quinta-feira, outubro 17, 2002

Pílulas roqueiras



  • Pacote registra um dos últimos shows de Jimi Hendrix
  • - Este é o "Blue Wild Angel", DVD/VHS que registra quase na íntegra a apresentação de JIMI HENDRIX no Festival da Ilha de Wight em 30 de agosto de 1970, a sair em 12 de novembro; ficaram de fora apenas três faixas ("Midnight Lightning", "Hey, Baby" e "Hey Joe"), devido à problemas ocorridos na filmagem, mas estarão presentes numa edição especial em CD duplo, que sairá em formato digipack, além de um vinil triplo. E como se não bastasse, haverá também uma edição em CD simples, trazendo apenas onze faixas. Eis o tracklist do DVD/VHS: "God Save The Queen"/ "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band"/ "Spanish Castle Magic"/ "All Along The Watchtower"/ "Machine Gun"/ "Lover Man"/ "Freedom"/ "Red House"/ "Dolly Dagger"/ "Foxey Lady"/ "Message To Love"/ "Ezy Ryder"/ "Purple Haze"/ "Voodoo Child (Slight Return)" e "In From The Storm".

  • Disparada do dólar cancela a turnê de Kotipelto
  • - Após a considerável alta do dólar nas ultimas semanas, a TOP LINK anuncia que tornou-se inviável a realização da turnê do KOTIPELTO que estava marcada para o inicio de novembro. A produtora preferiu cancelar, ao invés de aumentar os preços dos ingressos, pois sabe das dificuldades financeiras que o público brasileiro está passando. Espera-se que esta situação normalize para que os shows internacionais continuem acontecendo no Brasil.


  • Axel Rudi Pell em DVD só ano que vêm
  • - O lançamento do prometido DVD duplo do AXEL RUDI PELL, intitulado "Knight Treasures (Live And More)", foi adiado para o início de 2003. O primeiro disco vai trazer um show na íntegra, e o segundo conterá diversas entrevistas e cenas de bastidores, além de alguns videoclips.
    A mesa está virando



    A baixaria está tomando conta do Brasileirão porque o rebaixamento de grandes clubes assusta os dirigentes. Essa nojeira da virada de mesa éstá em gestação. Leia aqui.

    CDs personalizados da Som Livre


    A Som Livre anuncia que vai investir em CDs personalizados incluindo somente os seus músicos contratados. É uma forma de combater a pirataria que assola o mercado brasileiro e a proliferação dos aparelhos que gravam CDs. Leia mais aqui.

    quarta-feira, outubro 16, 2002

    Sessões do Who na BBC, as diferenças entre os CDs



    Um fato oculto para quem gosta do Who e acabou comprando o CD "The Who BBC Sessions". A edução nacional é diferente da edição inglesa e americana e ninguém avisou. O CD brasileiro tem uma música a mais e uma versão de uma música diferente - mais rara - do que a versão inglesa.

    O CD nacional, lançado pelo selo Polydor, tem 26 músicas, contendo a excelente versão de "Man With Money", gravada em 1967. O CD inglês/americano, lançado pelo selo MCA, tem 25 músicas.

    A versão brasileira apresenta a maravilhosa música "Shakin' All Over", cover do norte-americano Freddie Heath, com 3 minutos e 41 segundos de duração, incluindo um trecho do clássico do blues "Spoonful", de Willie Dixon. Na versão importada, a mesma música aparece com 3 minutos e 1 segundo, sem o trecho do blues de Dixon. As duas versões foram gravadas nos estúdios da BBC no mesmo dia, 13 de abril de 1970, mas a música que está no CD brasileiro é uma versão raríssima.

    Não há uma explicação oficial para as diferenças encontradas nos dois CDs. Aliás, aqui no Brasil os responsáveis pelo lançamento sequer tinham dado conta das diferenças. Como recomendação, compre a versão nacional, que tem um amúsica a mais e uma versão raríssima de "Shakin' All Over".

    A luta armada no Brasil foi um erro


    O jornalista e comentarista político da TV Globo Franklin Martins deu uma entrevista interessante à revista Trip deste mês, na qual desmitifica a luta armada contra a ditadura militar e coloca no devido lugar a esquerda brasileira daquela época. Ex-militante e ex-guerrilheiro, participou do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick e teve treinamento de guerrilha em Cuba. E justamente por isso é que fala com propriedade que a luta armada acabou sendo um erro.

    Os supostos guerrilheiros não passavem de vozes isoloadas dentro da pequena burguesia e do meio acadêmico. Eram inexperientes e ingênuos, sem falar que acreditavam em uma ideologia completamente equivocada, como ficou patente anos depois. Esses supostos "intelectuais" que compunham as organizações de esquerda semrpe estiveram longe do povo e nunca fizeram questão de tê-lo ao seu lado.

    Romanticamente, acreditavam que poderiam lutar contra o governo militar, derrubá-lo e liderar o povco no estabelecimento de um governo "democrático e popular", mas sem que o povo participasse efetivamente da luta e participasse das decisões. Ser a a "intelligentsia" do partido conduzindo o povo para o socialismo... só esqueceram de avisar o povo, que nunca deu a mínima para os grupelhos de esquerda, embora houvesse, é verdade, muito pouca informação a respeito dessas organizações.

    Che Guevara, mero produto do marketing político


    Sempre menosprezei a existência e o trabalho de Che Guevara como um revolucionário ou um político. Enquanto o mundo o idolatra, para mim ele nunca passou de um bandido e assassino, um picareta que gostava de arrumar confusão na América Latina. De uns temps para cá fiz uma reavaliação sobre a figura e tenho de reconhecer que ele teve papel importante como líder revolucionário, embora tenha sido um fracasso como dirigente governamental e ministro em Cuba.

    Ele é tratado como um grande pensador e teórico da revolução cubana e do socialismo em geral. Nada mais falso. Tinha sim uma visão particular de como a sociedade deveria caminhar para um socalismo puro, mas era inocente em relaão à arte da política, tanto que foi engolido por Fidel Castro e sua quadrilha de bandidos que assaltou o poder em Cuba. Há teorias que dão conta de que Castro fez o possível para isolar politicamente Che, poderia se tgornar um líder que poderia lhe fazer sombra. Foi Castro quem o incentivou na fracassada tentativa de revolução no Congo em 1965 e depois nas malogradadas iniciativas pela América Latina, que culminou com sua morte em 1967 na Bolívia.

    Che Guevara nunca foi um grande líder militar e muito menos político. Sempre viveu de sua fama conquistada por um marketing pessoal bem feito. Virou ídolo pop graças à necessidade que as esquerdas têm (principalmente a esquerdalha nojenta) d ese agarrar a símbolos para mascarar a falta de confiança que têm em si mesmas.

    Virada de mesa no Brasileirão?



    Eurico Miranda anda bravateando no Rio que o vasco não vai cair para a segunda divisão. Quem ouviu diz que a frase é dúbia: pode ser entendida como uma "frase otimista", acreditando que trime vai melhorar, ou como uma ameaça, ou seja, o Vasco não cai, mesmo que fique em último. Mustafá Contursi, o vagabundo que finge ser presidente do Palmairas, também anda circulando com muita desenvoltura na CBF. Tem cheiro de virada de mesa no ar, apesar dos desmentidos de Ricardo Teixeira ontem no Rio.

    Será que agora sai um inédito do Who?



    Pete Townshend, guitarrista do Who, quer gravar um "último disco" com o vocalista da banda, Roger Daltrey. De acordo com o músico, a parceria poderia ser chamada de um "novo Who"."Quero compor com Roger, então podemos nos tratar como um 'novo' Who", afirma Townshend em seu site oficial."Quero ver se temos alguma coisa para dizer juntos, que não poderíamos dizer separados. Se chamamos o disco de um disco do Who não é o ponto. Podemos chamá-lo do que quisermos", diz.

    O último álbum de estúdio do Who, "It's Hard", foi lançado em 1982. No início do segundo semestre deste ano, Townshend e Daltrey fizeram uma turnê do Who pelos Estados Unidos. O baixista da formação original, John Entwistle, morreu de ataque cardíaco em decorrência de uso de cocaína na véspera do início da série de shows, no dia 27 de junho. O baterista original, Keith Moon, morreu de overdose em 1978.

    Pílulas roqueiras



  • Phil Anselmo canta com Iommi
  • - O vocalista Phil Anselmo, do Pantera, cantará no próximo álbum solo do guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi. Eles devem começar a trabalhar no projeto em janeiro, na Inglaterra, e planejam uma turnê em apoio ao lançamento. Sobre o novo álbum de estúdio do Black Sabbath, com a clássica formação Bill Ward, Ozzy Osbourne,Iommi e Geezer Butler, o guitarrista disse que o projeto está atrasado e atualmente parado, mas que já há seis músicas gravadas em demo.

  • Novo do Grave Digger
  • - O Grave Digger acabou de começar as gravações de seu novo álbum que sai no dia 26 de maio de 2003.As gravações estão sendo feitas em um estúdio na Alemanha onde a banda ficará todo o mês de outubro e novembro. No final de dezembro e início de janeiro o CD será mixado.O grupo já anunciou que será um álbum conceito e que se tratará de uma trilogia. O tema ainda é um segredo.

    terça-feira, outubro 15, 2002

    The Who em imagens


    Um pouco da história do Who em imagens de pôsteres e fotos diversas:



























    Até onde vai o fanatismo no rock?



    Até onde pode ir a idolatria por um ídolo musical? Se depender de um maluco alemão, bem longe. O site The Who Concert Guide tem a pretensão de listar, com lista de músicas e tudo, todos os shows realizados pela banda inglesa The Who, com detalhes sobre o local do show e eventuais participações especiais, bem como um comentário sobre a apresentação em si. O site está atualizado até o show realizado pela banda em 28 de setembro de 2002, nos Estados Unidos. O primewiro registro é de uma apresentação em um porão londrino em 1964.

    A iniciativa é das mais fantásticas, embora seja uma maluquice sem tamanho. Será que o responsável ganha dinheiro com isso? Se for um hobby, é dos mais caros, sem dúvida alguma. De qualquer forma, ainda bem que existem malucos como esses, que ajudam gente menos fanática, como eu, a ter informações precisas sobre a banda, a minha favorita.

    Mais pílulas roqueiras


  • Kiss com orquestra
  • - Segundo entrevista dada ao site australiano Undercover, na próxima semana Paul Stanley, Gene Simmons e Peter Criss voarão para Melbourne, na Austrália, para anunciar o show do Kiss com a Orquestra Sinfônica de Melbourne.O show é esperado para março de 2003 e deve acontecer no Telstra Dome. Ainda não se sabe se o guitarrista Ace Frehley estará na formação.

  • Gene Loves Jezebel: tour no Brasil em novembro
  • - O quarteto inglês GENE LOVES JEZEBEL volta ao Brasil pela segunda vez, para divulgar seu mais recente lançamento, o álbum duplo ao vivo "Accept No Substitute", gravado em diversos países por onde a banda passou, como Argentina, Portugal e Estados Unidos. A banda, ícone do rock gótico nos anos oitenta, foi formada em 1980 pelos irmãos gêmeos Jay e Michael Aston e ao longo de duas décadas conquistaram milhares de fãs em todo o mundo. As datas confirmadas da turnê são:

    26/11- Porto Alegre/RS - Bar Opinião - 51 3211 2838

    28/11- São Paulo/SP - Directv - info: 11 6846-6000

    29/11- Curitiba/PR - Moinho São Roque - Info: 41 333-3964

    segunda-feira, outubro 14, 2002

    O Lago dos Patos de Vila Galvão



    Uma imagem rara: o Lago dos Patos de Vila Galvão, em Guarulhos, um dos pontos turísticos da cidade. Morei no bairro por 21 anos e o lago é um excelente local de lazer, embora foque superlotado nos finais de semana. O local melhorou muito com a inauguração de um importante centro cultural no antigo liceu, que fica ao lado do lago. Com a limpeza, o lago tem hoje mais patos do que há dez anos e muito mais peixes, que já conseguem sobreviver por muito tempo.

    Crime contra Pedrinho


    A CBF cometeu mais um crime ao denunciar o jogador Pedrinho, do Palmeiras, como dopado. Crime contra o atleta que apenas tomou um remédio antidepressivo, devidamente receitado por seu médico, como crime segundo a legislação antidrogas no Brasil, que proíbe que se dê publicidade a casos do gênero.

    Pílulas roqueiras



  • Mountain prossegue turnê com lançamento no Japão
  • - Vai sair em 23 de outubro no Japão o novo trabalho do MOUNTAIN, intitulado "Mystic Fire", já lançado no final de julho na Europa, trazendo o vocalista/ guitarrista Leslie West ao lado do baterista Corky Laing e do baixista Ritchie Scarlett. Eis as faixas: "Immortal"/ "The Sea"/ "Mutant X"/ "Better Off With The Blues"/ "Mystic Fire"/ "Fever"/ "Marble Peach"/ "Mountain Express (Oh Boy)"/ "When Johnny Comes Marching Home Again"/ "Rotten Peach Part.II" e "Nantucket Sleighride (Redux)". O trio está atualmente numa turnê entre Inglaterra e Suécia, ao lado do STRAY.


  • Ao vivo do Flower Kings com músicas de 50 minutos
  • - Este é o "Official Bootleg", trabalho ao vivo do THE FLOWER KINGS, gravado em 14 de abril deste ano, trazendo, dentre outras, uma versão de "Garden Of Dreams" com cerca de 50 minutos de duração, e que está disponível somente no site oficial (www.theflowerkings.com).

  • Coletânea do Rush no início de 2003
  • - Vai sair em 28 de janeiro de 2003 uma compilação do RUSH intitulada "The Spirit Of Radio: Greatest Hits (1974-1987)", trazendo as seguintes faixas: "Working Man"/ "Fly By Night"/ "2112 Overture"/ "The Temples Of Syrinx"/ "Closer To The Heart"/ "The Trees"/ "The Spirit Of Radio"/ "Freewill"/ "Tom Sawyer"/ "Limelight"/ "Red Barchetta"/ "New World Man"/ "Subdivisions"/ "Distant Early Warning"/ "The Big Money"/ "Time Stand Still" e "Force Ten".

  • Trabalho solo de guitarrista do Yes
  • - Vai se chamar "Skyline" o novo trabalho solo de Steve Howe, oitavo da carreira solo do guitarrista do YES, com lançamento previsto para 5 de novembro.
    Morre um ídolo trash



    Um ícone da música pop morreu neste fim-de-semana. Ray Conniff, o maestro norte-americano especialista em orquestrar músicas bregas e ruins e torná-las ainda piores, morreu aos 85 anos vítima de derrame cerebral. Leia mais aqui.

    Conniff foi ídolo de gerações de pessoas que hoje estão na meia idade para cima ao transformar grandes hits pop do cinema, da música pop norte-americana e e de clássicos do cancioneiro europeu em versões orquestradas com arranjos duvidoso e de péssimo gosto. Talvez por isso é que tenha feito grande sucesso, já que atingia um público inculto e pouco exigente, que nada mais queria a não ser dançar os "boleros" de Conniff.

    Entretanto, apesar de ser um ídolo quase trash, ou tão trash que virou quase cult, teve o grande mérito de ser um dos pioneiros (se não foi o primeiro) a apresentar ao mundo a música caribenha, ritmos latinos em geral e a música brasileira.

    O fracasso da imprensa esportiva


    O maior pecado da imprensa esportiva brasileira, em todos os tempos, foi sempre tachar de fracasso tudo o que não fosse primeiro lugar. Por consequência, os vices são sempre relegados ao 20º plano, e são sempre considerados fracassados. É uma atitude das mais nojentas. A imprnesa esportiva brasileira sempre foi de má qualidade, assim como a do mundo inteiro. Os jornalistas esportivos são despreparados, vendidos e suscetíveis a picaretagens. E, frequentemente, são analfabetos.

    A síndrome do fracasso começou em 1950, com a derrota para Uruguia na Copa do Mundo. a partir de então qualquer derrota era sinônimo de fracasso. Não importa que a derrota tenha sido para um time bastante superior e quase invencível, como na Copa de 54 para Hungria (4 a 2) ou na Copa de 74 para a Holanda (2 a 0). Ou até mesmo na Copa de 98, quando fomos vice-campeões, perdendo para França por 3 a 0, quando a equipe sabidamente não merecia ter passado da 3ª fase. Esse último vice foi um lucro tremendo, e muitos imbecis ainda chamam isso de fracasso. Ser vice da Copa do Mundo é fracasso?

    Nas reportagens sobre o título de vôlei deste final de semana, alguns títulos de matérias informam que a "atual geração redimiu o fracasso do time vice-campeão de 1982". Fracasso? Um país que nunca teve tradição nesse esporte consegue chegar a uma final de campeonado mundial em 1982 quando ninguém esperava, jogando contra um time invencível, e os idiotas chamam isso de fracasso? Digo o meso em 1984, na Olimpíada, quando o mesmo time brasileiro de vôlei ficou com a prata perdendo para um time reconhecidamente superior.
    p>Fracasso é termos uma imprensa esportiva de péssima qualidade. Fracasso é sermos um país pobre apesar de todos os recursos naturais e a qualidade de nosso povo disponíveis. Fracasso é termos uma população incompetente porque não tem educação. Fracasso é ter uma população que não tem educação e que vota em políticos nojentos e mal intencionados, como Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Alckmin, ACM, Jader Barbalho, Maluf e outros lixos semelhantes.

    2002, ano mágico no esporte


    Pentacampeão do mundo no futebol, campeão mundial de vôlei masculino, Rubens Barrichello finalmente fazendo alguma coisa na Ferrari... Um bom ano para o epsorte, sem dúvida...