terça-feira, junho 22, 2004

Coerência política?



Entrevistei ontem o advogado e ex-deputado federal pelo PDT-SP José Roberto Batochio por conta da repercussão da morte de Leonel Brizola. Afastado há tempos do veterano político agora morto por conta de divergências sobre apoios em São Paulo, Batochio não poupou elogios ao ex-chefe, afirmando que Brizola era "um marco da história brasileira por conta de sua coerência política e de seu caráter inabalável".

Eu queria saber onde estava a coerência política de Brizola quando ele ficou ao lado de Collor quando do impeachmentdeste, em 1992. Queria saber onde estava a coerência de Brizola nos recentes ataques a Lula e a seu governo, o mesmo Lula de quem foi candidato a vice-presiente eem 1998. E os exemplos se multiplicam, é só puxar pela memória.

Brizola foi um dos exemplos mais acabados de politiqueiro oportunista travestido de trabalhista e socialista. Teve comportamento dos mais asquerosos em relação a toda a esquerda brasileira e de subserviência nojenta com os poderosos de direita. Adulou até quando pôde a Rede Globo, mesmo com ela tentando sacaneá-lo, e fez de conta de que o tráfico de drogas e o jogo do bicho nao existiam no estado do Rio.

Não para negar que foi uma figura importante na política brasileira, mas infelizmente sua biografia como político é muito ruim, das piores que o Brasil já registrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário