terça-feira, dezembro 15, 2009

Paranapiacaba não empolga mais


O final de semana tinha tempo bom, e um grupo animado de músicos da Capital rumou para Paranapiacaba para uma apresentação durante uma convenção de bruxas, evento bastante comum na região há alguns anos.

A banda Rollando Stones chegou cedo no sábado à tarde a um clube local, montou seu equipamento e fez um show animado, todo baseado em músicas do grupo de rock britânico Rolling Stones.

Após mais de duas horas, o evento termina e parte da banda e de seus auxiliares, todos com família, dormem na vila e tentam aproveitar aquele programa inusitado para aqueles músicos semiprofissionais – entre eles há jornalistas, designers, engenheiros e administradores de empresa.

O que deveria ser interessante acabou sendo uma experiência relativamente frustrante. Os músicos conseguiram acomodação, acertada com antecedência, mas houve problemas nas chamadas “pousadas”.

A infraestrutura ainda é precária, os banheiros são coletivos, o que acaba por inibir e até afastar turistas.

Em algumas “pousadas”, na verdade imóveis de moradores locais não completamente adaptados para receber turistas, houve pouca liberdade para quem queria dar uma esticadinha na noite.

Na verdade, moradores das casas que serviam de hospedagem não pensaram duas vezes em reclamar do “barulho” provocado pelos hóspedes – simples conversas na cozinha entre duas pessoas que tentavam saborear latinhas de cerveja conseguidas a duras penas no comércio local.

Não sei se os músicos do Rollando Stones voltarão a Paranapiacaba caso tenham novo convite para show. Se voltarem, provavelmente preferirão na enfrentar a perigosa estrada que liga a vila à SP-31 (Índio Tibiriçá).

Assim como essa pequena história, há vários relatos de pessoas que tentaram ser turistas de mais de um dia na vila de Santo André e não gostaram da experiência.

Se realmente existe interesse em transformar Paranapiacaba em destino turístico de verdade – e não somente na época do Festival de Inverno –, então já passou da hora de melhorar a infraestrutura da vila em todos os sentidos.

A administração Celso Daniel-João Avamileno, ambos do PT, teve um projeto excelente pilotado pelo competente João Ricardo Cano. Infelizmente, parece que a gestão Aidan Ravin (PTB) não tem interesse em ganhar dinheiro com um dos locais mais lindos da Grande São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário