sexta-feira, agosto 24, 2001

Hollywood descobre The Who


A whomania atingiu a meca do cinema. Hollywood entrou na onda britânica de redescobrimento da maravilhosa obra do Who (o quarteto britânico está em alta na Inglaterra desde 1999) e redescobriu grandes pérolas de seu repertório, que estão recheando seus filmes e suas trilhas sonoras.
Fundado em 1964 pelo guitarrista Pete Townshend e pelo vocalista Roger Daltrey (John Entwistle, o baixista, entrou um pouquinho depois), o Who frequentemente é listado ( com justiça ) como uma das cinco bandas mais importantes de todos os tempos ao lado de Beatles, Rolling Stones. Led Zeppelin e Pink Floyd. O grupo encerrou as atividades em 1982, mas reuniu-se em 1985 para a apresentação do Live Aid e em 1989 para uma turnê norte-americana de comemoração de 25º aniversário. Em 1996, Townshend, Daltrey e Entwistle (o baterista original, Keith Moon, morreu em 1978) decidiram voltar à ativa para intermináveis turnês nostálgicas e ainda permanecem tocando por aí.
Quem ressuscitou o Who para as trilhas foi "Austin Powers", produção de 1999 sucesso de bilheteria com Mike Myers. A trilha trazia uma versão do clássico "My Generation" gravada nos estúdios da BBC londrina em 1965. Desde então as músicas do grupo apareceram em diversas produções premiadas e estouradas nas bilheterias.
"Beleza Americana", que ganhou Oscars de melhor filme, melhor diretor e melhor ator (Kevin Spacey), toca na íntegra "The Seeker', canção do Who que virou single em 1970. A mesma música serve com trilha de abertura para "The Limey" (no Brasil, "O Estranho"), produção alternativa do ano passado mas que foi um surpeendente sucesso de público. O ator principal é o veterano inglês Terence Stamp, excelente. Ele provavelmente foi o responsável pela inclusãp da canção no filme. Seu irmão é Chris Stamp, empresário do Who até 1970. Ele mesmo é amicíssimo de Townshend e Daltrey.
"Almost Famous" ("Quase Famosos"), de 2000, e que concorreu a vários Oscars neste ano, conta a história de um garoto que vira repórter e tem a missão de contar uma turnê de um afamosa banda de rock (história real baeeada na vida do diretor do filme, Cameron Crowe, que acompanhou a turnê do Led Zeppelin aos 16 anos em 1973). Em sua iniciação no mundo do rock, o personagem principal é apresentado na infância aos mestres do gênero por sua irmã mais velha e ganha de presente o álbum "Tommy". A cena tem como trilha "Sparks", uma das canções instrumentais do disco.
Mas o filme que realmente apostou firme nas músicas da banda inglesa foi "Summer of Sam" ("Verão de Sam"), produção do aclamado Spike Lee de 1999 (com ótima interpretação de John Leguizamo e Mira Sorvino). Em duas cenas cruciais do filme, dois clássicos do Who são executados na íntegra: "Baba O'Riley" e "Won't Get Fooled Again", sendo que esta última tem oito minutos de duração. Hollywood atestou que o Who está mais vivo do que nunca.
Morte às gravadoras


Este texto foi publicado no Plantão Info. Querem acabar com a nossa festa...


"Saiu no SiliconValley.com, a versão virtual do noticiário sobre tecnologia do Mercury News: as principais gravadoras já começaram a vender, por baixo dos panos, CDs protegidos contra a cópia digital de suas músicas.

A tecnologia contida nesses CDs impede que um usuário consiga copiar seus arquivos para o computador, em formato MP3, ou para um CD virgem. De acordo com a matéria, atribuída à agência Associated Press, os primeiros CDs estão sendo vendidos na Europa, mas as gravadoras se recusaram a dizer quais são os artistas que já estão digitalmente protegidos.

Para a AP, estariam envolvidas na operação Warner Music, EMI, Universal, BMG e Sony Music. Diz a matéria que apenas a Sony e a BMG confirmaram ter colocado CDs protegidos à venda nas lojas européias.

A maioria dos fãs de música gostam de fazer cópias pessoais de suas músicas favoritas, e esta atividade nunca foi considerada ilegal. Mas a indústria acredita que continuar dando a seus consumidores esta facilidade seria escancarar a porta para que os mesmos começassem a trocar as músicas em serviços online, como o Napster e o Audiogalaxy. Em sua defesa, as gravadoras costumas dizer que não querem manter os arquivos musicais longe dos computadores, mas sim ter um maior controle de como eles chegam aos equipamentos.

Os analistas de mercado, segundo o SiliconValley, duvidam da eficácia da estratégia: "A música precisa ser portátil. Precisa estar no carro e em seu dispositivo portátil, e o que a indústria vai encontrar é uma batalha perdida, a menos que liberem as cópias", afirmou o analista de mídia digital Phil Leigh, da Raymond James and Associates, à AP."
A deterioração progressiva da UNE


A UNE (União nacional dos Estudantes) cada vez mais se revela como uma das entidades mais dispensáveis do atual cenário social brasileiro. A organização simplesmente não existe. Está tomada por agitadores e grupelhos da esquerdalha que ficam lutando por privilégios indefensáveis. O lucrativo mercado das carteiras de desconto para estudantes em eventos culturais serviu para engordar o combalido caixa da entidade, mas não foi suficiente para retirá-la do ostracismo e do obscurantismo em que está mergulhada desde os anos 70.
A UNE não defende os estudantes. Não tem representatividade para isso. Passou a ser um refúgio de "estudantes" profissionais que nunca saem da faculdade e que usam a entidade para fins pessoais e políticos. Não se vê a UNE em debates relevantes, não se vê seus representantes lutando por melhoria do ensino, ela não propõe nada, não sugere nada, só promove arruaças.
Foi o caso desta sexta-feira, dia 24 de agosto. Cerca de 200 estudantes que apóiam a entidade apedrejaram a casa do professor da Unicamp Marcelo Souza em Campinas pela manhã. O professor é irmão do ministro da Educação, Paulo Renato Souza (também professor da Unicamp).
Há uma semana alguns estudantes acamparam em frente à casa de Marcelo Souza com o objetivo de "pressioná-lo" a pressionar o irmão ministro a rever a decisão do ministério de acabar com o monopólio da UNE na expedição de carteiras de estudante a serem apresentadas para descontos em eventos culturais. A entidade estudantil cobrava para emitir o documento. O ministério agora vai autorizar cada estabelecimento de ensino, particular ou privado, a emitir a carteira. Melhor, sem cobrar nada.
Pois então os dinossauros da esquerdalha totalitários resolveram protestar contra a iniciativa do ministério, que merece o nosso aplauso. Estão aterrorizando parentes do ministro. Táticas terroristas para evitar a perda de privilégios. A UNE se reduziu a isso. Lamentável.
Tiazinha e os Cavaleiros Mascarados


Pensei que ia ser engraçado, mas foi altamente constrangedor. Num dos zaps na TV ontem à noite caí no horrível Superpop, da Rede TV!, da imbecil Luciana Gimenez (1,20 m de pernas, zero de cérebro), eis que me deparo com um trio vestido de metaleiros, com roupas pretas e maquiagem à la Kiss, dublando uma música de péssima qualidade e com uma baixinha muito gostosa e roupas mínimas também dublando.
Depois de algum tempo consegui identificar aquela pessoinha rebolando: era Tiazinha, lançando sua "nova música". O nome artístico do grupo: Tiazinha e os Cavaleiros Mascarados. Grotesco, nojento, escroto, não há qualificativos para designar a coisa. Péssimo sobre todos os aspectos. Pretensamente rock pesado, não passada de popzinho da pior qualidade. Ainda bem que ela vai desaparecer logo.
Mudanças no Helloween


Nota surpreendente nos sites de música: Roland Grapow (guitarra) e Uli Kusch (bateria) foram "convidados" a sair da banda alemã Helloween, um dos ícones do heavy metal melódico. Há pouco mais de um mês a banda passou por aqui para divulgar seu novo trabalho "The Dark Ride", um bom disco. Tudo parecia ir bem bem e a apresentação no abarrotado Via Funchal foi muito boa.
Os membros remanescentes _ Michael Weikath, Markus Grosskopf e Andi Deris _ começaram a entrevistar candidatos para as vagas deixadas por Roland Grapow e Uli Kusch.
Um porta-voz do grupo revelou que "foi um consenso geral que Roland e Uli deixariam a banda. Vocês podem dizer que foi por causa das diferenças musicais, mas na verdade foi mais uma questão de prioridade. Percebeu-se que eles estavam prestando mais atenção às suas respectivas carreiras solo. Depois da bem sucedida turnê do álbum 'Dark Ride', Markus e Andi perceberam que os membros do Helloween precisam dedicar-se 100% à banda. Como isso não estava acontecendo, notou-se que a criatividade do grupo estava sendo afetada e agora as coisas podem entrar nos eixos novamente. Roland e Uli estavam conosco há muito tempo e obviamente é muito triste quando este tipo de coisa acontece, mas não havia outra alternativa. Todos desejam aos dois muita sorte nessa nova aventura".
O guitarrista Michael Weikath acrescentou: "Nós esperamos anunciar logo nossa formação nova. Existem vários músicos talentosos a serem descobertos e nós estamos bastante animados com as futuras possibilidades para a banda. Uma vez que a formação nova esteja completa, nós começaremos escrever material para um novo álbum de estúdio, que deve ser lançado no próximo ano. Será uma nova era para o HELLOWEEN e vai nos inspirar a dar aos fãs o nosso melhor!".

quinta-feira, agosto 23, 2001

Grande resposta ao fanatismo religioso

Mais uma para irritar os fanáticos religiosos e crentes. Esse texto está circulando há um mês na Internet e foi uma das melhores respostas que eu vi até hoje aos crentes fanáticos e dogmáticos de todas as espécies. É hilário. Divirtam-se... (agradecimentos ao grande José Mauro Capp).


"Laura Schlessinger é uma personalidade da rádio americana que distribui conselhos para pessoas que ligam para o seu show.

Recentemente ela disse que a homossexualidade é uma abominação de acordo com Levíticos 18:22 (Antigo Testamento) e não pode ser perdoado em qualquer circunstância. O texto abaixo é uma carta aberta para Dra. Laura, escrita por um cidadão americano e também disponibilizada na Internet.
"Cara Dra. Laura:

Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeito à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu show, e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quantas posso.
Quando alguem tenta defender a homossexualidade, por exemplo, eu simplesmente lembro que Levíticos 18:22 claramente afirma que isso é uma abominação. Fim do debate.
Mas eu preciso da sua ajuda, entretanto, no que diz respeito a algumas leis específicas e como segui-las:
a) Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?
b) Eu gostaria de vender a minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?
c) Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levíticos 15:19-24). O problema é: como é que eu digo isso a ela ? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.
d) Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses?
e) Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo eu mesmo?
f) Um amigo meu acha que mesmo que comer moluscos seja uma abominação (Levíticos 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade. Eu não concordo. Você pode esclacer esse ponto?
g) Levíticos 21:20 afirma que eu não me posso aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?
h) A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos19:27. Como devem eles morrer?
i) Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levíticos11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco)
j) O meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levíticos 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levíticos 19:19, porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliester). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levíticos 24:10-16)? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los numa cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levíticos 20:14)?
Eu sei que você estudou essas coisas a fundo e então estou confiante de que me possa ajudar. Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável.
Seu discípulo e fã ardoroso. "
Primeira carta a Maurício Gaia


Essa aqui é para o meu amigo Maurício Gaia, que reclama da minha indicação do show do Nazareth no DirecTV no dia 8 de setembro. Ele despreza o quarteto escocês dos anos 70 e os chama de geriátricos. Está tudo lá no blog Mauricéia Desvairada.
O cidadão até que tem certo bom gosto, anda ouvindo B.B. King, Rolling Stones, gosta de Eric Clapton antigo, até mesmo Led Zeppelin, se bem me lembro. No entanto, tudo cai por terra, já que também aprecia procarias modernosas que vêm da Inglaterra e outras tantas porcarias da MPB. Nesse quesito, caro amigo corintiano, você não deve ser levado a sério... (risos) Mas isso é papo para ser regado a cerveja gelada em boteco aprazível.
Quanto à questão do desvio de identidade da Gaviões da Fiel, concordo com você. Seus dirigentes e integrantes são bandidos que pregam arruaças e se locupletam da associação. Igualzinho na Mancha, na Independente, na Torcida Jovem, na Leões da Fabulosa (essa eu desenterrei)...
Por fim, caro Maurício, quanto à suposta intolerância apontada por você na questão rock x religião x satanistmo x crentes idiotas, tenho a dizer o seguinte:
1 - se eles propagam essas imbecilidades por aí, destilando preconceitos, também tenho os meus em relação a esse assunto e acho interessante que eles saibam disso. Se é para manter algum tipo de debate aceso, é bom desancá-los um pouco. Eles são imbecis mas não sabem, e alguém precisa mostrar isso a eles;
2 - eu me divirto a valer provocando esses tontos, eu me divirto ao ler suas idiotices e me divirto mais ainda aom colocá-los em seu devido lugar.
Abraços ao valoroso Guilherme e à batalhadora Patrícia, que se esforça por aguentá-lo...
Mais crentes com medo do "rock satânico"


Um cidadão me mandou uma url de uma pagina hilária, muito mais engraçada do que aquela da Frente Lepanto, que associava o rock ao satanismo. Esses crentes imbecis da Zeukela ultrapassaram o limite da sanidade mental. A igorância é tanta e o fanatismo é tão exagerado que se torna patético. Ali estão algumas das coisas mais engraçadas que eu li nos últimos tempos...
O Rock in Rio 3 é a "sinagoga de satanás"... Essa foi a melhor... leiam e se divirtam...
Definidos os grupos da Copa dos Campeões da Europa


A União Européia de Futebol (UEFA) definiu hoje a composição dos oito grupos da Liga dos Campeões 2001/2002, em sorteio realizado nesta quinta-feira em Montecarlo. Nesta primeira fase, as equipes jogam entre si, dentro de cada grupo, em dois turnos. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam à fase seguinte. A primeira rodada será realizada nos dias 11 e 12 de setembro. Veja como ficaram os grupos:

Grupo A:

Real Madrid (Espanha) Roma (Itália) Lokomotiv de Moscou (Rússia) Anderlecht (Bélgica)

Grupo B:

Liverpool (Inglaterra) Borussia de Dortmund (Alemanha) Dínamo de Kiev (Ucrania) Boavista (Portugal)

Grupo C:

Arsenal (Inglaterra) Real Mallorca (Espanha) Schalke 04 (Alemanha) Panathinaikos (Grécia)

Grupo D:

Lazio (Itália) Galatasaray (Turquía) PSV Eindhoven (Holanda) Nantes (França)

Grupo E: Juventus (Itália) Porto (Portugal) Rosenborg (Noruega) Celtic (Escócia)

Grupo F:

Barcelona (Espanha) Olympique Lyon (França) Bayer Leverkusen (Alemanha) Fenerbahce (Turquía)

Grupo G:

Manchester United (Inglaterra) Deportivo La Coruña (Espanha) Olympiakos (Grécia) Lille (França)

Grupo H:

Bayern Munich (Alemanha) Spartak de Moscou (Rússia) Feyenoord (Holanda) Sparta de Praga (República Checa)

A banda Catedral é ruim, mas merece crédito por ter irritado os evangélicos

A banda carioca Catedral, de pop rock, é uma das mais fracas que surgiram no cenário nacional nos últimos anos. suas letras são risíveis e e musicalmente deixa muito a desejar, mesmo estrando na estrada há 13 anos. Mesmo assim, está conseguindo algum sucesso por aí com execuções maciças em rádios FMs populares e também com clipes repetidos exaustivamente na MTV. Esse fato fez com que assinassem um belo contrato com a gravadora Continental.
Mesmo ruim, a banda merece ser ouvida por um fato simples: o quarteto sempre tocou música gospel e seus integrantes são evangélicos. Bastou eles afastarem a temática gospel de suas letras para que antigos fãs iniciassem uma cruzada inquistorial contra o grupo, afirmando que ele "traíram" seus ideais.
Quem tem esse tipo de comportamento é gente lixo, gente escrota que não merece a menor consideração. para a sorte dos nossos ouvidos eles abandonaram a temática religiosa, que é ridícula e insuportável (principalmente as de cunho evangélico). Chega de dogmas, chega de inquisição, chega de censura, chega de evangélicos nojentos.

quarta-feira, agosto 22, 2001

Copa dos Campeões da Europa definida


Alemanha e Espanha têm o maior número de representantes classificados para a primeira fase da Copa dos Campeões. Os dois países terão quatro times após os resultados de hoje pela terceira rodada preliminar, que definiu os 32 participantes.

A Alemanha, além do Bayern de Munique _atual campeão do torneio_, contará com a presença de Schalke 04, Bayer Leverkusen, Schalke 04 e Borussia Dortmund. Já os esponhóis entram na disputa com Real Madrid, Deportivo La Coruña, Mallorca e Barcelona.

A Itália, que também poderia ter quatro participantes, terá apenas três _Roma, Juventus e Lazio_ após a eliminação do Parma pelo Lille, da França. Os franceses estarão representados ainda pelo Nantes e Olympique de Lyon.

Inglaterra é o outro país com três times garantidos. Manchester United, Arsenal e Liverpool estão na briga pelo título do mais importante torneio de clubes da Europa.

Confira os participantes:

Alemanha: Bayern Munique, Schalke 04, Bayer Leverkusen e Borussia ortmund
Espanha: Real Madrid, Deportivo La Coruña, Mallorca e Barcelona
Inglaterra: Manchester United, Arsenal e Liverpool
França: Nantes, Olympique de Lyon e Lille
Itália: Roma, Juventus e Lazio
Grécia: Olympiakos e Panathinaikos
Holanda: PSV Eindhoven e Feyenoord
Portugal: Boavista e Oporto
Rússia: Spartak Moscou e Lokomotiv Moscou
Turquia: Galatasaray e FenerbahÐe
Bélgica: Anderlecht
Escócia: Celtic Glasgow
Noruega: Rosenborg
República Tcheca: Sparta Praga
Ucrânia: Dynamo Kiev
Hollywood redescobre o rock

Nunca se filmou tanto o rock como nos últimos tempos. São várias produções retratando o mundo da música pop e seu estilo de vida. Quase todas já estão disponíveis em VHS nas principais locadoras do país. O assunto rende e é atraente, pois todo espectador algum dia já se imaginou em cima de um palco soltando a voz ou tem muita curiosidade em saber como vivem os rock stars e seu modo de vida repleto de excessos.
O filme mais bem-sucedido dessa leva foi "Almost Famous" (Quase Famosos), de 2000, dirigido por Cameron Crowe baseado em sua própria autobiografia. A fita consagrou as atrizes Kate Hudson (filha da atriz Goldie Hawn) e deu mais prestígio para Frances McDormand (Oscar de melhor atriz por "Fargo", em 1997). As duas concorreram ao Oscar 2001 como melhores atrizes coadjuvantes (perderam para Marcia Gay Hayden, que atuou em "Pollock").
O filme conta a história de um garoto de 15 anos que subitamente vê-se contratado pela revista Rolling Stone para acompanhar por dois meses a turnê de uma banda fictícia de rock em ascensão, a Stillwater, que acaba na capa da revista. O filme retrata com fidelidade todo o tipo de excessso que ocorriam nas verdadeiras turnês. Todos os fatos narrados são baseados em fatos que ocorream com artistas como Led Zeppelin, The Who, Allman Brothers, Rolling Stones, Free e muitas outras.
O roteiro também é de Camerom Crowe, baseado na sua própria experiência. Em 1973, aos 16 anos, ele escrevia textos sobre música para um jornalzinho de uma cidade pequena da Califórnia. Um de seus textos caiu nas mãos dos editores regionais da Rolling Stone (a mais importante revista de música e cinema dos Estados Unidos), que sugeriram enviar o garoto para acompanhar a turnê do Led Zeppelin daquele ano. A reportagem virou capa da revista e Crowe até hoje é amigo do guitarrista Jimmy Page.
Veja outros filmes recentes que têm o rock como tema:

  • Sweetwater - Na Estrada do Rock
  • -
    Esse filme de 1999 narra a história de uma banda verdadeira mas que pouqiíssimas pessoas conhecem. A Sweetwater teve um sucesso meteórico na Califórna entre 1968 e 1969, no auge da psicodelia, chegando a tocar no famoso Festival de Woodstock. A banda, no entanto, não suportou o sucesso e acabou logo em seguida, depois de um acidente de carro com a vocalista Namci Nevins. O destaque da fita é a atriz Kelli Williams, que interpreta a vocalista Nanci Nevins, da Sweetwater. A cantora Amy Jo Johnson é a voz responsável pelas músicas da banda. Toda a produção e os arranjos das músicas foram supervisionadas pela própria Nanci Nevins.

  • Still Crazy - Ainda Muito Loucos -
  • - O melhor filme de toda essa safra. Produzido pelo astro irlandês Stephen Rea, que também estrela o fime, mostra o retorno às atividades da banda fictícia Strange Fruit, que era um dos ícones do hard rock dos anos 70. O legal desse filme é que a fita satiriza as bandas rock inativas que voltam apenas para ganhar dinheiro, mas capricha também ao mostrar de forma fiel e até com certo drama como é dura a vida na estrada e como é dura a vida de quem esteve no topo e tem de recomeçar tudo de novo. Resumindo, a banda Strange Fruit arruma novo vocalista em 1977 após a morte do titular. Em um grande festival norte-americano naquele ano, a apresentação do grupo é um fiasco, trazendo á tona as brigas internas. Ao final do show a banda acaba. Cada membro do grupo segue seu caminho e fracassa redondamente. Stephen Rea, o tecladista, vira traficante e contrabandista; o guitarrista drogado desaparece e é dado como morto; o baixista vira um humilde reparador de telhados; o baterista se transforma em um péssimo jardineiro; o vocalista, que insistiu na música, perde tudo depois de pequeno sucesso em umca carreira-solo; a empresária e fã trabalha em uma rede hotéis, está divorciada e tem uma filha adolescente maleta. Rea é reconhecido por um fã em 1997 e recebe um convite para reformar a banda para um festival de rock. Começa então a dura batalha para convencer a todos a retornar para o mundo do rock. A fita, de 1998, é deliciosa porque consegue colocar na tela todos os clichês do mundo do rock com talento e humor.

  • Velvet Goldmine
  • - Produção de 1998, é dirigida por Todd Haynes, tendo como estrela principal Ewan MacGregor. O filme é interessante pro fazer um fiel retrato da cena do glitter rock, aquela dos exageros na maquiagem e na androginia. O personagem principal é um cantor que se torna a estrela do movimento, uma caricatura baseada nas vidas de astros como David Bowie, Iggy Pop, Marc Bolan e Lou Reed, entre outros.

  • Metal God
  • - Produção em fase final de montagem, que deve estrear nos cinemas no segundo semetres deste ano e ainda com outro nome, Rock Star. Tendo como astro Mark Wahlberg, narra a ascensão de um balconista de loja de discos e cantor amador a vocalista de sua banda de heavy metal preferida, que é uma das mais famosas da música pop. O filme tem tudo para estourar, pois é baseado na história verídica de Ripper Owens, o atual vocalista do Judas Priest. A produção é do astro George Clooney.

    Contas de Jersey são realmente de Maluf

    Está comprovado: Paulo Maluf mentiu em seu depoimento na Câmara de São Paulo, já que o Ministério Público confirmou que ele tem mesmo contas no paraíso fiscal de Jersey, uma ilha do canal da Mancha pertencente à Inglaterra. Sendo assim, o ex-governador e ex-prefeito pode ser processado por crimes fiscais e remessa ilegal de divisas para o exterior, entre outros crimes. Se condenado, pode pegar até 10 anos de reclusão.
    Segundo texto da Folha de S. Paulo de hoje, "Documento oficial do governo da Suíça informa que o ex-governador e ex-prefeito Paulo Maluf abriu uma conta no Citibank daquele país em julho de 1985 (logo depois de perder a eleição presidencial indireta para Tancredo Neves) e, em 1997, a transferiu para o mesmo banco em Jersey, paraíso fiscal no canal da Mancha.
    A conta foi aberta originalmente em nome da empresa Blue Diamond Ltd, constituída nas Ilhas Cayman, paraíso fiscal do Caribe. Essa empresa, cujo beneficiário era Paulo Maluf, mudou de nome mais tarde para Red Ruby Ltd.
    Em 9 de janeiro de 1997, oito dias depois que Maluf deixou a Prefeitura de São Paulo, a conta da empresa no Citibank da Suíça foi fechada, e todas as suas aplicações transferidas para o Citibank da ilha de Jersey.
    O documento oficial suíço foi enviado pelo Bundesamt Für Polizeiwsen, órgão de inteligência financeira daquele país. O destinatário foi o seu congênere no Brasil, o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), presidido por Adrienne Senna e ligado ao Ministério da Fazenda".
    Maluf é acusado de ter em seu nome e de seus familiares contas com US$ 200 milhões em Jersey. De onde saiu tanto dinheiro? Ele não explica, aliás, não consegue explicar.
    Que ele é uma das figuras políticas mais nojentas desse país não há dúvida. Maluf e o malufismo representa o que de pior existe dentro do povo brasileiro e do pensamento político do ser humano. Não bastasse as sucessivas derrotas eleitorais em toda a sua carreira, sempre teve associada à sua figura centenas de denúncias de corrupção, malversação de verbas e superfatuamentos mil.
    Maluf é sinônimo de do que de pior existe na política, é sinônimo de roubalheira, de corrupção, de comissões ilegais, de administração em prol de si mesmo e de seu grupo político, é sinônimo de administração desastrosa e péssima. CAdeia para Maluf e para toda a sua família, que faz parte da quadrlha do malufismo.
    The Stooges


    A charge da capa de O Globo de 21 de agosto estava hilária: Itamar, Brizola e Ciro como os três patetas. nada mais adequado a esse trio de impostores e de oportunistas. É a oposição que toda a situação gostaria de ter.
    Como destruir um país


    Uma aula de como destruir um país. Assim vai ficar na história a série interminável de pacotes e trapalhadas que os governos argentinos estão praticando desde a década 90. Toda a empáfia e a arrogância dos vizinhos estã afundando junto com a economia. Aquela velha anedota de que os argentinos não passam de "italianos que falam espanhol e pensam que são ingleses ou suíços" já perdeu a graça. Mais adequado seria afirmar, na atual pindaíba, que hoje o argentino se sente como um "boliviano que pensa que é nivaraguense ou hondurenho".
    Tanto lá como aqui, pensa-se que o fim da inflação foi também o fim da penúria e da falta de dinheiro. O fim da inflação foi apenas um pré-requisito para colocar o país nos eixos. Essa frase é muito óbvioa para uam criança, mas não parece oas olhos dos sucessivos governos e ministros da Economia da Argentina e do Brasil. Reformas? Para quê? Está bem assim sem inflação. Assim garantiremos nossos cargos, nossos salários, nossas comissões e nossas reeleições.
    A Argentina foi destruída por uma elite burguesa burra, sem caráter e espoliadora. Essa elite se acomodou na prosperidade do fom dos século 19 e do crescimento dos 30 primeiros anos do século passado. Toda a base industrial estabelecida até meados dos anos 50 passou a servir aos interesses políticos de gente desclassificada como Perón e sua quadrilha, que inauguraram uma era de pilhagem sobre a economia nacional. Getúlio Vargas, que fazia parte da mesma escória, pelo menos estabeleceu uma política de base industrial que possibilitou a megalomania de Juscelino e dos governos militares. Os peronistas, ao contrário, se locupletaram à base do então moderno e poderoso parque industrial argentino e nunca se preocuparam com o progresso. Progresso para a elite burguesa argentina, somente de suas contas bancárias.
    O país vizinho está à beira da bancarrota pela enésima vez. Para brasileiros acostumados com as favelas de nossas grandes cidades, abarrotadas de nordestinos em sua maioria, e de pele escura, é um choque observar as favelas de Buenos Aires coalhadas de garotinhos e garotinhas de pele e olhos claros É, de certa forma, ultrajante verificar que um economista com mestrado ganha a vida nas ruas do elegante bairro de Palermo engraxando sapatos nos cafés.
    A Argentina foi destruída aos poucos, entre 1950 e 1982, ano da Guerra das Malvinas. Esse evento histórico foi a gota d'água que jogou o vizinho no inferno. Sem base industrial confiável, sem reservas cambiais suficientes e com equipamentos obsoletos, o governo militar argentino perdeu em dois meses de conflito o pouco que o país conseguiu economizar nos 12 anos anteriores.
    Alfonsín e sua UCR só fizeram agravar a situação, com um apolítica suicida de subsídios fartos a uma indústria em frangalhos, apesar de fortemente protegida. Os juros foram parar em Marte para tentar conter a hiperinflação, as exportações caíam ano a ano e o funcionalismo público foi sendo gradativamente arrochado. Como resgatar um país de um buraco desses?
    Para completar, um falastrão messiânico do porte de Ménem cai no conto da paridade fixa do peso com o dólar elaborado pelo equino Cavallo. A estratégia de transformar a paridade em lei, para evitar que a inflação voltasse ao sabor do mercado do dólar, serviu para dar um pouco de ordem à economia. No entanto, o que deveria ser o primeiro passo de uma série de importantes e profundas medidas moralizadoras e modernizadoras acabou se transformando na base de um modelo econômico frágil e manco. A paridade peso-dólar era a solução de todos os problemas.
    Com isso, a elite burguesa burra da Argentina sentiu-se segura para manter o status quo e continuar o butim nas contas do Estado. Reformas? Para quê? Mantemos nossos privilégios e assunto encerrado. O mundo vai melhorar...
    Bastou o Mercosul engrenar e os produtos brasileiros invadirem o vizinho para que todo o atraso e a obsolescência da infra-estrutura argentina ficarem evidentes. As dificuldades aumentaram, as exportações ficaram mais caras e a competitividade desabou. Sem o truque mágico da desvalorização do peso, proibido por lei, a economia do vizinho foi sendo asfixiada aos poucos. A arrecadação despencou e as reservas também. A solução? Cortar salário de funcionários públicos. É o fundo do poço.
    A conclusão: nenhum dos exemplos da destruição da Argentina parecem estar sendo assimilados no Brasil. O governo FHC não está comprometido com o futuro nem com a modernidade, está comprometido em manter o poder e os privilégios da atual elite nacional. O destino da Argentina é o nosso destino.

    terça-feira, agosto 21, 2001

    Nazareth retorna a São Paulo


    Essa é para quem é das antigas. O Nazareth, grande banda de hard rock escocesa dos anos 70, vai realizar uma segunda apresentação em São Paulo. A primeira está marcada para 7 de setembro na Festa do Peão de Limeira (?!?!?). A segunda é no dia 8 de setembro no DirecTV (ex-Palace).
    Fundado em 1970, a banda nunca interrompeu suas atividades e vem ao Brasil pela terceira vez com dois integrantes originais: o vocalista Dan McCafferty e o baixista Pete Agnew. O baterista Darrell Sweet morreu no ano passado em pleno palco, em show em Nova York. O guitarrista original, Manny Charlton, está aposentado desde 1993 e foi bem substituído por Billy Rankin.
    Muita gente torce o nariz para os dinossauros que tocam por aqui em fim de carreira. Melhor isso do que nada. Melhor o nazareth decadente do que coisas como Oasis, Blur, Belle and Sebastian, Strokes, Linkim Park, Korn, Limp Bizkit e outras porcarias atuais no auge de sua forma. Vai ser interessante ouvir novamente ao vivo "Love Hurts", "Hair of the Dog", "My White Bycicle" e tantas outras...
    Coluna de literatura no Jornal da Gazeta


    Duas notas atrás eu citei uma frase do colega Décio Trujillo, editor-chefe da Gazeta Mercantil Tempo Real. Pois o referido cidadão possui um interessante coluna dedidcada à literatura no site Jornal da Gazeta, a página do telejornal que vai ao ar de segunda a sábado das 18:50 às 19:50 na TV Gazeta, canal 11 de São Paulo, com conteúdo produzido pela Gazeta Mercantil. Clique em colunistas e divirta-se.
    Rockpedia à toda


    O meu glorioso colega Marcos Brandi, agora prestando seus importantes serviços para a empresa Ka Solution, está voltando à carga com seu Rockpedia, uma ambiciosa enciclopédia do rock and roll. Como fanático pelo gênero, em particular pelo maravilhoso Deep Purple, criou um site dos mais interessantes, ainda em construção e em constante mutação. Tenho a honra de ser um dos colaboradores, embora tenha me faltado tempo para dar uma atenção mais adequada ao projeto. De qualquer forma, fica aqui a dica de um importante site para qquem gosta de música. Caro Marcos, em breve estaremos no mesmo nível do Whiplash, Rock Online e Rock Connection.
    O governo Marta ainda não começou


    Por diversos motivos devemos pesar e relevar muitas das notícias que saem na Veja. Os textos editorializados muitas vezes ddoem na alma. No entanto, as críticas à prefeita Marta Suplicy (PT) a respeito do imbróglio envolvendo os recursos do Bolsa-Escola são merecidas. Por questões político-ideológicas, ela e outros prefeitos petistas criticaram o governo por causa do baixo valor das bolsas e acusaram o Planalto de utilizar a questão de forma "eleitoreira".
    Ora, a prefeita sempre defendeu o programa, que praticamente foi criado pelo PT. Agora que a coisa é encampada pelo governo federal, adversário político, o programa não serve. Com isso várias famílias deixaram de receber o auxílio. Lamentável.
    Aliás, quase oito meses depois de sua posse, o governo Marta Suplicy patina e de forma decepcionante.Poucas realizações, cabeçadas mil e factóides que nada alteram a vida da cidade.
    O desempenho de dona Marta foi pífio na questão do lixo. Ela prefetiu apoiar aliados que visivelmente estavam implicados na questão dos problemas dos contratos de lixo, muitos inclusive estavam roubando.
    Em seguida, comom disse meu colega Décio Trujillo, da Gazeta Mercantil Tempo Real, simplesmente assinou um acordo de tarifas de ônibus com as empresas que nem Paulo Maluf ou Celso Pitta assinariam, ou seja, um absurdo reajuste de R$ 1,15 para R$ 1,40.
    Buracos? Para a prefeitura paulistana não existem. Saúde pública? Também não existe. Para quê? O PAS era um antro de corrupção e irregularidades, mas pelo menos funcionava de alguma forma, mal mas funcionava, atendia a população. Marta acabou com o PAS. E o que colocou no seu lugar? Nada. Ela ainda vai acabar elegendo Maluf e absolvendo Pitta...
    Se interessar à nossa alcaide, o exemplo está aqui do lado, em Santo André. Celso Daniel (PT) está voando como prefeito. Esse recado vale também para Elói Pietá (PT), de Guarulhos, que também patina.
    Torcida apita demais no Corinthians


    O Corinthians a cada dia mais mostra-se amador como qualquer time de várzea. É o único time do mundo onde a torcida apita diretamente na condução dos destinos do clube. É nefasta a excessiva influência que muita gente _diretores do Corinthians e imprensa _ enxerga nos torcedores.
    Massa de manobra ou não, os torcedores do Corinthians frequentemente tumultuam o ambiente e contribuem para o amadorismo que sempre dominou o Parque São Jorge. Foram os torcedores que expulsaram Edílson do clube. Ridículo. O Corinthians tem uma diretoria ruim e que é altamente influenciável pela torcida, que é passional, manipulável e que não possui informações do que realmente acontece no clube e no elenco.
    A excessiva ingerência da torcida no dia-a-dia é prejudicial a qualquer clube de futebol. O plebiscito da Gaviões é válido, pois somente essa torcida no Brasil tem cacife e organização para realizar tal evento, mas sua relevância deve ser mantida em seu devido lugar, na arquibancada, e não deve ser levada em consideração pela diretoria e pela comissão técnica. O caso Marcelinho é muito grave para tratado da forma simplista e reducionista, como vem fazendo a Gaviões da Fiel.
    Lugar de torcedor é na arquibancada. Lugar de dirigente amador e incompetente também é na arquibancada. Se todo presidente de clube e todo técnico tiverem de dar satisfação de seus atos a cada torcedor, o futebol acaba.
    Peter Gabriel lança nova tendência no mercado da música


    A notícia abaixo saiu na Reuters hoje, dia 21. Peter gabriel parece estar inaugurando uam verdadeira e duradoura tendência no comércio de músicas pela Internet.


    "A Real World Records, gravadora de Peter Gabriel, lançou ontem um serviço que disponibiliza música pela internet por meio de assinatura.

    O serviço, "Womad Digital Channel", vai oferecer um pacote mensal de 40 faixas por US$ 7,21 e ultrapassa as grandes empresas na corrida pelo acesso pago aos arquivos digitais de música.

    "Sempre fico feliz de ver David vencer Golias", disse o ex-integrante do grupo Genesis, em comunicado. "Isso permitirá às pessoas mais acesso a músicas novas".

    Gabriel embarcou na empreitada com a Womad, empresa conhecida por promover world music em festivais, e com o serviço de distribuição de música digital OD2, criado pelo roqueiro em 1999.

    Também fará parte do projeto a Telstar, dos artistas de R&B Craig David e Mis-teeq, além da alemã Edel, cujo catálogo inclui músicas de rock, pop, jazz, clássico e alternativo. A Association of Independent Music está negociando com o serviço.

    Os usuários poderão escolher 40 faixas do catálogo da Real World ou receber 40 canções escolhidas pela Womad, incluindo músicas antigas e lançamentos."

    segunda-feira, agosto 20, 2001

    Kavla está de volta


    Boas novas no mundo do rock nacional. A boa banda Kavla, da zona norte de São Paulo, retoma as suas atividades depois de quase quatro anos de separação. A banda liderada pelo vocalista Gerson Grecco e pelos irmãos guitarristas Sandro e Fábio Silva gravou um excelente CD em 1995, "Dream or Reality", que infelizmente teve pouca repercussão em razão de falta de recursos para maior divulgação.
    Desanimados, cada um de seus integrantes interromperar os ensaios e foram tocar seus projetos pessoais (Sandro, Fábio e Gersdon são empresários). No retorno, que ocorreu no começo deste ano, eles perderam o ótimo baterista Marcos Vinny, músico profissional que arrebentou nas baquetas no único CD do grupo. Marcão, como é conhedido, não pôde conciliar sua agenda lotada de compromissos com os ensaios do Kavla.
    De qualquer forma, um retorno promissor, que já rendeu seis músicas novas e inéditas. O hard rock competente do Kavla comprova que o cenário musical roqueiro da cidade está se expandindo e voltando aos bons tempos do início dos anos 90, quando tínhamos uma infinidade de grupos excelentes: Angra, Viper, o poróprio Kavla, o Dr. Sin e muitos outros.
    O Palmeiras tem um esquema muito legal de homenagear seus ídolos, que é o de colocar bustos pelo clube. No entanto, apenas três receberam a honra: Junqueira, Waldemar Fiúme e Ademir da Guia. Os dois primeiros foram ídolos nos anos 40 e 50 e praticamente só jogaram pelo Palmeiras. Bustos merecidos. Mas um artigo imbecil no estatuto proíbe que jogadores que um dia já enfrentaram o clube tenham seus bustos nas alamedas do Parque Antártica. Isso exclui gente como Oberdã Catani (injustiça das maiores), Dudu, Leão, Luís Pereira, Mazzola, Vavá, César Sampaio, Felipão (por que não? ganhou o título mais importante da história do clube) e Oswaldo Brandão. Profundamente lamentável...
    Ok, é para encher o saco dos adversários, mas acho que a campanha do Palmeiras para ver reconhecida a Copa Rio 1951 como o "1º Mundial de Clubes" é demais. O torneio teve grande importância na época, mas tinha um caráter quase que amistoso. Perder tempo e dinheiro reunindo informações e dossiês sobre o assunto é ridículo. Se todo mundo já contesta a Copa Traffic (ou Torneio de Verão) que o Corinthians ganhou em 2000, imagine a Copa Rio ser considerada um MUndial. Não dá. Mas que ela vale muito para os Palmeirenses, não resta dúvida.
    O show do Savatage no sábado, no Via Funchal, foi um dos melhores do ano. Instrumental perfeito, bom som, iluminação bastante interessante e dois novos integrantes de ótima qualidade. Damon Jinyia, o novo vocalista, dividiu seu trabalho com o tecladista Jon Oliva, o dono da banda. Mostrou qualidades, canta muito, mas em alguns momentos imitou o timbre do antecessor, Zak Stevens. Jack Frost, guitarrista base, foi muito discreto, mas mostrou que é bom. O repertório incluiu músicas de "Poets and Madmen", o novo CD, mas também músicas que há muito tempo não tocavam, como "Strange Wings", "All That I Bleed", "When the Crowds Are Gone" e outras. Agora é se preparar piscologicamente para o Judas Priest nos dias 6 e 7 de setembro em São Paulo. E o Nazareth confirmou show no Directv no dia 8 de setembro.
    Recebo um interessante e-mail do amigo Maurício Gaia, que possui o blog Mauricéia Desvairada, com reflexões inúteis sobre todos os assuntos. Depois de longa temporada em Salvador, o publicitário Maurício retorna ao lar cheio de idéias para incomodar os outros. O cara é corintiano, mas fazer o quê? Um dia ele aprende e vira gente...
    P.S: Rock progressivo é maravilhoso...