terça-feira, maio 30, 2006

André Matos viverá Tommy em Ópera Rock


Andre Matos, vocalista e fundador das bandas SHAAMAN, ANGRA e VIPER, será o solista, interpretando Tommy, protagonista da obra homônima do THE WHO.


O musical, que está sendo organizado pela Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, será apresentado no Memorial da América Latina, em São Paulo/SP, de 16 a 18 do próximo mês, com entrada franca.


“Tommy” foi escrita em 1969 e é uma das duas óperas rock em larga escala do The Who, o primeiro trabalho musical explicitamente chamado desta maneira. A ópera foi composta pelo guitarrista Pete Townshend, com duas faixas do baixista John Entwistle e uma creditada ao baterista Keith Moon, na verdade composta por Townshend. Uma canção antiga de blues do músico Sonny Boy Williamson também foi incorporada à obra.


A historia retrata a biografia fictícia de Tommy Walker (Andre Matos). O pai de Tommy foi considerado perdido em batalha durante a Primeira Guerra Mundial, mas retorna inesperadamente em 1921 e é morto pelo amante de sua esposa enquanto Tommy, então com sete anos de idade, presencia tudo através de um espelho.

A mãe e o amante o forçam a acreditar que ele não viu, ouviu e não irá falar nada a ninguém, e Tommy se torna surdo, cego e mudo como conseqüência. Ele tem uma visão de um estranho vestido dourado, com uma longa barba, provavelmente uma figura paternal, e a visão o leva a uma jornada espiritual.

Durante o resto de sua infância ele sofre abusos por parte de vários familiares, interpretando suas sensações físicas como música. Certo natal ele ganha uma máquina de pinball, logo tornando-se mestre no jogo, com um séquito de fãs.

Tommy finalmente é curado quando um médico o coloca na frente de um espelho e sua mãe, melindrada por perceber que ele enxerga o próprio reflexo, estilhaça o objeto.

Posteriormente Tommy assume o manto de Messias e tenta levar seus seguidores à “luz”, como aconteceu com ele, mas a mão pesada de seu culto e a exploração por parte de seus parentes provoca uma revolta contra ele. A história termina ambigüamente, com o refrão Listening To You de “Go To The Mirror”, sugerindo que Tommy fechou-se novamente ao mundo depois da rebelião, voltando às suas fantasias.


Na sua versão original lançada no álbum, a história não passa de um esboço, com detalhes frequentemente preenchidos por Townshend em entrevistas. Quando outras adaptações do álbum começaram a surgir, alguns detalhes eram acrescentados e outros alterados (por exemplo, o avanço para a época da Segunda Guerra Mundial e 1951 em versões posteriores e na do filme, com o amante matando o pai ao invés do oposto).

O quarto concerto de 2006 da Banda Sinfônica Jovem traz essa orquestra de 70 músicos bolsistas do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, com regência da Maestrina Mônica Giardini, interpretando esse clássico da história do rock.


Para os fãs de Andre Matos, essa nova adaptação deve mostrar uma nova vertente de seu trabalho.

Confira mais detalhes da remontagem e os serviços!

Ficha Técnica:

"Tommy"
Ópera Rock de Pete Townshend (The Who)
Direção Geral e Regência: Mônica Giardini
Direção Cênica: Mauro Wrona
Orquestração: Julio César de Figueiredo

Participação especial
Coral Jovem do Estado
Regente Nibaldo Araneda

Realização:
Centro de Estudos Musicais Tom Jobim

Elenco:
Tommy: Andre Matos
Pai: Espartaco de Paola
Mãe: Tuca Fernandes
Narrador e doutor: Wilson Medeiros
Rainha do ácido: Ana Suely Nobre / Catarina Resende David
Amante e Pinball Wizzard: Roger Troyjo
Pastor e Primo Kevin: Márcio Leandro Silva
Tio Ernie e recepcionista do campo: Victor Sgarbi
Enfermeira: Nathália Resende Carvalho

Banda de Rock
Sintetizadores: Abelita Brandão
Guitarra: Vinícius Gomes
Baixo: Fábio dos Santos Vieira
Bateria: Ricardo Nascimento

Serviço:
Banda Sinfônica Jovem apresenta "Tommy" - Ópera Rock
Apresentações:
• 16 de junho às 21h00;
• 17 de junho às 21h00;
• 18 de junho às 19h00.
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda
Info: 11 3823-4600
Ingresso: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário