terça-feira, junho 06, 2006

A que ponto chegaram...



06/06/2006 - 17h41
Palmeiras e Corinthians apostam em escrita para não serem rebaixados

da Folha Online


Apesar da delicada situação na tabela do Campeonato Brasileiro-2006, em que se situam na zona de rebaixamento, Palmeiras e Corinthians podem se apoiar em um trunfo histórico para retornarem das férias mais otimistas.


Na era dos pontos corridos --desde 2003--, apenas uma equipe que freqüentou a zona de rebaixamento durante a décima rodada do campeonato --momento em que foi paralisado o Nacional deste ano devido à disputa da Copa do Mundo-- terminou a competição rebaixada.


O único clube a manter o péssimo desempenho até o final foi Atlético-MG, no ano passado. Naquela edição, passadas dez rodadas, Figueirense, Flamengo e Atlético-PR acompanhavam a equipe mineira na zona de descenso. Mas nenhum dos três times caiu. Eles foram "substituídos" por Brasiliense, Coritiba e Paysandu, que este ano disputam a Série B.


Em 2004, Corinthians, Flamengo, Paysandu e Botafogo eram os quatro últimos colocados do Nacional após a décima rodada. Nenhum deles caiu. Grêmio, Guarani, Vitória e Criciúma foram as equipes que desceram de divisão naquela oportunidade.


Já em 2003, primeiro ano dos pontos corridos, apenas duas equipes eram rebaixadas. Naquela oportunidade, passadas dez rodadas, Goiás e Paysandu ocupavam as duas últimas colocações, em uma edição do Nacional na qual Bahia e Fortaleza foram rebaixados.


Em números, apenas um time que ocupou a zona de rebaixamento na décima rodada nas três últimas edições do Campeonato Brasileiro terminou rebaixado, o que significa 10% --um em dez no total.

Morre o cantor e pianista Billy Preston

da AP




Billy Preston, cantor de R&B que cantou e tocou piano com os Beatles (em Let it Be) e os Rolling Stones (em Black & Blue), morreu ontem em uma clínica de Scottsdale, nos Estados Unidos. Ele estava em coma desde novembro. Tinha 60 anos. Sua morte foi comunicada por seu agente, Joyce Moore. Preston também excursionou com Little Richard nos anos 60.

Billy começou na carreira aos 10 anos, tocando com a diva gospel Mahalia Jackson. Em 1958, ele participou da biografia cinematográfica de W.C.Handy, o filme St. Louis Blues, fazendo o papel de Handy. Nos anos 60, também participou da série de TV Shindig, da Rede ABC.

Em 2004, ele participou de um tributo a Ray Charles, cantando e tocando Unchain my Heart ao piano.

Detonautas detonados


Vi vários cariocas debocharem e zombarem de São Paulo por causa dos ataques do PCC em maio. Falavam com aquele ar de peraltice, como quem diz "tá vendo, vocês também estão em guerra civil e não pode falar da gente".

Nada mais falso. A vida em São Paulo é mais fácil e menos perigosa do que no Rio de Janeiro, essa sim uma cidade em plena guerra civil, onde o perigo é constante e imediato.

Viver ou mesmo passar pelo Rio é uma experiência extremamemnte perigosa e com grandes chances de ser fatal. Que o digam Marcelo Youka (ex-O Rappa) e agora Nettinho, guitarrista do Detonautas assassinado em um assalto no fim de semana passado. Morar no Rio é inviável.

Câmara é invadida por sem-terra - 2


Movimento social baseado na revolução soicalista e nas teses de Mao Tsé-tung... é para rir. enquanto não houver uma reação firme e violenta por parte do poder público, vagabundos como esses do MLST, MST e outros movimentos anacrônicos, absurdos e nojentos vão continuar abusando da falta de autoridade geral dos governos em todas as instâncias. Como o governo Lula é leniente e conivente com esses vagabundos, continuaremos a ver cenas de barbárie como as de hoje.

Câmara é invadida por sem-terra


Luciana Nunes Leal
Estadão.com


BRASÍLIA - Cerca de 300 pessoas do Movimento pela Libertação dos Sem-Terra entrou em conflito com os seguranças da Câmara e acabaram de invadir o anexo do prédio. Portando paus e pedras, os manifestantes agrediram seguranças e funcionários da Casa, deixando vários feridos.


Os manifestantes destruíram praticamente todo o material exibido em uma exposição sobre meio ambiente, no saguão do Anexo 2 da Câmara dos Deputados.


Enquanto se dirigiam para o plenário da Casa, os manifestantes quebraram vasos de plantas, painéis e maquetes da exposição. Duas portas de vidro foram quebradas, e vários manifestantes e seguranças ficaram feridos com cortes causados por estilhaços.


O grupo já invadiu o prédio do Ministério da Fazenda em Brasília, em maio de 2005, para protestar contra o corte do orçamento do governo, destinado aos assentamentos. O então ministro Antonio Palocci não se encontrava no prédio.


Na época da invasão da ministério, em entrevista à Agência Brasil, o professor de geografia da Universidade Federal da Paraíba, Marco Antonio Mitidiero, disse que "o MLST se configura como um movimento muito radical, com um discurso em defesa da revolução socialista baseado nas teses do líder da revolução chinesa Mao Tse Tung. É até um movimento muito mais radical que o MST."


O MLST é considerado uma dissidência do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem-terra. Atua principalmente no Estado de Pernambuco.

segunda-feira, junho 05, 2006

Fifa só atrapalha


As mudanças que o G-14 pretende implantar e que a Fifa parece estar "estudando" só atrapalham o futebol. Os grandes clubes do mundo querem simplesmente inviabilizar os calendários anuais ao propor copas a cada dois anos e Eurocopas em igual período. Bagunçando o futebol mundial, eles minam o poder da Fifa e a eliminam, tomando conta de tudo. A Fida realmente só atrapalha.

Mudaças nos campeonatos nacionais?

A Fifa também tem seus planos para reestruturar o futebol. Um deles é o estabelecimento de um teto máximo para o número de times nas primeiras divisões dos campeonatos nacionais, além da criação de um sistema de compensações para os clubes que se sentem prejudicados por ter de emprestar seus jogadores às seleções.


No que se refere aos jogadores, a Fifa prevê a criação de um sistema informatizado que monitora todas as transferências de atletas a partir de 2008. Os agentes também passariam a ser monitorados.


Para a entidade, não são as seleções que devem jogar menos, mas os campeonatos nacionais que devem ter um limite de clubes para que não desgastem os jogadores. Pela proposta da entidade, as primeiras divisões teriam apenas 18 equipes.

Copa do Mundo a cada dois anos?

do Estadão.com

GENEBRA, Suíça - O G-14, grupo formado pelos maiores clubes de futebol da Europa, estuda a possibilidade da realização da Copa do Mundo a cada dois anos, e não a cada quatro como ocorre atualmente. A proposta faz parte de um estudo sobre a reformulação completa do futebol mundial.


O Brasil, que se candidata para ser sede da Copa em 2014, seria o primeiro atingido pela proposta. Pelo estudo, a nova estrutura do futebol começaria a valer depois da Copa de 2010, na África do Sul. Isso significaria que o Mundial seguinte ocorreria em 2012, e não em 2014.


Nesta semana, em Munique, a Fifa realiza seu congresso anual e, na agenda, está a definição sobre um calendário internacional para 2007 e 2008. Outro ponto da agenda é a relação entre a entidade máxima do futebol e o grupo de clubes milionários. O G-14 é formado por clubes como Real Madrid, Juventus e Manchester United, e pede maior voz nas definições sobre o futebol mundial.


Os cartolas se queixam de que a Fifa toma decisões sem consultar os clubes, que acabam sofrendo com o calendário e com a necessidade de liberar seus jogadores para as seleções. O estudo sobre a reformulação do futebol foi encomendado pelo G-14 à consultoria Hypercube, que elaborou um documento com mais de 30 páginas.

Segundo os assessores do grupo, se a Fifa der maior espaço de participação para os clubes e se tomar decisões mais favoráveis às equipes, o relatório sugerindo uma reforma do futebol poderia ser descartado.


"Não se trata ainda de uma política do G-14, mas sim de um estudo que encomendamos para que possamos repensar a estrutura do futebol" alerta uma fonte do G-14. Já a Fifa prefere não comentar o documento.


Outra proposta é para que a Eurocopa também ocorra a cada dois anos, enquanto o Mundial de Clubes, uma criação da Fifa e que tem o São Paulo como atual campeão, seja realizado apenas a cada quatro anos. Com isso, as Eliminatórias para a Copa e para Eurocopa praticamente acabariam para a Europa.

As seleções seriam divididas em três divisões no continente europeu, com direito à rebaixamento. As doze melhores equipes da Eurocopa se classificariam diretamente para a Copa do Mundo.


Na prática, apesar do Mundial ocorrer a cada dois anos, as seleções jogariam menos e, assim, os clubes não perderiam tanto com a ausência de seus craques.

Pink Floyd se reúne em show de David Gilmour

do Whiplash

Durante a turnê do álbum On An Island, o vocalista e guitarrista do PINK FLOYD, David Gilmour, surpreendeu os fãs na última quarta-feira (31 de maio). No último dos seus três shows no Royal Albert Hall, em Londres, Gilmour convidou Nick Mason, baterista do Floyd, para subir ao palco e tocar três músicas.

Como o tecladista Rick Wright está acompanhando Gilmour na turnê, isso quer dizer que é a primeira vez, excluindo o Live 8, que a formação oficial do PINK FLOYD se reúne em um palco desde 1994 (lembrando que Roger Waters não faz parte da banda oficialmente desde a década de 80).


Nas duas noites anteriores, Gilmour brindou os expectadores com aparições surpresa de David Bowie e Mica Paris, além de Graham Nash, David Crosby e Robert Wyatt. Os shows foram gravados e em breve devem ser lançados em um DVD.

Alto Falante afirma: Igor fora do Sepultura

do site Whiplash

O Blog do Programa Alto Falante, transmitido pela Rede Minas, com apresentação e produção de Terence Machado, noticia que Igor Cavalera está oficialmente fora do Sepultura, e que a banda já tem novo baterista.


A manchete do site anuncia: "Jean Dolabella é o novo baterista do Sepultura". Em seguida, dá maiores detalhes: "(...) Depois de Max Cavalera abandonar a famosa formação do thrash metal, é a vez do seu irmão Igor também deixar o grupo. Ao que tudo indica, na semana que vem, Jean [Dolabella] vai a São Paulo apenas para acertar todos os detalhes dessa substituição para, em seguida, assumir as baquetas do Sepultura."

Jean Dolabella é ex-baterista do Udora (antigamente conhecido como Diesel). Nada foi oficializado no site do Sepultura, ou através dos assessores da banda.