sexta-feira, janeiro 31, 2003

A herança de FHC

Trecho de um artigo de Rogério Cezar de Cerqueira Leite sobre os oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso: "A infra-estrutura do país por pouco não desmorona. Falta de planejamento e opções equivocadas quase levaram o país a um desastre energético. A privatização do setor, em vez de criar uma desejável concorrência, gerou aumentos insuportáveis de preços, evidente cartelização e nichos dos mais desavergonhados casos de nepotismo e corrupção. O saneamento básico foi negligenciado, as estradas federais foram abandonadas. Portos foram entregues a grupos corruptos, estradas de ferro foram sucateadas. E, apesar disso, Fernando Henrique foi um grande presidente" -- escreveu sarcasticamente esse físico de 71 anos, professor emérito da Unicamp e membro do Conselho Editorial da Folha de S. Paulo.

Pílulas roqueiras



  • Ten Years After retorna sem guitarrista original
  • - Notícias dão conta que o TEN YEARS AFTER se reagrupou com três integrantes originais - Leo Lyons no baixo, Chick Churchill nos teclados e Ric Lee na bateria - porém, seu sua estrela maior, o guitarrista e vocalista Alvin Lee, que foi substituído por um músico de apenas 25 anos de idade chamado Joe Gooch.


  • Veja capa do novo álbum do Black Label Society
  • - Esta é a capa do "The Blessed Hellride", novo trabalho do BLACK LABEL SOCIETY, a sair em 22 de abril. O primeiro single, "Stillborn", deverá estar no mercado nas próximas semanas, e conta com a participação especial de OZZY OSBOURNE.

  • Documentário relata vida e obra de fundador do Pink Floyd
  • - Vai sair em 24 de março tanto em DVD quanto em VHS um documentário intitulado "The Pink Floyd and Syd Barrett Story", focando a trajetória do lendário fundador do PINK FLOYD, trazendo depoimentos de diversas pessoas ligadas ao músico, incluindo Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Rick Wright, além de cenas raras e até de apresentações da banda nos anos sessenta.
    Nova versão de "Let It Be"


    Boa notícia. Ringo Starr declarou ontem que será lançada em breve uma edição de "Let It Be", o último ãlbum dos Beatles. Essa edição conterá a primeira e original versão das músicas, pré-produzidas pelos Beatles e por George Martin. A versão que o mundo conhece hoje foi produzida por Phil Spector, a pedido de John Lennon, que não consultou os outros três parceiros. Spector resolveu colocar coros, vozes e orquestrações em quase todas as músicas, além de colocar outros arranjos estranhos às músicas. Paul McCartney, por exemplo, detestou o resultado final. a versão que chegará às lojas trará as versões cruas e limpas, quase acústicas.

    "Brasilização" do Campeonato Italiano


    Uma das notícias mais amentáveis do futebol nos últimos anos. A Itália estuda acabr com o camoenato nacioanl de futebol por pontos corridos e quer inchar o torneio com 40 clubes. Leia mais aqui.

    Provado: o Mundial de Clubes da Fifa não vale nada


    31/01/2003 - 08h17
    Times europeus vetam realização de um segundo Mundial de Clubes

    da Folha de S.Paulo


    A Uefa, entidade que controla o futebol europeu, anunciou ontem que um fórum com os principais times do continente vetou propostas para reviver o Mundial de Clubes da Fifa. Tendo reunido dirigentes de 102 equipes, o Fórum de Clubes Europeus divulgou um comunicado avisando que é totalmente contrário à idéia de Joseph Blatter, presidente da Fifa.


    O dirigente da entidade que administra o futebol mundial gostaria de realizar uma segunda edição do Mundial de Clubes -até hoje houve apenas uma edição, no início de 2000, vencida pelo Corinthians, em final contra o Vasco, no Maracanã. Segundo o comunicado do fórum, os clubes não acreditam que "haja necessidade ou desejo pela realização deste torneio entre os clubes, torcedores, jogadores e patrocinadores europeus".


    "Nós nos oporíamos a que ele venha, um dia, a ser disputado novamente. Num momento em que o futebol europeu tem feito esforços para reduzir o número de jogos em competições de primeira linha, abolindo uma fase da Copa dos Campeões, não faz sentido introduzir outro torneio internacional no calendário."


    Para os clubes europeus, o retorno do Mundial de Clubes seria um "passo para trás". "Esperamos que o bom senso acabe prevalecendo sobre a questão." Em 2000, quando o 1º Mundial foi disputado em São Paulo e no Rio, o Manchester United recebeu muitas críticas dos ingleses por ter aceitado jogar.


    O fórum tem um comitê executivo que é formado por dirigentes de 11 clubes europeus, que falam, por procuração, por 102 dos maiores times do continente. A primeira reunião entre eles aconteceu em julho do ano passado. Na segunda, recém terminada na Suíça, o principal assunto foi a polêmica em torno do Mundial.


    O torneio deveria ter tido sua segunda edição em 2001, na Espanha, mas acabou sendo cancelado por falta de parceiros comerciais.
    A Fifa anunciou, então, que estava remarcando a competição para 2003, mas daí, alegando novos problemas, sofreu outro adiamento. Foi transferido para 2005.


    Quando esteve em Madri, no mês passado, em reunião do Comitê Executivo da Fifa, Blatter havia dito que de 2005 ele não passaria-e que seria realizado mesmo na capital espanhola.

    No início do mês, entretanto, o dirigente suíço mudou de idéia. Disse, em Zurique, que 2006 seria o ano mais indicado para a realização do 2º Mundial de Clubes.

    quinta-feira, janeiro 30, 2003

    Pílulas roqueiras




  • 'Family Joules', novo trabalho dos veteranos do Foghat
  • - Este é o "Family Joules", novo trabalho dos veteranos do FOGHAT, a sair em 1º de março, trazendo as seguintes faixas: "Mumbo Jumbo"/ "Hero to Zero"/ "Thames Delta Blues"/ "Flat Busted and Out of Gas"/ "I Feel Fine"/ "I'm a Rock 'n' Roller"/ "Hit the Ground Running"/ "Looking for You"/ "Long Time Coming"/ "Sex with the Ex"/ "Self Medicated"/ "Mean Voodoo Woman" e "Voodoo Woman Blues". A banda, que perdeu há três anos seu frontman, Lonesome Dave Peverett, conta atualmente com os seguintes integrantes: Roger Earl (bateria), Tony Stevens (baixo), Bryan Bassett (guitarras) e Charlie Huhn (vocal e guitarras).

  • Guitarrista do Stones faz cover de Lennon e do Guns em DVD
  • - Está previsto para ser lançado em 4 de fevereiro nos EUA o DVD "Far East Man", que retrata uma apresentação do guitarrista RONNIE WOOD realizada em Londres em novembro do ano passado, onde ele conta com a participação especial de SLASH e de Andrea Corr (CORRS), e além de tocar músicas de bandas por onde passou (THE ROLLING STONES e FACES), ainda por cima traz alguns covers inusitados, como pode ser visto no tracklist: "Hey Negrita"/ "Rock and Roll Star"/ "This Little Heart"/ "What D'You Think?" / "Ooh La La"/ "Testify" (cover do PARLIAMENT)/ "Am I Groovin' You" (cover do THE FOUNDATIONS)/ "Flying"/ "Far East Man"/ "Jealous Guy" (cover de JOHN LENNON)/ "Paradise City" (cover do GUNS N'ROSES)/ "Kilburn Crotch" e "Stay With Me". O DVD vai trazer como extras filmagens nos bastidores, entrevistas e uma galeria dos desenhos de Wood.

  • Re-relançamentos re-remasterizados do Grateful Dead
  • - Numa parceria entre o GRATEFUL DEAD e a gravadora Rhino Records, vão ser relançados em 25 de fevereiro os seis primeiros álbuns da banda em edições separadas, ao contrário do box-set "The Golden Road (1965-1973)" que saiu há algum tempo, onde todos vinham inclusos num único pacote.Com excessão do "Live/Dead", de 1970, os demais virão acrescidos de faixas extras, a saber:

    "The Grateful Dead" (1967): "Alice D. Millionaire"/ "Overseas Stomp (The Lindy)"/ "Tastebud"/ "Death Don't Have No Mercy"/ "Viola Lee Blues" (editada) e "Viola Lee Blues" (ao vivo);

    - "Anthem Of The Sun" (1968): "Alligator" (ao vivo)/ "Caution (Do Not Stop On Tracks)" (ao vivo) e "Feedback" (ao vivo);

    - "Aoxomoxoa" (1969): "Clementine Jam"/ "Nobody's Spoonful Jam"/ "The Eleven Jam" e "Cosmic Charlie" (ao vivo);

    - "Workingman's Dead" (1970): "New Speedway Boogie" (mixagem alternativa)/ "Dire Wolf" (ao vivo)/ "Black Peter" (ao vivo)/ "Easy Wind" (ao vivo)/ "Cumberland Blues" (ao vivo)/ "Moon's Children" (ao vivo) e "Uncle John's Band" (ao vivo);

    - "American Beauty" (1970): "Truckin'" (versão single)/ "Friend Of The Devil" (ao vivo)/ "Candyman" (ao vivo)/ "Till The Morning Comes" (ao vivo)/ "Attic Of My Life" (ao vivo) e "Truckin'" (ao vivo).

  • Eric Clapton, David Gilmour e outros em álbum de Ringo Starr
  • - "Ringorama", o novo álbum de Ringo Starr, a sair em 25 de março, vai contar com a participação especial de Eric Clapton, David Gilmour, Willie Nelson, Timothy B. Schmit (baixista do EAGLES) e outros. O primeiro single, "Never Without You", que já deverá estar rolando nas rádios em 17 de fevereiro, se trata de um tributo a George Harrison, e conta com um solo de guitarra de Clapton. Dentre as canções já confirmadas estão "Eye To Eye", "I Think Therefore I Rock & Roll" (com David Gilmour), "Missouri Loves Company" (com David Gilmour), "English Garden," "Write One For Me" (com Willie Nelson), "Memphis In Your Mind" e "I Really Love Her". E, conforme já divulgamos, logo em seguida Ringo vai sair em turnê com sua All-Starr Band, cuja atual encarnação deverá contar com Paul Carrack (MIKE & THE MECHANICS) nos vocais e teclados, Sheila E. na bateria, John Waite (BAD ENGLISH) no baixo e Colin Hay (MEN AT WORK) nas guitarras e vocais.

  • DVD 'War At The Warfield', do Slayer
  • - Confira abaixo a lista de músicas do DVD "War At The Warfield", do SLAYER, a sair em 11 de fevereiro, trazendo uma das últimas apresentações do grupo com o baterista Paul Bostaph, realizada no "The Warfield" de São Francisco em 7 de dezembro de 2001: "Disciple"/ "War Ensemble"/ "Stain of Mind"/ "New Faith"/ "Postmortem"/ "Raining Blood"/ "Hell Awaits"/ "Here Comes the Pain"/ "Die by the Sword"/ "Dittohead"/ "Bloodline"/ "God Send Death"/ "Dead Skin Mask"/ "Seasons in the Abyss"/ "Captor of Skin"/ "Mandatory Suicide"/ "Chemical Warfare"/ "South of Heaven" e "Angel of Death".


    terça-feira, janeiro 28, 2003

    Mais uma raridade maravilhosa do Who




    As gravadoras multinacionais e os principais nomes do rock finalmente perceberam que o fã merece ser bem tratado e que pode se interessar avidamente por raridades. Aproveitando que recentemente foi localizada a master do "Who's Next", de 1971, o melhor trabalho do grupo, vai ser lançado em 25 de março uma versão expandida do álbum, trazendo como bônus um segundo CD com uma apresentação realizada pela banda em 26 de abril de 1971 no The Young Vic, até agora inédito oficialmente (foi editado na íntegra num bootleg chamado "Lifehouse Live", também conhecido como Live at the Young Vic Theatre, que pode ser encontrado no site japonês Cyberseekers, com boa qualidade de gravação). É uma das melhores notícias do ano.

    Esse CD pirata é considerado um dos três importantes e raros do Who, ao lado da apresentação no Woodstock Festival (1969) e da participação da banda no Live Aid (1985). Para mais informações sobre o bootleg "LIfehouse Live"/"Live at the Young Vic Theatre" clique aqui.

    Existe ainda um vídeo da referida apresentação de 1971. As imagens, assim como as gravações em áudio, fariam parte de um projeto multimídia chamado "Lifehouse", de autoria do guitarrista da banda, Pete Townshend. O projeto original narrava a história de um mundo, no futuro, onde um governo autoritário e totalitário governaria integralmente a vida dos cidadão, inclusive determinado o que eles deveriam ler e que música escutar. Um gênio do computador se rebela e cria músicas alternativas e subversivas. Ele cria um grupo especificamente para tocar essa música, no caso, o Who.

    O projeto, que sucederia o fantástico "Tommy" (1969), não deu certo, já que Townshend se perdeu na história e não conseguia concluí-la. As sobras de estúdio acabaram reunidas pelo produtor Glyn Johns e se transformaram em "Who's Next", o melhor trabalho da banda.

    Eis a lista das músicas do CD bônus: 1- "Love ain't for Keepin"/ 2 - "Pure and Easy"/ 3 - "Young Man Blues"/ 4 - "Time is Passing"/ 5 - "Behind Blue Eyes"/ 6 - "I dont even Know Myself"/ 7: "Too much of Anything"/ 8 - "Gettin in Tune"/ 9 - "Bargain"/ 10 - "Water"/ 11- "My Generation/RoadRunner"/ 12 - "Naked Eye" / 13 - "Won't Get Fooled Again".

    Vale mencionar que o bootleg traz duas canções ("Pinball Wizard" e "See Me, Feel Me") que não vão estar inclusas neste CD, devido a problemas de espaço, já que o show completo têm cerca de 95 minutos de duração.

    Papa-hóstias recém-convertidos são os piores



    Mal o guitarrista MARTY FRIEDMAN anunciou que passaria a fazer parte da banda cristã Tourniquet e ele já começou a fazer discursos sobre a "imagem negativa" do heavy metal praticado nos tempos do Megadeth. "Meu guru me disse que o clima negativo na música [do Megadeth] estava acabando comigo e eu nem estava percebendo. E tão logo eu me livrei daquele ambiente de morte e maldade, me senti mais saudável e mais feliz do que nunca", disse ele à imprensa norte-americana. A imbecilidade do ser humano não tem limites.

    O FIM DO PROGRAMA MUSIKAOS


    Péssima notícia para quem gosta de música de qualidade, programação de TV idem e inteligência. A TV Cultura está tirando o programa Musikaos do ar. Devido a um não-repasse de verbas por parte do governo estadual, a emissora teve que realizar cortes que levaram também os programas Vitrine e o recém estreado Alô Alô. Ainda de acordo com a emissora, o Vitrine deve retornar em março com reformas de ordem financeira. Eles conseguiram manter Marcelo Tas, mas perderam os repórteres Rodrigo Rodrigues e Fernanda Danelon, além dos editores Gerson Sintoni e Fabio Novais. Quanto ao Musikaos, há rumores de que o apresentador Gastão Moreira tenha saído para tocar projetos pessoais.

    Assim, termina a trajetória de três anos do único programa decente voltado para o público jovem brasileiro. Bem-feito, bem apresentado e bem produzido, o Musikaos revelou muita gente boa em todos os campos das artes e deu uma renovada nos programas de TV destinados ao chamado "público jovem". Agora, só resta o Altas Horas, da TV Globo, que passa no impróprio horário de 1h30 de domingo, plena madruaga, e ainda assim só apresenta algumas poucas coisas boas, já que fica engessado no esquema entrevista com atores/artistas da casa-medalhões da música brasileira impostos pelas gravadoras. Assim fica bastante difícil...

    Nem vale a pena citar lixos como Sob Controle, da TV Bandeirantes, e os programas apresentados por Adriane Galisteu e Luciana Gimenez...

    segunda-feira, janeiro 27, 2003

    Violência no Pacaembu já era esperada


    O Pacaembu quase viveu mais uma desgraça por conta da briga entre torcedores do Palmeiras, derrotado na final da Taça SP de Juniores pelo Santo André, e a PM. Muitos feridos, batalhas dentro e fora do estádio. Sempre que um time grande chega à final do torneio, seja contra pequenos times ou grandes, há brigas.

    O inconformismo da sofrida torcida palmeirense não justifica a selvageria. A PM bateu pouco, tinha de ter descer o porrete com mais violência, tinha de ferir mais torcedores, tinha de matar pelo menos cinco. Assim quem sabe os torcedores se comportem melhor no futuro, ou melhor, nem compareçam mais aos estádios.

    A decisão de abrir os portões, tomada pelos organizadores, foi a pior possível, pois parte dos espectadores era formada pela escória da população, que vai ao estrádio apenas para arrumar confusão. A tragédia não foi maior porque o dia estava frio e chuvoso, o que afastou parte do público.

    A realização do torneio precisa ser reavaliada, assim como o sistema de segurança. E a cobrança de ingressos a R$ 10,00 é orbigatória em finais envolvendo times grandes de São Paulo. É uma forma de selecionar torcedores bem-intencionados dos lixos que frequentam os estádios.

    O discurso mutante do PT


    Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, e Heloísa Helena, senadora petista, batem bastante na tecla de que o PT agora está mordendo a língua por conta das críticas ferozes ao modelo neoliberal de FHC; está repetindo exatamente as mesmas teses e políticas tucanas. Helena é uma nojenta traidora, que merece ser excluída do partido e neutralizada. Franco, no entanto, fala com propriedade e tem argumentos sólidos, demonstrados em seus artigos na revista Veja. O PT fez oposição simplesmente por fazer oposição e agora defende as mesas teses propostas pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. E agora?

    Tortada impune


    Um sujeito desqualificado joga uma torta na cara de um dos mais destacados políticos do governo Luila em Porto Alegre e nada acontece. O ciadão que jogou a torta em José Genoino saiu ileso, nem um tapa levou. Tinha de ser preso e espancado até perder a consicência para aprender a ser gente, a ser civilizado.

    Lançamentos do heavy metal em janeiro (do site da Rock Brigade):


    "Burn The Sun", disco da banda Ark lançado em 2001, saiu em versão nacional através da Hellion Records. Outro lançamento nacional da Hellion é "The Cage 2", disco gravado pelo guitarrista Dario Mollo e pelo vocalista Tony Martin (ex-Black Sabbath). Mais Hellion: estão saindo através do selo as versões nacionais dos discos "The Dark Age", do White Skull, e "Absolute Power", do Blitzkrieg.

    O primeiro disco do Metalium, "Millenium Metal – Chapter One" (99) foi novamente lançado em versão nacional, também pela Hellion, que ainda contratou o Necromancia e relançou seu mais recente trabalho, "Check Mate". Por sua vez, o ao vivo do Sonata Arctica, "Songs Of Silence - Live In Tokyo", também saiu por aqui, através da Universal.

    A Nuclear Blast está colocando no mercado nacional três discos que já saíram lá fora. O primeiro é "Something Wild" (98), álbum de estréia do Children Of Bodom. O CD vem com três faixas bônus, sendo uma delas multimídia. Outro álbum é "Enthrone Darkness Triumphant", lançado em 97 pelo Dimmu Borgir e que também vem com música bônus e faixa multimídia. Finalizando, o segundo trabalho do Primal Fear, "Jaws Of Death", de 97, também recebeu versão nacional através da Nuclear Blast.

    E a Century Media relançou quatro discos do Rage. "Execution Guarateed" (87), "Trapped" (92), "The Missing Link" (93) e a coletânea "10 Years In Rage" (94) vêm com cinco faixas bônus cada um, com exceção do primeiro, que traz seis músicas extras. A Hellion da Alemanha está lançando pela primeira vez em CD o álbum de estréia da banda americana de heavy metal Rottweiller, "Screams Of The Innocence" (86). O disco vem com três faixas bônus gravadas ao vivo.

    Ripper desmente que vai sair do Judas Priest



    O vocalista do JUDAS PRIEST, Tim "Ripper" Owens, veio a público desmentir que Rob Halford esteja voltando ao grupo, como informado pelo baterista Scott Travis em entrevista para uma revista canadense. Owens, que entrou no Judas em 96, disse que a afirmação de Travis pode ter sida "tirada do contexto da entrevista", dando uma idéia errada do que ele quis dizer. O cantor também afirmou que atualmente está participando mais do processo de composição da banda, já tendo escrito três novas músicas para o próximo disco, planejado para sair em 2004.