terça-feira, julho 11, 2006

Slayer no Brasil



A banda norte-americana de thrash metal Slayer e o cantor Ziggy Marley são as novidades no calendário de shows neste semestre. O grupo de rock pesado fará uma apresentação no dia 1º de setembro, no Via Funchal, em São Paulo. Uma segunda data está reservada, mas a cidade e o local ainda serão definidos. Já o filho de Bob Marley chega na primeira semana de outubro, para uma turnê por várias capitais.

O Slayer desembarca no país ao mesmo tempo em que seu próximo disco gera polêmica antes mesmo de ser lançado. A capa do CD Christ Illusion, que saiem agosto, mostra Jesus tatuado e mutilado, prato cheio para uma briga (jáiniciada) com a Igreja. A visita anterior do quarteto californiano ao Brasil aconteceu em 1998, quando foi a principal atração do festival Monsters of Rock.

A agenda extra-megaeventos patrocinados (TIM Festival, NokiaTrends) tem muitos nomes mais. Também o Uriah Heep, sobrevivente inglês do hard rock dosanos 70, acertou sua presença no país, dessa vez como headliner do Rock in Concert Brazil, festival que rola em São Paulo e no Rio, no final de setembro. O RiCB terá ainda o guitarrista holandês Jan Akkerman, ex-Focus.

Syd Barrett, fundador do Pink Floyd, morre aos 60 anos


da Folha Online


O músico, Syd Barrett, um dos fundadores do grupo Pink Floyd, morreu aos 60 anos, informou uma porta-voz da banda. Segundo ela, que não informou a causa da morte, a lenda do rock "morreu em paz" na última sexta-feira (7). Barrett sofria de diabetes há muitos anos.

Barrett fundou o Pink Floyd em 1965 ao lado de Roger Waters, Nick Mason e Rick Wright. O Pink Floyd divulgou um comunicado em que diz: "O grupo está naturalmente muito triste por saber da morte de Syd Barrett. Syd foi a luz que guiou a banda em seu início e deixa um legado que continua a nos inspirar".

Apesar da fama, Barrett passou os últimos anos recluso e longe da imprensa e dos fãs. Barrett fundou o Pink Floyd em 1965 ao lado de Roger Waters, Nick Mason, Rick Wright e Bob Klose e escreveu muitas das primeiras canções do grupo. Foi dele a idéia do nome Pink Floyd, uma homenagem aos blues-men Pink Anderson e Floyd Council, influências dele.

A banda logo se tornou uma das preferidas da cena londrina. Em 1967, lançaram o álbum "The Piper at the Gates of Dawn", sucesso de crítica e público. Com o trabalho, além de tocar guitarra, Barrett contribuiu escrevendo várias músicas.


Com o sucesso, o comportamento instável do músico se acentuou, grande parte por causa do uso declarado de LSD. Barrett abandonou o Pink Floyd em 1968, sendo substituído por David Gilmour. Ele saiu cinco anos antes do lançamento do disco mais popular da trupe, "Dark Side of the Moon".


Barrett lançou dois discos solo, "The Madcap Laughs", com letras desconexas e melodias fraturada, e "Barrett", que exibiu seu estado de alienação, mas logo abandonou o mundo musical. Tido como gênio visionário por muitos, ele ajudou a definir a psicodelia do pop na metade da década.


Apesar de sua careira breve, Barrett influenciou muitos músicos, de David Bowie --quem gravou "See Emily Play"-- aos próprios membros do Pink Floyd, que gravaram "Wish You Were Here" em tributo ao amigo nos anos 70.

Nos últimos anos, ele viveu em sua cidade natal, Cambridge, na Inglaterra, ao lado de sua família.

domingo, julho 09, 2006

Acertei, mas eles exageraram



Eu previ uma final de Copa medíocre, daquelas de fazer chorar de raiva e querer assistir a um DVD da Xuxa. Pois não é que os caras não só levaram ao pé da letra como foram muito além? O jogo foi horroroso, para não me estender nos adjetivos, tão brigado que parecia luta de rua, com pontapés e cabeçadas fortuitas. Foram cinco as vezes em que os jogadores das duas equipes conseguiram trocar mais de três passes certos e consecutivos. O jogo e a barbaridade de Zidane representaram bem op que foi essa Copa: medíocre até nos pênaltis.