sexta-feira, novembro 22, 2002

Felipão no Palmeiras? Conversa mole...


O técnico pentacampeão Luiz Felipe Scolari disse que aceitaria um convite do Palmeiras, rebaixado para a série B do Brasileiro. Em entrevista ontem ao programa "Hora do Esporte", da TV Cultura, o treinador, atualmente desempregado, disse que, se não acertar a sua ida para a seleção de Portugal ou para um time inglês com o qual também está negociando, pode voltar a comandar o time do Parque Antarctica.


"Eu aceitaria dirigir o Palmeiras por alguns fatores. Entre esses fatores estão os amigos que eu deixei lá, a amizade", afirmou Scolari, que ainda foi além.


Segundo o técnico, entre dirigir um time brasileiro da Série A e voltar ao Palmeiras, desde que possa assinar um contrato de dois ou três anos para implantar a sua "filosofia de trabalho", ele prefere ficar com o time alviverde.


Scolari mostrou-se totalmente contra uma virada de mesa que beneficiasse o Palmeiras. "Seria uma desmoralização para o futebol brasileiro", disse.

Luxemburgo fala e não explica


Wanderley Luxemburgo falou muito à rádio Bandeirantes na última quarta mas nada explicou a respeito do rebaixamento do Palmeiras e sua responsabilidade. Leia um resumo da entrevista na coluna de Roberto Avallone. Ele reclamou que não lhe deram condições para "desenvolver um bom trabalho". Ora ora, o Palmeiras tem Centro de Treinamento, boas instalações, campo próprio, elenco com 35 jogadores, a maioria medianos, e paga em dia. É pouco isso?

Ele reclama das instalações do Palmeiras, que eram precárias. Como precárias, se possui um departamento médico completo, assim como de fisiologia, além de equipamentos completos de fisioterapia e ginástica? Outros times tem instalações melhores? Podem até ter, mas isso não significa que as instalações do Palmeiras sejam ruins. Isso é desculpa de fracassado.

"O Palmeiras não contratou quem eu indiquei." Onde ele achava que estava? No Real Madrid, no Manchester, no Barcelona? Acha que há dinheiro sobrando para trazer de uma vez Romário, Felipe, Gilberto, Alex e outros que ele queria? Mesmo assim Chegaram Fabiano Eller e Leonardo Moura, indicações dele, além de Zinho e Dodô (agora ele fala que não pediu o perna-de-pau). Tinha um elenco mediano e diz que não dava para trabnalhar?

Luxemburgo é mau caráter e nem um pouco profissional. Tem grande responsabilidade pelo rebaixamento.

Um golpe contra a máfia da OMB


“A música e os músicos não precisam de autorização do Estado para se expressarem: devem fazê-lo livremente, nas praças, nos bares, nas festas, nos bailes, como só um povo alegre é capaz.” Este é o trecho de uma sentença proferida pelo juiz acreano Jair Araújo Facundes, que julgou indevida a obrigação de os músicos estarem inscritos junto à Ordem dos Músicos do Brasil para exercerem sua profissão. A sentença vale apenas para o estado do Acre, mas reflete antiga polêmica que vem sendo mantida por organizações de músicos contra a OMB.

O juiz Jair Facundes ainda disse em sua sentença: “Música é índice da liberdade, expressão do povo, de sua alegria, espontaneidade e cultura; é manifestação de vida presente na modesta serenata, nos bares, boates, lupanares, retretas, corais, nos chorinhos, onde se canta e se toca a vida, sua tristeza e alegria, as vitórias e as derrotas, ora lembrando uma paixão arrebatadora, ora convidando de modo irrecusável à defesa da pátria.”

É o primeiro passo para acabar com esse maldito cartório que é a Ordem dos Músicos do Brasil, uma máfia nojenta de vagabundos que roubam gente honesta.

Mais um manifesto de palmeirenses


por André Rizek
colunista de PLACAR

mande uma mensagem

"Meu caro Mustafá Contursi, o senhor deve se lembrar de mim. Assinei ano passado na PLACAR uma matéria cujo título era 'Quem Precisa da Parmalat?'. É, meu caro presidente, paguei um belo mico... Porque naquela reportagem eu mostrava que o clube sobrevivia bem sem os dólares da multinacional parceira, dentro desse negócio chamado "a nova realidade do futebol brasileiro". Muita gente já tirou sarro da minha cara depois daquele texto. Mas vou ter a coragem de defendê-lo aqui, diante do senhor, nesta data trágica para os verdes.

Porque o Palmeiras, se compararmos com outras grandes equipes, desfruta de boa saúde financeira. Tem um bom dinheiro em caixa, sim, e não acumula grande déficit em seu futebol. Possui um elenco que não perde, no papel e em investimento, para boa parte dos oito classificados do Brasileiro.

O senhor cometeu a bobagem de se desafazer de alguns bons atletas, seguindo a orientação do Luxemburgo, eu sei, mas ainda tem mais time que o São Caetano e que o Juventude, seu Mustafá. O Palmeiras, ao contrário do Botafogo e da
Portuguesa, não caiu porque o clube se encontra em situação calamitosa, com um time de várzea, que atrasa salários.

Me espanta ver como um clube que não está afundado em dívidas, que investiu para ter um time pelo menos razoável, que paga suas contas, que tem um belo CT e um estádio próprio, entre outras coisas, pode estar nessa situação. O Palmeiras consegue viver sem a Parmalat, sim, nessa "nova realidade". Desde que saiba administrar seu futebol. É isso o que o senhor e sua turma não conseguem, seu Mustafá, mesmo tendo meios de fazê-lo. O Palmeiras tinha tudo,inclusive dinheiro, para estar hoje pensando na taça.

Está provado que uma coisa é deixar as finanças do clube em dia. Disso, o senhor parece que entende. A outra, completamente diferente e mais complexa, é montar um time.


Porque está claro que não há o menor comando, ninguém da diretoria pensando e planejando as coisas no futebol, só os "amigos do Mustafá", como Sebastião Lapolla, que pode ser ótimo para organizar pescarias, mas não serve para gerenciar um time profissional. Como pode um clube rico como o seu, por exemplo, ter aparelhos de ginástica e fisioterapia à disposição dos atletas que são piores que o de uma academia de bairro? Isso é só o básico. Sua turma não consegue dar conta do básico, seu Mustafá, o que dizer do planejamento da equipe para a temporada?


Por isso, caro presidente, me irrito quando escuto que o Palmeiras caiu porque o clube está na pior. Não está. É mera incompetência mesmo. Tem dinheiro, mas ficou orfão de administração, de gerência esportiva. E me surpreendo quando leio que o senhor quer continuar à frente do Palmeiras. Se gosta mesmo do Alviverde, seu Mustafá, pegue seu boné e vá embora.

Sei que está há 35 anos no Parque Antárctica e é duro largar o osso, mas o senhor daria um bom gerente administrativo, possivelmente, ou pode ficar com a lanchonete, faria ela dar lucro, compraria o queijo mais barato e faria o sanduíche dar a maior margem de lucro da história. Mas deixe o futebol e, por conseqüência, o comando máximo do Palestra (porque o Palmeiras é um time de futebol que tem um clube, e não o contrário) com gente que entende da matéria.
Deixe o Palmeiras se reestruturar, seu Mustafá. Pegue o boné e fique com a lanchonete. Isso, é claro, se aceitar conselhos, o que nunca foi a sua praia..."

Se a moda pega... - 2


Pelo menos 105 pessoas morreram e centenas ficaram feridas em um conflito na cidade de Kaduna, no norte da Nigéria, provocado pela fúria de muçulmanos que protestavam contra a realização do concurso de Miss Mundo no país, disse hoje a Cruz Vermelha.

Os protestos começaram anteontem por causa de uma reportagem de jornal que associava o nome do profeta Maomé ao concurso. Rapidamente, a situação evoluiu para uma manifestação genérica contra o evento, marcado para 7 de dezembro na capital da Nigéria, Abuja.

A entidade Umma Muçulmana Nigeriana declarou "séria emergência religiosa" e pediu formalmente ao governo que cancele o concurso, apontado pelos muçulmanos como "um desfile de nudez".

Ontem o jornal publicou na primeira página um pedido de desculpas, dizendo que o artigo foi publicado por engano. Mas isso não acalmou os muçulmanos, que são maioria no norte do país e decretaram a proibição do jornal.

A idiotice humana não tem limites. É certo que as pessoas têm o direito de serem idiotas, se assim o quiserem, mas tem gente e comunidades que exageram...

Se a moda pega...


Oito adolescentes obesos de Nova York entraram com uma ação na justiça contra o McDonalds, ameaçando provocar uma onda de processos coletivos como aconteceu com a indústria do cigarro. A ação foi apresentada ontem a uma tribunal federal de Manhattan. É a primeira vez que um caso deste gênero chega a um juiz americano.

O McDonald's é acusado de ter engordado em exagero oito adolescentes, que alegam não ter sido informados pela indústria sobre os riscos que seus alimentos representam para a saúde. Os advogados da rede de fast food exigiram o cancelamento da ação, dizendo que não há motivos para isso, já que os adolescentes escolheram sozinhos onde e o quê comer.

"Qualquer pessoa responsável sabe o que contêm os produtos como hambúrgueres e batatas fritas, assim como suas consequências para a forma física de cada um", destacou a defesa.

Em nome dos demandantes, o advogado Samuel Hirsch afirmou que as agressivas campanhas publicitárias da rede incentivam a gula nas crianças e comprometem as escolhas individuais dos jovens e demais consumidores.O juiz Robert Sweet declarou que estava considerando o pedido de cancelamento da ação.

Sem mais comentários, acho que não é necessário. coisa de advogado oportunista e de porta de cadeia.

quarta-feira, novembro 20, 2002

A 2ª Divisão ficou mais importante que a 1ª


A 2ª divisão nunca teve tanto destaque como nestes tempos de palmeiras e Botafogo rebaixados. Em alguns momentos, a a segundona passou a ser mais importante, como atetaram alguns jornalistas esportivos importantes. Até mesmo o pessoal de marketing da Prelli, que patrocina o Palmeiras, ficou espantado com a repercussão da queda e com a exposição na mídia nos últimos anos. "Pelo menos isso", afirmou um desses profissionais.

Eu dispenso esse tipo de exposição...

A 2ª Divisão ficou mais importante que a 1ª


A 2ª divisão nunca teve tanto destaque como nestes tempos de palmeiras e Botafogo rebaixados. Em alguns momentos, a a segundona passou a ser mais importante, como atetaram alguns jornalistas esportivos importantes. Até mesmo o pessoal de marketing da Prelli, que patrocina o Palmeiras, ficou espantado com a repercussão da queda e com a exposição na mídia nos últimos anos. "Pelo menos isso", afirmou um desses profissionais.

Eu dispenso esse tipo de exposição...

A 2ª Divisão ficou mais importante que a 1ª


A 2ª divisão nunca teve tanto destaque como nestes tempos de palmeiras e Botafogo rebaixados. Em alguns momentos, a a segundona passou a ser mais importante, como atetaram alguns jornalistas esportivos importantes. Até mesmo o pessoal de marketing da Prelli, que patrocina o Palmeiras, ficou espantado com a repercussão da queda e com a exposição na mídia nos últimos anos. "Pelo menos isso", afirmou um desses profissionais.

Eu dispenso esse tipo de exposição...

De quem é a culpa pelo rebaixamento?


O Palmeiras neste semestre jamais foi um time. Um mero amontoado de jogadores, com um meio-campo sofrível, sem firmeza na defesa e sem criativadade no ataque: em 25 jogos, o Palmeiras ganhou apenas seis, façanha digna de um time rebaixado. Mereceu a segundona:

Os culpados?

Luxemburgo: insinuou fazer uma reformulação, dispensou quase todos os volantes do elenco (entre eles Claudecir e Magrão) e , depois do primeiro jogo, o empate contra o Grêmio, foi embora, abandonando tudo e todos. É um ser repugnante e nojento, que deve ser banido do futebol.

A diretoria: trocas de técnicos, imobilidade, falta de conhecimento de futebol, tudo isso pesou. Tentou Murtosa, auxiliar de Felipão, de questionável experiência em comandar times. Um desastre. Não fez contratações certas e pouco interferiu na balcbúrdia em que se transformou o departamento de futebol. Manteve uma comissão técnica inoperante e um departamento médico que errou demais - vide casos Marcos, Zinho e doping de Pedrinho.

Levir Culpi: entrou numa fria, mas teve 18 partidas para mostrar trabalho e não conseguiu fazer o time jogar. Insistiu demais numa fórmula de meio-campo que não deu certo, começando pelas limitações de Paulo Assunção e na ruindade de Flávio, na defesa péssima formada por César, Alexandre e pelo péssimo Arce, fora de forma, sem velocidade e sem vontade.

Os jogadores: A imensa maioria não tinha qualidade técnica para jogar na primeira divisão. nenê é um engodo, Zinho e Arce dececpcionaram demais, Alexandre é grosso e incompetente, Dodô é um mercenário repugnante, uma verdadeira fraude desde os tempos do São Paulo. Os atacantes são hilários, uma vergonha. e até Marcos pipocou na reta final.

Que Mustafá seja escorraçado e Beluzzo assuma com paixão. Só assim o Palmeiras volta em 2004.

Zagallo já vai tarde


A apresentação da seleção brasileira contra a coréia do sul nesta manhã, com a vitória de 3 a 2, mopstrou duas coisas: Zagallo nunca foi um bom técnico e muitos jogadores não podem mais servvir a seleção por conta de displicência e falta de vontade. Os coreanos são muito ruins e demonstraram claramente isso na falta de noção de marcação e na incampacidade de armação de jogadas ofensivas. E mesmo assim chegou a fazer a 1 a 0 e 2 a 1 no Brasil.

Os jogadores brasileiros simplesmente abusaram das jogadas de efeito e não correram. Não ganharam de mais porque estavam com preguiça. E Zagallo só fez UMA alteração porque Cafu se machucou (entrou Belletti) aos 44 minutos do 2º tempo. Lamentável. Zagallo vai bem tarde.

terça-feira, novembro 19, 2002

Por que Fluminense e Bahia estão na primeira divisão?


Pergunta que não quer calar: Fluminense e Bahia continuam sendo times de segunda divisão, já que não subiram no campo. Foram alçados à elite pelo "convite" para disputar a Copa João Havelange em 2000 e lá permaneceram, sem que ninguém protestasse. São times de segunda divisão que estão irregularmente na primeira. Esse argumento será usado pelo Botafogo do Rio para permanecer na elite ou então melar o próximo campeonato. Quem caiu em 2002 tem que ir para a segundona em 2003, mas Fluminense E Bahia tem que estar na segunda divisão. Como disputaram irregularmente os campeonatos de 2001 e 2002, todos os rebaixados desses dois campeonatos têm direito de reclamar.

veja aqui o histórico das viradas de mesa até 1996.

Pílulas roqueiras



  • Reunião do Clash?
  • - Aconteceu em 15 de novembro o encontro mais esperado e inesperado da história moderna do punk rock. Joe Strummer e Mick Jones tocaram juntos! Incrível não? Durante um show do Joe Strummer and the Mecaleros, no Action Town Hall, na hora do grupo tocar como bis do show o clássico "Bankrobber", eis que surge Mick Jones empunhando sua guitarra. Strummer e Jones ainda tocaram juntos no mesmo show "White Riot" e "London's Burning". Esta foi a primeira vez que Strummer e Jones tocam juntos em quase vinte anos. Será isto um ensaio para uma volta do Clash?


  • Álbum de raridades de Yngwie Malmsteen
  • - O novo álbum de YNGWIE J. MALMSTEEN, chamado "Genesis", e que conterá raridades de início de carreira do guitar hero sueco, será lançado no dia 04 de Dezembro, pela Pony Canyon no Japão. O track list é o seguinte: 1) Birth Of The Sun; 2) Plague In Lucifer's Mind; 3) Dying Man; 4) Black Magic Suite Op. 3; 5) Merlin's Castle; 6) Voodoo Nights; 7) Hello (mensagem de voz de Malmsteen); 8) Voodoo Child; 9) On A Serious Note. As seis primeiras faixas foram gravadas em 1980 na Suécia. A oitava em 1990 e a última em 1997.

  • Mais um DVD do Thin Lizzy
  • - Vai sair em 27 de janeiro um DVD do THIN LIZZY, que provavelmente conterá na íntegra a apresentação do grupo no Open Air Festival (Alemanha) em 29 de janeiro de 1981, época em que contavam com Scott Gorham e Snowy White nas guitarras, Brian Downey na bateria, Darren Wharton nos teclados além, é óbvio, de Phil Lynott no baixo e vocal.

  • The Doors anuncia show extra para dezembro
  • - Vai ser realizado em 8 de dezembro em Las Vegas um show extra do THE DOORS, que conta hoje com apenas dois integrantes originais - o guitarrista Robby Krieger e o tecladista Ray Manzarek, já que Stewart Copeland (POLICE) realmente vai ocupar a bateria, e Ian Astbury (THE CULT) cuidará dos vocais - e que deve lançar em 2003 um novo trabalho de estúdio.


  • EP do Sepultura
  • - Esta é a capa do REVOLUSONGS o EP de covers do SEPULTURA que será lançado em dezembro no Brasil. O track list do CD é o seguinte: 1. Messiah (Hellhammer); 2. Angel (Massive Attack); 3. Black Seel In The Hour Of Chaos (P.E.); 4. Mongoloid (Devo); 5. Moutain Song (Jane's Adiction); 6. Bullet The Blue Sky (U2); 7. Piranha (Exodus)

  • Novo álbum do Control Denied
  • - Após a morte de Chuck Schuldiner em 2001, o Control Denied havia parado com suas atividades, mas agora o membros restantes resolveram finalizar o álbum que eles haviam iniciado a tempos com o provavel nome de "When Machine And Man Collide". Segundo Steve DiGiorgio ( baixista ) este será um álbum em homenagem a Chuck Schuldiner.


  • Black Label Society em estúdio
  • - Zakk Wylde lider do Black Label Society divulgou que a banda está em estúdio para gravar o novo álbum provisoriamente intitulado de "The Blessed Hellride", com lançamento previsto no primeiro semestre de 2003.

  • Lançamento do Biohazard
  • - "Kill Or Be Killed" novo álbum do Biohazard será lançado em janeiro, e terá entre suas músicas "Heads Kicked In", "Dead To Me", "Never Forgive, Never Forget", "Open Your Eyes" e "Make My Stand".

  • Derek Sherinian trabalhando em CD solo
  • - O tecladista está finalizando um novo álbum solo ainda sem nome, mas com a provável data de lançamento para janeiro. Entre as músicas estão "The Sons Of Anu" ( com Malmsteen / Al Dimeola ), "Stony Days" ( com Steve Lukather ), "Fear Of Flying" ( Zakk Wylde/ Malmsteen ) e "Gypsy Moth" ( Al Dimeola ).

  • Primeiro single do Masterplan
  • - "Enlighten Me" é primeiro single do Masterplan ( banda de Roland Grapow ) a ser lançado dia 18 de novembro. Trazendo duas versões para a música título, mais "Kind Hearted Light", "Through Thick And Thin ( inédita ) e um cover para "Black Dog" do Led Zeppelin.



    segunda-feira, novembro 18, 2002

    Dirigente do Atlético de Madrid aconselha Palmeiras a começar do zero

    LÚCIO RIBEIRO
    da Folha de S.Paulo


    "A segunda divisão pode não ser nada agradável para um clube grande, mas também pode significar a hora de esse clube reencontrar sua grandeza perdida e voltar à primeira mais forte ainda. Porque uma hora ele vai voltar."


    O consolo vem da Espanha. O diretor de futebol do Atlético de Madrid, o ex-jogador português Paulo Futre, disse à Folha de S.Paulo que o melhor conselho para o Palmeiras (Botafogo e Lusa também) é um só: "Começar do zero".


    O Atlético de Madrid, tradicional clube espanhol que recentemente amargou dois anos jogando na segunda divisão espanhola depois do rebaixamento de 1999-2000, é um dos muitos exemplos a serem seguidos pelos grandes rebaixados no Brasileiro-2002.


    "Passamos um ano reestruturando a área administrativa e financeira. Repensando desde as categorias de base ao patrocínio na camisa. Se caímos, é porque tudo estava errado. Precisávamos botar a casa em ordem para subirmos equilibrados, para não cairmos de novo", lembrou Futre, que jogou por mais de dez anos no Atlético antes de virar dirigente do clube.


    "Em uma hora dessas, um conselho valioso é unir sistematicamente, para traçar planos para o clube, todos os simpatizantes da agremiação, desde diretores, associados, torcedores e figuras ilustres, como empresários, políticos. Isso fortalece o time", receita o português.


    Para a temporada de 2001-2002, na qual o Atlético conquistou o direito de voltar a figurar entre os grandes da Espanha, o time fez forte campanha televisiva para conclamar a torcida.


    A resposta foi imediata: cerca de 40 mil carnês foram vendidos para os jogos do Atlético em casa. Os 16 mil restantes (a capacidade do estádio é de 56 mil pessoas) sumiam das bilheterias dias antes das partidas do time.


    "Essa motivação dos torcedores foi muito importante para subirmos", disse Futre. "Foi uma contrapartida financeira para a receita do time, que na segunda divisão é substancialmente menor do que na primeira, notadamente por causa da venda dos direitos televisivos."


    O Atlético de Madrid, o quarto maior clube da Espanha em número de títulos, voltou nesta temporada para a elite espanhola. Com as finanças equilibradas, o time chegou até a vislumbrar a contratação do meia Rivaldo para disputar o Espanhol 2002-2003. O brasileiro acabou no Milan.


    Adepto da idéia de segunda divisão não é o fim do mundo, Futre lembra que a maioria dos tradicionais clubes europeus já passaram pelo andar de baixo dos torneios de elite. "É uma situação comum na Europa. Você tem exemplos de Milan e Manchester United, para ficar só em dois. Parte da grandiosidade desses dois clubes poderosos vieram das lições da segunda divisão", afirmou.


    Na Inglaterra, todos os times, inclusive os milionários Manchester e Arsenal, já experimentaram a segundona. Na Itália, só Inter e Juventus nunca saíram da elite. Na França, o time com o maior número de títulos do país está hoje na segunda divisão. Na Alemanha, até o Bayern de Munique amargou rebaixamento.

    A 2ª divisão é o fim do mundo?


    A queda para a segunda divisão, que atormenta as torcidas de Palmeiras e Botafogo, não é o fim do mundo. Grandes clubes do futebol mundial já caíram para a divisão de acesso e voltaram mais fortes. É o caso de Manchester United, Milan, Kaiserslautern e Grêmio.

    Considerado o time mais rico do mundo, o Manchester United caiu para a segunda divisão na temporada 1973/74, mas, no campeonato seguinte, retornou à elite.

    Desde então, a equipe do técnico Alex Ferguson, comandante há 16 anos, foi sete vezes campeão inglês, quatro da Copa da Inglaterra, além de ter vencido a Copa dos Campeões e o Mundial interclubes, em 1999.

    O Milan foi rebaixado na temporada 1979/80, por determinação da justiça, devido ao envolvimento de jogadores e dirigentes na fabricação de resultados na loteria. Subiu em seguida, mas voltou a descer na de 1981/82, nesta por ter ficado entre os últimos.O time italiano conseguiu novo acesso na sequência e, depois que foi comprado pelo empresário Silvio Berlusconi (atual primeiro-ministro italiano), ganhou seis títulos nacionais, três Copas dos Campeões e dois Mundiais interclubes nas décadas de 80 e 90.


    O Kaiserslautern, time que dominou o Alemão no pós-guerra e foi base da seleção vencedora da Copa-1954, foi rebaixado na temporada 1995/96, mas venceu a segunda divisão logo no ano seguinte e tornou-se o primeiro a ganhar a Bundesliga no mesmo ano que subiu.


    O Grêmio caiu para a Série B do Brasileiro em 1991, mas, no ano seguinte, graças ao regulamento que previa a subida de 12 clubes, voltou à elite (obteve a última vaga).


    Dois anos depois, começou arrancada que o transformaria numa das forças do futebol nacional. Foi três vezes campeão da Copa do Brasil (94, 97 e 2001), uma vez do Brasileiro (96) e outra da Taça Libertadores da América (1995).