segunda-feira, setembro 06, 2004

Brian Wilson toca "Smile" em São Paulo


da Folha de S. Paulo


Brian Wilson, o mítico líder dos Beach Boys, apresentará no Tim Festival, em São Paulo, na íntegra, o disco perdido "Smile", gravado pela banda em 1967 e que nunca foi lançado. O álbum, finalmente, chegará às lojas de discos do mundo pouco antes do show do cantor na capital paulista, em 7 de novembro.


Com a confirmação de Brian Wilson, o Tim Festival se posiciona como um dos principais eventos de música já realizados no Brasil, em qualquer tempo, em qualquer circunstância. Uma das mais criativas figuras da história do pop, Wilson, 62, é estrela maior desta segunda edição do Tim --que acontece entre 5 e 7 de novembro, no Jockey Club de São Paulo--, ao lado dos alemães do Kraftwerk.


Além deles, em seu lado "off-jazz", estão confirmados para o festival o rock-eletrônico britânico Primal Scream, Dizzee Rascal, sensação do rap no Reino Unido, os belgas 2 Many DJ's, que se apresentarão também como banda (Soulwax), e o grupo mexicano Kinky .


De forma inédita, e confirmando a importância de seu nome, o Tim Festival reservou o último dia do palco principal exclusivamente para o líder dos extintos Beach Boys. Com o título "Uma Noite com Brian Wilson", o dia 7 de novembro terá início às 21h.


Wilson subirá ao palco e tocará, por inteiro, o disco "Smile" --coisa que ele vem fazendo em suas turnês européia e americana, neste ano. Além disso, tocará várias canções de "Pet Sounds", considerado por muitos o melhor disco da história da música pop. O show tem duração prevista de duas horas, com um pequeno intervalo no meio.


Brian Wilson ficou obcecado em gravar um álbum revolucionário, que superasse "Revolver", dos Beatles, lançado em 1966. Durante as gravações do que viria a ser "Smile", em 1967, os Beatles lançaram "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", considerado o melhor álbum de todos os tempos (é notória a "competição" criativa entre as bandas na época; Paul McCartney já disse várias vezes que o Beach Boys era o grupo que realmente "incomodava" os Beatles.)

A obsessão do beach boy em superar os Beatles esgotou-o. O fato é que um colapso nervoso e a descrença de seus próprios colegas de banda, que chamaram as músicas do disco de "insanas", fez com que Wilson abandonasse "Smile". Ele tinha Wilson tinha 24 anos à época.

Até o ano passado, ele se apresentou ao vivo poucas vezes. Em 2003, ao ouvir as fitas com gravações de "Smile", decidiu que iria lançar o disco, e terminou os últimos arranjos do álbum com a ajuda de seu parceiro, Van Dyke Parks. "Smile", finalmente, poderá ser conhecido na íntegra neste mês --não há previsão de lançamento no Brasil.

Em 2002, Wilson surpreendeu seus fãs --e qualquer um que gosta de música pop-- ao decidir sair na estrada para tocar, por inteiro, a obra-prima "Pet Sounds" (66). Fez apresentações antológicas no Royal Festival Hall, em Londres.


Em fevereiro deste ano, acompanhado por uma orquestra de 18 músicos, ele voltou à famosa casa londrina, mas, desta vez, seria para mostrar "Good Vibrations", "Vegetables", "Heroes and Villains", "Do You Like Worms" e todas as outras canções de "Smile". Segundo a imprensa britânica, Wilson realizou apresentações impecáveis e, por quatro noites, saiu do palco ovacionado pelo público. É isto o que será presenciado em São Paulo.

DVD de Plant e Page em outubro


da Reuters

O aguardado DVD de Jimmy Page e Robert Plant, do Led Zeppelin, "No Quarter: Unledded", chegará às prateleiras do varejo em 26 de outubro, precedido, na noite anterior, por sua estréia nos cinemas norte-americanos, através da rede de cinemas Regal Entertainment Group.
"Unledded" (Atlantic/Warner Strategic Marketing), que estreou em 1994 na MTV, inclui um misto de faixas acústicas e elétricas, incluindo as clássicas "Kashmir", "Gallows Pole" e "When the Levee Breaks", ao lado de 17 faixas filmadas em locais como País de Gales e Marrocos, além de partes gravadas em estúdio no London Weekend Television.

O DVD, que chega às lojas dez anos após o lançamento original do filme em VHS e 24 anos após a dissolução do Led Zeppelin, inclui uma faixa extra, "Black Dog", filmada na entrega dos American Music Awards, o vídeo de bônus "Most High", uma entrevista de 13 minutos com Page e Plant e uma montagem de imagens rodadas no Marrocos.


Também deve chegar às lojas em 26 de outubro um relançamento do álbum "Unledded", de 1994, incluindo duas faixas de bônus: "The Rain Song" e "Wah Wah". A faixa "Yallah", do álbum original, também está incluída, mas sob o título "The Truth Explodes".

Em 1990 o Led Zeppelin lançou uma caixa com quatro CDs remasterizados. A caixa ainda é o conjunto de CDs mais vendidos da história, e o DVD "Led Zeppelin", lançado em maio de 2003, é o segundo mais bem vendido DVD de música dos EUA, tendo vendido mais de 600 mil unidades até agora.


O número de 600 mil unidades pode ser pequeno quando comparado ao número de DVDs de lançamentos do cinema vendidos, mas supera de longe as vendas da maioria dos DVDs de música, vistos como sucesso se conseguem passar a marca das 50 mil unidades vendidas aos consumidores.

Pílulas roqueiras



  • Disco novo do U2 em novembro
  • - Os irlandeses do U2 revelaram alguns detalhes do próximo álbum da banda, previsto para chegar às lojas no próximo dia 23 de Novembro. Intitulado provisoriamente de “Vertigo, o material chega às lojas via Interscope Records e trará 11 faixas em seu repertório como “Man and A Woman”, “Crumbs From Your Table”, ‘City Of Bliding Lights”, “Sometimes You Can’t Make It on Your Own” e “Yahweh”. Algumas destas canções estavam na primeira versão do disco, que acabou sumindo do estúdio de gravação durante uma sessão de fotos. “Vertigo” sera o successor do aclamado “All That You Can’t Leave Behind”, lançado em 2000 e que vendeu mais de 4 milhões de cópias, somente nos Estados Unidos. O U2 deverá sair em turnê mundial no ano que vem para divulger esse trabalho.

  • Ex-tecladista do Deep Purple lança CD solo
  • -
    Jon Lord, ex-tecladista do DEEP PURPLE, vai lançar em 20 de setembro um novo trabalho solo, chamado "Beyond The Notes". Como curiosidade, o álbum traz como convidada especial a cantora Anni-Frid Lyngstad, mais conhecida como Frida, ex-vocalista do ABBA.

  • Ex-King Diamond efetivado no Megadeth
  • - O guitarrista Glen Drover, egresso do EIDOLON e com passagem pela banda de KING DIAMOND, foi anunciado como novo integrante do MEGADETH, que lançou recentemente seu novo trabalho de estúdio, "The System Has Failed".

  • Novo CD do Angra
  • - A banda ANGRA terminou recentemente a gravação de seu novo álbum, "Temple of Shadows", que será lançado no Brasil no próximo dia 11 de setembro.

    Confira abaixo o tracklist e os autores de cada faixa:
    01 - "Deus le Volt" (M:Kiko Loureiro)
    02 - "Spread your Fire" (M:Edu Falaschi-Kiko Loureiro/L:Rafael Bittencourt)
    03 - "Angels and Demons" (M:Edu Falaschi-Kiko Loureiro/L:Rafael Bittencourt)
    04 - "Waiting Silence" (M: Rafael Bittencourt-Kiko Loureiro/L:Rafael Bittencourt)
    05 - "Wishing Well" (M:Edu Falaschi/L:Rafael Bittencourt)
    06 - "Temple of Hate" (M:Kiko Loureiro/L:Rafael Bittencourt)
    07 - "The Shadow Hunter" (M: Rafael Bittencourt-Kiko Loureiro/L:Rafael Bittencourt)
    08 - "No Pain for the Dead" (M: Rafael Bittencourt-Kiko Loureiro/L:Rafael Bittencourt)
    09 - "Wings of Destination" (M: Rafael Bittencourt-Kiko Loureiro/L:Rafael Bittencourt)
    10 - "Sprouts of Time" (M:Kiko Loureiro/L: Rafael Bittencourt)
    11 - "Morning Star" (M: Rafael Bittencourt-Kiko Loureiro/L:Rafael Bittencourt)
    12 - "Late Redemption" (M:Kiko Loureiro/L: Rafael Bittencourt)
    13 - "Gate XIII" (M: Kiko Loureiro-Rafael Bittencourt-Edu Falaschi)