sexta-feira, abril 19, 2002

Mais crueldade na Palestinha



Fotógrafo palestino segura o corpo de sua filha doente de 5 dias; a ambulância teve problemas para chegar a casa, a menina morreu a 4 Km do hospital em Nablus. Mais uma bondade do estado assassino de Israel. O consolo é saber que os israelenses jamais terão paz.

A volta de Siouxsie


Os anos 80 estão sendo exumados... essa notícia é do UOL:

A banda Siouxsie and the Banshees se reuniu novamente depois de sete anos para uma série de shows nos Estados Unidos, informou o site Launch. A primeira apresentação aconteceu na quarta-feira (17), em Washington. O grupo se apresentará ainda em Nova York (dia 19), Chicago (dia 21), San Francisco (dia 25) e na California, onde toca no Coachella Festival (dia 27).

A reunião traz a vocalista Siouxsie, o baixista Steve Severin -ambos da foramação original do grupo, em 76- e o baterista Budgie, que entrou para o grupo em 79. Atualmente, Siouxsie e Budgie -que são casados-, tocam no grupo Creatures.

Não basta ser machista, tem que ser grosso...


Essa piada eu recebi pela internet do venerável presidente do Clube dos Canalhas, Ubiratan A. Miranda. É totalmente escrota
e politicamente incorreta ao extremo, mas é muito boa e engraçada. Já antecipado aos protestos, não quero perder a piada...


1) O que você diz pra uma mulher com dois olhos roxos?
R: Nada, você já falou duas vezes.

2) Se sua mulher fica vindo da cozinha toda hora pra te xingar, o que você fez de errado?
R: Errou no comprimento da corrente da coleira.

3) Como transformar uma gatinha num elefante?
R: Case com ela.

4) Porque mulher tem pés pequenos?
R: Pra encaixar melhor embaixo da pia e fogão.

5) Como saber se uma mulher vai dizer algo inteligente?
R: Quando ela começa dizendo "uma vez um homem me disse..."

6) Se seu cachorro está latindo no quintal e sua esposa gritando no jardim, quem você deixa entrar primeiro?
R: O cachorro, claro, ele vai calar a boca assim que entrar.

7) Como se chama uma mulher que perdeu 95% da inteligência?
R: Divorciada.

8) E finalmente... Nossa última briga foi culpa minha... ela perguntou "que tem na TV?"
R: E eu respondi "Pó!"

DOMINAÇÃO 2:

"Nem todas mulheres se realizam no fogão. Muitas só encontram a felicidade no tanque."

"A melhor prova de que Deus é homem é que se ele fosse mulher não faria a terra, o sol, o universo... Ficaria apenas sentado dando palpites."

"Os homens são os responsáveis por 99% dos acidentes de carro, pois emprestam a chave para suas mulheres."

"Mulher pequena é o ideal: dos males o menor!"

"Sabe quando a mulher vai conseguir conquistar um lugar ao sol?
Quando inventarem cozinha com teto solar."

"Por que a mulher não tem necessidade de aprender a dirigir? Porque da cama à cozinha não é preciso ir de carro."

"Por que a Estátua da Liberdade é mulher? Porque precisavam de uma cabeça oca para o mirante."

"Qual é a parte mais comprida do corpo de uma mulher? O cabo da vassoura."

" Viu a última câmera fotográfica japonesa? É tão rápida que pode fotografar uma mulher com a boca fechada."

quinta-feira, abril 18, 2002

Blues na veia


Robert Cray e Jeff Healey tocam juntos em São Paulo nos dias 11 e 12 de maio no Credicard Hall. As coisas estão melhorando em relação aos shows internacionais que estão rolando por aqui. Os dois guitarristas, o primeiro norte-americano e o segundo, canadense, são excelentes e representam o que há de melhor no blues atual. Imperdível.

Charlatans e Malkmus, duas porcarias no péssimo Abril Pró-Rock


Duas autênticas porcarias pop da Inglaterra e Estados Unidos desembarcam em São Paulo e em Recife neste mês para tocar no igualmente porcaria Abril Pró-Rock: The Charlatans e Stephen Malkmus (ex-Pavement). O primeiro é uma bandinha underground de Manchester e faz um roquinho insosso com guitarrinhas sem peso nem força. Já o segundo é um chato, com letras depressivas e músicas prá lá de comuns. Nada mais adequado para tocar em um festival dos mais constrangedores que existem na face da Terra, que é o Abril Pró-Rock. Os organizadores são mestres em reunir, todos os anos, a maior quantidade de artistas péssimos em um memso festival, sejam eles nacionais ou gringos. Apesar de péssimo, é melhor do que nada (será mesmo?????).
Leia mais detalhes aqui.

Reunidos, Sex Pistols fazem show em julho


Os Sex Pistols vão voltar a se apresentar ao vivo, mas não durante as comemorações do jubileu de ouro da rainha Elizabeth. O grupo punk, foi parar na cadeia 25 anos atrás, durante o jubileu de prata, quando foi lançada música God Save the Queen, marcou o novo show para 21 de julho, num ginásio londrino a ser definido. A banda vai divulgar o relançamento da música que esculhambava com a rainha e um disco de grandes sucessos. De acordo com a assessoria de imprensa dos Sex Pistols, eles simplesmente não estavam com vontade de tocar no mesmo fim de semana do jubileu de ouro, no dia 3 de junho.

Candidato à Fifa quer roubar vaga da América do Sul


O candidato à presidência da Fifa Issa Hayatou, que é de Camarões, afirmou hoje que irá abrir uma vaga permanente nos próximos Mundiais para Oceania em detrimento da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), caso seja eleito. Esse sujeito, que é um desqualificado e um nojento, quer não só acabar com a repescagem entre o quinto colocado da América do Sul e o da Oceania como retirar a quarta vaga dos sul-americanos e dá-la para uma repescagem entre América Central e Europa.

Segundo esse vagabundo, a atual divisão é injusta. "Atualmente há uma injustiça. Existe um continente que tem apenas dez países [América do Sul] e tem cinco representantes na Copa. Seja qual for a força do futebol deste continente, creio que é injusto", afirmou Hayatou. Se ele ganhar a eleição, a nova distribuição das vagas à Copa ficaria da seguinte forma: Europa teria 13,5; África, 5; Concacaf, 3,5; Conmebol, 3, Oceania, 1, e Ásia, 5. A outra seria do país sede da competição.

É simplemente lamentável que um idiota desse pregue isso com fins puramente eleitoreiros. Vai sacrificar a quallidade do evento para agradar aos eleitores. A América do Sul tem oito dos 16 títulos mundiais; a Ásia nunca passou para a terceira fase com os times do extremo-oriente e Oriente Médio, a mesma coisa a África. América Central, então, nem se fala. Hayatou vai destruir o futebol e precisa ser derrotado.


Roubo dentro do Olympia


Lamentável o roubo que ocorreu no Olympia nesta semana durante o show de Ivete Sangalo. Enquanto as pessoas dançavam na pista, um bando, desarmado, furtava bolsas e celulares das mesas. A segurança da casa, incompetente, não conseguiu pegar os caras, mesmo em uma casa fechada. Por isso é que o Credicard Hall, o Tom Brasil e o Via Funchal dão de 10 no Olympia, que merece falir por isso. Leia mais aqui.

quarta-feira, abril 17, 2002

Desemprego no jornalismo à vista

O texto abaixo eu retirei do Hapax Legomenon:

Enfim chegou o software que todo patrão de imprensa queria. Um grupo de cientistas da Universidade de Columbia (EUA) criou um programa capaz de procurar, editar, resumir e reescrever informações encontradas na Internet.

O Newsblaster foi desenvolvido para pesquisar conteúdos na Internet. O resultado foi tão promissor que modificaram o programa para compilar informações.

O único porém está no fato de que o Newsblaster ainda não consegue trabalhar com dois pontos-de-vista sobre o mesmo assunto. Ainda não foi ensinado a ouvir a fonte e o outro lado. No fundo, o que muito patrão sempre quis.

Salários atrasados no Corinthians


Sinal amarelo no Cortinthians. Os salários continuam atrasados e a coisa pode piorar bastante nas quatro competições em que permanece na disputa. Leia aqui. Informações não confirmadas dão conta de que o Palmeiras teria problemas parecidos, embora contornados a tempo. Será que o Rio é aqui e não sabemos?

Empate sem graça


Um empate meio sem graça contra Portugal, mas a seleção brasileira evoluiu. Começa a ter cara de seleção. Acho apenas que faltou revidar as entradas violentas e as provocações dos portugueses.

Sammy Hagar e David Lee Roth fazem turnê juntos


Agora é sério. Sammy Hagar e David Lee Roth anunciaram hoje em entrevista coletiva nos Estados Unidos que farão uma tur^nê juntos a partir de 29 de maio pelos Estados Unidos. Os dois são ex-vocalistas do Van Halen (uma das grandes bandas de rock da história) e até há pouco tempo eram inimigos, pois Hagar substituiu Roth na banda em 1986 e acabou sendo duramente criticado pelo primeiro vocalista do Van Halen. Leia mais detalhes aqui.

Bad Company Lança CD ao vivo





Os veteranos do BAD COMPANY vão lançar agora no dia 21 de maio o "In Concert - Merchants Of Cool", que retrata diversos shows ocorridos no início do ano durante apresentações do grupo em Denver, Colorado e na Califórnia, e que virá em três formatos distintos: CD, DVD e VHS. A versão em CD, cuja capa pode ser vista ao lado, trará duas faixas inéditas de estúdio: "Joe Fabulous" e "Saving Grace"; já o VHS e o DVD vão mostrar a participação especial de Slash (ex-Guns N'Roses) e de Neal Schon (Journey), e o DVD virá com a versão de "Joe Fabulous", além de várias cenas de bastidores e entrevistas com diversos artistas ligados à banda, tais como Mick Jones (Foreigner), Tommy Shaw (Styx), Glenn Hughes (Deep Purple), Howard Leese (Heart) e outros.
O Bad Company é formado atualmente por Paul Rodgers nos vocais, Simon Kirke na bateria, Dave Colwell na guitarra e Jaz Lochrie no baixo.

Coletânea de Roger Waters terá faixa inédita


O ex-líder do Pink Floyd, Roger Waters, vai aproveitar o revival gerado pelo lançamento de uma caixa de maiores sucessos do grupo, no ano passado, para impulsionar sua carreira-solo. O músico está atualmente fazendo uma turnê mundial (que passou pelo Brasil em março) e vai lançar, em maio, a compilação "Flickering Flame - The Solo Years, Volume 1", com faixas de discos como Amused to Death, Radio Kaos e In the Flesh. Ele também está incluindo uma faixa inédita (um cover de Knockin´ on Heaven´s Door, de Bob Dylan) e a música Lost Boys Calling, da trilha sonora do filme A Lenda do Pianista do Mar.

terça-feira, abril 16, 2002

Briga fere uma estudante em show do Krisiun


Fim-de-semana trágico em Brasília no show da ótima banda brasileira Krisiun, uma das melhores do mundo no estilo death/black metal. Uma estudante de 19 anos foi esfaqueada em frente ao palco antes do show. Leia mais detalhes do caso aqui. Parece que a garota foi atacada por integrantes de uma banda de death metal irritados por causa de uma crítica feita pela estudante, que mantém um site sobre rock pesado.

Acho que a notícia por si só já encerra um absurdo tremendo. São fatos nojentos como esse que fazem com que o heavy metal seja tachado de ritmo de baderneiros e gente violenta. A cena metaleira de Brasília mostrou com isso que é nojenta e abjeta. Não merece rfeceber shows de porte.

Raridades do Saxon em CD duplo


"Coming To The Rescue" é o nome do álbum de raridades do Saxon, grande banda inglesa de heavy metal, que traz num CD duplo material de estúdio e ao vivo; o primeiro CD é dedicado às primeiras sessões de estúdio da banda, datadas de 1975, além de diversas faixas ao vivo; já o segundo retrata um show no Castle Donington, que por sinal foi editado separadamente. Nada do que está nesse trabalho é novidade, tudo já foi editado em CD, principalmente as músicas raras do primeiro CD, relançadas no ano passado em um CD simples chamado "Nuggets". As músicas:

CD 1 - Stallions Of Highway (ao vivo)/ Midnight Rider (ao vivo)/ Frozen Rainbow (ao vivo)/ Turn Out The Lights/ Coming To The Rescue/ See The Light Shining/ Stand Up And Be Counted/ Freeway Mad (Part 2)/ Ann Marie/ Lift Up Your Eyes/ Street Fighting Man/ Still Fit To Rock N Roll/ Big Teaser e Frozen Rainbow.

CD 2 - Motorcycle Man/ Still Fit To Boogie/ Freeway Mad / Backs To The Wall/ Wheels Of Steel/ Bap Shoo Ap/ 747 (Strangers In The Night)/ Stallions Of The Highway e Machine Gun.

Rush confirma turnê norte-americana


Confirmada oficialmente uma turnê norte-americana do RUSH, a se iniciar em 28 de junho, e com término previsto para o dia 21 de agosto, com o objetivo de divulgar seu novo CD, o "Vapor Trails". De acordo com o vocalista e baixista Geddy Lee, a banda está montando o repertório, que deverá conter material de todos seus discos. Vale lembrar que desde 1997 o Rush não toca ao vivo.

A bobagem do RPG


Uma reportagem intersssante e hilária ao mesmo tempo saiu ontem no suplemento Folhateen, da Folha de S. Paulo, a respeito da febre dos RPG (role-playing game), jogos que envolvem interação e que não seguem regras fixas, entre outras características. A reportagem fala do assassinato de uma estudante em Ouro Preto durante um desses jogos no ano passado. O corpo dela foi achado em um cemitério, onde seu grupo (cinco rapazes e duas moças, todos devidamente indiciados) jogava.

A questão é hilária porque muitos grupos não apenas se satisfazem em jogar (seguindo as histórias por um livro) como fazem encenações para aumentar a dramaticidade e a interatividade. O grupo de Ouro Preto, um bando de doentes, "aparentemente confundiu realidade e imaginação", segundo um delegado e um pisquiatra, e praticou o assassinato como se fosse um ritual. Fica claro que os praticantes daquele grupo eram doentes, mas também criminosos, e precisam ser encarcerados, pois há enormes evidências de que um dos integrantes é o assassino, com a ajuda e conivência dos outros.

De qualquer forma, o RPG é uma grande bobagem e seus adeptos não passam, em sua totalidade de idiotas, crianças crescidas que têm medo de enfrentar um palco ou uma companhia de teatro. Claro que o assassinato em Ouro Preto é uma exceção dentro do universo RPG, mas isso não muda a situação: o jogo é uma grande bobagem. Bons tempos aqueles em que era divertido jogar coisas mais interessantes e inteligentes, como War, Banco Imbiliário, Detetive, Batalha Naval...

Pílulas esportivas


  • Jardel chora
  • - O artilheiro do Campeonato POrtuguês continua choramingando porque está fora, com justiça, da Copa do Mundo. Chega de grosso na seleção. Já não bastam Cris e as excrescências Tinga e Eduardo, inventados pelo Felipão?

  • Vermelho de vergonha
  • - Os jogadores que vão disputar as semifinais do Torneio Rio-SP deveriam se envergonhar ao entrar em campo tendo com critério de desempate os cartões amarelos e vermelhos. De longe esse é o maior absurdo admnistrativo dos últimos tempos. Agora o juiz, diante de sua interpretação, pode até mesmo decidir uma classificação ao aplicar um cartão amarelo no último minuto. Ficará mais fácil roubar.

  • Vermelho de vergonha 2
  • - O STJD continua rasgando as rfegras do futebol e deu ganho de causa ao Vasco na questão do jogador irregular escalado contra o CSA há duas semanas. O regulamento do CBDF, o código brasileiro disciplinar do futebol, diz que o Vasco teria de ser eliminado da Copa do Brasil. Isso não foi respeitado e o STJD, integrado por mafiosos e por uma quadrilha de bandidos, lesou o CSA e o futebol. A vitória no Tribunal foi apertada, 3 a 2, o que mostra que há dúvidas solenes a respeito da decisão. Lamentável.

  • Proer do futebol
  • - Carlos Alberto Montenegro, dirigente do Botafogo carioca, quer um Proer para os clubes grandes endividados do futebol. "Os bancos não tiveram o seu Proer (ajuda do governo federal)? Por que não podemos ter também? Exercemos uma função social." Sem maiores comentários...

    segunda-feira, abril 15, 2002

    Saques não podem ser tolerados


    Um bando estimado em 2.000 pessoas saqueou hoje um depósito da Ceasa carioca que pegou fogo no final de semana. Apenas 30 policiais militares guardavam o local. Houve PMs feridos. O saque foi uma ação das mais nojentas perpetradas pela população brasileira nos últimos tempos. Por mais que a situação esteja complicada (e não é o caso do Brasil no momento), nada justifica o saque. A mesma coisa na onda de saques promovida pelos criminosos do MST no Nordeste em 1998. O saque é o primeiro passo para a barbárie e para a completa destruição da sociedade. A PM carioca deveria ter agido com mais energia, inclusive sem temor de provocar mortes nos saqueadores.

    O pior Palmeiras da história


    O grande amigo e palmeirense marcelo Tadeu Lia achou isso no site do Milton Neves. Sem dúvida nenhuma, é o pior Palmeiras de todos os tempo.

    Desperdício de talento


    Acaba de chegar às livrarias a primeira biografia brasileira séria do grupo de rock norte-americano Nirvana, considerado o mais importante do movimento grunge e dos anos 90. "Kurt Cobain: Fragmentos de uma Biografia", da editora Conrad, foi escrito pelo jornalista Marcelo Orozco, reconhecido como um dos bons críticos musicais da imprensa brasileira. O trabalho partiu de uma premissa interessante: fazer uma biografia baseada na análise das letras de todas as músicas escritas (lançadas ou não) por Cobain, que se suicidou em 1994.

    Quem já leu disse que o trabalho é bom. Não duvido, já que Orozco é tido como bom profissional e dono de texto refinado e de um rigoroso processo de apuração. Conheci-o quando trabalhei na Folha de S. Paulo. Ele foi por anos repórter e editor-assistente de Esporte do extinto Notícias Populares.

    Só lamento que ele, bom jornalista, tenha dispendido tanto tempo e desperdiçado seu talento em busca e análise de informações sobre uma banda ruim, que não merece tal distinção. O Nirvana foi uma banda ruim, com músicos ruins (que não sabiam tocar) e composições muito ruins.

    Porque decidi apoiar os palestinos


    Ariel Sharon, o primeiro-ministro assassino de Israel, está conseguindo. Se existia alguma possibilidade de haver simpatia pelos israelenses fora dos meios judaicos no mundo, hoje não há mais. A repressão aos palestinos em Gaza e na Cisjordânia foi longe demais e não há argumento que a justifique, nem mesmo os homens-bomba que estão dizimando israelenses em Jerusalém, Haifa e Tel-Aviv. Esses terroristas só existem por causa do racismo e da intolerância dos judeus, que sempre trataram os palestinos como sub-raça, subumanos.

    A resposta é um número cada vez maior de atentados e de israelenses inocentes mortos em seu próprio território, assim como morrem diariamente palestinos inocentes em Gaza e na Cisjordânia. Pior: nesses lugares os inocentes estão tendo suas casas demolidas por tanques de guerra. Uma violência ímpar contra uma população civil desde as atrocidades da guerra dos Bálcãs dos anos 90.

    Por mais repúdio que eu tenha pelos terroristas palestinos árabes e pelos nojentos governos árabes que pregam o terrorismo e o fim de Israel, com a consequente eliminação dos judeus do Oriente Médio, passo a considerar o estado israelense como um estado terrorista, e muito mais perigoso do que qualquer organização terrorista.

    Israel é um país fascista e terrorista e merece ser execrado pelo mundo. Os ataques que está sofrendo não devem ser tão lamentados quanto os que atingem os palestinos. Sempre condenei igualmente os dois lados nessa questão, sempre achei palestinos-árabes e israelenses igualmente culpados pelo conflito. Entretanto, as decisões dos últimos anos tomadas pelo governo israelense (reflexo do estado de espírito de sua população) não deixam a qualquer alternativa a um cidadão de bom-senso em qualquer parte do mundo: a causa palestina precisa ser apoiada.

    A Igreja Católica é uma máfia e está prestes trocar de gângster no comando


    A máfia católica, representada pelo Vaticano, está prestes a trocar o chefe da quadrilha. João Paulo II está muito doente e o conselho da Cosa Nostra já está preparando seu sucessor, que deve ser um italiano, mas pode ser um bispo nigeriano e até mesmo um brasileiro, d. Cláudio Hummes, que é o chefe da máfia aqui em São Paulo. Seja quem for o escolhido, será um bandido e criminoso do mesmo naipe de João Paulo II, um canalha como quase todos os bispos, cardeais, padres e papas.

    A Igreja Católica, como organização política (e criminosa) é um exemplo de longevidade se for comparada com qualquer coisa nessa vida, com qualquer tipo de organização humana. Existe há 2.000 anos e consegue sobreviver às maiores intempéries e tumultos históricos. Já teve nenhum poder e todo o poder do mundo. Continua forte e influente, em que pese seus revezes ao se opor à modernidade e aos avanços da ciência. Perde cada vez mais fiéis e perde peso político de forma progressiva, mas ainda assim continua firme.

    Não posso deixar de admirá-la por esse aspecto, mas a essência não muda: é a maior organização criminosa da história e o papa não passa de um gângster que chefia essa máfia nojenta, que se apoderou (e distorceu) dos pensamentos de Jesus Cristo (que foi um dos maiores filósofos e pensandores da humanidade) para se expandir.

    Música (???) eletrônica é um lixo


    Alguém, algum dia, disse a um DJ de casa noturna que fica fazendo barulho em uma pick-up (toca-discos) era um artista. O imbecil acreditou. Alguém, algum dia, acreditou que a música (??) eletrônica, em suas inúmeras (???) variações, era música. E tem um bando de retardados, milhões deles, que acreditam nisso.

    A dita música eletrônica, qualquer que seja, é um lixo e merece ser desconsiderada. Ninguém sério e inteligente pode gostar de um monte de barulhinhos feitos por computador possa ser considerado música. Nenhum aficcionado dessa porcaria consegue dizer o nome de ao menos três "artistas" do gênero.

    Para completar, um bando de gente-lixo do exterior virá ao Brasil recebendo cachê para "tocar" em um dos eventos culturais mais nojentos da história brasileria, o tal Skol Beats Festival. Um bando de gente nojenta fazendo "música" para gente igualmente nojenta que aprecia tal coisa. É lamentável, e o cerco se fecha: pagode escroto, MPB cabeçuda da pior espécie, breganejo nojento, axé lixo, funk execrável...

    Torneio São Paulo


    Ficou claro que o Torneio Rio-São Paulo é na verdade um torneio paulista mais seleto. Os cariocas ficaram pelo meio do caminho e mostraram que o futebol do Rio, infelizmente, está acabando, e de forma muito rápida. Parabéns à quadrilha liderada por Eurico MIranda, Caixa D'água e outros bandidos.

    Fora Luxemburgo


    O técnico do Palmeiras conseguiu perder a primeira colocação do Torneio Rio-SP após escalar um "mistão" contra a Ponte Preta ameaçada de rebaixamento. Apostou em jogadores ruins como Adauto, Taddei, Leonardo e outras sandices para poupar alguns titulares. Agora será obrigado a fazer duas duríssimas partidas contra o São Paulo, quando poderia jogar com imensa ventagem com o São Caetano, que já não é mesmo de antes. Luxemburgo já era e precisa abandonar logo o Palmeiras.

    O desastre venezuelano


    Verdade seja dita, foi uma das coias mais sensacionais dos últimos tempos a reviravolta política na Venezuela. Depois de mais um costumeiro golpe de Estado latino-americano, eis que o presidente apeado do poder, Hugo Chávez, ele mesmo o ex-militar golpista na década de 90, volta triunfante ao poder 48 horas depois de um efetivo golpe militar bancado pela elite econômica do país. Realmente, realmente, um feito extraordinário.

    Entretanto, golpe e contragolpe mostra de tal modo a fragilidade política venezuelana que é de se temer por seu futuro. Resta a pergunta: o país estará melhor ou pior com Chávez? Não há resposta para isso. O fato é que Chávez é um péssimo presidente, populista, demagogo e mentiroso, incapaz e incompetente, um ignorante que chegou ao governo do país sem projeto politico. Deve ter achado que era Deus e que iria consertar o país com sua retórica vazia e estúpida, inspirada em Fidel Castro, o cubano que não se cansa de afundar cada vez mais seu país.

    O desemprego na Venezuela aumentou brutalmente nos três anos de governo Chávez, assim como a pobreza absoluta. Sua política econômica é inexistente e sua política externa é um desastre. Não bastasse isso, a elite político-econômica venezuela é o que há de pior em termos de seres humanos na face da Terra. Nãó poderia ser pior. A Venezuela é a Argentina de amanhã.