drive 55"/ "Mas Tequila"/ "Heavy Metal"/ "When It's Love"/ "Right Now"/ "Dreams" e "Hallelujah", esta último uma faixa inédita de estúdio.

  • Lee Roth regrava clássicos com ajuda de Edgar Winter
  • - E em 8 de julho será a vez do "Diamond Dave", novo solo de DAVID LEE ROTH, trazendo faixas inéditas e regravações, a saber: "Medicine Man"/ "Thug Pop"/ "Act One"/ "Slip Away"/ "Bold As Love" (JIMI HENDRIX)/ "Soul Kitchen" (THE DOORS)/ "Tomorrow Never Knows" (THE BEATLES)/ "Shu Ba Da Du Ma Ma Ma" (STEVE MILLER BAND)/ "Let It All Hang Out" (HOMBRES)/ "You Got The Blues, Not Me" (SAVOY BROWN)/ "Stay While The Night Is Young" (SAVOY BROWN)/ "Made Up My Mind" (SAVOY BROWN)/ "Ice Cream Man" (com Edgar Winter no sax e Nile Rogers nas guitarras)/ "Bad Habits" (com Edgar Winter no sax) e "If 6 Was 9" (JIMI HENDRIX).

  • Clássicos de Malmsteen são relançados
  • - Depois de relançar álbuns clássicos do Annihilator e do Savatage, a SPV agora está lançando as principais obras do guitarrista YNGWIE MALMSTEEN, como "The Seventh Sign", "Magnum Opus" e "Inspiration". Os relançamentos acontecem agora no final de abril e cada um vai contar com uma nova arte da capa, novo encarte e uma faixa bônus em cada CD.

  • Lançamentos da Frontline
  • - A Frontline promete uma tonelada de lançamentos para os próximos meses! Dentre eles destacam-se: o novo disco do Exhort, "p.r.a.Y."; o próximo trabalho do Akashic, banda do guitarrista Marcos de Ros; "O Choro", de Ricardo Parronchi, baixista da banda Destra e que neste trabalho funde rock e chorinho; o segundo álbum da banda Shining Star, do guitarrista Fábio Rocha, intitulado "Nightmare"; "From Demos To Demons" (1989-1992), que reúne as primeiras gravações do Backyard Babies; o ao vivo do Great White "Thank You... Goodnight"; "Blown", terceiro álbum da banda Deeds e que foi produzido por Steve Harris; e nada menos que cinco discos do Candlemass: "Doomed For Life – Reunion 2002", "Epicus Doomicus Metallicus", "Nightfall", "Ancient Dreams" e "Tales Of Creation". Os três últimos são duplos e trazem faixas multimídia.