terça-feira, junho 22, 2004

Estréia do Stone Roses lidera lista de melhores discos britânicos



do UOL



O disco de estréia do grupo inglês Stone Roses, de 1989, que leva o nome da banda, foi escolhido pela revista "Observer Music Monthly" o mais importante disco britânico já lançado. A pesquisa foi realizada com 100 críticos e músicos como Morrissey, Brian May --do Queen-- e Ozzy Osbourne, segundo o site Dotmusic.


Em segundo lugar ficou "Revolver", lançado pelos Beatles em 1966, seguido por nomes como The Clash, Rolling Stones e Massive Attack entre os dez primeiros lugares.


De acordo com o ex-vocalista do Stone Roses, Ian Brown, o grupo queria fazer um disco tão bom quanto "Electric Ladyland", de Jimi Hendrix, ou "Never Mind The Bollocks", dos Sex Pistols, mas teriam ficados desapontados com a produção do final. "Nenhum de nós achou que o baixo e a bateria estavam altos o suficiente. E ainda acho isso", disse Brown.


Em entrevista à revista, o baixista Mani, que hoje toca no Primal Scream, revelou que ainda hoje ele é parado todos os dias por alguém que cita o disco.


O primeiro álbum do Oasis, "Definitely Maybe", de 1994, que liderou uma votação semelhante feita recentemente pela revista "Q", aparece apenas na 19ª posição na lista do "Observer". "Revolver", dos Beatles, ficou com a segunda posição nas duas votações.


Veja abaixo a lista com as dez primeiras colocadas na lista do "Observer Music Monthly" com os melhores discos britânicos já lançados:

Stone Roses - "Stone Roses"
The Beatles - "Revolver"
The Clash - "London Calling"
Van Morrison - "Astral Weeks"
The Beatles - "Sergeant Pepper"
The Beatles - "White Album"
The Rolling Stones - "Sticky Fingers"
The Rolling Stones - "Exile On Main Street"
Massive Attack - "Blue Lines"
P.I.L - "Metal Box"

Nenhum comentário:

Postar um comentário