quinta-feira, abril 08, 2004

Novo álbum do MSG terá participação de ex-vocalistas



Em mensagem publicada no site oficial, o guitarrista Michael Schenker anunciou o primeiro lançamento para comemorar os 25 anos do Michael Schenker Group. O próximo disco será lançado no fim de 2005 e trará como convidados especiais os vocalistas que já passaram pelo grupo.

O CD será disponibilizado pela própria gravadora de Schneker, a Goott Records, e será vendida apenas uma cópia por pessoa. Bem antes disso, provavelmente em maio, o MSG solta um DVD gravado recentemente na Polônia.


Com mais de 20 discos lançados, incluindo coletâneas e álbuns ao vivo, o MSG teve em suas fileiras vários vocalistas. O primeiro tarabalho, The Michael Schenker Group, chegou às lojas em 1980 e trazia Gary Barden nos vocais. Ele ficou na banda por mais dois discos - MSG (1981) e One Night at Budokan (1982) - e deu lugar a Graham Bonnet (ex-Rainbow) no álbum Assault Attack (1982). Barden retornou em Built to Destroy (1983) e Rock Will Never Die (1984), saindo definitivamente em 1987.


À época, o guitarrista rendeu-se ao hard rock farofa e desapontou os fãs ao chamar o vocalista Robin McAuley, mais ainda ao mudar o nome da banda para McAuley Schenker Group. Assim foram gravados cinco álbuns: Perfect Timing (1987), Save Yourself (1989), M.S.G. (1992), Nightmare (1992) e Unplugged Live (1992). Depois disso, Schenker voltou ao UFO para o disco Walk on Water (1995), que marcou a reunião da formação clássica, e colocou o MSG num breve hiato.


No ano seguinte, retomou as atividades como Michael Schenker Group e lançou Written in the Sand, com Leif Sundin ao microfone. A turnê rendeu o duplo ao vivo The Michael Schenker Story Live, que celebrou os 25 anos de carreira do guitarrista e trouxe dois vocalistas: Sundin e David Van Landing. Em The Unforgiven (1999) quem cantou foi Kelly Keeling, que fez apenas uma participação na turnê que culminou em novo duplo ao vivo. The Unforgiven World Tour: Live (1999) contava também com Keith Slack nos vocais. Nos últimos dois discos de estúdio, Be Aware of Scorpions (2001) e Arachnophobiac (2003), o vocalista foi Chris Logan. (do site Disconnected)

Pílulas roqueiras


Com informações dos sites Whiplash, Rock Brigade e Disconnected.


  • Dream Theater: show em Tóquio para CD e DVD
  • - O Dream Theater anunciou que sua apresentação no legendário Budokan, em Tóquio (Japão), no dia 26 de abril, será gravado para o lançamento de um CD e um DVD ao vivo. O show será o último de uma série de quatro na Tera do Sol Nascente, antes de seguir para a Itália. O grupo tocará também em Nagoya (22, no Shimin Kainkan Chu Hall) e Osaka (23, no Koseinenkin Kaikan, e 24, no IMP Hall). Não foi divulgado se o CD será simples, duplo ou mesmo triplo, uma vez que a banda já lançou disco ao vivo nos três formatos - Live at the Marquee (1993), Once in a Livetime (1998) e Live Scenes From New York (2001), respectivamente. Em relação ao vídeo, será o quarto título do Dream Theater, mas apenas o segundo DVD. Apenas Metropolis 2000: Scenes From New York (2001) saiu no formato digital, enquanto Images and Words Live in Tokyo (1993) e 5 Years in a Livetime (1998) só estão disponíveis em VHS.

  • Voodoo Hill lança segundo CD em junho
  • - Wild Seed of Mother Earth é o nome do segundo e mais recente CD do Voodoo Hill, banda do guitarrista italiano Dario Mollo. O disco chega às lojas no dia 23 de junho e, assim como o primeiro, trará o mestre Glenn Hughes nos vocais de todas as 11 faixas - escritas por Mollo e com letras de Hughes, diga-se de passagem. Confira o track list do álbum, que será lançado no Brasil pela Hellion.

    1. Make Believe
    2. Dying to Live
    3. Still Evergreen
    4. Atmosphere
    5. Wild Seed of Mother Earth
    6. My Eyes Don't See it
    7. Can't Stop Falling
    8. Nothing Stays the Same
    9. Soul Protector
    10. She Cast No Shadow
    11. 16 Guns

  • Yes lança show acústico em DVD
  • - O show acústico que o Yes realizou em Los Angeles, no dia 26 de janeiro deste ano, e que foi transmitido ao vivo em 21 salas de cinema nos Estados Unidos será lançado em DVD via Classic Pictures, mas ainda não foi divulgada a data em que chegará às lojas. O áudio da apresentação de 1h15min - que incluiu clássicos como Long Distance Runaround, South Side of the Sky, Show Me, Roundabout, Your Move/All Good People e Time is Time - virá nas opções 5.1 Dolby Digital, 5.1 DTS e Dolby Stereo. A capa será feita por Roger Dean, o mesmo autor daquelas maravilhosas artes do discos da banda. O grupo hoje conta com Jon Anderson (vocal), Steve Howe (guitarra), Chris Squire (baixo), Alan White (bateria) e Rick Wakeman (teclados) e se prepara para sair em turnê nos EUA (abril e maio) e na Europa (junho e julho). O Yes completou 35 anos de carreira em 2003 e em novembro ganhou uma matéria especial na Billboard, que teve sua edição mais vendida no ano. A comemoração se extende por 2004 e um palco especial, desenhado por Dean, está sendo preparado para os shows.

  • Pete Way fora do UFO na turnê pelos EUA
  • - O baixista do UFO, Pete Way, não acompanhará a banda na turnê americana que está sendo agendada para promover o mais novo álbum do grupo, You Are Here. Por causa das novas leis americanas em relação aos vistos de entrada nos EUA, Way não conseguiu permissão nem ao menos de trabalho para entrar no país. Ao que tudo indica, o UFO - completado por Phil Mogg (vocais), Paul Raymond (teclados e guitarra), Vinnie Moore (guitarra) e Jason Bonham (bateria) - irá usar um músico convidado para o posto.

  • Banda de Chris Robinson enfim lança 1º disco
  • - O ex-vocalista do Black Crowes, Chris Robinson, enfim lançará o primeiro disco de sua nova banda, The New Earth Mud. This Magnificent Distance chega às lojas no dia 29 de junho, via Vector Recordings, e traz cinco músicas escritas com os guitarristas Paul Stacey e Audley Freed, ex-companheiros de Black Crowes. Freed ainda fará parte do grupo que sairá em turnê, completado por George Reiff (baixo), Steve Distanislao (bateria) e Rob Barraco (teclados). No álbum, Robinson tocou guitarra e gaita - além de cantar, é claro - e teve a ajuda de Stacey, Freed, Reiff, George Larks e Richard Causon (teclados) e Jeremy Stacey e Ethan Johns (bateria e percussão). Vale lembrar que o novo grupo do vocalista surgiu de seu primeiro disco solo, New Earth Mud, lançado em 2002, mesmo ano em que o Black Crowes anunciou que estava dando um tempo.

  • Kiss entra em estúdio em outubro ou novembro
  • - De acordo com o site KissFanShop.de, o Kiss entrará em estúdio em outubro ou novembro para começar a gravar o novo álbum, o primeiro de estúdio desde Psycho Circus (1998). A informação seria do baixista e vocalista Gene Simmons, mas nada foi dito a respeito de quem estará junto a Simmons e o guitarrista e vocalista Paul Stanley - hoje a banda conta com Tommy Thayer (guitarra) e Eric Singer (bateria). Simmons ainda voltou a falar do fim do contrato com o Peter Criss, em março deste ano. Segundo o batera, ele não foi procurado para tratar na renovação, o que considerou um desrespeito. Para Simmons, no entanto, Criss não estava saudável o suficiente para sair em turnê, devido aos problemas com drogas e álcool.

  • Great White pode reunir formação original
  • - Em entrevista ao programa de rádio Maddog, o vocalista do Great White, Jack Russell, revelou que está tentando reunir a formação original da banda para o lançamento de um novo álbum de estúdio e em DVD ao vivo. Além de Russell e do guitarrista Mark Kendall, que permanecem no grupo até hoje, havia o batera Gary Holland, o baixista Lorne Black e o guitarrista/tecladista Michael Lardie. "Eu e Mark temos conversado a respeito de um novo disco e de juntar os integrantes originais para isso, além de um DVD ao vivo. Acredito que seria muito divertido e já falei com alguns deles e todos pareceram estar interessados. Vamos ver o que acontece". Hoje, o quinteto conta com Jordan Martin (guitarra), Derrick Pontier (bateria) e Scott Pounds (baixo).

    quarta-feira, abril 07, 2004

    P?lulas roqueiras



  • Michael Schenker Group registra show para DVD
  • - Uma apresenta??o realizada h? poucos meses pelo MICHAEL SCHENKER GROUP (MSG) na Pol?nia vai ser lan?ada em DVD, ainda no m?s de maio. Pouco tempo depois, o guitarrista Michael Schenker deve lan?ar um ?lbum de covers de cl?ssicos dos anos setenta, intitulado "Endless Jam", e que conta com Davey Pattison no vocal.

  • Grave Digger e Saxon v?m ao Brasil em 2005
  • - A Top Link informa que o GRAVE DIGGER promete voltar ao Brasil em abril de 2005, na comemora??o dos seus vinte e cinco anos de carreira! J? o Saxon promete estar em solo brasileiro em mar?o do pr?ximo ano.

  • Garotas do Meldrum oferecem covers do Mot?rhead e Creedence
  • - O grupo sueco Meldrum j? disponibilizou para download em seu site oficial o ?udio dos covers que eles gravaram para No Class (Mot?rhead) e I Put A Spell On You (Creedence Clearwater Revival). A banda ? feminina (s? o baterista ? homem) e a guitarrista ? Michelle Meldrum, esposa do guitarrista John Norum, do Europe. A banda agora se prepara para gravar seu segundo ?lbum, que deve sair at? o final do ano.

  • Krokus disponibiliza v?deo ac?stico de m?sica de 1983
  • - O veterano grupo su??o Krokus j? disponibilizou em seu site oficial um v?deo que aparece a banda executando Screaming In the Night em vers?o ac?stica. A m?sica foi originalmente lan?ada em 83, no ?lbum Headhunter, e tamb?m o v?deo original est? dispon?vel no site (ambos no formato Quicktime). O Krokus est? comemorando 25 anos de carreira lan?ando nos EUA Fire And Gasoline (colet?nea gravada ao vivo) e seu mais recente ?lbum, Rock The Block, que ainda n?o havia sa?do em territ?rio norte-americano.

  • Kevin DuBrow faz tour executando cl?ssicos do Quiet Riot
  • -
    O cantor Kevin DuBrow (ex-Quiet Riot) lan?a em maio seu trabalho solo In For The Kill (Shrapnel Records), mas j? est? em turn? solo pelos EUA. Nos show de DuBrow, ele canta tanto suas m?sicas pr?prias quanto os cl?ssicos do Quiet Riot.

  • Gene Simmons grava cover do Prodigy para seu disco solo
  • - 4
    Gene Simmons (Kiss) finalizou a masteriza??o de seu ?lbum solo Asshole neste ?ltimo domingo (4/4), em Nova York. O disco vai ter 13 faixas, sendo que no Jap?o o CD vai sair com 15, e a capa vai trazer Gene rodeado de mulheres, como sempre. A surpresa do ?lbum fica por conta de uma vers?o que o linguarudo fez para Firestarter, do Prodigy (!!!), tendo o guitarrista Dave Navarro como convidado. Al?m do ?lbum novo, Gene Simmons tamb?m volta a atuar como ator, desta feita no seriado Third Watch (no Brasil, passa nas TVs por assinatura), em que faz papel de um bandido (novidade...).

  • Anthrax anuncia longa turn? e lan?a DVD gravado ao vivo
  • -
    O Anthrax est? saindo em tour pela Europa em junho. Ao longo do m?s, a banda far? 19 apresenta??es, incluindo uma participa??o no festival Bang Your Head, que acontece na Alemanha. A banda tamb?m est? lan?ando o DVD Music Of Mass Destruction, que traz um show realizado em Chicago e muito material b?nus.




    Cai a venda de discos em 2003


    da BBC

    Segundo informações anunciadas hoje pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (FIIF), que representa as maiores gravadoras, o total de US$ 32 bilhões arrecadados no ano passado representou uma queda de 7,6% em relação a 2002. As vendas vêm caindo há quatro anos, o que a FIIF atribui à pirataria, à crise econômica global e à competição com videogames e DVDs.

    Mas, apesar da tendência de queda, houve uma recuperação nas vendas nos Estados Unidos, na Austrália e na Grã-Bretanha na segunda metade de 2003, impulsionada por nomes como OutKast e Beyoncé Knowles. "Creio que esse longo declínio vai chegar ao fim logo, mas não sei dizer se já acabou", disse o diretor da FIIF, Jay Berman, em um comunicado.


    Segundo a entidade, o mercado europeu foi o que apresentou maior queda. Na Alemanha, o índice foi de 19%, enquanto países como Bélgica, Grécia, Portugal e Suíça sofreram uma queda de pouco mais de 10%. Para o mercado global em 2004, Berman prevê um declínio em torno de 4%.


    Segundo a agência de notícias financeiras Bloomberg, as principais gravadoras do mercado – EMI, BMG, Sony e Warner – pretendem cortar um total mais de 2,5 mil empregos e reduzir o número de artistas em seu portfolio para tentar compensar a queda nas vendas.

    segunda-feira, abril 05, 2004

    Democracia, podemos viver sem ela?



    Um instituto de pesquisas chileno constatou que somente 53% dos latino-americanos crêem que a democracia seja o regime ideal para os países da região e que seja realmente o sistema ideal para levar ao crescimento econômico e facilitar/acelerar o bem-estar social. Há cinco anos o percentual era de 63%. Ou seja, os latino-americanos estão perdendo a fé na democracia, afirmando que ela não é o melhor veículo para o crescimento econômico. É por isso que a América Latina é a porcaria que é e nunca vai sair disso.

    Literatura marginal, o que é isso?



    Nos últimos anos conecionou-se aplicar os termos da chamada "política correta" em relaão à produção cultural e artística do Terceiro Mundo e de autores que têm origem em camadas mais pobres da população. Resolveu-se, então, fechar os olhos á qualidade e loucar a produção de tais "artistas", atribuindo uma importância cultural que não têm.

    É evidente que manifestações culturais de pessoas que vivem em áreas pobres e miseráveis merece respeito e têm de ser incentivadas, mas daí a atribuir qualidade a essa produção, vai um longo caminho, uma distância de anos-luz. É caso do rap, tanto o norte-americano quano to brasileiro, o francês, o cubano, qualquer um. É uma manifestação cultural e social respeitável e, de certa forma, importante, que não pode ser ignorada. Entretanto, a qualidade musical do rap - qualquer rap - é sofrível e das letras, então, é terrível.

    É o caso também de um escritor da zona sul de São Paulo, chamado Ferrez (já vi grafado Ferrés em algumas reportagens). É estimulante saber que o bairro pobre e violento do Capão Redondo pode produzir também gente interessada em escrever, em narrar o cotidiano daquele gente sofirda e ignorada pelo Estado. Ferrez é um filhote deste meio e deve ser incentivado. Mas, verdade seja dita, seu texto é pobre, é muito fraco. Uma coisa é louvar a iniciativa de apoiar gente como Ferrez a investir na arte. Outra coisa, bem diferente, é considerar o produto de boa qualidade. A prosa de Ferrez ainda não é boa qualidade. Não é porque é literatura marginal que o produto deva ser sinônimo de boa coisa.

    Agir como superpotência


    Está cada vez mais provado que as forças armadas dos Estados Unidos não sabem como agir em caso de combates urbanos contra guerrilheiros e grupos não-organizados. As mortes de soldados em Bagdá, Falujja, Mogadíscio (Somália) mostram despreparo e falta de comando. Está na hora de as forças norte-americanas de ocupação no Iraque agirem com mais firmeza e brutalidade contra um bando de vagabundos que anseiam pela anarquia total. Já que os EUA insistiram em invadir e ocupar, então que o façam direito e destruam as milícias que se opõem e arrase com as cidades onde estão sendo mais atacados.

    Eric Burdon canta músicas de Marcelo Nova

    do Terra



    Chega às lojas no próximo dia 13 o álbum "My Secret Life", do cantor Eric Burdon, ex-vocalista da mítica banda The Animals. Quebrando um silêncio de mais de dez anos sem lançar material inédito, My Secret Life conta com três composições do brasileiro Marcelo Nova, vocalista da banda Camisa de Vênus (que recentemente voltou à ativa para gravar um DVD).

    O brasileiro verteu para o inglês as letras das canções A Garota da Motocicleta (Motorcycle Girl) e Coração Satânico (Devilside), duas músicas de seu disco solo "A Sessão Sem Fim" (1994). A terceira canção de Nova no álbum é uma parceria inédita assinada com Burdon, "Black And White World".


    Marcelo Nova já cantou com Burdon em estúdio. Quando gravava o último disco com o Camisa de Vênus, Quem é Você? (1996), Burdon fez uma participação dividindo os vocais na versão de Nova para o clássico do The Animals, "Don't Let Me Be Misunderstood". Desde então, o relacionamento dos dois músicos aumentou e eles se viram conversando e compondo, muitas vezes à distância, outras em encontros (Marcelo já viajou algumas vezes aos EUA para se encontrar com Burdon).


    Enquanto o disco de Burdon chega às lojas, Marcelo Nova entra em estúdio. O roqueiro começa a gravar seu primeiro álbum inteiramente inédito desde 1994 a partir do dia 18 de abril. No repertório, apenas canções próprias como a Balada do Perdedor, que conta a história de pessoas que "chegam à porta do paraiso, mas não tem vontade de entrar".

    Enquanto isso, a reunião do Camisa de Vênus permanece como um reencontro de amigos. A banda se reuniu para gravar o DVD em um show no Festival de Salvador e já fez algumas apresentações pelo país, mas nada de material novo. O DVD ainda não tem previsão de lançamento.

    Mais pílulas roqueiras



  • Death angel co novo clipe
  • - A banda americana de Thrash Metal Death Angel está trabalhando no videoclipe para a música "Thicker Than Blood" que faz parte do novo álbum, "The Art Of Dying". O trabalho será lançado no dia 04 de maio de 2004 pela Nuclear Blast em todo o mundo.

  • Van Halen cada vez mais certo
  • - O Van Halen, recentemente reunido com o vocalista Sammy Hagar, vai fazer sua reestréia nos palcos no dia 19 de agosto, mas os fãs vão poder matar a saudade mais cedo. Acontece que "It´s About Time", a primeira música inédita composta pelo quarteto para inclusão no segundo volume da sua coleção de maiores sucessos, começará a ser veiculada nas rádios nesta data. O som virá como uma amostra do que eles ainda são capazes de fazer e para qual direção eles estão apontando suas armas. Sammy Hagar foi vocalista do Van Halen entre 1985 e 1996. Nesse tempo, vale lembrar, todos os discos de estúdio que o Van Halen lançou, estrearam direto no número 1 da parada norte-americana.

  • JUDAS PRIEST ASSINANDO COM A SONY MUSIC
  • - O vocalista Rob Halford, em recente entrevista para a rádio KDKB de Phoenix (EUA), colocou de maneira não oficial que a banda está assinando um contrato com a gravadora Sony Music para lançar o novo álbum. "Não existe nada confirmado oficialmente ainda, mas acho que vamos acabar assinando com a Sony Music que é a gravadora que sempre trabalhamos com o Judas no passado". Sobre o novo álbum, Halford fez a seguinte colocação: "A banda está trabalhando nas músicas em um estúdio na Inglaterra e logo estou indo para lá colocar as vozes. Todas as músicas já estão escritas e posso garantir que estão excelentes. Tudo o que os fãs esperam do Judas Priest estão lá".

  • Gene Simmons explica saída de Peter Criss
  • - Gene Simmons revelou em recente entrevista a uma publicação estrangeira o motivo pelo qual o baterista Peter Criss não foi escalado para continuar com o Kiss após o término de seu contrato. Segundo o baixista e vocalista, Criss não está em boa forma, não anda nada bem de saúde e teve diversos problemas com drogas e álcool na última excursão que fizeram juntos. Por esses motivos, Eric Singer, velho conhecido do grupo, voltou ao ‘line up’.



    Filme australiano conta a saga de 5 fãs do AC/DC- 05/04/2004
    Um grupo de 5 amigos fãs de AC/DC fazem um pacto durante uma turnê da banda em 1991: se um deles morrer antes dos 40 anos, os outros iriam enterrá-lo ao lado do túmulo de Bon Scott, primeiro cantor do AC/DC. Essa é a história do filme Thunderstruck, que foi produzido pela Mel Gibson's Icon, e vai ser lançado em breve na Austrália e na Europa. A trilha sonora... Ah, nem precisa dizer, né?!? Mais detalhes em breve.
    Viva o death metal



    da Folha de S.Paulo

    Prepare seu protetor de ouvidos, porque o que vem pela frente neste semestre será ensurdecedor. Os grupos de metal Destruction, Dimmu Borgir, Napalm Death, Cannibal Corpse e Morbid Angel vão baixar por aqui para shows em várias cidades do Brasil.

    Quem inicia a jornada do barulho são os alemães do Destruction, na quarta-feira, em Porto Alegre. Formada em 1983 por integrantes do Knight of Demon, a banda é ainda um dos principais expoentes do thrash metal.

    No final dos anos 90, o Destruction entrou em profunda decadência e chegou a pendurar as chuteiras, mas, para a alegria dos fãs, voltou na virada do milênio com a mesma simplicidade do início. É essa fase que a gente vai ouvir.

    A cena norueguesa vem bem representada pelo grupo Dimmu Borgir, que pisa pela primeira vez no Brasil. Eles se apresentam em São Paulo, Rio e Belo Horizonte. A banda mistura metal com influências de ópera e de som industrial. Será também uma boa oportunidade de ouvir um som cantado numa língua estranha para os brasileiros, o norueguês, mas vale lembrar que o Dimmu Borgir também tem composições em inglês.

    Mas os tímpanos podem estourar mesmo em maio, quando o Brasil recebe mais uma visita da banda inglesa Napalm Death. Classificar o som do grupo é quase impossível: rápido, pesado, intenso, curto e grosso é pouco para traduzir a barulheira que é uma apresentação dos caras.


    O death metal americano do Cannibal Corpse será derramado no Brasil em junho. A banda chegou a participar, em 1994, do filme "Ace Ventura - Um Detetive Diferente", numa apresentação em uma casa de shows. Quem assistiu ao filme já sabe o que esperar da turnê brasileira.


    Para finalizar a barulheira, em julho, vem da Flórida (EUA) a banda Morbid Angel. Por enquanto está agendado apenas um show em São Paulo, no dia 10, mas talvez a turnê se estenda para outras cidades do Brasil. Só resta torcer.