segunda-feira, março 08, 2010

Para não restar mais dúvidas


Para que não haja dúvidas a respeito do que o governo federal pensa sobre a liberdade expressão, de imprensa e de opinião, aí vão duas informações pertinentes surgidas no 1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão, realizado ontem em São Paulo.

De Hélio Costa, ministro das Comunicações do governo Lula, segundo o jornal O Globo:

“Minha posição é rigorosamente contrária (ao controle social da imprensa). Não participei do projeto, e teve algumas questões que foram levantadas pelo próprio governo, e, no caso específico do controle social, absolutamente inadmissível. Essa questão é puramente da alçada do Congresso Nacional. Você pode fazer a sugestão que quiser, mas quem decide sobre esses direitos e concessões no Brasil é o Congresso. Não há a menor possibilidade, pelo menos neste Congresso e no próximo, que isso venha a acontecer no Brasil.”

E fica ainda mais clara a posição na afirmação de Antonio Palocci, deputado federal pelo PT de São Paulo e um dos coordenadores do programa de governo de Dilma Rousseff, candidata petista à Presidência, em declaração ao Globo:


“Nossa Constituição fá fala do respeito aos direitos humanos. Então, não é preciso um órgão para ver se a imprensa está cumprindo as regras. Um jornal ou um jornalista estão (subordinados) às normas da lei. Os governos precisam de uma atuação forte e democrática da imprensa. Governos autoritários tendem a desabar por não permitem o equilíbrio proveniente da crítica. Não digo que a crítica é agradável, mas é necessária. Se houver calúnia, a Justiça está aí.”


Portanto, que a extrema-esquerda brasileira e seus acólitos autoritários que ainda resistem no PT entendam que qualquer tentativa de controle de imprensa e mídia está fora de questão até mesmo para um governo de orientação social e de esquerda (responsável). P.S.: Mesmo assim, ainda tem cidadão que se recusa a entender o que acontece no mundo. Segundo os jornais O Globo e Estado de S. Paulo, ”cerca de 20 manifestantes vestidos de palhaços dançaram, cantaram e reclamaram do 1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão, realizado ontem num hotel na região da Avenida Paulista .

O grupo – formado por entidades sindicais, de gênero e etnia, além do PSOL e do MST – pedia maior democratização dos meios de comunicação e não criminalização dos movimentos sociais.

“Queremos afirmar a liberdade de expressão, que hoje está condicionada ao poder econômico – disse João Brant, do grupo Intervozes, um dos organizadores do ato. Nos cartazes, críticas aos meios de comunicação. Nas palavras de ordem, os manifestantes gritavam contra o ‘circo da mídia burguesa’.”

Mídia burguesa… é para chorar de rir…

Ainda tem gente presa ao século XIX…

Nenhum comentário:

Postar um comentário