sábado, julho 10, 2010

Crônica da vida inviável

A paisagem do centro de São Bernardo está mudando rapidamente, e vai mudar ainda mais nos próximos dois anos. São mais de 20 edifícios ou condomínios inaugurados ou em vias de ser entregues na ponta que começa no Paço Municipal.

O mais ambicioso projeto é o Domo, atrás do Shopping Metrópole, que pretende ser um dos maiores complexo residenciais e comerciais da Grande São Paulo.

Na avenida Armando Italo Setti e em suas travessas brotam a cada semestre novos empreendimentos e novas torres. O mesmo ocorre às margens da agora renovada avenida Pery Ronchetti.

O “progresso” da construção civil é alardeado pela prefeitura e por diversos agentes econômicos. Agora o ABCD – destaque para São Bernardo – é o novo paraíso socioeconômico da região metropolitana. Pena que o tal do progresso ainda está bem longe da infraestrutura.

A malha viária do ABCD há muito tempo não suporta mais o volume de tráfego que insiste em entupir a região. O enorme corredor Brigadeiro Faria Lima-Pereira Barreto-Ramiro Colleoni-Dom Pedro II-Goiás é um imenso congestionamento nas manhãs e finais de tarde.

O outro ramal deste corredor – Brigadeiro Faria Lima-Lucas Nogueira Garcez-Piraporinha-Fabio Eduardo Ramos Esquível-Corredor ABD-Prestes Maia-avenida dos Estados – é uma fila eterna de veículos ao longo de todo o dia, fazendo com que uma ida do centro de São Bernardo a Piraporinha (meros cinco quilômetros) seja percorrido em inacreditáveis 45 minutos.

Os principais corredores de trânsito enfartaram e não mais conseguem dar vazão. O ABCD para todos os dias, como a capital, com o agravante de que não alternativas. Não dá para fugir dos congestionamentos.

A avenida Lauro Gomes continua sendo uma avenida fantasma, com sua enormidade de semáforos demorados.

Deveria ser uma alternativa à estreita, inadequada e entupida Senador Vergueiro, em São Bernardo, mas continua solenemente ignorada, até mesmo pela prefeitura. A outra pista, do lado de Santo André, também permanece ignorada.

A rua Caminho do Pilar, que poderia ser uma alternativa para fugir da avenida Pereira Barreto, além de ser uma via desconhecida para a maioria dos motoristas, também é inadequada, por ser uma via de tráfego local, incapaz de suportar trânsito pesado.

O mesmo pode se dizer da rua das Figueiras, da avenida Santos Dumont e das avenidas estreitas que dão acesso à Vila Pires e bairros da região, em Santo André. Todas estão entupidas durante quase todo o dia. Não há alternativas.

Enquanto a vida cotidiana fica inviabilizada no ABCD, somos obrigados a ouvir, de tempos em tempos, propaganda dos projetos mirabolantes e mentirosos de alteração na infraestrutura viária da região.

Onde está o tão alardeado plano famoso de reestruturação viária de São Bernardo, financiado com dinheiro japonês e que seria a grande marca do governo William Dib (PSDB)?

Onde estão as obras? Cadê o projeto? Cadê o dinheiro? É por essas e muitas outras mentiras e promessas não cumpridas que a vida no ABCD está inviável.

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