sexta-feira, maio 05, 2006

A guerrilha urbana chega ao futebol


O alerta já havia sido dado no ano passado. São-paulinos irados e fora de si, mesmo com o time vencendo a Taça Libertadores, destruíram a avenida Paulista, sem motivo aparente (não engulo a história de que a falta de telão motivou a selvageria).

Os atos de vandalismo foram nojentos e asquerosos e mostram que a sociedade brasileira estava perto da barbárie, à beira de uma explosão de irracionalidade.

Os acontecimentos do estádio do Pacaembu ontem, com os corintianos querendo invadir o jogo só porque o time perdia um jogo, mostra que a situaão piorou. E não podemos mais aceitar as teses sociolóides de que a miséria, a violência, o buraco da camada de ozônio e a falta do que quer que seja estão estressando o homem moderno, que desconta suas frustrações de forma violenta.

O que vimos no Pacaembu, assim como vimos na Paulista e como vimos no final de 2004 no Parque Antártica - briga entre torcidas uniformizadas rivais do Palmeiras na rua - é a própria bestialidade. É um agrupamento de vagabundos com a nítida intenção de quebrar por quebrar, destruir por destruir.

Assim como ocorreu na França, no ano passado, quando jovens filhso de imigrantes destruíram 9 mil carros, os atos de vandalismo em São Paulo são inconsequentes de gente sem caráter e sem decência, bandidos infiltrados nas platéias com o objetivo de intimidar e de mostrar que estão fora do alcance das leis e das autoridades.

Tanto a Justiça quanto a as polícias são lenientes com esse tipo de gente, que ainda é minoria. os PMs bateram pouco nos corintianos na última quinta.

Como bateram pouco nos santistas que detonaram a Praça Independência, em Santos, quando estes comemoravam o titulo paulista.

Como bateram pouco nos tricolores que destruíram a Paulista. Como bateram pouco nos palmeirenses em 2004 e nos campineiros do Guarani e da Ponte.

Defendo medidas radicais contra esses baderneiros. A coisa só vai amenizar quando começarem a ocorrer mortes. Quando a polícia começar a matar bastante, quem sabe a coisa comece a melhorar.

Impunidade é isso aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário