quarta-feira, maio 17, 2006

A internet como meio de destruição pessoal



A situação não é nova. Todo dia alguém é flagrado em fotos comprometedoras na internet. Entretanto, é chocante a dimensão que alcançou o caso da universitária de Pompéia, cidadezinha da região de Marília (SP), que supostamente aparece em fotos fazendo sexo com dois homens an internet.

O caso estourou em abril e a garota quase foi linchada na universidade onde estuda direito por um bando de nojentos asquerosos que aspiram ser advogados (não são humanos, são vermes).

A vida garota e da família foi destruída. Assim como a vida dos dosi idiotas que aparecem nas fotos. A melhor reportagem sobre o assunto foi feita pela jornalista Eliane Brum, da revista Época. Leia o texto aqui.

É evidente que a situação constrangedora que foram submetidos os personagens tem, em princpipio, um caráter privado, ou seja, a privacidade da menina e dos dois homens foi violada. Só que houve imprudência e burrice no episódio. Como os três concordaram que um deles fizesse foto da festinha? Por mais confiança que tivessem entre eles, o risco de essas fotos caírem na internet era gigantesco. E foi o que aconteceu.

A menina argumenta que as fotos são montagem. Tem argumentos para isso. Os dois idiotas se contradizem constantemente em depoimentos na polícia, ora dizendo que são verdadeiras, ora reafirmando que são falsas e montadas.

O fato é que as fotos forqam para a rede, num crime flagrante - ético, moral e penal. Quem divulgou as fotos merece cadeia pesada. Mas, para a história, o caso passou como "a universitária de Pompéia que transou com dois caras".

Esse mundo é novo demais para lidarmos com segurança em todos os aspectos. As possibilidades quea internet permite são infinitas. Todo cuidado é muito pouco para evitar barbaridades como essa e outrras, como a divulgação de conteúdo racista e discriminatório. A internet tem limites?

Sobre o caso em si, creio que as fotos são verdadeiras. O site NoMinimo traz um artigo sobre o caso nesta semana e nos comentários de internautas há especialistas dando detalhes sobre a veracidade das fotos (não vou divulgar o link das imagens).

O fato é que os três foram irresponsáveis - partindo do perssuposto de que as fotos são verdadeiras, o que eu acredito. Fizeram sua festinha e resolveram registrar, só que não contavam com a sacanagem e a falta de escrúpulos de um deles.

Está claro que foi um dos dois homens que divulgou as fotos, na minha opinião. Ou, no mínimo, um dos dois repassou as fotos a algum safado que resolveu sacanear. De qualquer forma, todos, mas principalmente a garota, estão pagando por serem imprudentes e, sobretudo, burros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário