segunda-feira, janeiro 23, 2006

A polêmica de Veja contra os miseráveis - 1




Há duas semanas a revista Veja publicou uma reportagem sopbre os projetos de revitalização da região central de São Paulo e acabou desancando o padre Júlio Lancelotti, figura polêmica que é referência na assistiência aos miseráveis e sem-teto da cidade, mas que politicamente é completamente equivocado, para dizer o mínimo.

Veja foi indelicada na forma de como abordar o tema da revitalização do centro de São Paulo. O projeto de José Serra não é o melhor, mas parece ser o possível neste momento, já que Marta Suplicy não implantou o seu por falta de dinheiro ou de vontade política (ou os dois).

O fato é que a Cracolândia precisa ser eliminada, derrubada e esquecida. Somente assim será possíivel atrair novos moradores e investimentos para a região. Gostem os ativistas de direitos humanos ou não, essa é a realidade. Permitir que os prédios degradados continuem de pé é uma forma de perpetuar a pobreza e o uso políticos dos miseráveis, que são os inocentes úteis de toda a história.

Chamar o projeto de revitalização de "higienismo" e "limpeza étnica" é mau-caratismo e desonestidade intelectual, para dizer o mínimo. É coisa de gente que não enxerga um palmo à frente, de gente que não percebe que bloquear iniciativas de "ressuscitação" de áreas degradadas é lutar contra a pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário