quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Liberdade de imprensa e expressão é sagrada - 1


Toda a discussão sobre as charges de Maomé é absurda. A liberdade de imprensa é sagrada, embora eu odeie essa palavra. Os jornais têm o direito sim de publicar charges de quem for, de "provocar" e "criticar" quem quer que seja. Os incomodados que procurem seus direitos e vão à Justiça. Aqueles que cometerem atos criminosos e terroristas estarão sujeitos a punições variadas. Simples assim.

Não existe entidade ou criatura que esteja acima do bem e do mal neste planeta, muito menos as religiões. Acredito firmemente que ninguém ofende ninguém, as pessoas é que sentem ofendidas, o que é muito diferente. Frequentemente divirjo dos comentários do Thomaz, desagrada-me seu estilo e seus posicionamentos, mas as opiniões postadas hoje por ele aqui são definitivas sobre a questão. É o fim do mundo a autocensura que órgãos do mundo ocidental estão adotando, como a CNN.

Na verdade, a questão que envolve os protestos sobre as charges são as mesmas de sempre. A parte fundamentalista do Islã, que vive sob preceitos da época da Idade Média - e quer espalhá-los pelo resto do mundo -, não suporta a idéia de democracia, liberdade e modernidade que impera no mundo desenvolvido. é o choque do moderno contra o atrasado, do avançado contra o obscuro.

Esses fundamentalistas - que nada diferem de fundamentalistas cristãos, sejam envagélicos, judeus ou católicos - não suportam a idéia da diversidade de opiniões, tem ojeriza a qualquer divergência e rechaçam o diálogo. Infelizmente as opiniões e reações desse tipo de gente estão predominando predominando no mundo muçulmano, enquanto a maioria do Islã, composta por pessoas normais e civilizadas, silencia, favorecendo o radicalismo interno dos fundamentalismo e o ódio do Ocidente aos povos muçulmanos. Entre o século XXI e a Idade Média, ficou com a primeira opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário