sábado, julho 02, 2005

Afinal, como foi que o Pink Floyd se reuniu?



do site Rockwave (89 FM):


Foi Roger Waters quem deu o primeiro passo ao ligar para David Gilmour e propor a reunião. Pelos bastidores, Gilmour anda dizendo que não considera que o show no Live 8 uma reunião propriamente dita para o Floyd e que está mais preocupado com seu disco solo do que com a banda.

Rick Wright, o tecladista quietinho, continua sendo o cara quieto e, assim, sobrou para o batera Nick Mason falar sobre a reaproximação da formação histórica em uma entrevista para o jornal inglês Daily Telegraph.

O que ele diz é que a banda ainda não se reuniu na mesma sala para decidir quais serão as músicas que eles vão tocar e de que maneira eles irão tocar. "Estamos meio que supondo que nós nos lembraremos de como as músicas são, mas haverá um ensaio. Ou isso, ou teríamos que emitir um comunicado dizendo: 'devido a compromissos assumidos anteriormente, o Pink Floyd só poderá ensaiar depois dos shows'", diz ele.

Mason confirma que a iniciativa de promover a trégua entre a banda e Roger Waters partiu de Bob Geldof, que sacou que a banda é querida demais e que isso atrairia atenção para a causa do Live 8. "Além disso, eu acho que Bob queriia algo mais do que houve na última vez. Ele queria uma novidade, basicamente. Foi um sorteio entre nós e as Spice Girls. Ainda não sei se a gente ganhou ou se a gente perdeu", brinca Mason antes de assumir postura mais séria e declarar: "Neste ponto, é de bom ter ser lembrado não só por causa de um punhado de boas músivas, mas por algo que possa fazer diferença real no mundo".

Para ele, a figura de Bob Geldof foi fundamental para que houvesse a reunião, uma vez que ele tem amizade com Roger Waters - Bob fez o papel de Pink, personagem principal do filme "The Wall", de Alan Parker, idealizado por Waters. "Roger e Bob têm um respeito enorme um pelo outro.. Esses dois juntos são um pouco como Hitler e Stalin, com mais senso de humor. E, no caso de Bob, com um cabelo pior", diz.

Ele também acha que o verdadeiro motivo da volta do Pink Floyd foi o desejo de botar uma pedra em cima no fantasma de não ter tocado no Live Aid, 10 anos atrás. A banda estava em uma batalha legal para decidir quem ficaria com o nome "Pink Floyd" e, por causa disso, só David Gilmour acabou comparecendo, para tocar guitarra na banda de Bryan Ferry. "Eu sinto e acho que todos nós sentimos que foi uma vergonha não ter tocado no primeiro Live Aid", disse Mason.

Veja a lista das atrações do Live 8.

sexta-feira, julho 01, 2005

Pílulas roqueiras


Com informações dos sites Whiplash e Rock Brigade:


  • Tony Iommi e Ian Gillan regravam a clássica 'Trashed'
  • - O guitarrista Tony Iommi, do BLACK SABBATH, e o vocalista Ian Gillan, do DEEP PURPLE, registraram uma nova versão de "Trashed", faixa que abre o "Born Again", álbum lançado pelo Sabbath em 1983, e único trabalho de estúdio que conta com Gillan nos vocais. Dois outros integrantes do Purple - o baixista Roger Glover e o baterista Ian Paice - participam desta nova versão, que será editada no "Gillan's Inn", novo álbum do vocalista, previsto para sair ainda este ano, e que servirá para comemorar seus quarenta anos de estrada, já que neste trabalho Gillan recriará canções que fizeram parte de sua trajetória. Dentre outros músicos que participarão do disco constam nomes como Jon Lord, Don Airey, Steve Morse, Joe Satriani, Jeff Healey, Janick Gers, Michael Lee, Johnny Rzeznik, Robby Takac, Redd Volkeart e outros.

  • Deep Purple - Detalhes sobre o novo CD e DVD, Rapture Of The Deep
  • - "Rapture of the Deep" é o título do novo álbum do DEEP PURPLE, cujo lançamento rola em outubro. A banda esteve por cinco semanas em um estúdio de Los Angeles, sob a batuta do produtor Mike Bradford, registrando o novo trabalho. Este será o primeiro lançamento da banda fora da EMI e é descrito pelo tecladista Don Airey como “bem mais pesado” do que “Bananas”, último lançamento em estúdio do Purple, lançado em 2003. “Nós gravamos no mesmo estúdio utilizado pelo Korn e ele tem uma sonoridade maravilhosa”, disse o tecladista. “O som da bateria e do órgão ficaram bem reais, fiquei muito feliz em trabalhar lá”, reiterou. Por outro lado, de acordo com o baixista Roger Glover, a gravadora EMI planeja lançar em breve um novo DVD chamado "Deep Purple Live In Concert 72/73", trazendo o famoso show em P&B registrado na Dinamarca em 1972 e uma outra apresentação de Nova Iorque, realizada no ano seguinte.

  • Saxon começa a remarcar turnê após acidente com Biff
  • - O Saxon está anunciando as novas datas de sua atual turnê, que foi totalmente interrompida em março, depois que um incêndio destruiu completamente a casa do vocalista Biff Byford, no norte da França. A esposa e os filhos de Biff conseguiram escapar no último momento, mas a casa do cantor foi inteiramente destruída, o que forçou o cancelamento da tour inteira do Saxon, que inclusive iria se apresentar no Brasil. As novas datas marcadas para os EUA começam no dia 1º de novembro, em Nova York, no clube cujo proprietário é o legendário guitarrista de blues B. B. King. Depois, a banda toca por toda a Costa Leste, até o final do ano. Mas ainda não foi informado se será remarcada uma nova tour pelo Brasil.

  • Lauri Porra é o novo baixista do Stratovarius
  • - Lauri Porra é o novo baixista do STRATOVARIUS. O músico, ex-integrante do SINERGY e que também atua na banda solo de Timo Kotipelto, entra no lugar de Jari Kainulainen, que deixou o grupo há menos de duas semanas. Relembrando que a banda tocará na América Latina agora em agosto, com shows agendados para Curitiba no dia 24, Porto Alegre no dia 25, São Paulo no dia 26, Belo Horizonte no dia 30 e Rio de Janeiro no dia 31.

  • Disco novo de Gleen Hughes em versão nacional
  • - A Century Media Records disponibilizará nos próximos meses no mercado nacional o último álbum de estúdio do vocalista/ baixista que é considerado como "a verdadeira voz do rock'n'roll", GLENN HUGHES. "Soul Mover" conta com as participações de Chad Smith do Red Hot Chilli Peppers (que toca bateria em todas as músicas do álbum) e Dave Navarro, guitarrista do Jane´s Addiction que faz duas participações no disco. O track list é: 'Soul Mover', 'She Moves Ghostly', 'Change Yourself', 'High Road', 'Let It Go', 'Dark Star', 'Miss Little Insane', 'Land Of The Living', 'Isolation', 'Last Mistake', 'Orion' e 'Don't Let Me Bleed'.

  • Anthrax confirma pra setembro CD/DVD de formação clássica
  • - O Anthrax confirmou para 27 de setembro o lançamento (nos EUA) de um CD/DVD, ainda sem título, que vai contar com a performance da formação clássica da banda (com Belladonna nos vocais), gravada em Nova Jersey, em show acontecido no início de junho. O grupo agora está concentrado em sua nova turnê e toca em julho em Porto Rico (com o Ill Niño), seguindo depois para a Europa. Em outubro, o conjunto inicia sua turnê pelos EUA, que vai até o final de dezembro.

    segunda-feira, junho 27, 2005

    Chega de porcarias!



    Enquanto o Brasil aguarda com ansiedade a chegada de Judas Priest e Whitesnake em show conjunto em setembro, além do maravilhoso Saxon, temos de aguentar a vinda de porcarias como Strokes e Wilco, que devem tocar no segundo semestre por aqui. Chega de porcarias. O governo deveria criar uma lei proibindo lixos de tocar no país.

    Dream Theater pode vir ao Brasil no início de 2006


    A banda DREAM THEATER, que há sete anos não toca no Brasil, pode vir para a América do Sul em janeiro ou fevereiro. Segundo o vocalista James LaBrie em uma entrevista ao site Paradise Metal, já existem negociações em andamento para a realização de 16 shows pela América do Sul.

    Confira um trecho da entrevista:

    Paradise Metal: E falando em Brasil, vocês não tocam no país já tem um bom tempo!!!

    James Labrie: Pois é. Nesse exato momento eu não vou confirmar nada, mas nossa agência está negociando uma turnê de 16 shows na América do Sul em janeiro e fevereiro. Brasil, Argentina, Chile e Colômbia podem nos esperar pois provavelmente estaremos aí! E é ridículo que não tenhamos tocado lá em 7 anos e meio. E considerando o número de fãs que temos lá, acho que será uma experiência memorável. Brasil sempre é sensacional quando nós tocamos, em 98 com o Megadeth no Monsters of Rock e em 97 também, sozinhos. Foi inacreditável!

    A banda lançou recentemente o álbum Octavarium e no momento está em turnê pela Europa, passando nesta semana pela Grécia e Turquia. (do site Whiplash)

    EMI lançará DVD com 'melhores momentos' do Live 8


    Matéria do The Globe And Mail afirma que a gravadora EMI lançará nos EUA, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha e Itália um DVD com os "melhores momentos" das performances do Live 8. Os detalhes ainda não foram acertados, mas é dado como certo que cada país terá uma edição diferenciada do DVD, já que a previsão é que ao menos oito concertos sejam realizados simultaneamente no dia 2 de julho, em lugares como Japão, Alemanha, França, Itália, EUA, África do Sul, Canadá e Reino Unido, conforme publicado no UOL.

    Já se sabe que, além de ser transmitido online, diversas redes de TV ao redor do mundo exibirão o evento ao vivo, tais como a BBC britânica e a MTV americana - por hora nenhuma emissora brasileira se manifestou oficialmente, embora comente-se que a Rede Globo passará ao menos alguns flashes. Dentre os artistas que já confimaram presença constam nomes como Elton John, Paul McCartney, U2, REM e Pink Floyd, cuja história reunião, de acordo com o Brain Damage, deverá ter cerca de quinze minutos de duração, com a banda tocando umas quatro canções.