segunda-feira, maio 29, 2006

Guerra à Bolívia na mídia?



A reação da imprensa à crise do gás pode ter sido exagerada em alguns aspectos e em alguns veículos, mas o fato, que muitos simpatizantes da esquerda fingem ignorar, é claro e cristalino: expropriação, nacionalização ou qualquer outro eufemismo que se dê ao termo é roubo.

A Petrobras foi lesada, investiu US$ 1,5 bilhão em pesquisa, extração, instalãção de equipamentos e usinas e não será ressarcida por isso.

É normal isso nas relações internacionais? E como afirmar que esse é um caso menor? Roubo internacional é um caso menor? Afronta à soberania é um caso menor? Só porque as consequências financeiras à Petrobras foram bem menores do que o esperado por conta de uma conjuntura internacional favorável, como o próprio artigo diz?

O episódio mostra claramente que o governo Lula não política externa, não tem política energética, não tem política para quase nada. Teve uma reação pífia e passou a imagem de que não está à altura de um debate comercial internacional.

Quanto à diplomacia brasileira, sem comentários, é péssima, em todos os sentidos e países. E, como bem salientou o artigo, méritos à Petrobras, que fez um trabalho de mídia e informação e realmente desarmou algumas bombas. Mas fez isso devido à leniência e incompetência do governo federal em lidar com o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário