sexta-feira, novembro 08, 2002

Projeto Igor já tem site


O Projeto Igor, banda de um homem só, já tem o seu site. O Projeto Igor é capitaneado por Leãdro Wojak, também conhecido como Leandro Wojakoski. É dele a pena que escreve no blog Hapax Legomenon.

Misturando rock alternativo com folk, o Projeto Igor surge como uma luz no fim do túnel da atual música brasileira, que é paupérrima, dependendo de porcarias como Max de Castro, Otto, CPM 22 e os pagodes/sertanejos/axés lixos que sempre dominaram a cena. Mais do que um projeto musical, o projeto deve ganhar as páginas da mídia devido ao seu interessante conceito e à boa qualidade das letras.

Hall of Fame do Rock anuncia seus novos membros



As bandas inglesas The Police, The Clash e Elvis Costello and The Attractions vão entrar para a Rock and Roll Hall of Fame. A galeria faz em 2003 sua 18ª cerimônia anual de aceitação de astros. Além deles, os australianos do AC/DC e The Righteous Brothers também foram indicados. Como é muito freqüente nas cerimônias de entrada na Rock and Roll Hall of Fame, podem acontecer reagrupamentos não amistosos. Especialmente no caso do The Police e do The Clash, que se separaram sob tensão. A cerimônia vai ser realizada em 10 de março do ano que vem em Nova York.

quinta-feira, novembro 07, 2002

Brasil Metal Union 2002


Já foram selecionadas as bandas que farão parte do Brasil Metal Union 2002, que acontecerá nos dias 14 e 21 de dezembro, na casa Led Slay, em São Paulo. Estarão se apresentando: Eterna (SP), Tuatha De Danann (MG), Fates Prophecy (SP), Hangar (RS), Symbols (SP), Steel Warrior (SC), Monster (SP), Sagga (SP), Drowned (MG), Antidemon (SP), Dragonheart (PR) e Glory Opera (AM). Foram destinadas uma vaga para um representante do metal extremo e outra para uma banda de metal cristão dentre aqueles mais votados em seus respectivos estilos, independentemente de sua colocação na votação geral. As bandas foram escolhidas pelo público, através de votação on line.

Simpsons são o mais puro rock



Definitivamente os Simpsons são rock'n'roll. Há 14 anos eles fazem sucesso. Há 14 anos eles aparecem ao lado de políticos, personalidades americanas e internacionais e astros do rock, como Who, Red Hot Chili Peppers, Aerosmith, Smashig Pumpkins, Ramones e Paul McCartney. Após 14 anos, Os Simpsons, desenho animado de maior sucesso no mundo desde aos anos 90, fazem parte da história do rock, garante a edição especial da revista Rolling Stones, nas bancas dos EUA ainda este mês.


São três capas. Entre elas, a recriação da famosa capa Abbey Road, histórico disco dos Beatles de 1969, com Homer, Marge, Bart e Lisa nos lugares de Jonh, Paul, Ringo e George. No domingo, dia 10, estréia a nova temporada do desenho nos EUA. Nela, Homer vai parar em um acampamento de rockstars; os intrutores são Mick Jagger e Keith Richards (dos Rolling Stones), Elvis Costello, Tom Petty, Lenny Kravitz e Brian Setzer (ex-Stray Cats).

A defesa da liberdade expressão - 2


CORREIO SOB CENSURA
Carta aberta dos jornalistas do Correio Braziliense




A carta abaixo está assinada por 151 jornalistas, fotógrafos, estagiários, artistas gráficos, diagramadores e auxiliares administrativos da redação do Correio Braziliense:

É, sim, a mais profunda indignação que nos move a escrever essa carta. É, mais ainda, a certeza de que há quase nove anos o Correio Braziliense tem feito jornalismo da melhor qualidade, reverenciado pela criatividade e ousadia, tantas vezes premiado, em praticamente todas as editorias, de turismo a política, de esportes a economia. Até quando erramos feio fomos premiados. Porque assumimos o erro em manchete de primeira página, gesto inédito no jornalismo brasileiro.


Nesses tantos anos de jornalismo de verdade, os repórteres do Correio rodaram centenas de milhares de quilômetros dentro do Distrito Federal. Conhecemos os dramas, as dificuldades e as conquistas dos brasilienses de todas as classes sociais. Perscrutamos, dia a dia, a vida da cidade criada por Juscelino, Lucio Costa e Oscar Niemeyer. Repórteres, a maioria muito jovens, recém-saídos da universidade, saem às ruas de peito aberto, de segunda a segunda, para ver, ouvir, perguntar, perguntar de novo e relatar os movimentos, as angústias e as vitórias desta cidade igualmente tão jovem. Jornalismo é isso. Ver, ouvir e contar para quem não pôde ver nem ouvir em tempo real o movimento da cidade, do país, do mundo.


Podia ser simples assim, não fossem os muitos interesses obtusos de quem quer cegar e calar o jornalismo genuíno. Faz tempo que nós, jornalistas do Correio, sofremos diariamente insinuações, ameaças, agressões no exercício diário da reportagem. Nada não. Não somos os primeiros, não somos os únicos, e jornalismo se faz assim mesmo – na contramão de quem quer ficar impune. Nada disso nos faz diferentes nem heróis. Corremos o mesmo risco que todos os brasilienses, o de perdermos, definitivamente, o privilégio de morar numa cidade planejada, moderna, de altos índices de qualidade de vida. De podermos respirar o ar puro da pluralidade democrática, da convivência civilizada entre pensamentos divergentes, da disputa sadia de idéias e projetos.


A despeito de todos os defeitos que o Correio Braziliense possa ter – porque erramos, sim; talvez tenhamos errado na dose, errado no tom, errado no jeito –, a despeito de todas as nossas falhas, este jornal transmite as ondas da cidade; aonde Brasília vai, nós vamos atrás. Tem sido assim há mais de 27 mil edições, das mais alvissareiras, como quando um time de Brasília, o Brasiliense, disputou pela primeira vez a decisão de um torneio nacional (Copa do Brasil) ou quando saímos às ruas aos milhares para pedir a paz no trânsito e fomos pioneiros no respeito à faixa de pedestre. Às mais dramáticas, como quando jovens de classe média puseram fogo num índio ou mataram João Cláudio Cardoso Leal a pancadas.


Às vésperas de um dia decisivo para a plenitude democrática deste país, temos medo da derrota. Corremos o risco de perder o gravador, a caneta, a máquina fotográfica, os olhos e os ouvidos da Brasília que a gente tanto gosta e que elegemos como a nossa cidade. Isso porque anunciam-se mudanças na presidência e na direção do jornal. Estamos fraturando, neste momento, a secular idéia de que jornalista não se une a patrão. Fazemos essa ruptura sem nenhum temor. Porque ao longo dessas quase três mil edições, o Correio Braziliense deu provas de que faz jornalismo independente, de que denuncia, investiga, escancara, recua quando necessário, enaltece, festeja, critica, lança mão de todas as ferramentas da democracia.


E disso bem sabem os leitores deste jornal. Que se recorra aos mais de três mil e-mails e centenas de telefonemas recebidos desde que a redação foi invadida por um oficial de Justiça para censurar a edição de quinta-feira passada. Nesse mesmo dia, o presidente dos Associados e do Correio Braziliense, Paulo Cabral de Araújo, e o diretor de Redação, Ricardo Noblat, anunciaram o afastamento de seus cargos a partir de 1º de novembro. O que significa pôr em risco a continuidade desse projeto. É tudo o que não queremos, é tudo o que Brasília não quer, e dizemos isso sem o risco do exagero ou do ufanismo. Dizemos isso sustentados no vigor das palavras dos milhares de leitores que escreveram ou ligaram para a redação nos dois últimos dias.


Não é mérito nosso. É nossa função. Ganhamos para isso, nos formamos para isso, aprendemos no dia a dia que é assim que se faz jornal. Essa cidade tão moça ainda não forjou publicações independentes e soberanas, capazes de sobreviver à margem dos interesses abjetos deste ou daquele grupelho político. Por isso, o Correio Braziliense ganha um lugar tão fundamental para a oxigenação das idéias, dos debates, do pensamento de Brasília.


Uma cidade muda se não quiser se tornar muda.


E nós, brasilienses por nascimento e por afeição, sabemos que não é fácil entender essa cidade tão peculiar. O projeto editorial inaugurado em fevereiro de 1994, que jogou os releases no lixo e aposentou o discurso burocrático e oficioso, corre perigo.


A linha editorial deste jornal conseguiu um feito raro na história de dignidade da imprensa na capital, conseguiu autonomia. Manteve-se íntegra mesmo quando irritava o poderoso de plantão. Anulou a prosmicuidade das amizades aduladoras, muitas vezes mescladas com dinheiros ou cargos. Era a famigerada imprensa chapa-branca. O atual jornalismo praticado pelo Correio Braziliense se livrou de tudo isso – e não foi fácil, era um hábito incrustado nas máquinas de escrever.


Em nome dos quase três mil leitores que mantiveram contato com a redação nos dois últimos dias, e dos silenciosos porém igualmente angustiados com a hipótese de perdermos a força de nossa voz, nós, jornalistas do Correio Braziliense, lançamos esse manifesto aberto a toda Brasília. Não podemos lançar no abismo essa imprescindível conquista de cidadania. Queremos assegurar que o projeto editorial tão premiado e aplaudido continue.

Brasília, 26 de outubro de 2002

A defesa da liberdade de expressão - 1


Fazia tempo que não lia nada do bom jornalista Hélio Schwartzman, da Folha de S. Paulo. Como articulista da Folha Online e do próprio jornal, ele destila sempre um texto polido e rico em imagens, embora de vez em quando escorregue para o empolado e para os raciocínios tortuosos. Os dois textos abaixo são os melhores que li nos últimos tempos a respeito da defesa da liberdade de expressão, um deles inclusive defendendo o direito de um lixo humano chamado Siegfried Ellwanger, um nazista gaúcho, de escrever suas porcarias. Ainda existe bom jornalismo nas redações dos grandes jornais. Leia aqui o texto sobre o nazista e Leia aqui o texto sobre o escritor pedófilo francês.

quarta-feira, novembro 06, 2002

Aviso aos apocalípticos do futebol


Para aqueles palmeirenses que acham que a segunda divisão é o fim do mundo (e é mesmo), apenas algumas informações históricas para mostrar com é possível dar a volta por cima:

  • O poderoso Manchester United caiu para a segunda divisão inglesa em 1975 após uma campanha péssima. Seu último título inglês havia sido em 1968. Dois anos depois o time já estava de volta à primeira, embora só voltasse a ser campeão inglês em 1993.

  • Outro poderoso inglês, o Liverpool, é o maior ganhador de campeonatos da Inglaterra: 18. Após a 2ª Guerra Mundial, venceu o campeonato de 1947. Até 1964, quando voltou a vencer, passou algum tempo na segundona.

  • O Milan passou pela suprema humilhação de ser rebaixado em 1980 por determinação da Justiça, devido ao envolvimento de jogadores e dirigentes na fabricação de resultados da loteria italiana. Subiu três anos depois.

  • O Atlético de Madrid, o primeiro time espanhol a romper 12 anos de domínio de Real Madrid e Barcelona na Espanha (foi campeão em 1996 depois de um penta do Real e de um tetra do Barça), caiu em 1999 para a segundona com um time que tinha Gamarra, Vieri e outro craques. Voltou este ano para a primeira divisão e está indo bem.

  • O Kaiserslautern, time que dominou o campeonato alemão no pós-guerra - era a base da Alemanha campeã do mundo em 1954 - caiu em 1995 para a segunda divisão. subiu em 1998 e no mesmo ano foi campeão, fato inédito até então naquele país.

  • Mesmo com essas informações positivas, é bom salientar também:

  • O Saint Etienne, time que revelou Michel Platini, é o maior camoeão francês de todos os tempos. Entretanto, Caiu para a segunda divisão em 1986 e nunca mais subiu. E suas corfes são verde e branco.

  • O Nottingham Forest, que nunca passou de um Guarani na Inglaterra, foi campeão inglês uma única vez, em 1978. Por conta disso, conseguiu participar três vezes da Copa dos Campeões da Europa e ganhou duas delas, 1979 e 1980. Em 1987 caiu para a segunda divisão inglesa e nunca mais subiu...
  • Air guitar shit


    Air guitar. Essa é uma das maiores idiotices que o ser humano inventou. Quem já não tocou uma guitarra imaginária em um grande show de rock ou ouvindo a música de seu artista preferido no seu quarto? Daí a fazer disso um eventol e um "campeonato mundial" de imbecis que fingem que tocam guitarra? E, pior, trazer gente do exterior, um "campeão mundial", para se exibir aqui? É muita idiotice...

    Programa Garagem fora do ar



    É muito raro eu concordar com o jornalista Lúcio Ribeiro, da Folha de S. Paulo e Folha Online. Em sua coluna de hoje, reclama bastante da Brasil 2000 FM, uma emissora que de rock nunca teve nada, exceto pelo bom programa Backstage (heavy metal) e pelo nem tão bom Garagem (alternativo). Pois Garagem vai sair do ar por causa da miopia e da incompetência da direção da emissora. O programa nem é lá essas coisas, com seus apresentadores achando que são luminares e que só eles entendem de música. Entretanto, representa um pouco de vida inteligente no dial. Veja a nouta de Ribeiro:

    "GARAGEM FORA DA BRASIL 2000

    A programação da rádio paulistana Brasil 2000, que se autodefine como uma "rádio rock", nunca primou pela qualidade. Surgiu razoável e foi decaindo, decaindo. Sempre a serviço do nada, com raras exceções (Tatola, Maia e Kid Vinil) jamais ajudou a mudar a mesmice, a fomentar cenas, a vender discos, a trazer shows, agitar mercado de alguma forma, papéis básicos até de sobrevivência de uma rádio rock.

    Toca "Pretend We're Dead", das meninas do L7, em horário comercial, como exemplo de agressividade, atitude, ousadia, arrojo, espírito rock, enfim. Mas eles mantinham, havia três anos, o programa "Garagem", de formato polêmico, mas o único horário que aproximava musicalmente a estação de algum modelo de rádio decente, interessante. Mantinham.

    Comunicaram o "Garagem" que a rádio sofreria mudanças e que o programa não cabia dentro dessa "transformação". O último "Garagem" na Brasil 2000 foi ao ar na última segunda-feira. Deve continuar em breve em outra emissora.
    Ganhará a outra emissora. Perderá, como sempre vem perdendo, a Brasil 2000, uma típica rádio rock brasileira.

    Pílulas roqueiras



  • Capa do novo álbum do Sinner
  • - Esta é a capa do "There Will Be Execution", novo trabalho do SINNER, a sair em 27 de janeiro na Europa pela Nuclear Blast.

  • Box-set europeu do Gov't Mule
  • - Quem perdeu o primeiro volume do "Deep End" do GOV'T MULE, pode aproveitar para encomendar a edição européia a ser lançada pela www.evangeline.co.uk, trazendo num box-set os dois volumes, junto com um terceiro CD com todos os bônus da primeira edição americana de ambos, totalizando cerca de três horas e meia de música.

  • DVD duplo celebra obra do The Jam
  • - Vai sair em 26 de novembro um DVD duplo intitulado "The Complete Jam" trazendo nada menos que 53 vídeos da banda formada por Paul Weller (vocal, guitarra), Bruce Foxton (baixo) e Rick Buckler (bateria). Mais de metade do material foi extraído de perfomances do THE JAM para estações de TV européias, sendo praticamente inéditos para o restante do mundo.




    Smiths viram desenho animado



    A história dos Smiths, uma das bandas mais incensadas dos anos 80, será contada em desenho animado.Além de apresentar os principais momentos da carreira da banda em animação, "These Things Take Time: the Story of the Smiths" trará entrevistas com os ex integrantes do grupo Mike Joyce e Andy Rourke e músicos como John Peel e Sandie Shaw. O documentário mostrará ainda cenas raras de shows dos Smiths e de bastidores de turnês da banda.

    O programa será exibido no canal de TV inglês Granada no dia 8 de novembro. A data coincide com o aniversário de 20 anos do primeiro show da banda. O ex-vocalista do grupo, Morrissey, se recusou dar depoimento para o documentário.

    Os Smiths nunca foram lá essas coisas, embora tenham trazido alguns elementos diferentes para o pop inglês dos anos 80. O único músico que merece alguma consideração é o guitarrista Johnny Marr, que acabou se perdendo musicalmente após o fim do grupo, em 1987. O grupo faz parte daqueles artistas que são muito melhores na imprensa e na boca de alguns fãs do que eles realmente foram. De qualquer forma, a iniciativa do desenho animado é muito legal.

    Pete Townshend coloca Cobain no seu devido lugar




    O Nirvana nunca foi uma boa banda e seus músicops eram péssimos tecnicamente. O grupo nunca passou de um bandinha punk ruim. Por uma armação de mercado, virou sinônimo de um gênero musical paupérrimo, o grunge, e ganhou o mundo com sua musiquinha medíocre.

    Seu líder, o guitarrista e guitarrista Kurt Cobain, sempre foi um junkie desequilibrado e nunca passou disso. A maior prova disso foram as seguidas tentativas de suicídio, que finalmente foi concretizado em abril de 1994.

    O baú do Nirvana continau rendendo músicas inéditas muito ruins e livros e mais livros com depoimentos e outras coisas irrelevantes produzidas por Cobain. A memorabilia de Cobain trouxe à tona agora os diários do músico, onde há comentários jocosos e desagradáveis sobre muita gente.

    Pete Townshend, guitarrista do Who, um dos maiores nomes da história da música, foi um dos atingidos. Além de músico, ele sabe escrever e rebateu os comentários em um artigo para o jornal inglês The Observer, onde pega pesado contra Cobain, mas o coloca em seu devido lugar. Leia mais aqui e leia aqui o original.

    Dr. Smith nos deixa perdidos no espaço


    O Doutor Smith morreu e nos deixou perdidos no espaço. Jonathan Harris, que morreu aos 87 anos no fim-de-semana, era o único bom ator do seriado dos anos 60, além do robô, é claro. Foi o único que conseguiu sair da mediocridade de um elenco ruim, de roteiro idem e com produção pífia. Tanto é que, por sua causa, a série virou cult e conseguiu fãs no mundo inteiro mesmo nos 40 anos seguintes.

    Intolerância contra Supla mostra a irrelevância dos punks


    O tempo passa e os punks paulistas ficam cada vez mais burros e nojentos. Ainda acreditam naqueles ideais idiotas esquerdizantes dos anos 70, em comprtamentos rebeldes sem causa e em vandalismo. Esse comportamento é visto em cinquentõesbarrigudos, quarentões carecas e moleques analfabetos e comoletamente alienados.

    O importante evento que comemora os 20 anos do festival "O Fim do Mundo" teve mais uma demonstração de intolerância no sábado, quando Supla foi agredido e quase linchado quando assistia a uma apresentação da banda Agrotóxicos.

    Supla apareceu na Casa de Cultura Tendal da Lapa por volta das 20h para assistir à banda Agrotóxico. Logo na entrada, quase foi atingido por uma garrafa de vidro.


    O público ficou furioso com a presença do artista, xingando e até mesmo tentando agredi-lo fisicamente. Convidado pela Polícia Militar a se retirar do festival, Supla disse: "Vim aqui ver os meus amigos e vou ficar".


    O festival quase foi suspenso por conta do tumulto, mas o Agrotóxico subiu ao palco e fez com que a festa continuasse -tranquila. Então, rodeado pelos policiais que aproveitaram para pedir autógrafos, Supla acabou vendo o show de trás do palco. "Realmente não me incomodo com essas pessoas", afirmou Supla.


    "Esses caras não sabem que o punk, da maneira como eles encaram, foi criado numa jogada de marketing... Que essas roupas que eles usam foram inventadas pela (estilista britânica) Vivienne Westwood que hoje é uma das mulheres mais ricas do planeta".

    Canisso sai dos Raimundos


    O baixista Canisso, do grupo Raimundos, confirmou nesta segunda-feira sua saída da banda, que agora procura um novo músico para entrar em seu lugar. Os três integrantes do Raimundos -Digão, Fred e Marquinhos- se reuniram hoje com representantes da gravadora Warner Music para decidir o futuro da banda.


    O novo baixista deve ser escolhido nos próximos meses para que a banda continue a divulgar o novo trabalho, o CD "Kavookavala", lançado em junho passado. Ninguém confirma o motivo da saída de Canisso, mas ele teria falado em problemas pessoais.


    Não é a primeira baixa no Raimundos. Em junho do ano passado, o ex-vocalista Rodolfo deixou a banda, alegando que sua nova conduta, ligada à igreja Sara Nossa Terra, não estaria de acordo com o universo do grupo. Longe de drogas e das letras "pesadas" das canções, Rodolfo decidiu se dedicar à carreira solo.


    A carreira do Raimundos começou em 1994, quando foi lançado o primeiro CD da banda. De lá para cá, foram oito discos, no total, e 1,920 milhão de cópias vendidas. O novo CD, "Kavookavala", já vendeu 58,5 mil cópias até o mês passado, segundo a gravadora.

    Morre Lonnie Donegan


    O músico britânico Lonnie Donegan, chamado o "rei do skiffle", música popular tocada com instrumentos de fabricação artesanal, morreu no último domingo à noite, aos 71 anos de idade, em Petersbourgh, informou esta terça-feira sua família.


    O cantor, natural de Glasgow (Escócia), exerceu uma influência decisiva na música britânica, que renovou introduzindo o blues. "Cumberland Gap" (1957) e "My Old Man's A Dustman" foram dois de seus maiores sucessos. "Lonnie Donegan era uma lenda. Ele mudou a música popular britânica", declarou um porta-voz.


    "Durante sua carreira, que durou mais de 50 anos, Donegan inspirou praticamente todos os grandes músicos vivos hoje em dia", acrescentou. Sua influência foi particularmente grande sobre os Beatles.


    "The Quarrymen", conjunto em que tocavam John Lennon e Paul McCartney antes de criar os Beatles, era um grupo de skiffle inspirado por Donegan. "Ele foi a primeira pessoa que vi na televisão que tocava de maneira diferente. Era fantástico ver alguém mudar a música até esse ponto", disse Elton John sobre Donegan, que estava debilitado por vários ataques cardíacos e morreu em casa.

    Queen sinfônico


    Uma seleção dos clássicos mais memoráveis da banda de rock Queen e de seu lendário vocalista Freddie Mercury foram recriadas em forma orquestral pela Queen Symphony. "We Will Rock You", "Bohemian Rhapsody" e "We Are the Champions" estão entre as 13 canções que o compositor britânico Tolga Kashif escolheu como inspiração para um trabalho de coral e orquestra.


    "Ao reinventar, em vez de puramente orquestrar, descobri que a música do Queen contém a linguagem inerente do moderno gênero clássico", diz ele no encarte do CD lançado recentemente pela EMI.


    "Acho que a obra do Queen sempre será lembrada porque se tornou parte da consciência humana. Com duas notas, já sabemos qual é a música", acrescenta Kashif. Antes da estréia da sinfonia no teatro Royal Festival Hall, de Londres, o guitarrista Brian May disse: "Quem esperar meros arranjos orquestrais terá um choque".