segunda-feira, agosto 24, 2020

DVD 'russo' do Noturnall é a ponta de lança da internacionalização da banda

Marcelo Moreira




Uma banda brasileira com aspirações internacionais, com instabilidade na formação e três CDs na bagagem, decide gravar um show no exterior para virar um DVD. Muita ousadia para um grupo que não é Sepultura, Angra ou Krisiun?

Até pode ser, mas não poderíamos esperar nada diferente do Noturnall, uma banda que filmou o seu primeiro show da carreira e o transformou em um poderoso DVD, passando por cima do nervosismo e do desentrosamento.

"Made in Russia" é um trabalho requintado e de qualidade ótima gravado durante a turnê russa de 2019 ao lado dos americanos do Disturbed. Uma estratégia arriscada, já que os russos estavam ali para ver os americanos.

O grupo fez shows em Moscou, Yekaterineburgo e São Petesburgo. A receptividade surpreendente reforçou a convicção de que era uma boa ideia lançar comercialmente as filmagens. 

"A situação inteira foi um verdadeiro sonho pra gente! Excursionar com uma das maiores bandas do mundo, num país com uma cultura tão diferente e sermos recepcionados pelo público daquela forma incrível, como se estivéssemos em casa? Foi um dos momentos mais mágicos de nossas carreiras!", relembra o vocalista Thiago Bianchi.

A plateia estava na expectativa de saber do que se tratava aquele quarteto brasileiro que, de antemão, sabia-se que fazia um som completamente diferente do que o Disturbed faz. Mistura de power metal com som extremo mais moderno, quase metalcore. Pode dar certo em uma turnê?

Foi um batismo de fogo para uma banda quase que totalmente reformulada e contando definitivamente com o norte-americano Mike Orlando como guitarrista, um músico tarimbado e veterano que também integra o Adrenaline Mob, por enquanto em férias prolongadas. 

Com Henrique Pucci na baterial e Saulo Xakol no baixo, o grupo fica mais pesado e cru sem os teclados de Junior Carelli, que saiu em 2018 junto com o fundador Fernando Quesada, que é baixista.

"É um som diferente, com nova pegada e outro horizonte. E devo dizer que sou abençoado, porque a nova formação se entrosou de tal forma que ampliou as nossas possibilidades", comenta Bianchi bastante animado.
O Noturnall nunca teve medo de arriscar, e a ideia de abrir para os americanos deu certo. Os russos aparentemente se entusiasmaram com a música agressiva, mas melódica, dos brasileiros e curtiram bastante.

Sempre em busca da inovação, a decisão de liberar o DVD na íntegra na internet surpreendeu de certa forma, mas tem a ver com o grave momento em que vivemos, com a pandemia incontrolável de coronavírus que castiga o Brasil. São quase 110 mil mortos e 3,3 milhões de infectados.

"Com tudo parado, tivemos de repensar uma série de estratégias e adiar planos. Pareceu-nos necessário criar alternativa para manter o nome em evidência e mostrar que as coisas estão acontecendo e que podem acontecer. De certa forma, foi uma necessidade", diz Bianchi.

Reclamar é algo que não passa pela cabeça do vocalista, que é um especialista em enfrentar desafios e questões delicadas. Venceu duas graves doenças e evitou o fim do Noturnall três vezes quando do desmantelamento das formações - isso para não falar na rápida decisão de mudar tudo quando houve a cisão da segunda formação do Shaman, entre 2011 e 2012, dando origem ao Shaman.

Com a preciosa ajuda de Mike Portnoy (ex-baterista do Dream Theather), Bianchi formatou vários projetos em 2019, que incluíram uma turnê de sucesso pelo Brasil tendo-o como convidado especial e lançando um single/clipe - "Scream! For!! Me!!!", que estará no próximo CD, "Cosmic Redemption" - em que ele participa de forma magistral. 

 "Todos aprendemos demais com Portnoy, que virou quase que um produtor de nossos shows, um mentor mesmo. Ao fim de cada apresentação, ele reunia todo mundo e fazia uma reunião de avaliação. O cara tinha filmado o show e, na boa, dizia onde poderíamos melhorar e onde tínhamos detonado. É de um profissionalismo extraordinário. Ele faz parte, de forma integral, de nosso universo", finaliza Bianchi.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário