sábado, janeiro 15, 2011

(TEXTO ORIGINALMENTE PUBLICADO NO JORNAL DA TARDE)

Rock pesado no Caribe



Marcelo Moreira

Os norte-americanos também terão o seu “Cruzeiro do Metal”, só que com um itinerário mais sofisticado. O “70000 tons of Heavy Metal” foi criado por produtores canadenses para colocar 2 mil fãs dentro de um transatlântico, com direito a escolher entre 40 shows de grupos de heavy metal.

O cruzeiro parte de Miami, na Flórida, no dia 24 de janeiro, passa por Cozumel, no México, e retorna a Miami no dia 28. Custa US$ 1 mil – cerca de R$ 1.700.

Promovido pela Ultimate Cruises, empresa sediada em Vancouver, no Canadá, o evento ocorrerá no transatlântico Majesty of the Seas, que tem 12 andares e pesa 70 mil toneladas – daí, o nome do cruzeiro: 70000 tons. O gigante pertence à multinacional Royal Caribbean.

O elenco de músicos convocados para tocar em alto mar no Caribe é de primeira qualidade e tem barulho bom para todos os gostos. Vai do heavy tradicional ao speedy metal, do thrash ao death metal, do doom ao splatter metal.

A atração principal é um ícone da New Wave of British Heavy Metal, os ingleses do Saxon (foto), que comemoram 35 anos de carreira e que devem agitar o palco do navio com seu habitual show de 3 horas de duração. O vocalista Paul Byff Byfford afirmou, ao site Blabbermouth, que o Cruzeiro do Metal certamente será a experiência mais inusitada em suas três décadas de rock.

O classic rock estará representado pelo guitarrista alemão Uli Jon Roth, ex-integrante da banda Scorpions, e pelo grupo inglês Trouble. O death metal terá os suecos do Amon Amarth e do Dark Tranquility e dos americanos do Obituary. Para quem gosta mais de thrash metal, haverá os alemães do Sodom e os norte-americanos do Testament, do Exodus, do Forbidden e do Death Angel.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

(TEXTO ORIGINALMENTE PUBLICADO NO JORNAL DA TARDE)


O cruzeiro do metal


Marcelo Moreira

O rei Roberto Carlos mal poderia imaginar que inspiraria radicais metaleiros. Demorou, mas essa turma aderiu à onda dos cruzeiros temáticos. Após o rei transformar sua turnê anual pelos mares em evento obrigatório no calendário de shows do Brasil, agora é a vez de os empresários de bandas de rock pesado entrarem no roteiro dos cruzeiros.

Programado para o fim de janeiro, o Motorcycle Rock Cruise seria, a princípio, um evento para apreciadores de rock em geral e de motocicletas possantes. Até que a empresária Monika Cavalera, da Base 2 Promoções – que administra os negócios do Sepultura e é ex-mulher do ex-baterista da banda, Iggor Cavalera – teve a ideia de transformar o evento numa espécie de Cruzeiro do Metal, com 2 mil fãs podendo curtir, à vontade, som pesado e em alto mar.

Além do Sepultura, está escalada a banda Big Noize, projeto formado por ex-integrantes de bandas para tocar versões de clássicos do rock. O grupo conta com o vocalista Joe Lynn Turner (ex-Deep Purple e Rainbow), o baterista Vinnie Appice (ex-Dio e Black Sabbath), o guitarrista Carlos Cavazo (ex-Quiet Riot) e o baixista Phil Soussan (ex-Ozzy Osbourne e Vince).


Sepultura (FOTO: JONNE RORIZ/AE)

Todos eles executarão hits debandas como Deep Purple, AC/DC, Ozzy Osbourne, Black Sabbath e Led Zeppelin. Monika ainda tenta confirmar a vinda do Hail!, outro grupo de heavy metal, com grandes nomes em sua formação, como Tim “Ripper” Owens (ex-Judas Priest, Yngwie Malmsteen, Iced Earth), o guitarrista Andreas Kisser (Sepultura), o baixista David Ellefson (Megadeth) e o baterista Jimmy DeGrasso (Alice Cooper e ex-Megadeth).

“A ideia é fazer uma grande celebração do rock pesado. Por mais inusitado que seja o evento e seu formato, tem tudo a ver com entretenimento de qualidade”, diz a empresária, que promove o Motorcycle Rock Cruise em parceria com a CVC Turismo. A mesma proposta foi utilizada num cruzeiro que parte de Miami, nos EUA. Trata-se do “70000 tons of Heavy Metal”, com 40 bandas tocando durante uma viagem pelo Caribe.

Monika Cavalera acrescenta que esse tipo de iniciativa, no caso do rock, faz uma aproximação entre fã e ídolo impossível em apresentações normais. “Serão quatro dias de shows e de fãs convivendo no mesmo espaço com seus ídolos. Os músicos, inclusive, se programaram para criar um grande karaokê roqueiro”, diz.

Ou seja, em determinados momentos, os viajantes-espectadores poderão subir ao palco e tocar com Andreas Kisser, do Sepultura, ou soltar a voz tendo os músicos do Megadeth como banda de apoio.

De Santos ao Rio

O cruzeiro sairá de Santos, no dia 30 do mês que vem, em direção ao Rio de Janeiro, retornando em 2 de fevereiro à cidade paulista. O navio escalado é o Zenith, um dos mais luxuosos do mundo, famoso por seus bares que não fecham nunca.

Além do karaokê, está previsto o sorteio de duas motos Harley-Davidson e torneios de pôquer entre os integrantes das bandas e os fãs. “Será uma nova e divertida experiência. Já tocamos em praticamente todos os tipos de palco”, diz Paulo Xisto, baixista do Sepultura. “Com certeza, vamos aproveitar ao máximo essa viagem com os fãs e amigos que estiverem a bordo”, ele destaca, animado com o inusitado evento.


Karaokê: durante a viagem no transatlântico Zenith, os fãs poderão subir ao palco para tocar e cantar com os seus ídolos (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O show em alto mar poderá ser a última oportunidade de ver a mais importante e bem-sucedida internacionalmente banda de rock brasileira, antes de uma parada para as gravações do novo trabalho do grupo – o Sepultura deve entrar em estúdio em breve. Para os fãs de rock pesado, ainda restam vagas para entrar no cruzeiro do metal brasileiro.

domingo, janeiro 09, 2011

(TEXTO ORIGINALMENTE PUBLICADO NO JORNAL DA TARDE)


Um festival só para elas



Marcelo Moreira

Um festival exclusivo para as roqueiras, onde menina não entra. Ou quase isso. O Festival de Rock Feminino de Rio Claro, o maior e provavelmente o único do gênero do País, abre em breve as inscrições para a edição de 2011, a nona desde 2003.

A ideia é privilegiar os grupos formados por garotas, ou que tenham meninas como integrantes de destaque.

Realizado sempre no mês de março, que abriga o Dia Internacional da Mulher (dia 8), o festival integra uma extensa programação cultural na cidade que a 175 km de São Paulo, que inclui exposições, peças de teatro, palestras e mostra de cinema.

Com capacidade para receber de 2 mil a 3 mil pessoas, o evento ocorre em seu palco principal na Estação Ferroviária de Rio Claro durante todo o mês de março. Neste ano houve também shows no Centro Cultural Roberto Palmari e Praça da Matriz da vizinha cidade de Cordeirópolis.

Viviane Guilherme, da banda Istha, uma das organizadoras do evento (DIVULGAÇÃO)



Uma das organizadoras da área musical é Vivian Guilherme, vocalista da banda Istha. Na base da dedicação e do voluntarismo, ela e um grupo de colaboradores colocaram o festival no calendário nacional de eventos musicais.

O reconhecimento veio em 2010, quando a Câmara de Vereadores instituiu por lei o dia 9 de março como o Dia Municipal do Rock Feminino, destacando essencialmente o caráter social do festival – a entrada para os shows é um litro de leite, que é doado para o Fundo Social de Solidariedade e Rede do Câncer.

Além das atrações principais, existe uma competição entre os grupos, que são julgados por personalidades convidadas, como, por exemplo, Fernanda Takai (Pato Fu) e Luiz Thunderbird (músico do Devotos de Nossa Senhora Aparecida e apresentador da MTV), por exemplo. Em 2010, a principal atração foi o Shadowside. Dois anos antes, o nome de mais destaque foi o Ravenland.

“O retorno tem sido ótimo, o evento está ficando conhecido internacionalmente. Neste ano recebemos muitos argentinos e europeus. Tivemos 440 bandas do Brasil e da América Latina inscritas em 2010, das quais 15 foram escolhidas para tocar. Queremos bater esse recorde em 2011.”, afirma Vivian.

Na última edição, tocaram artistas de várias cidades paulistas, de Recife, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte. A meta para os próximos anos é aumentar a participação de atrações estrangeiras. A última banda de fora que se apresentou foi a She Devils, da Argentina, em 2005.

A segunda fase de inscrições para o festival de música deve começar em janeiro. Quem se interessar deve preencher uma ficha no site www.rockfeminino.org.