quinta-feira, julho 23, 2009

Algumas decepções da semana


Semaninha bastante ruim em temos de noticiário geral. Parece que há uma conspiração cósmica para destruir a ética e a moral do bom comportamento no mundo:

  • Não bastasse o presidente Lula continuar defendendo o indefensável José Sarney na crise do Senado e aparecer abraçado ao inominável Fernando Collor na capa de todos os jornais, agora a autoridade máxima do país deu uma estocada desnecessária nos procuradores de Justiça na posse do novo procurador geral da República.


  • "Um dia vai aparecer alguém que vai achar que vocês (procuradores) são demais e propor mudanças no Congresso Nacional. Sabemso que a mudança nunca será por mais liberdade e sim por mais castramento", diz o presidente na solenidade, de forma absurda e abilolada. É inaceitável que um presidente democrata e que defende (como sempre defendeu) a democracia pronuncie tamanha barbaridade.


  • O presidnete do Senado, José Sarney, surge em uma série de gravações, reproduzidas fielmente pelos jornais, participando ativamente dos "atos secretos" de nomeações de parentes que não trabalham (por que será que eu não me surpreendo com isso?). Ninguém fala em defenestração desse ser humano infeliz do Senado. Pior, só se fala na operação de salvamento capitaneada pelo Palácio do Planalto.

  • Não param de surgir em colunas políticas em jornais e na internet informações de que Dilma Roussef, eventual candidata do PT a presidente em 2010, trocaria o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, se pudesse. Logo ela, uma mulher inteligente, capaz e determinada, com esse pensamento jurássico e retógrado - se isso for realmente verdade, claro. Quero crer que ela seja inteligente o suficiente para não investir contra o que há de melhor e mais responsável no governo Lula.


  • Mais dez carros apreendidos pelo Ciretran de São Bernardo foram despejados ao longo da avenida Armando Italo Setti, nas proximidades do 1º Distrito Policial. É vergonhosa a transformação do local em um cemitério de carcaças de carros. E é vergonhoso que ninguém tome providência em relação a isso. Não vejo vereadores protestando, não vejo manifestação da prefeitura.


  • Caetano Veloso, cada vez mais irrelevante artisticamente, insiste em defender que tenha dinheiro público no financiamento de suas turnês, em entrevista na Folha de S. Paulo. Ele acha normal um artista de grande aceitação de público (infelizmente, porque sua obra é pífia) receber incentivo fiscal do governo, benefício esse que deveria ser estendido a artistas sem condições de financiamento. E o assunto repercutiu pouco, tanto que o Ministério da Cultura - cujo ministro é amigo do cantor - nem cogita revisar tal medida. Deplorável.


  • A Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a liderança tucana de José Serra, e a prefeitura de São Paulo, do tucanado Gilberto Kassab, só se mexeram depois que o Jornal da Tarde e depois da TV Globo fizeram uma série de denúncias sobre o tráfico e o consumo de drogas a céu aberto e de dia na Cracolândia, no Centro da Capital. É o cúmulo da ineficiência e da incompetência.


  • Como incompetência pouca não chama a atenção, a PM tucanada continua não fazendo o seu trabalho ao não desobstruir ruas e avenidas bloequadas por manifestantes em toda a Grande São Paulo, prejudicando milhões de pessoas.