sexta-feira, junho 27, 2003

Gravadoras processam consumidores


ROBERTO DIAS
da Folha de S.Paulo, em Nova York


Ao menos na ótica das gravadoras americanas, o consumidor não tem sempre razão e inclusive merece ser processado. Em uma mudança radical na estratégia para combater a disseminação de música pela internet, as empresas anunciaram que, em vez de gastar sua energia fechando sites, vão agora abrir ações contra as pessoa que enviam os arquivos para a rede.


Os processos serão levados adiante pela poderosa RIAA (Recording Industry Association of America), que reúne as cinco maiores gravadoras do país, incluindo grupos como AOL Time Warner, Vivendi, Sony, Bertelsmann e EMI. Segundo a lógica da associação, os consumidores que colocam arquivos em sites como KaZaA e Grokster devem receber o mesmo tratamento que uma pessoa que furta uma loja. "Algumas pessoas nos perguntam, "Como vocês podem processar seus consumidores?". A resposta é simples: donos de lojas processam seus ladrões porque sabem que o problema ficaria muito pior se não o fizessem", disse a RIAA em anúncio publicado ontem em jornais.


A decisão promete reavivar uma discussão que ganhou destaque por causa do site Napster, um dos pioneiros em distribuir música de graça pela internet. Após dura batalha judicial, as gravadoras conseguiram derrubar o Napster, mas ele acabou substituído por outros endereços.


Segundo as empresas, seu faturamento diminuiu 25% nos últimos quatro anos. "Está claro que os dinossauros da indústria fonográfica perderam completamente a noção da realidade", disse em comunicado Fred von Lohmann, advogado da EFF (Eletronic Frontier Foundation), organização baseada na Califórnia que defende os usuários de música on-line.


"Numa época em que há mais americanos usando programas que compartilham arquivos do que votaram no presidente Bush, mais processos não são a resposta. É hora de pagar os artigos e legalizar o compartilhamento de arquivos. Pedimos ao Congresso para buscar alternativas à campanha da RIAA", afirmou Lehman.


As ações das gravadoras vão se concentrar nos americanos que mais dividem arquivos -não foi dado, porém, um número "mínimo", a partir do qual os consumidores correm risco de serem processados.


A estimativa da indústria fonográfica é que cerca de 2,6 bilhões de arquivos musicais sejam compartilhados por mês na internet. As empresas apontam que 90% das canções são levadas à rede por apenas 10% dos usuários, que deverão ser o foco dos primeiros processos. O valor das ações poderia chegar a US$ 150 mil.

As gravadoras acreditam que esse seja o momento certo para abrir os processo porque há jurisprudência favorável a elas. Uma corte americana decidiu que os provedores de internet são obrigados a revelar os nomes das pessoas que compartilham arquivos de música on-line.

A atitude das gravadoras poderá motivar ações semelhantes da indústria cinematográfica, que também acaba de obter notícias favoráveis na Justiça: um homem de Nova Jersey declarou-se culpado por distribuir uma cópia ainda não terminada do filme "Hulk", lançado recentemente nos EUA.

terça-feira, junho 24, 2003

Pílulas roqueiras



  • Deep Purple vai lançar mais um ao vivo gravado nos 70's
  • - Vai sair ainda este ano mais um CD duplo ao vivo do DEEP PURPLE, trazendo uma apresentação registrada pelo chamado "Mk III" (Ritchie Blackmore, Glenn Hughes, David Coverdale, Jon Lord e Ian Paice) em 7 de abril de 1975 em Paris, na França, onde foram tocadas as seguintes faixas: "Burn"/ "Stormbringer"/ "The Gypsy"/ "Lady Double Dealer"/ "Mistreated"/ "Smoke On The Water"/ "You Fool No One"/ "Space Truckin'"/ "Going Down" e "Highway Star". Há projetos de se lançar futuramente um box-set contendo os três últimos shows desta formação.

  • Kiss prepara mais uma coletânea para agosto
  • - E os fãs de Kiss podem preparar os bolsos. Além do disco com a orquestra sinfônica e os novos solos de Gene Simmons e de Paul Stanley, está saindo em agosto a coletânea 20th Century Masters: The Millennium Collection, que vai reunir alguns clássicos do grupo, como Strutter, Deuce, Hotter Than Hell, Rock And Roll All Night, Detroit Rock City, Beth e I Was Made For Lovin' You, entre outros.

  • Novo álbum do Iron Maiden virá também em LP duplo
  • - O novo álbum do Iron Maiden, Dance Of Death, que sai oficialmente dia 8 de setembro, terá uma versão em LP duplo. O primeiro single do disco, Wildest Dreams, sai dia 1º de setembro. O Maiden também se prepara para uma turnê pelos EUA ao lado de Motörhead e Dio.



    Contra as cotas, mais uma vez



    A Suprema Côrte dos EUA decidiu que as universidades podem usar critérios raciais para definir acessos aos seus bancos, mas eliminou a questão das cotas. Foi uma derrota para o governo Bush, que queria a completa eliminação de qualquer critério que não fosse o mérito no ingresso aos bancos escolares superiores.

    Infelizmente sou obrigado a concordar com o nojento governo Bush. O sistema de cotas é injusto e discriminatório, além de provocar tal distorção no ensino que pode jogar sua qualidade para baixo. é claro que o racismo precisa ser combatido com todas as forças, mas não com medidas equivocadas como essa. O problema do número menor de negros e hispânicos nas universidades norte-americanas _ e de negros nas universidades brasileiras _ é econômico, ou melhor, socioeconômico.

    Cuba é menos do que nada


    Cuba confirma a sentença de prisão para 25 intelectuais que se opõem ao regime. Isso só prova que aquela ilha não passa de um paisinho miserável e nojento no meio da América Central. Democracia é tudo, Cuba é menos do que nada.

    Um burro na seleção


    Carlos Alberto Parreira deixou explícito no empate contra a Turquia que é um mau técnico. Sabe pouco de futebol, mesmo sendo um campeão do mundo. Sua teimosia e sua burrice irritam.

    AC/DC atrai até recém-nascidos


    A polícia alemã investiga um casal por suspeita de negligência depois que os pais levaram seu filho de nove dias de vida a um show da banda de rock AC/DC na Alemanha. O casal, cujos nomes não foram revelados pelas autoridades, levou o filho para ver o grupo porque, em suas próprias palavras, "não poderia suportar perder a performance da banda". Os roqueiros australianos são conhecidos pelo som alto e energético. A polícia foi alertada por fãs preocupados que viram a mãe de 41 anos sentada em uma cadeira com o recém-nascido no colo. (Reuters)

    segunda-feira, junho 23, 2003

    Mais pílulas roqueiras



  • Detalhes sobre segundo CD da parceria Hughes-Turner
  • - O segundo trabalho do HUGHES TURNER PROJECT, parceria entre os vocalista Glenn Hughes e Joe Lynn Turner, intitulado apenas "II", vai sair em 29 de setembro, e trará as seguintes faixas: "Revelation"/ "Alone I Breathe"/ "Losing My Head"/ "Going My Way"/ "Hold On"/ "Lost Dreams"/ "Time And Time Again"/ "Goodbye Friday"/ "Burning The Sky"/ "Sofia" e "Let's Talk About It".


  • Vocalista do Black Crowes sai em turnê e se torna pai
  • - Chris Robinson, vocalista do BLACK CROWES, banda que por hora está "dando um tempo", embora não tenha oficialmente encerrado atividades, vai fazer uma turnê acústica em julho e agosto nos EUA, acompanhado de seu novo grupo, chamado NEW EARTH MUD. E nos meses de outubro e novembro, eles vão atuar como banda de abertura para o GOV'T MULE.

  • DVD do Quiet Riot traz cenas raras de Randy Rhoads
  • - Vai sair em 1º de julho o DVD duplo "Quiet Riot Live In The 21st. Century - 20 Years Of Metal Health" (capa ao lado), que traz, dentre outros bônus, um CD de áudio, cenas de bastidores e filmagens raras com o saudoso guitarrista Randy Rhoads, que posteriormente iria para a banda de OZZY OSBOURNE.

  • CD de guitarrista do Uriah Heep traz membros do Deep Purple
  • - Notícias dão conta que o guitarrista Mick Box, do URIAH HEEP, estaria gravando um CD na Flórida, EUA, que vai contar com a participação de Lee Kerslake e Bob Daisley (URIAH HEEP) respectivamente na bateria e no baixo, Jimmy Barnes no vocal e dois integrantes do DEEP PURPLE: Jon Lord nos teclados e Steve Morse na guitarra.


  • Confira capa do "Bananas", novo CD do Deep Purple
  • - Este é o "Bananas", novo trabalho do DEEP PURPLE, ainda sem data definida de lançamento, que vai trazer as seguintes faixas: "House of Pain"/ "Sun Goes Down"/ "Haunted"/ "Razzle Dazzle"/ "Silver Tongue"/ "Walk On"/ "Pictures of Innocence"/ "I've Got Your Number"/ "Never A Word"/ "Bananas"/ "Doing It Tonight" e "Contact Lost".

  • Fates Prophecy divulga título de novo trabalho
  • - A banda FATES PROPHECY acaba de finalizar a pré-produção de seu próximo álbum, intitulado "24 TH CENTURY", que será produzido pelo produtor de Luis Barros, de Portugal, que já trabalhou com Tarantula, Evidence e Akashic, entre outros, e será masterizado por Tommy Newton (atuou no "Keeper Of 7th Keys", do Helloween) na Alemanha. As gravações começarão dia 14 de Julho e durante este tempo a banda pretende fazer um diário em seu website (www.fatesprophecy.com).

  • 'Novo' Doors promete músicas inéditas em shows
  • - Ray Manzarek e Robby Krieger, respectivamente tecladista e guitarrista do DOORS 21st.CENTURY, prometeram que vão mostrar a quem estiver presente nos shows que vão rolar esta semana (o primeiro deles previsto para amanhã, 20/06, em Michigan) algumas novas composições, com letras por conta do vocalista Ian Astbury, dos poetas Jim Carroll e Michael McClure e de outros amigos músicos, tais como Henry Rollins (BLACK FLAG) e Jon Doe (X). Dentre os títulos das canções constam "Cop's Tale", "The Streets Of Crocodiles", "American Express" e "Tension", que de acordo com Manzarek, soarão familiares aos velhos fãs, mas são absolutamente inéditas.

  • Músicas do novo CD do King Diamond
  • - Eis o tracklist do "The Puppet Master", novo trabalho do KING DIAMOND, a sair no segundo semestre deste ano, cujas mixagens já estão praticamente concluídas: "Midnight"/ "The Puppet Master"/ "Magic"/ "Emerencia"/ "Blue Eyes"/ "The Ritual"/ "No More Me"/ "Blood To Walk"/ "Darkness"/ "So Sad"/ "Christmas" e "Living Dead".

  • Ritchie Blackmore lança novo disco no final de junho
  • - Está saindo agora no final de junho, na Europa, o álbum Ghost Of A Rose, novo trabalho do grupo Blackmore's Night, do guitarrista Ricthie Blackmore. O lançamento para EUA e resto do mundo deve rolar apenas em agosto.

  • Primal Fear finaliza DVD gravado no Wacken
  • - Está em fase final de edição o DVD The History Of Fear, da banda Primal Fear, que tem lançamento previsto para setembro. O vídeo trará a apresentação completa da banda no Wacken 2001, além de cenas de outros shows, clips, material gravado nos bastidores etc.

  • Exodus finaliza CD e prepara super-turnê thrash metal
  • - O Exodus já começa a entrar na fase final de produção de seu novo álbum, que está sendo produzido por Andy Sneap. Após finalizar a produção do disco, o grupo parte para alguns shows no Alaska e segue pra Europa para fazer uma turnê ao lado de Nuclear Assault, Agent Steel, Behemoth e Mortician, entre outros. A turnê vai se chamar Bonded By Metal Over Europe 2003 e começa dia 8 de setembro, na Inglaterra.

  • Paul Stanley também anuncia que vai fazer disco solo
  • - Depois de Gene Simmons anunciar que está preparando um álbum solo após 25 anos, Paul Stanley segue pelo mesmo caminho e informa que está compondo material para seu novo disco solo. Enquanto isso, sai dia 22 de julho The Kiss Symphony: Alive IV, CD duplo ao vivo do Kiss gravado com uma orquestra sinfônica. O disco sai também em LP triplo, para colecionadores.