terça-feira, maio 24, 2005

Kinks batem Beatles em competição da BBC

da BBC

As melhores músicas britânicas das últimas cinco décadas foram escolhidas por ouvintes da Rádio 2, uma das emissoras da BBC, com os Kinks batendo os Beatles na competição. A música "You Really Got Me" da banda bateu duas canções dos Beatles selecionadas entre as melhores entre 1955 e 1964.

"Angels", de Robbie Williams, venceu a disputa para os anos 1995 a 2004, enquanto "West End Girls", do Pet Shop Boys, ficou em primeiro lugar para o período entre 1985 e 1994. A escolha foi feita por seis milhões de ouvintes à partir de uma lista de cinco canções selecionadas pela Academia Britânica de Compositores.

O vencedor entre 1964 e 1975 foi David Bowie, com "Space Oddity", que bateu "My Generation", do grupo The Who, e "Satisfaction", dos Rolling Stones.
Entre 1975 e 1984 a vencedora foi "Bohemian Rhapsody" do Queen, liderado por Freddy Mercury. O editor musical da Rádio 2, Colin Martin, disse que a expectativa era de que alguma música dos Beatles ou de John Lennon venceria pelo menos em uma das décadas cobertas pela votação.

“Grandes canções como You Really Got Me, Space Oddity e Bohemian Rhapsody não são vistas apenas como do nível das composições de Lennon e McCartney, mas na liderança em relação à contribuição e influência sobre a música britânica”, disse Martin.

A Rádio 2 da BBC organizou a competição para marcar o cinqüentenário do Prêmio Ivor Novello, um dos mais cobiçados prêmios para compositores no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário