sexta-feira, agosto 21, 2020

Frankie Banali, baterista do Quiet Riot, morre aos 68 anos

Marcelo Moreira

Frankie Banali (FOTO: DIVULGAÇÃO/ARQUIVO PESSOAL)
Era só uma questão de tempo, ele sabia, tanto que declarou isso em uma de suas últimas entrevistas, no ano passado. Frankie Banali, baterista do Quiet Riot e com passagem pelo W.A.S.P., entre outros, morreu nesta quinta-feira (20), aos 68 anos, em razão de um câncer no pâncreas em estágio 4, o mais grave.
Quem curte Quiet Riot costuma lembrar do auge da banda, nos anos 80, com o cantor Kevin DuBrow, morto em 2007, o guitarrista Carlos Cavazo e o baixista Rudy Sarzo, além de Banali. O baterista era o menos celebrado, mas foi o cara que segurou as pontas desde sempre.

O Quiet Riot já tinha uma história quando Banali chegou, em 1982 - a banda revelou Randy Rhoads, que estourou mundialmente com Ozzy Osbourne. A partir do terceiro disco, participou de todos e tomou para a si a tarefa de manter a banda viva quando o sucesso sumiu.

O Quiet Riot tem na formação atual o guitarrista Alex Grossi e o baixista Chuck Wright, além do vocalista Jizzy Pearl. Com pandemia de coronavírus e os pronblemas de saúde de Banali, o grupo está parado. Não há indicação de como será o futuro sem o líder.

Frankie Banali também gravou álbuns com o W.A.S.P., entre eles "The Headless Children" (1989) e "The Crimson Idol" (1992). Sua bateria pode ser ouvida também em trabalhos de Billy Idol, Faster Pussycat, Steppenwolf e Hughes/Thrall.

O baixista Glenn Hughes, muito próximo a todos os membros do Quiet Riot, lembrou com carinho, em uma das passagens pelo Brasil, como foi interessante trabalhar com os amigos Banali e DuBrow. "O clima era sempre para cima, um astral lá em cima. As portas se fechavam, trabalhávamos duro, mas sempre com bom humor. Tudo era bem fácil."

Um comentário:

Eduardo Kaneco disse...

Quando vi o Frankie Banali tocando com o Quiet Riot no Sweden Rock em 2007, pouco antes do falecimento de Kevin DuBrow, fiquei impressionado como ele tinha evoluído como baterista. Parecia uma reencarnação de John Bonham! RIP Frankie Banali!

Postar um comentário