quarta-feira, julho 16, 2003

Uma obra-prima do Cream em DVD




Um dos primeiros e mais poderosos power trios do rock foi o Cream, grupo formado em 1966 por ninguém menos que Eric Clapton. Ele primeiro cooptou o baixista Jack Bruce. Depois, foram atrás do baterista Ginger Baker. A idéia original do grupo era fazer uma banda de blues "autêntico", mas o Cream acabou enveredando pela linha do rock-blues. Durou pouco a estrela do superescrete. Em 26 de novembro de 1968, no Royal Albert Hall, fecharam aquela que era chamada de turnê do adeus. Cream Farewell Concert é o documentário que registra aquele fantástico trio e que chega agora ao DVD, com direção de Tony Palmer (lançamento BMG).


O Cream teve algumas reuniões históricas nesses anos todos. Em 1993, fizeram uma jam para o Rock and Roll Hall of Fame, no Century Plaza Hotel, em Los Angeles. Mas o seu auge está aqui, registrado pela filmagem de Palmer e tocando alguns dos seus clássicos, como Sunshine of Your Love, White Room, Politician, Crossroads, Spoolful e I’m So Glad.


"Essa é uma daquelas ocasiões em que se pode dizer sem medo de errar: aqueles que estiveram lá nunca vão esquecer", escreveu Tony Palmer nas notas do DVD, em agosto de 2001. A performance extraordinária do Cream, que até hoje inspira novatos e veteranos pelo mundo todo (vide o White Stripes, que faz claras referências aos pioneiros), está completamente clara, limpa, exuberante no documentário. Foi o ápice e o fim. Cerca de 10 mil fãs lotaram o Royal Albert Hall, que tinha naquela noite também shows do Yes e do Taste. Outras mil pessoas ficaram do lado de fora, chupando o dedo porque a lotação esgotara-se.


Cream Farewell Concert. DVD com show ao vivo da banda Cream. BMG. Preço médio do CD R$ 50,00.
(Jotabê Medeiros, do Estado. de S. Paulo)

Pílulas roqueiras


  • Rush lança DVD e CD triplo ao vivo gravado no Brasil
  • - Vai se chamar Rush In Rio e vai ser lançado no dia 16 de setembro o DVD triplo e o CD triplo do trio canadense Rush. Gravado na turnê brasileira de novembro de 2002, no Maracanã, o DVD foi filmado por nada menos que 22 câmeras e foi a última apresentação da tour do álbum Vapor Trails. São 28 músicas ao longo dos 3 DVDs e 3 CDs (os shows do Rush são bem looongos...), que vai contar também com um pequeno documentário sobre as passagens da banda por São Paulo e Porto Alegre. Como muita gente vai achar caro pagar por um DVD triplo, vai ser lançada também uma versão condensada em um DVD simples e também um CD simples, que devem ser lançados inicialmente no Japão, em agosto.


  • ZZ Top finalmente decide lançar seu novo álbum
  • - Após ter sido adiado por vários meses enquanto se decidia pela adição ou não de convidados especiais, finalmente foi decidido que o álbum vai "ficar como está", e sendo assim, em 9 de setembro os fãs vão poder conferir o "Mescalero", novo trabalho de estúdio do ZZ TOP. Eis o tracklist: "Mescalero"/ "Two Ways To Play"/ "Alley-Gator"/ "Buck Nekkid"/ "Goin' So Good"/ "Me So Stupid"/ "Piece"/ "Punk Ass Boyfriend"/ "Stackin' Paper"/ "What Would You Do"/ "What It Is, Kid"/ "Que Lastima"/ "Tramp"/ "Crunchy"/ "Dusted" e "Liquor". Duas destas faixas ("Buck Nekkid" e "Piece") já vêm sendo tocadas ao vivo na atual turnê, chamada "Beer Drinkers & Hell Raisers", cujas próximas datas serão realizadas na Europa.


  • Confira capa do 'Soundchaser', novo álbum do Rage
  • - Este é o "Soundchaser", novo trabalho do RAGE, a sair em 29 de setembro na Europa, trazendo as seguintes faixas: "Orgy Of Destruction (intro)"/ "War of Worlds"/ "Great Old Ones"/ "Soundchaser"/ "Defenders of the Ancient Life"/ "Secrets In A Weird World"/ "Flesh and Blood"/ "Human Metal"/ "See You in Heaven or Hell"/ "Falling From Grace: a) Part I: Wake the Nightmares - b) Part II: Death is on its Way".


  • DVD traz documentário sobre 'Wacken Open Air Festival'
  • - Quem nunca foi e têm vontade de saber como é, e quem já foi e morre de saudades, deve conferir o DVD "Wacken Metal Overdrive", que vai sair em 28 de julho, trazendo entrevistas e perfomances ao vivo de DORO PESCH, GRAVE DIGGER, ROSE TATTOO, RAGE, SODOM, MOTÖRHEAD, DIMMU BORGIR, SAXON e outros durante o lendário "Wacken Open Air Festival".

    segunda-feira, julho 14, 2003

    Pílulas roqueiras





  • Ex-frontman do Iron Maiden vai soltar DVD em agosto
  • - Vai sair em 1º de agosto um DVD do Paul Di'Anno, intitulado "The Beast In The East", trazendo faixas registradas ao vivo na Europa, além de biografia, discografia e fotos diversas. Eis o tracklist: "Transylvania"/ "Wrathchild"/ "Marshall Lockjaw"/ "The Beast Arises"/ "Murders In The Rue Morgue"/ "Faith Healer"/ "Killers"/ "Dream Keeper"/ "Remember Tomorrow"/ "Impaler"/ "Phantom Of The Opera"/ "Genghis Khan"/ "Running Free"/ "Marshall Lockjaw"/ "The Beast Arises"/ "Murders in Rue Morgue"/ "Killers"/ "Remember Tomorrow"/ "Transylvania"/ "Wrathchild"/ "The Beast Arises"/ "Sanctuary"/ "Phantom Of The Opera"/ "Running Free" e "Iron Maiden". Algumas faixas estão repetidas, pois foram registradas em shows diferentes.

  • Novas datas de shows do Malevolent Creation no Brasil
  • - Confirmada a nova data do show, em São Paulo/SP, da banda MALEVOLENT CREATION. O show será no (sábado) dia 16 de agosto na LEDSLAY (Av Celso Garcia 5765 - São Paulo/SP) e as bandas de abertura são: IMPERIOUS MALEVOLENCE (PR) e BFTW (RJ). A Tumba Records também está tentando confirmar a presença das bandas FUNERATUS (SP) e VULCANO (SP). A partir do dia 14 de julho (nesta 2a), não serão mais aceitas devoluções de ingressos.

  • Stratovarius no Brasil
  • - A turnê Latina de Elements Part 1, tem início no dia 14/8 em Monterrey(Escena), tocam na Cidade do México dia 15/8 (Circo Volador), 17/8 Santiago do Chile (Ginásio Olímpico São Miguel), 19/8 Buenos Aires (Hangar), vem para o Brasil e tocam no dia 21/8 Curitiba (Moinho São Roque), fazem duas apresentações na cidade de São Paulo nos dias 22 e 23/8 (Olympia) e encerram a turnê no dia 24/8 no Rio de Janeiro (ATL Hall).


  • Vídeo raro do Slayer
  • - O vídeo de "Raining Blood", extraído do DVD "War At The Warfield", do SLAYER, a sair em 29 de julho, traz o que seria uma das últimas apresentações do baterista Paul Bostaph junto à banda, realizada em 7 de dezembro de 2001 em São Francisco, contendo as seguintes faixas: "Disciple"/ "War Ensemble"/ "Stain Of Mind"/ "New Faith"/ "Postmortem"/ "Raining Blood"/ "Hell Awaits"/ "Here Comes The Pain"/ "Die By The Sword"/ "Dittohead"/ "Bloodline"/ "God Send Death"/ "Dead Skin Mask"/ "Seasons In The Abyss"/ "Captor Of Sin"/ "Mandatory Suicide"/ "Chemical Warfare"/ "South Of Heaven" e "Angel Of Death", além de um documentário intitulado "Fans Rule" de 50 minutos de duração, e o vídeo de "Bloodline" em sua versão totalmente sem censura.

  • Morbid Angel divulga título de novo trabalho
  • - Vai se chamar "Heretic" o novo CD do MORBID ANGEL, com lançamento previsto para o dia 23 de setembro nos EUA. Vale mencionar que todos os trabalhos do grupo seguem a ordem alfabética, e seu último álbum foi o "Gateways To Annihilation", de 2000.

  • Meat Loaf planeja novo álbum e diz que turnê será a última
  • - MEAT LOAF, que pretende lançar em 2004 a terceira versão do "Bat Out Of Hell", e cujo último álbum, "Couldn't Have Said It Better", vai ganhar uma versão americana em 30 de setembro próximo (já saiu na Europa há alguns meses), disse que a atual turnê mundial será a última de sua carreira, já que ele está "na estrada" desde o início dos anos setenta, e é chegada a hora de "descansar as chuteiras".


  • Brujeria com novos membros e shows marcados
  • - A banda de death metal mexicana BRUJERIA está com um novo line-up. No cargo de baixista saiu Billy Gould (ex-FAITH NO MORE) e entrou Shane Embury (NAPALM DEATH), e na batera saiu Raymond Herrera (ex-FEAR FACTORY) para a entrada de Nick Barker (ex-CRADLE OR FILTH, atual DIMMU BORGIR). Com está formação (Brujo, Asesino, Shane e Nick) o Brujeria fará o primeiro show de sua carreira, no dia 04/09/2003 na California, e será a banda principal do Aztlan Fest 2003, onde o SOULFLY abirará os shows junto com algumas bandas Mexicanas e Latino Americanas.

    A prova de que o brasileiro é uma vergonha



    Pesquisa recente feita por um professor da FGV paulistana mostra que 47% dos eleitores brasileiros têm dificuldade para lembrar em quem votou na última eleição (2002) para deputados federal e estadual, enquanto que 28% não se lembrarm do nome de maneira alguma. É a prova cabal de o brasileiro é um povo nojento, que nada tem a reclamar da crise, de seus representantes no governo, no Legislastivo. Resumindo, o brasileiro é um lixo em termos de civilização e educação.

    Pílulas esportivas



    Façanha - Realmente o jogo Brasil x Sérvia pela final da Liga Mundial de Vôlei 2003 foi um dos maiores de todos os tempos, senão o maior. Comparável a essa batalha, somente Polônia 3 x 2 URSS na final da Olimpíada de 1976, em Montreal. A vitória brasileira tem a cara de Bernardinho, da competência, da pesistência e da vontade. é verdade que o Brasil errou muito, principalmente nos segundo e terceiro sets, mas compensou com louros.

    Vexame - Já a seleção brasileira sub-23 de futebol foi um horror ao perder para o México por 1 a 0. é verdade que não merecia perder, em razão de ter jogado bem melhor do que o adversário (que conseguiu poerder recentemente por 2 a 1 para El Salvador). Entretanto, o futebol demonstrado foi péssimo. Kaká mostrou que não passa de um engodo, assim como Robinho. Diego é o melhor do time, assim como Thiago Motta, mas o santista pensa que é craque e joga sem vontade. Resumindo, é um timinho com jogadores mimados em seus clubes e que não merecem vestir a camisa da seleção.

    Especulação - Especula-se que o Corinthians está ameaçado pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Pura falta de assunto. ainda falta muito campeonato pela frente e o Corinthians jamais cairá.

    O engodo João Gilberto teve o que merece



    Texto extraído do Estadão.com, fantástico, a respeito de um dos maiores engodos da música mundial:

    "Não foram raras as vezes em que João Gilberto ameaçou deixar um show por causa da falta de condições acústicas do teatro ou do comportamento do público. Na noite deste domingo, porém, foi o público que abandonou o artista. Durante seu show em Montreux, na Suíça, João Gilberto se viu em uma situação inusitada: terminou sua apresentação com apenas metade das cadeiras do teatro preenchidas. O público, que praticamente lotava a sala no início do concerto, foi deixando o teatro lentamente; a cada música, grupos deixavam a sala.

    Em um momento, até o cantor olhou espantado para o auditório. Sua reação também foi inusitada: passou a tratar bem o público, atendeu a pedidos de músicas e ainda elogiou comentários vindos da platéia.


    Os organizadores do show argumentam que espetáculo já havia começado tarde e que muitos teriam saído para pegar os últimos ônibus em direção às suas cidades. Mas o público, que pagou em média o equivalente a R$ 150 para ver o artista brasileiro, tinha outra resposta: o show foi longo demais (quase duas horas) e começou depois de outras duas horas de show de Ruyichi Sakamoto e Jacques e Paula Morelembaum."

    Pílulas musiciais



  • Lixo eletrônico no Brasil
  • - Afrika Bambaata estará no Brasil em breve para "tocar". Esse ser de outro planeta é responsável pelo surgimento e expansão da nojenta música eletrônica. Merecia ser preso e impedido de entrar no Brasil.

  • Mortes
  • - Enquanto lixos como o descrito acima fazem sucesso, o mundo da música decente perde dois grandes expoentes. Morreram ontem o saxofonista norte-americano Benny Carter e o cantor e violonista cubano Compay Segundo, ambos com 95 anos. a música está mais triste por conta disso.