sexta-feira, junho 13, 2003

Lá se foi o Itamar



Nuca apreciei o trabalho de Itamar Assumpção, músico alternativo paulista que morreu ontem aos 53 anos. Achava seu trabalho pedante e extremamente chato. No entanto, inegavelmente, ele era bom.

Deep Purple surpreende em "Bananas"





Finalmente saem as primeiras nptícias sobre o novo trabalho do Deep Purple, riduculamente intitulado "Bananas". Stathis Panagiotopoulos, repórter do website "The Highway Star", foi chamado pela EMI Grega para ouvir sozinho este novo trabalho, que traz as seguintes faixas: "House of Pain"/ "Sun Goes Down"/ "Haunted"/ "Razzle Dazzle"/ "Silver Tongue"/ "Walk On"/ "Pictures of Innocence"/ "I've Got Your Number"/ "Never A Word"/ "Bananas"/ "Doing It Tonight" e "Contact Lost".


De acordo com o visto acima, é possível observar que ficaram de fora músicas previamente tocadas ao vivo, tais como "Long Time Gone", tocada uma vez em 2000 na Suiça; "The Well Dressed Guitar", composta e tocada durante a turnê com Orquestra e mencionada muitas vezes como uma música que estaria no próximo álbum e "Up The Wall", tocada uma vez em 2002, em Londres, considerada como uma versão anterior de "I've Got Your Number".


Segundo Stathis, "Bananas" definitivamente soa como Deep Purple, apesar de haver quatro músicas que não se parecem com nenhuma outra já feita pela banda.


Um dos pontos altos fica por conta de "Walk On", um blues lento com vocal incrível. "Never A Word" se assemelha com algo do Episode Six, The Byrds e até mesmo Beatles, uma música daquelas que "não sai da cabeça". A faixa título, "Bananas", é rápida e agressiva, como Cascades, do "Purpendicular". A última faixa, "Contact Lost", escrita por Steve Morse após o acidente com o ônibus espacial Columbia (a banda conhecia a astronauta Kalpana Chawla, que levou para o espaço os discos "Purpendicular", "Machine Head", "Down To Earth" do RAINBOW e "Blackmore's Night") é instrumental e dura aproximadamente 1 minuto e meio, porém muito tocante, mesmo para quem desconhece o motivo que inspirou Morse a compô-la.


Stathis terminou a audição entusiasmado, considerando o trabalho bem
feito, porém de certa forma desanimado, pois terá que esperar pelo menos até 24 de agosto para ouví-lo mais uma vez, data oficialmente marcada para o lançamento.

segunda-feira, junho 09, 2003

Pílulas roqueiras



  • CD duplo do The Who traz última aparição de John Entwistle
  • -
    O CD duplo "Live At The Royal Albert Hall", do THE WHO, a sair em 22 de julho, vai trazer duas faixas não constantes no DVD homônimo, lançado em setembro de 2001: "Mary Anne With The Shaky Hand" e "Getting In Tune", ambas contando com Eddie Vedder (PEARL JAM) no vocal. Haverá também uma edição limitada com um CD bônus, trazendo as canções "I'm Free", "Young Man Blues", "I Don't Even Know Myself" e "Summertime Blues", gravadas no início de 2002 no mesmo Royal Albert Hall, no que foi a última perfomance pública do baixista John Entwistle, falecido em 27 de junho do mesmo ano.

  • Caixa dos Doors
  • - Vai sair ainda este ano mais um box-set dedicado ao THE DOORS, trazendo os seis álbuns de estúdio do grupo, e um sétimo CD contendo somente raridades, incluindo a versão de estúdio de "The Celebration Of The Lizard", que vai sair também numa compilação em CD duplo, intitulada "The Absolute Best Of", com lançamento previsto para 12 de agosto. Além disso, cada um dos seis discos originais trará também outtakes das suas respectivas sessões de gravação, mas os fãs não precisarão substituir seu acervo, pois será editado posteriormente todo este material inédito num único pacote. Os produtores afirmam que este novo CD de raridades não terá nada a ver com o "Essential Rarities", lançado originalmente no box-set "Complete Original Recordings" de 1999, que também foi lançado posteriormente num CD avulso.

  • Vítimas de pedofilia defendem Pete Townshend
  • - Uma associação de vítimas da pedofilia chamada "Phoenix Survivors", publicou uma nota defendendo Pete Townshend, do THE WHO, e solicitando que seu nome seja retirado da "lista negra" de suspeitos da polícia britânica de cometer violência sexual. Acontece que, embora Pete tenha sido inocentado das acusações de praticar pedofilia, seu nome foi incluído na lista por cinco anos, o que significa que ele, de certa forma, permanecerá sendo vigiado por este tempo. Embora o número de seu cartão de crédito tenha sido encontrado num website dedicado à pornografia infantil, o guitarrista alega que estava na realidade fazendo uma pesquisa para sua autobiografia, que deve ser lançada em 2004, pois ele acredita ter sofrido violência sexual entre os cinco e seis anos e meio de idade, período em que viveu sob os cuidados de sua avó materna, que sofria de distúrbios mentais. "Não consigo me lembrar claramente do que aconteceu, mas em minhas composições freqüentemente me vêem alguns lampejos à mente" disse Pete, numa alusão a alguns trechos da ópera-rock "Tommy". A "Phoenix Survivors" faz uma clara distinção entre quem pratica a pedofilia e pessoas "estúpidas" que apenas acessam sites dedicados ao assunto por curiosidade ou outros motivos, afirmando que estes últimos devem de fato ser punidos, mas não a ponto de ter seu nome incluso na lista de "criminosos sexuais" da polícia britânica, tal qual ocorreu com Pete. "Acreditamos que Mr.Townshend não seja um pervertido, pois ele comprovou ser na realidade uma vítima da violência, devendo ser enquadrado na categoria das pessoas que cometem erros com boas intenções. Lamentamos pela sua estupidez, e também por desconhecer sua condição de vítima, que nos permitiria tê-lo auxiliado no passado", disseram no comunicado.

  • Helloween confirma show no Rio de Janeiro
  • - Após o lançamento do cd "Rabbit Don't Come Easy", a banda alemã HELLOWEEN cumpre o prometido, agendando shows para o Brasil. O primeiro a ser confirmado pelos organizadores locais (Hard and Heavy) foi o show do Rio de Janeiro, marcado para o dia 16 de setembro, no Canecão (Rua Lauro Sodré, ao Lado do Shopping Rio Sul) as 21:30. Serão postos à venda 3000 ingressos, com o preço de 40 reais. As mesas serão vendidas no próprio local do show. Os organizadores cariocas anunciarão em breve os locais de venda assim como possível data para tarde de autógrafos. Mais datas nacionais estão sendo fechadas e serão anunciadas tão logo estejam disponíveis.

  • Helloween confirma show no Rio de Janeiro
  • - Após o lançamento do cd "Rabbit Don't Come Easy", a banda alemã HELLOWEEN cumpre o prometido, agendando shows para o Brasil. O primeiro a ser confirmado pelos organizadores locais (Hard and Heavy) foi o show do Rio de Janeiro, marcado para o dia 16 de setembro, no Canecão (Rua Lauro Sodré, ao Lado do Shopping Rio Sul) as 21:30. Serão postos à venda 3000 ingressos, com o preço de 40 reais. As mesas serão vendidas no próprio local do show. Os organizadores cariocas anunciarão em breve os locais de venda assim como possível data para tarde de autógrafos. Mais datas nacionais estão sendo fechadas e serão anunciadas tão logo estejam disponíveis.

  • Blue Murder retomando atividades?
  • - Notícias dão conta de uma provável reunião do BLUE MURDER, banda formada pelo baterista Carmine Appice, pelo guitarrista John Sykes e pelo baixista Tony Franklin, que estaria agendando alguns shows para a Europa em setembro e outubro.

  • Grateful Dead: overdose de lançamentos vindo por aí
  • - Colecionar CDs do GRATEFUL DEAD hoje em dia está se tornando cada vez mais algo somente para fãs endinheirados, pois como se não bastassem os relançamentos em formato box-set e a série "Dickie Picks", agora o grupo resolveu seguir os passos do PEARL JAM, lançando em pacotes de CDs triplos todos os shows de sua turnê deste ano, a um custo de 22 dólares cada. E os 23 shows já realizados estão disponíveis num box-set que custa a bagatela de 432 dólares! Felizmente a banda ainda permite que suas apresentações sejam gravadas de forma amadora, porém, ao contrário do passado, hoje não disponibilizam saídas direta da mesa de som. Mais informações sobre os CDs podem ser vistas no link www.dead.net.

  • Tributo ao Uriah Heep
  • - Agendado para 18 de Agosto o lançamento de um tributo ao Uriah Heep intitulado “A Return to Fantasy”. O álbum sairá via Century Media e as bandas participantes, assim como as respectivas versões que cada uma fará, você confere a seguir: 1. ANGEL DUST - "Easy Livin'"; 2. NARNIA - "Sunrise"; 3. TAD MOROSE - "Rainbow Demon";
    4. ONWARD - "Bird Of Prey"; 5. LIEGE LORD - "Too Scared To Run"; 6. JACK FROST - "Lady In Black"; 7. NIGHTINGALE - "Stealin'"; 8. LANA LANE - "Weep In Silence"; 9. VINTERSORG - "Rainbow Demon"; 10. SACRED STEEL - "Return To Fantasy"; 11. EASY LIVIN' - "Circle Of Hands"; 12. FREEBASE - "Suicidal Man"
    13. METALIUM (com Ken Hensley) - "Gypsy";

  • Steve Vai lança volumes 3 e 4 de antologia
  • - Já saiu lá fora os volumes 3 e 4 da série Secret Jewel Box, uma verdadeira antologia do guitarrista Steve Vai. O Archives Vol. 3 traz gravações que vieram como bônus em lançamentos japoneses e também algumas gravações de demos. Já Archives Vol. 4 reúne gravações de projetos paralelos de Vai, como músicas gravadas para o tributo a Jimi Hendrix, para o Public Image Ltd., para o Chick Corea e até uma gravação com a Orquestra Sinfônica de Londres.

  • Saxon lança DVD duplo ao vivo em julho
  • - Sai no dia 21 de julho o DVD duplo ao vivo Chronicles, do Saxon. O primeiro DVD tem 97 minutos gravados no festival alemão Wacken, de 2001, além de discografia e uma entrevista com o vocalista Biff Byford. O segundo DVD tem gravações caseiras, entrevistas para a TV, oito clipes, galeria de fotos etc.