terça-feira, abril 11, 2006

The Who lança miniópera em edição limitada

da Folha Online


Para os fãs do The Who, 2006 será um prato cheio. Além do prometido álbum de inéditas (o primeiro em quase 25 anos) e da turnê mundial já anunciada, a banda britânica irá lançar uma miniópera de 11 minutos em um EP (extended play) de edição limitada.

O formato não é novidade para o grupo, que se tornou célebre pela ópera-rock "Tommy", de 1969. "Roger e eu terminamos a miniópera de 11 minutos e a tocamos para o pessoal da [gravadora] Polydor", avisa em seu site o guitarrista Pete Townshend, referindo-se ao vocalista Roger Daltrey. Eles são os únicos remanescentes da formação original --o baterista Keith Moon morreu de overdose em 1978 e o baixista John Entwistle morreu de ataque cardíaco em 2002.

"Está tudo pronto para o lançamento [da miniópera], provavelmente em edição limitada, em junho, antes do lançamento do álbum em setembro", completa Townshend. O grupo batizou esse trabalho "The Glass Household".

Os planos da banda para a turnê e para o álbum convencional foram adiados em alguns meses devido a problemas de agenda do baterista Zak Starkey, filho do ex-Beatle Ringo Starr. Ele assumiu compromisso com o Oasis, com quem saiu em turnê --no EP da miniópera quem toca é Peter Huntington. O baixista Pino Palladino toca tanto no álbum como no EP.

A turnê deste ano será a primeira em 27 anos que inclui participações em festivais. A banda havia vetado esse tipo de evento após 1979, quando 11 fãs morreram em um festival em Cincinnati (EUA). A última vez que a banda entrou em estúdio foi em 1982, ano de lançamento de "It's Hard".

Nenhum comentário:

Postar um comentário