terça-feira, abril 06, 2010

A pirataria venceu de novo


A pirataria venceu mais uma no ABCD. A maior e mais importante videolocadora independente do centro de São Bernardo está fechando as portas.

A Video In, que tinha filial na esquina da rua Dr. Fláquer com a avenida Francisco Prestes Maia, decidiu encerrar as atividades no centro da cidade por absoluta incapacidade de competir com a desleal prática da pirataria da praça Lauro Gomes, que fica a pouco mais de 300 metros de distância.

A rede tem atuação nacional, com 14 filiais. No ABCD funcionada em regime de franquias. Três sócios operavam a marca em filiais no centro de São Bernardo, em Rudge Ramos (bairro de São Bernardo) e São Caetano.

“A loja que tinha o maior potencial era a da Dr. Fláquer, justamente por estar em uma região mais populosa e com poder aquisitivo. E foi a nossa maior decepção, porque jamais imaginávamos que seríamos superados pelas péssimas cópias feitas em fundo de quintal”, diz um dos sócios, que pediu para não ter o nome divulgado.

As videolocadoras da região central da cidade morreram justamente por causa da leniência das autoridades em combater o conhecido ponto de venda criminosa de produtos piratas – o camelódromo da praça Lauro Gomes.

É possível, por exemplo, encontrar seriados completos ainda inéditos no Brasil, e que só passam na TV por assinatura, em qualquer box da praça. A qualidade é ruim, geralmente com imagens baixadas da internet e com legendas em português sofrível. Mas aparentemente isso não incomoda o consumidor de São Bernardo.

As filiais da Video In de Rudge Ramos e São Caetano estão indo bem porque não têm nas imediações nada parecido com a criminosa atividade que age escancaradamente no centro de São Bernardo.

Existe pirataria nos dois locais, mais é muito menos ostensiva do que na praça Lauro Gomes. Também aparentemente, há mais rigor na repressão à pirataria escancarada em São Caetano e em Rudge Ramos. Não há camelódromos e poucos se arriscam a vender cópias piratas a pé, de porta em porta, nas casas e nos bares.

Mas o mais intrigante é o comportamento do consumidor. Segundo o empresário da Video In, em São Caetano o fã de cinema e TV faz questão de assistir a programas de boa qualidade, em cópias boas. Gosta de ir à locadora, faz disso um programa. Em Rudge Ramos, há um comportamento parecido, embora mais frio e distante.

No centro de São Bernardo, em uma área nobre, com comércio de boa qualidade e condomínios de alto padrão, os moradores não se importam em estimular a pirataria. Adotam a mesma atitude leniente que as autoridades municipais e policiais da cidade diante do descalabro da praça Lauro Gomes.

Mais do que uma questão de ética, é uma questão de impunidade generalizada. O habitante do centro de São Bernardo e do chique bairro Nova Petrópolis dá um recado claro: levar vantagem sempre que possível. A Video In faz bem de abandonar a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário