
O Pink Floyd, o grupo que simboliza o rock progressivo ao lado do Yes (secundados, é claro, por Genesis, King Crimson, Jethro Tull e Emerson, Lake and Palmer), é um dos poucos mitos do rock que nunca passaram por terras brasileiras. Parte dessa lacuna será preenchida pelo ex-baixista e ex-líder da banda, Roger Waters, que confirmou no dia 19 de outubro das datas da turnê mundial que fará em 2002.
Serão seis datas na América Latina, duas delas no Brasil – 14 de março no Sambódromo, no Rio de Janeiro, e 15 de março no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Ele ainda toca na Argentina, no Chile, na Venezuela e no México, para depois seguir para o Japão e Coréia do Sul.
Por pelo menos duas vezes o Pink Floyd, já sem Waters, esteve para vir ao Brasil. Ao final do Rock in Rio 2, em 1991, o empresário Roberto Medina anunciou que iria iniciar negociações para a vinda do grupo para 1992 ou 1993. Foram mais de dois anos de negociações até que Medina desistisse que incluir o Brasil na turnê mundial da banda de 1994/1995, a “Divison Bell Tour”, a última feita pelo Pink Floyd. O motivo foi o alto custo da operação, entre infra-estrutura necessária e o alto cachê cobrado.
Em 2000, Medina voltou à carga para escalar o Pink Floyd como a maior atração do Rock in Rio 3, a ser realizado em janeiro de 2001. Sua idéia era contratar ainda Van Halen e Rush (que nem chegaram a abrir negociações, já que o Van Halen estava sem vocalista e o Rush se recusa a tocar em locais abertos).
Foram necessários alguns meses para que novamente Medina desistisse do sonho do Pink Floyd e teve de se contentar com Iron Maiden (que reapresentava Bruce Dickinson como voclaista). Sem demérito para a banda inglesa de heavy metal, não dá para comparar o seu impacto com o de um show do Floyd.
Voltando ao irascível Waters, sua carreira teve altos e baixos após sair oficialmente do Pink Floyd em 1985. Ele tentou evitar que a banda continuasse com David Gilmour e Nick Mason na Justiça da Inglaterra e dos Estados Unidos, mas perdeu em ambas.
A partir de então, fez bons álbuns, como “Radio KAOS”, de 1987, e “Amused to Death”, de 1992, que também, renderam lucrativas turnês mundiais. No entanto, parece que a criatividade do baixista foi minguando nos anos 90. Após muito tempo fora dos palcos e do mercado, ele retornou em 2000 com um CD duplo a vivo, “In The Flesh”, que nada mais é do que uma releitura de sua carreira solo recheada com grandes hits do Pink Floyd.
Para os shows da turnê de 2002 Waters terá a companhia de Andy Fairweather-Low (guitarrista que já tocou como apoio para o próprio Waters, para o Pink Floyd, para o Who e para Eric Clapton)), Snowy White (outro guitarrista que já tocou com Waters, entre outros), Doyle Bramhall II (guitarrista que foi o líder do Arc Angels), Graham Broad (bateria), Jon Carin (tecladista que tocou muito tempo com Pete Townshend e com o Who), Andy Wallace (teclados), Norbert Stachel (saxofone) e as voclaistas de apoio Katie Kissoon e Susannah Melvoin, além da participação especial da cantora norte-americana PP Arnold (excelente vocalista que se fixou na Inglaterra a partir de 1966 depois de cantar para Ike and Tina Turner).
Os shows brasileiros deverão ter o repertório baseado no duplo ao vivo “In The Flesh”. Será uma rara oportunidade para assistir a um dos mais importantes artistas de nosso tempo. Esperamos que outros monstros sagrados do rock se inspirem em Waters e toquem pela primeira vez no país, como o próprio Pink Floyd, o Rush, o Who e Pete Townshend, ou que retornem ao Brasil, como Van Halen e AC/DC.1.
Abaixo está a lista de músicas que compõem o CD ao vivo "In The Flesh", a base dos shows do Rio e de São Paulo. Pelo menos 80% destas músicas serão executadas por aqui.
1 “In The Flesh” (from "The Wall")
2. "The Happiest Days Of Our Lives" (from "The Wall")
3. "Another Brick In The Wall, Part 2" (from "The Wall")
4. "Mother" (from "The Wall")
5. "Get Your Filthy Hands Off My Desert" (from "The Final Cut")
6. "Southampton Dock" (do álbum "The Final Cut", Pink Floyd)
7. "Pigs On The Wing, Part 1" (de "Animals", Pink Floyd)
8. "Dogs" (de "Animals", Pink Floyd)
9. "Welcome To The Machine" (de "Wish You Were Here", Pink Floyd)
10. "Wish You Were Here" (de "Wish You Were Here", Pink Floyd)
11. "Shine On You Crazy Diamond (Parts 1-8)" (de "Wish You Were Here", Pink Floyd)
12. "Set The Controls For The Heart Of The Sun" (de "Saucerful Of Secrets", Pink Floyd)
13. "Breathe (In The Air)" (de "Dark Side Of The Moon", Pink Floyd)
14. "Time" (de "Dark Side Of The Moon", Pink Floyd)
15. "Money" (de "Dark Side Of The Moon", Pink Floyd)
16. "Pros and Cons of Hitch Hiking Part (de "The Pros and Cons of Hitch Hiking", solo)
17. "Perfect Sense (Parts I and II)" (de "Amused To Death", solo)
18. "The Bravery Of Being Out Of Range" (de "Amused To Death", solo)
19. "It's A Miracle" (de "Amused To Death", solo)
20. "Amused To Death" (de "Amused To Death", solo)
21. "Brain Damage" (de "Dark Side Of The Moon", Pink Floyd)
22. "Eclipse" (de "Dark Side Of The Moon", Pink Floyd)
23. "Comfortably Numb" (de "The Wall", Pink Floyd)
24. "Each Small Candle" (inédita, solo)