quinta-feira, abril 21, 2022

Marillion mostrou, há 40 anos, que o prog poderia ser rebelde e transgressor

 O novo vocalista era estranho. Gigante, quase dois metros de altura, era tímido, embora cantasse horrores. Tinha um alcance e uma versatilidade monstro, mas não conseguia se livrar daquele timbre característico e que que remetia a um gigante do rock progressivo. Mal sabia a banda que era aquilo que realmente atraía mais público.

Peter Gabriel fazia seis anos que tinha deixado o Genesis e engatado uma grande carreira solo, e não havia meios de fazer o gigante Derek a abandonar os cacoetes do Genesis, agora uma banda pop comandada pelo antigo baterista, Phil Collins, transformando em vocalista.

E então Derek Dick, conhecido como Fish, decidiu que não mudaria nada em sua performance. Se Peter Gabriel era uma referência, assim como o Genesis, continuariam sendo naquele que se tornou o resgate do rock progressivo na Inglaterra,

E então (com o perdão da repetição) o Silmarillion virou Marillion e se tornou a ponta-de-lança do movimento neoprogressivo da Grã-Bretanha, resgatando parte da melhor música que que as ilhas britânicas produziram.

O ano de 1982 representou o ano básico para que despontassem M\arillion, Pendragon, Pallas, IQ, Asia e tantos outros grupos que recuperaram o prazer de fazer música boa, intrincada e complicada. O rock progressivo estava vivo e ganhava força com uma nova geração disposta a afrontar as paradas com um quê de ambição, ousadia e pretensão.

"Marquet Square Hero" foi o grande single de estreia, tendo "Graendel" como lado B. Foi em 1982, quando as paradas de sucesso imaginavam que o mundo queria uma canção de amor básica e sem muitos motivos para pensar.

E então aparece o Marillion com uma homenagem a um personagem aparentemente bobo e tão comum aos mercados centrais de cada cidade populosa. 

O herói do mercado praça tão louvado por Fish na estreia do \Marillion era nda mais nada menos do que aquele sem teto que nos acostumamos a ver no Mercadão de São Paulo, ou de Santo André, ou de São Bernardo, ou de Guarulhos, ou atér mesmo no de São José do Rio Preto, todos em São Paulo.

"Market Square Hero" foi aquele antídoto à tentativa de volta do punk e à tendência pop e açucarada da new wave que começava a dominar Estados Unidos e Inglaterra. 

O neoprog e a NWOBHM (new wave of british heavy metal) foram fundamentais para ocupar um espaço de inovação e criatividade que seria ocupado pelo espólio do punk. Ambos tinham as credenciais necessárias para se contrapor a mundo pop e para contestar o que estava por vir.

Faz 40 anos que o Marillion explodiu e mostrou que o rock progressivo, por mais que embutisse um viés conservador e academicista em sua gênese, poderia ser contestador e rebelde ao propor algo bem diferente dentro da música pop. Além de ser muito bom, o Marillion é uma banda muito importante na história do rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário