quarta-feira, julho 28, 2010

O fracasso de um povo explícito nas paredes


Vários veículos divulgaram na semana passada, com maior ou menor grau, com mais ou menos espaço, a existência de um documentário chamado “Pixo”, dos diretores João Wainer e João T. Oliveira, que são irmãos.

Wainer é neto de Danuza Leão e do jornalista Samuel Wainer. Ex-fotógrafo da Folha de S. Paulo, é um profissonal da imagem com grande sensibilidade e apuro estético, sem falar no olhar jornalístico.

Seu documentário retrata aquele que considero o maior fracassado do povo e da sociedade brasileira: a educação que praticamente não existe nste país.

O roteiro até é simplório e basicamente mostra em pílulas um pouco da trajetória de William, um garoto de periferia de 18 anos, casado e com um filho, que, apesar de dizer fez até a 8ª série, na verdade é analfabeto.

Ele realmente chegou até a 8ª série do ensimo médio, mas é incapaz de ler a frase “um novo nome” pichada em uma parede de Osasco, onde mora.

A imagem é chocante. William tenta, mas não consegue ler. “Uma… renova…” Ele para e desiste.

A reprodução literal do diálogo, digamos assim, foi publicada pelo jornalista Fernando Barros e Silva em sua coluna na Folha de S. Paulo. ”

“Letra de fôrma, né, mano. Mas eu não entendo, truta. Passei oito anos na escola, tipo oitava série, e tipo nessas aí eu não entendo. Eu só consigo ler ‘pixo’. Agora essa letra aí eu não entendo. Sou meio analfabeto, mas pichação dá para entender.”

Mais do que qualquer governo, nós todos fracassamos. A sociedade atual legou o fracasso e o analfabetismo para as próximas gerações. Na verdade, desde os anos 70 o Brasil condena sua juventude à ignorância.

Mas nunca essa situação ficou tão explícita como no documentário “Pixo”. A fita é um exemplo eloquente, acabado e cru da ytragédia educacional brasileira e do atraso monstruoso que afeta o Brasil. É um retrato fiel da falta de perspectiva, qualquer uma, da nossa noção.

Fracassamos rendondamente na vida e na construção de um futuro. Com toda a Justiça seremos condenados à apodrecer na lata de lixo da história. Parabéns para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário