terça-feira, maio 11, 2004

Tortura: até onde tolerar?



A questão da tortura dos soldados iraquianos em bagdá por obra de tropas americanas traz à tona o dilema que envolve os direitos humanos desde a 2ª Guerra Mundial: até onde tolerar a tortura, qual é o nosso limite, qual é o limite da humanidade? A tortura é uma das coisas mais abjetas perpetradas pelo ser humano contra outro. Se em alguns casos é eficiente para obter informações, ela desumaniza o homem, mancha a inteligência, humilha a vítima e desmoraliza o torturador. Tem de ser banida e condenada com veemência.

Mas eis que um grande amigo, amante dos direitos humanos e esquerditsa ferrenho, coloca a seguinte questão: como fica a tortura em casos extremos? Como nós reagiríamos se tivéssemos um filho ou esposa ou mãe sequestrados e a polícia prendesse um integrante confesso e comprovado da quadrilha, mas que se recusasse a informar o local do cativeiro? Como obter a informação?

E se houvesse uma ameaça de ataque nuclear terrorista contra uma cidade, e os serviços de segurança prendessem um terrorista "confirmadamente" envolvido na questão, sendo que este se recusasse a falar onde seria o ataque ou o local da bomba escondida? E se a bomba nuclear fosse explodir em uma hora e o vagabundo terrorista se recusasse a dizer onde está a bomba? Como fazê-lo falar? Será que a tortura não seria um meio legítimo de se obter informações quando milhões correm risco de morte?

Fiquei sem repsosta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário