quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Liberdade de expressão e de imprensa é sagrada - 2




Cada vez mais fica claro que as religiões só atrapalham a vida do ser humano. Qualificar uma charge de ataque à fé é demais. Os ofendidos que tomem as providências cabíveis. E se tomarem providências que firam as leis, que arquem com as conseqüências. Isso é liberdade de imprensa e de expressão. Fazer jornalismo se preocupando em não melindrar as pessoas não é jornalismo, não é nada. Viver se preocupando em só agradar aos outros e em não melindrar as pessoas é medíocre e inútil.

Respeitar os outros não significa somente ignorar os problemas ou críticas, ou até mesmo escondê-los. Respeitar quem quer que seja também significa ter pesonalidade para criticar, seja qual for a contundência. O problema é parte do mundo islâmico, assim como parte do cristão europeu e norte-americano, é fundamentalista e não admite diversidade de opiniões. Não admitem que haja gente no mundo que despreze e ignore seus preceitos religiosos.

Muita gente aqui fala aqui em respeito às religiões e crenças. O significa isso? Significa que religiões e crenças estão acima do bem e do mal? Que não podem ser criticadas? Será que nós, jornalistas, vamos perpetuar tabus, preconceitos e censura? é o poste urinando no cachorro, é a vítima de estupro sendo condenada e responsabilizada pelo crime. Será que tem gente aqui que concorda e aplaude a palhaçada cometida pela cúpula dos muçulmanos iranianos contra o escritor Salman Rushdie. Charge é opinião, é humor, é deboche, é crítica, é jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário