quinta-feira, julho 07, 2005

The Musical Box: recriação do Genesis chega ao Brasil


The Musical Box, recria o show original "The Lamb Lies Down on Broadway" do Genesis assim como foi apresentado nos anos '70. A última participação de Peter Gabriel no GENESIS nunca foi filmada, tendo se tornado o trabalho mais misterioso e fascinante da banda.

O espetáculo recupera a cenografia que o GENESIS apresentou originalmente entre os anos de 1973 à 1975. Além disso, eles são a única companhia do mundo a quem o GENESIS e Peter Gabriel deram licença para fazer o espetáculo com os 1120 slides usados originalmente.


Com vários prémios de melhor produção e concerto, ‘The Musical Box – The Lamb Lies Down on Broadway’ é apelidado pela crítica como um espetáculo surreal. Uma produção de encher os olhos que além dos músicos (que interpretarão a totalidade do álbum duplo), conta ainda com projeção de slides e uma infinidade de efeitos especiais.

A recriação foi levada à cena pela primeira vez no ano 2000, apenas no Canadá e "The Musical Box – The Lamb Lies Down on Broadway" implicou num enorme esforço de pesquisa e de meticulosa recriação. Para a música e som, por exemplo, foram requisitados os mesmos instrumentos e equipamentos que o Genesis usou em palco, incluindo a raríssima guitarra de dois braços de Mike Rutherford, combinando uma viola-baixo e uma guitarra semi-acústica. O que levou o músico a afirmar que este é um espectáculo "melhor que o original".

A turnê passará pela América do Sul entre o final de setembro/ começo de outubro e as datas já confirmadas para o Brasil são: São Paulo, dias 07 e 08/10 (Olympia). Outras datas e cidades serão anunciadas em breve.

Uma questão de justiça



Um editorial publicado no "The New York Times", no mês passado, defendeu a quebra de patentes de remédios anti-Aids pelo governo brasileiro. A publicação elogia o programa do Brasil de combate à Aids e ressalta que as patentes devem ser respeitadas, mas que a justificativa brasileira tem respaldo legal nos acordos internacionais e merece o apoio de Washington.


O programa, que fornece tratamento gratuito para quem precisar, é viável graças à fabricação dos remédios, a partir da cópia da fórmula original, por laboratórios brasileiros. No entanto, diz o editorial, novos remédios ainda são importados e custam muito caro.


O governo estuda agora medidas que permitiriam que laboratórios brasileiros pudessem copiar a fórmula desses remédios, como o licenciamento voluntário. No entanto, segundo o texto, grupos de direita e a indústria farmacêutica nos EUA classificaram a atitude de roubo e congressistas americanos pediram sanções contra o Brasil.


O "NYT" diz ainda que apenas um punhado de países quebra as patentes, pois os demais "são intimidados, principalmente pelos Estados Unidos". O editorial sugere, por fim, que as autoridades comerciais dos EUA declarem publicamente que o Brasil não sofrerá retaliações, ao quebrar as patentes, "por exercer o seu direito de salvar vidas".


O posicionamento do jornal recebeu a aprovação da organização Médicos Sem-Fronteiras e foi considerado "importante" pelo Ministério da Saúde.

Sammy Hagar tira as esperanças dos fãs do Van Halen


Do site Disconnected


Em entrevista à rádio norueguesa Metal Express, o vocalista Sammy Hagar jogou um imenso balde de água fria nos fãs do Van Halen. Apesar de a banda ter se reunido para uma turnê que foi de junho a novembro do ano passado, com 80 shows apenas nos Estados Unidos, e ter lançado a coletânea dupla Best of Both Worlds com três músicas novas - It's About Time, Up for Breakfast e Learning to See - parece que não há mesmo futuro para Hagar, os irmãos Eddie (guitarra) e Alex Van Halen (bateria) e o baixista Michael Anthony juntos.

"Nós tentamos gravar um novo disco, mas conseguimos finalizar apenas três canções. E levamos quatro meses para isso, por isso disse que era melhor sair em turnê antes que tudo aquilo acabasse. Eles tentaram gravar um segundo álbum com Gary Cherone, mas não conseguiram. Tentaram três vezes fazer um com Dave Lee Roth, mas não conseguiram. Então, percebi que estávamos indo pelo mesmo caminho. Sou um cara que gosta de sair e tocar para as pessoas, assim disse 'Vamos parar de gravar para cair na estrada enquanto ainda podemos'. Acredito que foi uma decisão inteligente, e isso teve o apoio dos empresários. Tínhamos shows vendidos e deveríamos mesmo sair para tocar ao vivo. Está explicado porque fizemos apenas três músicas".

"O último show com o Van Halen [dia 19 de novembro, no Anselmo Valencia Amphitheater, em Tucson, Arizona] foi um desastre, uma experiência horrível. Foi preciso que entrássemos no palco separadamente, por caminhos diferentes. Estávamos a ponto de explodir e isso era muito ruim. Por isso foi tão péssimo. O restante da turnê não foi tão ruim, mas as últimas apresentações... Eu não sei. Alguma coisa se perdeu".

Pílulas roqueiras

  • Queen: CD e DVD ao vivo
  • - Em sua nova formação, contando agora com Paul Rodgers a frente dos vocais, o Queen parece ter voltado de vez à ativa. O grupo vem fazendo shows em diversos países e deve lançar em breve um disco e um DVD ao vivo de uma dessas apresentações. O novo material deve reunir imagens de um show do grupo na cidade inglesa de Sheffield no início do ano, marcando a volta da banda aos palcos em quase 20 anos. Conforme informou o site Ananova, a data de lançamento do DVD e do CD não foram divulagdas e nem o tracklist do novo trabalho. Recentemente o Queen foi apontando, pelo livro Guinness dos recordes, como a banda mais bem-sucedida da história da parada britânica, superando nomes como Elvis Presley e os Beatles.

  • AEROSMITH LANÇARA ÁLBUM AO VIVO EM OUTUBRO
  • - A banda pretende lançar um álbum ao vivo em outubro. O disco, que deverá ser intitulado “Rockin’ The Joint” foi gravado durante uma apresentação que a banda fez no Hard Rock Cafe de Las Vegas em janeiro de 2002. A banda já está de férias desde o ano passado. O vocalista Steven Tyler e o guitarrista Joe Perry estão trabalhando em seus respectivos álbuns solo no momento.

  • 20 MAIORES BANDAS DE TODOS OS TEMPOS NOS ESTADOS UNIDOS
  • - O jornal americano USA Today realizou uma votação com seus leitores para obter as 20 maiores bandas de Rock de todos os tempos nos Estados Unidos. Foi levado em consideração para os leitores poderem votar os seguintes ítens: popularidade, melhores vendagens, performances ao vivo, influência em outras bandas e tempo de banda. O resultado foi o seguinte:

    01. PEARL JAM
    02. AEROSMITH
    03. VAN HALEN
    04. THE EAGLES
    05. JOURNEY
    06. GUNS N' ROSES
    07. THE GRATEFUL DEAD
    08. QUEENSRYCHE
    09. THE DOORS
    10. R.E.M.
    11. THE ALLMAN BROTHERS BAND e FLEETWOOD MAC (empate)
    12. METALLICA
    13. KISS
    14. THE RAMONES
    15. BRUCE SPRINGSTEEN AND THE E STREET BAND e CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL (empate)
    16. DAVE MATTHEWS BAND e LYNYRD SKYNYRD (empate)
    17. THE BEACH BOYS
    18. NIRVANA
    19. THE REPLACEMENTS
    20. BON JOVI

    segunda-feira, julho 04, 2005

    DVD trará apresentação de Eric Clapton em Montreux




    Desde o dia 1º de julho até o dia 16 está sendo realizado o "39th Annual Montreux Jazz Festival" na Suiça, e as preparações, acontecimentos e shows estão sendo gravados deste já lendário e anual evento, que conta nesta edição com artistas como Audioslave, Elvis Costello, Brian Wilson, Alice Cooper e Crosby, Stills & Nash.

    Através de parceria exclusiva com a Montreux Sounds, a gravadora Eagle Rock Entertainment lançará as principais apresentações, em uma série chamada "Live at Montreux", que trará alguns lançamentos em CD e outros em DVD.

    Em 1997, na 31ª edição do Montreux Jazz Festival, que aconteceu entre os dias 4 e 19 de julho, Eric Clapton, ao lado do baterista Steve Gad, de Joe Sample, pianista e tecladista, do baixista Marcus Miller e do saxofonista David Samborn reuniram-se para uma série de apresentações instrumentais.

    A estréia do "Legends", como se auto denominaram, acabou acontecendo na abertura deste festival, no dia 3 de julho e no primeiro dia do festival, dia 4, a lado um público de 3.000 pessoas no Auditorium Stravinsky. Ninguém sabia exatamente com seriam essas apresentações, e todos ficaram surpresos quando Eric começou a cantar "Going Down Slow", porque as apresentações tinham sido anunciadas como sendo apenas instrumentais.

    Ainda não é conhecido qual das duas apresentações será lançada em DVD ainda este ano de 2005, mas é certo qua a gravadora Eagle Rock Entertainment colocará no mercado ao menos o inédito "Legends featuring Eric Clapton, Steve Gadd, Marcus Miller, Joe Sample, David Sanborn Live at Montreux 1997"

    O "Legends" teve vida curta, foram somente onze apresentações durante o mês de julho de 1997. E o setlist dessas duas apresentações consistiu em:

    - Dia 3 de julho de 1997
    Full house
    Snakes
    Ruthie
    Marcus #1 (A)
    Going down slow (EC vocais)
    Peeper
    Suggestions
    Third degree (EC vocais)
    1st Song Tango
    Put it where you want
    Jelly roll (Bis)
    In a sentimental mood (Bis)
    Layla (Bis, EC vocals)
    Everyday I have the blues (Bis, EC vocais)

    - Dia 4 de julho de 1997
    Full house
    Marcus #1 (A)
    Ruthie
    Snakes
    Going down slow (EC vocais)
    Peeper
    Suggestions
    Third degree (EC vocais)
    1st Song Tango
    Put it where you want
    Jelly roll (Bis)
    In a sentimental mood (Bis)
    Layla (Bis, EC vocais)
    Everyday I have the blues (Bis, EC vocais).