sexta-feira, setembro 26, 2003

A mágica do Deep Purple no Brasil



O Deep Purple fez uma turnê antológica pelo Brasil em setembro, a sua quinta por aqui. E pela primeira vez contou com um esquema decente de divulgação, já que o grupo cansou de aparecer na TV e ganhou espaços bastante generosos nos jornais e revistas. Só na TV Globo foram reportagens médias de quatro minutos no Jornal Hoje (três vezes), SP TV, Fantástico e até uma dispensável aparição no péssimo "Casseta & Planeta".

O show de São Paulo, ao qual eu assisti no Pacaembu, foi ótimo, com um repertório clássico recheado com as melhores múiscas do último CD, "Bananas", recém-lançado. Desde já é candidato a um dos melhores do ano. O público estimado pela Polícia Militar foi de 25 mil pessoas, bom para uma banda de cinquentões que deixou faz tempo os holofotes e o topo das paradas de sucesso.

O "purplemaníaco" Marcos Brandi, amigo de longa data, acompanhou alguns dos seis shows que a banda fez em terras brasileiras e esbaldou-se em fotos, publicadas no site de fotos do Yahoo. Com a devida autorização, aí vão alguns dos melhores momentos. Nas três primeiras fotos, Brandi aparece ao lado, respectivamente, de Roger Glover (baixo), Don Airey (teclados) e
Ina Gillan (vocal). As demais fotos são os melhores momentos dos shows do Rio e de São Paulo.



















Pílulas roqueiras



  • CD triplo do Rush traz diferenças em relação a DVD
  • - Além do DVD "Rush In Rio", vai ser lançado em outubro o CD triplo homônimo, cuja capa pode ser vista ao lado, e que embora seja bastante parecida com o DVD, se observada com atenção conta com algumas pequenas modificações (observe com atenção a pose do dragão). Por outro lado, o CD contará com duas faixas ao vivo não gravadas no Brasil: "Vital Signs" e "Between Sun & Moon", enquanto o DVD deve trazer trecho de um show de 1975.

  • Triumph vai lançar um CD ao vivo
  • - Conforme anunciamos em julho passado, está saindo lá fora um DVD trazendo a íntegra da apresentação realizada pelo TRIUMPH no US Festival em 29 de maio de 1983, além de um documentário de 40 minutos chamado "Inside The Rock'n'roll Machine" e cenas extras; e como se não bastasse, vai ser lançado também um CD com o áudio do show, que conterá um DVD de bônus com o registro de "Fight The Good Fight" no festival, uma versão ao vivo de "Spellbound" e um vídeo para "Follow Your Heart".

  • Lançamento traz set ao vivo de baixista do UFO
  • - Vai sair em 29 de setembro o "Alive In Cleveland", que traz uma apresentação realizada ao vivo pelo baixista e vocalista Pete Way (UFO) em 4 de outubro de 2002, junto com Walt James na guitarra e Scott Phillips na bateria.

  • Geoff Tate prepara solo e Queensrÿche solta DVD-single
  • - Geoff Tate, vocalista do Queensrÿche, revelou que já está trabalhando em um novo álbum solo para 2004. Esse trabalho será mais voltado para blues e jazz. Enquanto isso, o Queensrÿche lança o DVD-single Tribe, que vai conter o vídeo e o áudio (5.1 surround sound) da faixa título, além de uma galeria de fotos do grupo.

  • Led Zeppelin autoriza música pra filme
  • - Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones autorizaram a inclusão de Immigrant Song, música do Led Zeppelin, na trilha sonora do filme "School Of Rock". Após o diretor Richard Linklater ter quebrado a cara ao tentar convencer o trio, o ator principal do filme, Jack Black, apelou: gravou um videoclipe bem-humorado e enviou aos músicos, que acabaram dando o OK que ele queria. No filme, Black interpreta um músico que vira professor após ser chutado da banda em que tocava e acaba ensinando à garotada como montar um grupo de rock.

  • Descoberta música inédita de 1969 do Black Sabbath
  • -
    Foi recentemente descoberta uma raridade do Black Sabbath: duas gravações inéditas que estavam em um acetato de 45rpm e que foram gravadas entre março e outubro de 1969, em diversos estúdios de Birmingham, Inglaterra. A primeira faixa é When I Come Down, um blues com solo de gaita, enquanto a segunda é a primeira versão da clássica The Wizard.

  • Confirmada a tour brasileira do Masterplan com Gamma Ray
  • - Confira as datas dos próximos shows internacionais no Brasil na seção Agenda de Shows de nosso site. Confirmada a turnê do Masterplan e do Gamma Ray no Brasil, em novembro. Em princípio, as datas fechadas são: 25/11 - Porto Alegre, 28/11 - Curitiba, 29/11 - São Paulo e 30/11 - Rio de Janeiro.

  • Dio lança DVD clássico de 86 com entrevistas atuais
  • -
    A Warner promete para breve (entre novembro e fevereiro) o lançamento em DVD do clássico vídeo Sacred Heart, de Dio, que só existia em VHS e foi lançado inicialmente em 1986. O DVD vai incluir diversos extras, inclusive entrevistas atuais com os membros da banda.

    A pirataria avança - 2


    Incompetência das gravadoras, completa falta de fiscalização e punição por parte do governo e ganância de todo o mercado fonográfico, tudo aliado à crise econômica. A combinação de todos esses fatores afundam cada vez mais o mercado de CDs e DVDs.

    O preço de um CD ainda é muito alto no Brasil, é indigesto para grande parte da população e nem mesmo com as contínuas quedas de mercado e vendas as gravadores diminuem seus lucros.

    O governo tem parcela importante na culpa. Não fiscaliza e apreende as constantes cargas de produtos piratas que entram/são produzidos no Brasil, sem falar que as prisões e punições simplesmente não ocorrem. com isso, perde arrecadação de imporstos e ajuda a enterrar a indústria.

    Por tudo isso, como exigir que um consumidor com baixo nível de educação e informação deixe de comprar um produto que custa R$ 5,00 no camelô e passe a comprar um lançamento em CD por R$ 35,00?

    Como fazer um consumidor que não tem informação nem educação que entenda que comprar um produto pirata é estimular a informalidade, o crime organizado e o aumento do desemprego? E justamente quem tenta fazer o consumidor entender é um Estado que não dá saúde, educação e que mantém uma política econômica que perpetua salários baixos e desemprego?

    A pirataria avança - 1


    da Agência Estado


    São Paulo - Esta semana, a Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD) lança sua publicação anual da indústria fonográfica brasileira, a partir da qual se obtém uma radiografia de como o setor se comportou durante o ano de 2002.

    O levantamento é contextualizado por meio de números, valores (em dólar e real), tabelas e infográficos. A nova edição do relatório anual mostra, entre outros dados, que as vendas mundiais de música no ano de 2002 tiveram uma queda de 7% em valor e 8% em unidades, em comparação aos números de 2001.

    Segundo a publicação, três principais fatores foram responsáveis pela diminuição na venda de CDs, entre elas, a pirataria, realizada pela "contínua substituição da venda de produtos legais por produtos falsificados ou baixados de sites não autorizados na internet".

    Os Estados Unidos, líder do mercado fonográfico mundial, por exemplo, apresentou queda pelo terceiro ano consecutivo: as vendas de unidades diminuíram 10% em relação a 2001. A mesma queda foi apresentada pela França, Japão, entre outros países que dominam o setor.

    Em meio a tanta crise, o mercado brasileiro deu sinais de crescimento no ano passado: cerca de 3,6% em valores e 1,7% em unidades, levando em consideração o mercado total de áudio. Mesmo assim, a pirataria tem influência direta nas vendas de CDs, que tiveram queda de cerca de 20% em comparação a 2001. Segundo o Instituto Franceschini de Análise de Mercado, o índice atual de pirataria no Brasil pulou de 53% a 59%.

    A morte de Robert Palmer


    O cantor britânico Robert Palmer morreu nesta sexta-feira, dia 26, possivelmente vítima de ataque cardíaco num hotel de Paris, França.

    Segundo informações da polícia, a morte será investigada. Palmer estava com sua companheira Mary Ambrose no quarto do hotel Warwick, localizado próximo à avenida Champs-Elysées, luxuosa região da capital francesa.

    A polícia já solicitou a autópsia do corpo do cantor devido às circunstâncias da morte. Palmer estava em uma turnê de dois dias por Paris. Eclético, o cantor, em sua carreira, começou no blues e passou do rock ao reggae.

    O sucesso veio na década de 70. Entre seus maiores sucessos destaca-se "Addicted to love" e "Simple Irresistible". Ele morava na Suíça havia 16 anos. Nasceu em 1949 e seu nome verdadeiro era Alan Palmer.

    Palmer nasceu em Batley (Yorkshire, Estado ao norte da Inglaterra), e passou grande parte da juventude na ilha de Malta. Aos 19 anos, voltou para a Inglaterra e cantou com Alan Bown Set e o grupo Dada, que depois mudou o nome para Vinegar Joe. Com o conjunto gravou três discos.

    Em 1974 começou a carreira solo, rapidamente bem sucedida. Em 1985, colaborou no álbum The Power Station do Duran Duran. No mesmo ano lançou "Riptide", álbum de rock que foi o maior sucesso de sua carreira.

    Ele nunca poupou no uso de teclados e efeitos na guitarra. Por causa disso recebeu críticas de detratores: não podia ser chamado de "roqueiro", mas "apenas" de músico pop, dizia-se.

    Bem-humorado, Palmer disse em uma entrevista, no início dos anos 90, que sua família sempre fora contra sua decisão de se tornar músico.

    "Meu pai sempre dizia a todos que eu era um bom rapaz e que ia arrumar um emprego decente um dia. Ele só mudou de idéia quando mergulhou pela primeira vez na piscina de minha mansão", disse rindo.

    terça-feira, setembro 23, 2003

    Pílulas roqueiras



  • Soulfly de Max Cavalera perde integrantes
  • - O SOULFLY, a banda de Max Cavalera (ex-SEPULTURA), perdeu de uma só vez três de seus integrantes: o guitarrista Mike Doling, o baixista Marcello D. Rapp e o baterista Roy Mayorga. Max, que vai se apresentar na semana que vêm na Califórnia (EUA) ao lado de Marc Rizzo (ex-ILL NINO) na guitarra, Bobby Burns (ex-PRIMER 55) no baixo e Joe Nunez na bateria, não fez nenhum comentário sobre a saída do restante da banda, tampouco deixou claro se esta "nova formação" que vai se apresentar será a definitiva ou se trata apenas de um arranjo provisório. O que se diz nos bastidores é que tudo começou quando Max e sua esposa Gloria, que também é empresária da banda, demitiram Rapp, e Doling e Mayorga resolveram também sair do grupo, em solidariedade ao colega.

  • Novo trabalho de estúdio do The Who em 2004
  • - Pete Townshend divulgou em seu website oficial que as gravações do novo álbum do THE WHO, ainda sem título definido, deverão se iniciar em março de 2004, e este será inspirado numa novela escrita pelo guitarrista, chamada "The Boy Who Heard Music". Vale lembrar que desde o "It's Hard", de 1982, a banda não lança material de estúdio inédito.

  • Vídeos do AC/DC vão sair num único DVD
  • - Vai sair em 13 de outubro um DVD duplo do AC/DC, trazendo dois títulos até agora disponíveis apenas em VHS (existem versões não-oficiais em DVD): o vídeo "No Bull Live" de 1996 e o "Stiff Upper Lip" de 2001. Por hora, o lançamento será apenas na Europa, mas espera-se que até o final do ano esteja disponível nos EUA e Japão (no Brasil não há previsão).

  • 'Blood To Walk', nova de King Diamond
  • - "Blood To Walk", é a nova faixa do "The Puppet Master", novo trabalho de KING DIAMOND, a sair em 21 de outubro, cujas primeiras edições trarão um CD extra, onde é relatada a história que deu origem ao trabalho. Eis o tracklist: "Midnight"/ "The Puppet Master"/ "Magic"/ "Emerencia"/ "Blue Eyes"/ "The Ritual"/ "No More Me"/ "Blood To Walk"/ "Darkness"/ "So Sad"/ "Christmas" e "Living Dead".

  • Póstumo de John Lee Hooker traz Johnny Winter
  • - Vai sair em 28 de outubro o "Face to Face", trabalho póstumo do lendário bluesman JOHN LEE HOOKER, falecido em 2001, que traz a participação especial de Van Morrison, George Thorogood, Johnny Winter, Jack Casady (JEFFERSON AIRPLANE) e Dickey Betts (ALLMAN BROTHERS).

  • Quiet Riot anuncia encerramento de suas atividades
  • - Inesperadamente os fãs do QUIET RIOT se depararam hoje com uma mensagem postada no website oficial do grupo (www.quietriotforce.com) com os seguintes dizeres: "1983-2003. Para nosso fãs, obrigado por vinte anos de Rock'n'Roll! Adeus!". Não se sabe ainda os motivos que levaram a banda a encerrar atividades, mas especula-se que o motivo teria sido a saída do vocalista Kevin DuBrow, que estaria montando um novo projeto. Vale lembrar que está previsto para o dia 7 de outubro o lançamento de um CD e DVD ao vivo intitulados "Live In The 21st Century: 20 Years Of Metal Health".

  • DVD traz todos os vídeos e raridades do Judas Priest
  • -
    Está confirmado para o dia 17 de novembro o lancamento do DVD Electric Eye, do Judas Priest, que vai ser o primeiro lançamento oficial do conjunto depois da volta de Rob Halford ao posto de cantor da banda. O DVD vai conter todos os clipes do Judas e algumas gravações raras e inéditas. Entre as preciosidades, está o vídeo completo de um show do Judas no Texas, em 1986, além de 7 performances raras na BBC de Londres.
    Eis o conteúdo:

    Clipes:

    1. Living After Midnight

    2. Breaking the Law

    3. Don't Go

    4. Heading Out to the Highway

    5. Hot Rockin'

    6. You've Got Another Thing Comin'

    7. Freewheel Burning

    8. Love Bites

    9. Locked in

    10. Turbo Lover

    11. Johnny B Goode

    12. Painkiller

    13. A Touch of Evil


    "PRIEST......Live!" (gravado ao vivo em Dallas, Texas, 1986)

    1. Out in the Cold

    2. Locked in

    3. Heading Out to the Highway

    4. Breaking the Law

    5. Love Bites

    6. Some Heads Are Gonna Roll

    7. Sentinel

    8. Private Property

    9. Desert Plains

    10. Rock You All Around the World

    11. Hellion/Electric Eye

    12. Turbo Lover

    13. Freewheel Burning

    14. Green Manalishi (with the two-pronged crown)

    15. Parental Guidance
    16. Living After Midnight

    17. You've Got Another Thing Comin'

    18. Hell Bent for Leather

    19. Metal Gods


    BBC Television
    1. Rocka Rolla - Old Grey Whistle Test (25/04/1975)

    2. Dreamer Deceiver - Old Grey Whistle Test (25/04/1975)

    3. Freewheel Burning - Old Grey Whistle Test (20/01/1984)

    4. Take On The World - Top Of The Pops (25/01/1979)

    5. Evening Star - Top Of The Pops (17/05/1979)

    6. Living After Midnight - Top Of The Pops (27/03/1980)

    7. United - Top Of the Pops (28/08/1980).