terça-feira, julho 13, 2004

Músicas inéditas dos Beatles na Austrália





LONDRES, 12 Jul (AFP) - Canções inéditas dos Beatles e vários documentos, entre souvernirs e fotos, foram descobertos em uma antiga valise encontrada em um mercado de pulgas na Austrália, informa a edição de terça-feira do jornal londrino "Times".

Especialistas em Beatles ainda devem examinar o material descoberto, que parece ter pertencido a uma pessoa próxima ao famoso grupo de Liverpool, mas eles têm a esperança de que as fitas achadas no interior da maleta contenham novas músicas, acrescentou o jornal.


A valise foi comprada há alguns meses por 50 dólares australianos (correspondentes a US$ 36) por um turista britânico que passava as férias em Lara, uma cidade australiana situada perto de Melbourne.


Fraser Claughton estava à procura de uma mala barata para carregar suas coisas, mas se decidiu por esta quando viu que continha um álbum de cerca de 400 fotos, programas de shows e fitas de áudio lacradas com selos "Abbey Road", o estúdio de gravação preferido dos Beatles.


De acordo com os especialistas interrogados pelo "Times", pode se tratar do arquivo, durante muito tempo perdido, de Mal Evans, que trabalhou, eventualmente, como roadie e guarda-costas dos Beatles, e morreu em 1976.


Há anos, os colecionadores escutam falar deste material reunido por Evans, que pensava em uma biografia nunca terminada do grupo. Entre as fitas encontradas, há variações de músicas muitos conhecidas, como "We can work it out", assim como títulos inéditos, revela Peter Doggett, um perito em arquivos de música pop da casa de leilões Christie's, interrogado pelo "Times".


"Há certamente uma ligação entre esta valise e Mal Evans. Ele tinha acesso aos Beatles quando faziam música, enquanto nenhuma outra pessoa estava por perto", afirma. "Já se discutiu muito sobre o que teria acontecido com estes objetos de coleção. É possível que seja isso, ou pelo menos uma parte disso", continuou.


Também faz parte do material uma fita, de quatro horas e meia de duração, com as discussões entre Paul McCartney e John Lennon sobre as versões das músicas até agora desconhecidas, segundo o jornal.

Pílulas roqueiras



  • Pink Floyd processado
  • - O Pink Floyd está sendo processado pela cantora Clare Torry a respeito de pagamento de royalties no clássico "Dark Side Of The Moon", de 1973. Cantora e compositora, Torry diz ter escrito a música "Great Gig In The Sky", que aparece creditada, na capa do disco, à dupla Roger Waters e Richard Wright. O processo vai contra a banda e a gravadora, a EMI, e pede indenização de milhões, alegando que tudo que ela recebeu pela gravação foram míseras 54 libras (pouco mais de 300 reais).

  • Boatos sobre o Savatage
  • - O líder do
    Savatage Jon Oliva desmentiu os boatos de que o vocalista Damond Jiniya esteja fora banda, segundo ele nenhuma alteração foi feita na formação da banda.

  • Jimmy Page e Jeff Beck juntos em entrevista
  • - A revista Mojo conseguiu reunir os guitarristas Jimmy Page e Jeff Beck paa uma entrevista inédita, onde ambos foram levados a sua cidade natal, para falar dos primórdios do The Yardbirds. A revista será lançado dia 15 de julho e trará um CD grátis com o título de "The Roots Of Led Zeppelin" contendo 15 bandas que influenciaram o Led Zeppelin.

  • Deep Purple comemora 30 anos de Burn com LP duplo
  • -
    Para comemorar os 30 anos de lançamento do megaclássico álbum Burn, do Deep Purple, a EMI está lançando uma edição limitadíssima em LP duplo, nos EUA, que traz a gravação original remixada e remasterizada. O LP duplo trará como bônus novos remixes de Burn, Mistreated, You Fool No One e Sail Away.

  • Doro Pesch disponibiliza trechos de CD com orquestra
  • - Já está disponível no site da AFM Records alguns trechos de Classic Diamonds, novo álbum da cantora alemã Doro Pesch. Os samples colocados no site apresentam uma curiosidade: Doro está acompanhada por orquestra e nenhuma faixa tem guitarras. O disco, que sai em setembro, vai contar com músicas de Doro desde os tempos de Warlock, todas regravadas em versões atuais, acompanhadas de orquestra.

  • King Diamond lança duplo ao vivo no final de setembro
  • - Sai dia 21 de setembro pela Metal Blade Records o álbum duplo ao vivo Deadly Lullabyes Live, de King Diamond. O disco foi gravado ao vivo durante a última turnê de Diamod pelos EUA e foi mixado pelo próprio Andy LaRocque (guitarrista/produtor do grupo), em Gotemburgo, Suécia.

  • Tributo argentino ao Black Sabbath tem até Glenn Hughes
  • - Sai agora no final de julho um tributo argentino ao Sabbath intitulado Sabbath Crosses: Tribute To Black Sabbath, pelo selo Blackstar. A grande atração do álbum é a participação do próprio Glenn Hughes cantando No Stranger To Love com o Rata Blanca, em gravação que também está registrada em vídeo, numa faixa multimídia do CD. O álbum também conta com Barilari (cantando Heaven And Hell em castelhano), Horcas, O'Connor, Beto Vazquez Infinity e Los Natas, entre outros.

  • Jimmy Page lança CD-ROM sobre crianças carentes do Brasil
  • - O guitarrista Jimmy Page (Led Zeppelin) e sua esposa Jimena lançaram o CD-ROM Streets Of Brazil, que ensina geografia e cidadania para crianças e professores. O casal lidera a fundação filantrópica Action for Brazil's Children Trust e o CD-ROM tem uma introdução sobre a vida das crianças carentes brasileiras. Page está empenhado na ajuda às crianças carentes do Brasil e o CD-ROM visa arrecadar fundos para suas obras assistenciais no país. Streets Of Brazil tem dezenas de imagens de crianças que moram nas ruas do Rio de Janeiro, além de um longo texto informando como elas vivem.

  • Ozzfest: veja setlist do Black Sabbath e Judas Priest
  • - Segue abaixo o setlist das apresentações do BLACK SABBATH e do JUDAS PRIEST no Ozzfest, que se iniciou em 10 de julho na cidade de Hartford, em Connecticut, e vai prosseguir pelos EUA nos próximos meses:

    BLACK SABBATH: "War Pigs"/ "N.I.B"/ "Fairies Wear Boots"/ "Sweet Leaf"/ "Into The Void"/ "Snowblind"/ "Black Sabbath"/ "Iron Man"/ "Children Of The Grave"/ "Sabbath Bloody Sabbath" (intro) e "Paranoid".

    JUDAS PRIEST: "The Hellion" (intro)"/ "Electric Eye"/ "Metal Gods"/ "Heading Out To The Highway"/ "Touch of Evil"/ "The Sentinel"/ "Victim Of Changes"/ "Breaking The Law"/ "Beyond The Realm of Death"/ "Painkiller"/ "Hell Bent For Leather"/ "Living After Midnight" e "You've Got Another Thing Coming".