domingo, junho 20, 2010

Um poeta brasileiro negro na mira do Nobel da Paz


Uma grata surpresa na última segunda-feira, dia 14 de junho, nas páginas da Folha de S. Paulo: uma interessante entrevista com o poeta, dramaturgo e artista plástico brasileiro Abdias Nascimento.

Aos 96 anos de idade, este paulista de Franca é um dos mais respeitados militantes do movimento negro do Brasil e foi indicado para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz de 2010.

Pouco conhecido do grande público, é considerado um dos pioneiros da luta contra o preconceito racial no Brasil e é responsável pela criação, entre outras coisas, do Teatro Experimental do Negro, em 1944, com fortes críticas ao racismo então predominante na sociedade. Não bastasse isso, ainda foi senador por duas vezes pelo PDT.

Vale a leitura, pela importância e pela mensagem de alguém que dedicou a vida a uma causa. Discordo veementemente do radicalismo dele, além de sua defesa intransigente da política de cotas para negros, mas a sua classe, a sua inteligência e a sua lucidez são um exemplo para qualquer pessoa que se importa com o Brasil e com a redução das desigualdades por aqui.

E também é um exemplo para os pseudointelectuais nacinais que vivem pendurados nas sinecuras do Estado e nada produzem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário