terça-feira, agosto 10, 2010

Retratos do fracasso de um povo


A omissão criminosa do Estado em relação à educação é deliberada? Para o presidente do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral), Nametala Jorge, se não for isso, é quase.

Em diversas entrevistas a emissoras de rádio cariocas e a revistas semanais (Veja e Época), o juiz não mede palavras ao criticar o baixo nível do eleitorado brasileiro, que, aliado à ausência do Estado em locais pobres, condenam o país a viver como uma eterna república de bananas (grifo meu, já que a expressão dele é mais amena).

O brasileiro não sabe votar? Sabe, mas deliberadamente vota errado, vota no pior, vota nos sacanas e nos safados.

Se nas favelas cariocas o voto é dado aos indicados por criminosos por medo, em outros lugares o voto concedido a mensaleiros, corruptos, bandidos e enrolados na Justiça é consciente - mas não menos desprovido de inteligência e connhecimento.

Esse voto sem qualidade é dado por único exclusivo interesse pessoal, pela vã promessa de uma vantagenzinha, um empreguinho ou um bico qualquer. Isso não é falta de educação?

O presidente do TRE_RJ acha que é. E eu também acho. Só isso justifica que alguém vote ou pense em votar em seres nocivos como José Serra e Geraldo Alckmin.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Outra prova de que o povo brasileiro tem baixo nível educacional é uma pesquisa realizada pelo Datafolha sobre a qualidade do trabalho do técnico Dunga nos seus quatro anos à frente da seleção brasileira.

Em 1º de julho de 2010, duas semanas antes da estreia brasileira na Copa do Mundo da África do Sul, a aprovação de Dunga era de 69%. Em 22 de julho, 50 dias depois e duas semanas após a eliminação contra a Holanda, o índice de aprovação caiu para 29%.

Antes da Copa, apenas 3% achavam que o trabalho tinha sido ruim ou péssimo, número que saltou para 36% após a Copa. Como pode isso? Apenas uma derrota foi suficiente para que se criasse tal fosso?

O brasileiro é um povo que não pode ser levado a sério. Ou o Estado investe pesadamente em educação, ou jamais o Brasil deixará o terceiro mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário